PUMA VW 1600 #18…

Oi Saloma,segue aí a história do Puma 18.
Quando parei de andar na Speed, pensei em montar um Puma para a Classic. O Rui Carloviche com quem eu já tinha trocado algumas idéias, me ligou dizendo que tinha um carro na oficina que o dono queria fazer para andar na rua, mas tinha desistido e queria vender.
Foi o empurrãozinho que eu precisava.
O carro estava bem detonado, com a frente batida e ninguém poderia acreditar que aquele carro ia virar o Puma 18.

Decidi desmontar o Speed e aproveitar tudo que pudesse para baratear o projeto: Motor, câmbio, banco, instrumentos, cinto e assim o carro começou a tomar forma.

Desde a compra até o carro pronto foi um ano de trabalho e curtição com muita dedicação do Rui e do Giba (ajudante dele).
Claro que até hoje a gente vai melhorando no que dá, com a pouca verba que podemos disponibilizar.
A mecânica toda (motor, câmbio, chão) quem cuida é o João Harmel, da JR Competições e a parte de fibra e construção continua com o Rui.
A história do número 18 também é legal de contar:
Escolhi o número e pensei fazer a decoração igual à que o Camilo Cristófaro usava, com as tiras descendo do capô para a lateral dos para-lamas e com o mesmo tipo de letra.

Acho que ficou bem bacana. Quando o carro foi para a pista a primeira vez, levei o Camilinho até o box e mostrei para ele aprovar. Garanto que ele ficou emocionado.
Um abraço e parabéns pelo blog
Aroldo Teixeira
(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

22 comentários em “PUMA VW 1600 #18…

  • 16 de abril de 2008 em 11:36
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    Grande Aroldo, grande mesmo…hehehe…
    Muito legal a história do Puma#18, um dos carros mais bonitos da categoria…
    Parabéns Aroldo e Saloma…

    Resposta
  • 16 de abril de 2008 em 11:36
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    Grande Aroldo, grande mesmo…hehehe…
    Muito legal a história do Puma#18, um dos carros mais bonitos da categoria…
    Parabéns Aroldo e Saloma…

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  • 16 de abril de 2008 em 20:42
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    Aroldo, muito legal a história do Puma e o carro é muito bonito. Tenho a carcaça de um Puma Tubarão vermelho e com a traseira mais alongada e que já comprei assim. Estou querendo colocar o motor original com um leve veneno. Jovino

    Resposta
  • 16 de abril de 2008 em 20:42
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    Aroldo, muito legal a história do Puma e o carro é muito bonito. Tenho a carcaça de um Puma Tubarão vermelho e com a traseira mais alongada e que já comprei assim. Estou querendo colocar o motor original com um leve veneno. Jovino

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  • 18 de abril de 2008 em 16:05
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    E o motor, é a ar? Tem como disponibilizar mais informações? é que estou montando um 2000 a ar, com 2 solex 40, pistões de 90,5 mm e vira de 78,4 mm de curso, comando w-110 (284) Federal Mogul, e mais algunas “tralhas” importadas…

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  • 18 de abril de 2008 em 16:05
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    E o motor, é a ar? Tem como disponibilizar mais informações? é que estou montando um 2000 a ar, com 2 solex 40, pistões de 90,5 mm e vira de 78,4 mm de curso, comando w-110 (284) Federal Mogul, e mais algunas “tralhas” importadas…

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  • 18 de abril de 2008 em 23:52
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    ei amigo, você não tem interesse em vender a carroceria do speed ? me mande um e-mail, por favor, tenho algumas idéias para montar nela…obrigado.

    Resposta
  • 18 de abril de 2008 em 23:52
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    ei amigo, você não tem interesse em vender a carroceria do speed ? me mande um e-mail, por favor, tenho algumas idéias para montar nela…obrigado.

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  • 20 de abril de 2008 em 11:38
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    Oi Saloma,
    Agradeço o espaço e aproveito para responder aos amigos que fizeram comentários:
    Burgão, não tenho mais a carroceria do Speed. Dentro do esquema de baratear a contrução do Puma, na época troquei a carroceria pela confecção do SantoAntonio.
    João Cesar, o carro é 1.600 a ar, dentro do regulamento da Classic (agora Históricos de Competição), com Webber 40 de corpo duplo. Qualquer informação posso passar o contato com o meu preparador, o João Harmel.
    Abs
    Aroldo Teixeira

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  • 20 de abril de 2008 em 11:38
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    Oi Saloma,
    Agradeço o espaço e aproveito para responder aos amigos que fizeram comentários:
    Burgão, não tenho mais a carroceria do Speed. Dentro do esquema de baratear a contrução do Puma, na época troquei a carroceria pela confecção do SantoAntonio.
    João Cesar, o carro é 1.600 a ar, dentro do regulamento da Classic (agora Históricos de Competição), com Webber 40 de corpo duplo. Qualquer informação posso passar o contato com o meu preparador, o João Harmel.
    Abs
    Aroldo Teixeira

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  • 20 de abril de 2008 em 11:40
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    É isso aí Aroldo, vamos facilitar a vida dos meninos!
    LS

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  • 20 de abril de 2008 em 11:40
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    É isso aí Aroldo, vamos facilitar a vida dos meninos!
    LS

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  • 25 de setembro de 2008 em 20:00
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    muito interesante o processo de reforma …
    quanta gasta para uma reforma começando do zero ???

    Resposta
  • 25 de setembro de 2008 em 20:00
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    muito interesante o processo de reforma …
    quanta gasta para uma reforma começando do zero ???

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  • 26 de setembro de 2008 em 10:28
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    Oi Thiago,
    É difícil prever quanto vai gastar. Depende muito do estado do carro que vc tem para começar o trabalho e como estão os detalhes de tapeçaria, painel, máquinas de vidros, mecânica, etc.
    Posso dar duas referências:
    – Tenho um Puma de rua que ainda estou arrumando. Já fiz toda a mecânica (motor, câmbio, chassi), parte elétrica e alguns detalhes como os instrumentos originais. Falta arrumar a fibra e a pintura e já gastei perto de $ 15 mil incluindo a compra do carro.
    O custo do carro de corrida é bem mais alto. Pode calcular pelo menos o dobro disso.
    Se vc quiser saber mais, dou duas indicações:
    O Rui é o construtor de toda a parte de carroceria e o telefone dele é 9103.9852. A mecânica é do João Harmel e o telefone dele é 2256.4340. Qualquer dúvida, estou à disposição.
    Abs
    Aroldo Teixeira.

    Resposta
  • 26 de setembro de 2008 em 10:28
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    Oi Thiago,
    É difícil prever quanto vai gastar. Depende muito do estado do carro que vc tem para começar o trabalho e como estão os detalhes de tapeçaria, painel, máquinas de vidros, mecânica, etc.
    Posso dar duas referências:
    – Tenho um Puma de rua que ainda estou arrumando. Já fiz toda a mecânica (motor, câmbio, chassi), parte elétrica e alguns detalhes como os instrumentos originais. Falta arrumar a fibra e a pintura e já gastei perto de $ 15 mil incluindo a compra do carro.
    O custo do carro de corrida é bem mais alto. Pode calcular pelo menos o dobro disso.
    Se vc quiser saber mais, dou duas indicações:
    O Rui é o construtor de toda a parte de carroceria e o telefone dele é 9103.9852. A mecânica é do João Harmel e o telefone dele é 2256.4340. Qualquer dúvida, estou à disposição.
    Abs
    Aroldo Teixeira.

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  • 18 de janeiro de 2009 em 12:06
    Permalink

    beleza de trabalho.Caprichoso!
    Tenho um gurgel motor volks 1600 a ar.Botei dois carb solex 32. Queria trocar o vira p. aumentar a cc.Vi aí no site uma combinação vira de 78,5 e pistões de 90,5 mm. Para trocar o vira é necessário trocar os pistões?
    Para quantos cc’s iria o motor? Este telefone do mecânico joão Harmel, qual é o código? E´em S Paulo?
    A minha intenção era deixar este motor com a configuração do de puma 1600. Alguem poderia me esclarecer?Desde já agradeço qualquer informação que puderem me prestar.

    Resposta
  • 18 de janeiro de 2009 em 12:06
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    beleza de trabalho.Caprichoso!
    Tenho um gurgel motor volks 1600 a ar.Botei dois carb solex 32. Queria trocar o vira p. aumentar a cc.Vi aí no site uma combinação vira de 78,5 e pistões de 90,5 mm. Para trocar o vira é necessário trocar os pistões?
    Para quantos cc’s iria o motor? Este telefone do mecânico joão Harmel, qual é o código? E´em S Paulo?
    A minha intenção era deixar este motor com a configuração do de puma 1600. Alguem poderia me esclarecer?Desde já agradeço qualquer informação que puderem me prestar.

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  • 18 de janeiro de 2009 em 17:26
    Permalink

    Henrique é em sampa e vc pode entrar em contato com o cara que ele vai lhe ajudar. Mas não esqueça de mencionar que pegou as informações por indicação do blog, assim fica mais fácil, valeu!

    Resposta
  • 18 de janeiro de 2009 em 17:26
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    Henrique é em sampa e vc pode entrar em contato com o cara que ele vai lhe ajudar. Mas não esqueça de mencionar que pegou as informações por indicação do blog, assim fica mais fácil, valeu!

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  • 25 de outubro de 2011 em 10:59
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    Ola!!! o Puma ficou lindo! sou fã dessas maquinas, meu sogro era o projetista do puma conheço toda Historia deles ! parabens pelo carro ficou lindo!

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  • 25 de outubro de 2011 em 10:59
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    Ola!!! o Puma ficou lindo! sou fã dessas maquinas, meu sogro era o projetista do puma conheço toda Historia deles ! parabens pelo carro ficou lindo!

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