MISS BARDAHL, A PODEROSA…

Fala Vicente, agora é por cima d’água ou quase…pirou de vez!

MissBardahl#1

Miss Bardahl, um hidroplano 3 pontos da classe “Unlimited” que fez história na motonáutica nos Estados Unidos e sua fama correu o mundo.

MissBardahl#2
MissBardahlEngine#1
MissBardahlEngine#2
Rolls_RoyceMerlinV12

Com 30 pés de comprimento, pesando aproximadamente 3.500 kg e impulsionada por um motor Rolls-Royce Merlin V12 de 3.000 HP (também construído nos Estados Unidos pela Packard, sob licença) utilizado em aviões militares da Segunda Guerra Mundial, superava 180 MPH (333 km/h) praticamente voando sobre a água.

MIssBardahlSpray

E com toda essa cavalaria empurrando a Miss, em plena velocidade ela deixava um “rabo-de-galo” (spray) que atingia mais de 10 metros de altura.

MissBardahl#3

A designação “3 pontos” , comum no meio da motonáutica, advém do fato que o barco, em alta velocidade, toca na água apenas nos dois flutuadores (sponsons) no meio do casco e na hélice. O colchão de ar formado sob o casco faz com que o mesmo plane, diminuindo assim o arrasto hidrodinâmico…..

MissBardahl#4

… por vezes lembrando ao motor Merlin a fama que obteve em combates aéreos.

MissBardahlReport#1

Competindo regularmente na primeira metade dos anos 60, a equipe fez a poderosa Miss levantar entre 1962 e 1965 3 Gold Cups da American Power Boat Association, 3 Campeonatos Nacionais, 1 Campeonato Mundial (Classe Unlimited correndo nos EUA) e inúmeros recordes. E tudo isso sem uma única quebra de motor !

MissBardahlMuseum

Após 1965 o barco foi aposentado e passou a ser exposto em pontos de venda da Bardahl. A partir de 1983 já no acervo do Unlimited Hydroplane Museum & Hall of Fame, passou por uma restauração cosmética, até que o museu entrou em dificuldades financeiras.

MissBardahlCrew#1965

Da esquerda para a direita -> EM PÉ: Jarry Zuvich, Roger Kruse e Dixon Smith.
Agachados: David Smith, Skip Schott e Ron Musson (piloto, de boné)…

MissBardahlCurrentCrew

Da esquerda para a direita -> Skip Schott, Ryan Smith, Dixon Smith e David Smith…

Em 2000 Dixon Smith, um dos membros da equipe original, adquiriu o barco e o restaurou à perfeição.

MissBardahl_MissThriftway#1
MissThiriftway_MissBardahl.

Hoje a Miss Bardahl pode ser vista em provas históricas da classe Unlimited, junto a outros ícones da motonáutica.E esses vídeos o que me dizem:
https://www.youtube.com/watch?v=6Z-oNCbiVpg&feature=related

Por Luiz Vicente Miranda, engenheiro mecânico, antigomobilista, possui um MGB Roadster 1967 e um Porsche 914 1974, entusiasta de esportes a motor, ex-kartista e motociclista apaixonado por máquinas inglesas, como Triumph, HRD-Vincent, Norton e BSA…
(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.