QUICK CHANGE REAR END
Uma curiosidade mecânica que não é nenhuma novidade.
Lançado pela Halibrand no mercado após a Segunda Guerra Mundial, o “Quick Change Rear End”, um sistema de transmissão final que permite a troca rápida da relação final (coroa-pinhão), sem a necessidade de substituir o par cônico (coroa e pinhão) propriamente ditos.
Muito utilizado em carros de competição de motor dianteiro, como os antigos indy cars, stock cars, midgets, hot e street rods….
Allard J2 #1952, de uma conhecida coleção paulista (Foto:Boris Feldman/EM/D.A PRESS).
…e até em alguns esportivos clássicos como o inglês Allard.
Pode ser acoplado diretamente a uma caixa de câmbio, tal e qual no sistema de transmissão adotado pelos Cheetahs (sem eixo cardã), ou como no caso de alguns hot rods de motores entre-eixos, o que pode ser visto no exótico arranjo mostrado acima.
Agora um video mostrando como é simples trocar a relação final num diferencial do tipo “Quick Change”.
Por Luiz Vicente Miranda, engenheiro mecânico, antigomobilista, possui um MGB Roadster 1967 e um Porsche 914 1974, entusiasta de esportes a motor, ex-kartista e motociclista apaixonado por máquinas inglesas, como Triumph, HRD-Vincent, Norton e BSA…
(reprodução)