SÉRIE CHICO LANDI
Francisco Sacco Landi, mais conhecido como Chico Landi, era filho de Paschoal Landi, italiano e mãe ítalo-brasileira. Começou a sua carreira de piloto no Circuito da Gávea, Rio de Janeiro, em 1934…
…onde o “Leão de Petrópolis” , Irineu Correa, venceu (abaixo).
httpss://www.youtube.com/watch?v=lguqmuCGNaI
Entre os anos de 1947 até 1957, Chico foi um dos mais famosos pilotos do velho continente, tendo participado de todas as grandes corridas da época, ao lado dos maiores nomes do automobilismo à época, entre eles podemos citar, Fangio,Farina, Ascari, Varzi e Villoresi.
Landi é um dos precursores do automobilismo brasileiro e destacou-se ao vencer o segundo Grande Prêmio de Bari em 1948, (abaixo) a mais importante prova automobilística daquela época. O Grande Prêmio de Bari ocorreu entre 1947 e 1956. Reunia à época, alguns dos melhores pilotos do mundo, sendo considerada uma das principais etapas do automobilismo europeu. Não fazia parte do calendário da Fórmula 1 (criada em 1950).
Ferrari 166SC – Gran Premio di Bari, 1948.
Ferrari 166 F2 – Gran Premio di Bari, 1949.
… feito repetido em 1952, quando a Fórmula 1 dava ainda seus primeiros passos. O fato foi tão inesperado que os organizadores do Grande Prêmio não possuindo o Hino Nacional Brasileiro para tocar na festa de comemoração, tocaram “O Guarani” de Carlos Gomes.
httpss://www.youtube.com/watch?v=etrM0mWuApc
Os vencedores do GP di Bari:
Ano | Piloto vencedor | Equipe |
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1947 | Achille Varzi | Alfa Romeo 158 |
1948 | Chico Landi | Ferrari 166 |
1949 | Alberto Ascari | Ferrari 166 |
1950 | Giuseppe Farina | Alfa Romeo 158 |
1951 | Juan Manuel Fangio | Alfa Romeo 159 |
1952 | Chico Landi | Ferrari Sportscar |
1954 | José Froilán González | Ferrari 625 |
1955 | Cesare Perdisa | Maserati Sportscar |
1956 | Stirling Moss | Maserati Sportscar |
Na Fórmula 1 , disputou apenas seis etapas (GPs) entre 1951 e 1953 e mais uma corrida em 1956, em um total de 1,5 ponto, não ganhou nenhuma etapa. Seu melhor resultado foi um quarto lugar no GP da Argentina em 1956. Correu pelas equipes Escuderia Bandeirantes, Scuderia Milano e Maserati.
Ferrari 166 FL – VI GP Maria Eva Duarte de Peron, 1952.
Ferrari 166 FL – XI GP da Cidade de Rio De Janeiro, 1952.
Escuderia Bandeirantes – Em 1952, Chico Landi criou a Escuderia, com três Maserati A6GCM, para disputar grandes prêmios na Europa. Gino Bianco acompanhou-o para ser um dos pilotos. Além dos dois brasileiros, a Escuderia Bandeirantes teve o uruguaio Eitel Cantoni (abaixo)…
… e, em duas corridas, o holandês Jan Flinterman (abaixo)…
e o francês Philippe Étancelin (ambos disputaram uma etapa) (abaixo)…
Os carros dos brasileiros eram pintados de amarelo e tinham rodas verdes – era a pintura nacional exigida pela FIA. Não era uma equipe rica: inscreveu-se apenas em quatro GPs, às vezes com somente dois carros, e seu melhor resultado foi o 8º lugar de Landi no GP da Itália.
Escuderia Bandeirantes | Maserati | A6GCM | Maserati A6 2.0 L6 | P | Philippe Étancelin | |
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Eitel Cantoni | ||||||
Chico Landi | ||||||
Jan Flinterman |
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Quando de uma entrevista para um documentário, Seu Chico dizia, que no futuro os carros eram só apertar botões … visionário, não estava errado não Seu Chico!!
(Reprodução Ricardo Divila, www.memoriamotor.com.br, https://www.laberezina.com/, httpss://pt.wikipedia.org, https://f1.wikia.com, canal YouTube Ricardo Landi)