Protótipo Kinko #72

Takeo-Águia e Xiro da Equipe Kinko 1970 primeiro colocado – Mec. Nacional 1500 Kms de Interlagos, quarto na Geral…

Abaixo algumas informações sobre o meu Protótipo Kinko No 72:
Divisão 4 Mecanica Nacional
Motor VW a ar 1700 cc(pistões Cima)
Taxa de compressão 12:1; carter seco e radiadores de óleo na frente; dois carburadores duplos Weber 46; tangues de combustivel laterais de 30 litros cada um
Rodas Scorro de magnezio aro 13; pneus Radiais Pirelli Cinturatto HS 185x70x13
RePeso 550 Kg (sem piloto)
Velocidade máxima no retão de Interlagos – 220 Km/h – melhor volta : 3.33 .00 (com pneus radiais), gasolina especial utilizada de 100/130 octanas; óleo do motor – Aeroshell com aditivo Molicote – Caixa de Cambio de 4 velocidades, sem autoblocante VW ( caixa 3 )

Esse carro foi construído pelo Salvatore Amato e a mecânica foi desenvolvida pelos irmãos japoneses “Xiro” e Takeo Tamaki da ex- oficina Kinko que se situava na Av Rouxinol, no Bairro de Moema em SP(Kinko significa Porto do Ouro em Japones,porque a familia Tamaki, é oriunda da cidade de Yokohama – no Japão, que é uma cidade que foi batizada de Porto do Ouro)
Participamos de várias provas com esse protótipo, mais o melhor resultado foi conseguido nos 1500 Kms de Interlagos em Março de 1970 – 4o lugar na Classificação Geral e 1o colocado na categoria Mecânica Nacional – a premiação recebida em dinheiro foi maior do que a do 1o colocado.(BMW 2000)pois havia prêmios cumulativos para geral e para Cat. Mecânica Nacional (incentivo aos construtores, preparadores e projetistas brasileiros). Com esse prêmio eu e meu parceiro Stanley Ostrower, destinamos 35% para os mecânicos da Kinko e com o saldo ainda adquiri um VW TL 1.600. E com esse carro que participei no ano seguinte no Rallye da Intergração Nacional (de Fortaleza ao Chui)

Abaixo as participações desse Protótipo Kinko no ano de 1970:

08/03 – 1500 Km de Interlagos – quarto colocado – na geral e primeiro na Cat. Mecânica Nacional – Luís Evandro Aguia/Stanley Ostrower
15/03 – Festival de Velocidade – Interlagos – nono colocado – Luis Evandro “Águia”
14/06 – 12 Horas de Interlagos – oitavo colocado – Luis Evandro Águia /Stanley Ostrower
19/07 – II Horas de Velocidade – Interlagos – nono colocado – Stanley Ostrower
22/11 – Mil Milhas Brasileiras – Interlagos – décimo-quinto colocado – Stanley Ostrower/”Delta” (Dante Di Camillo)

No início do ano seguinte (1971) eu vendi esse protótipo para o Tenente (da Policia Militar de SP) Pedro Mello. Ele modificou a carroceria proporcionado uma melhor aerodinâmica, substituiu os pneus radiais por pneus Slicks e aumentou a cilindrada do motor VW a ar para 1.900 cc.
[youtube]v0PPcbVWDAU[/youtube]
Meu amigo Sergio Batallhoti do Bairro das Perdizes filmou um teste que eu fiz (na Rua!!) na Praçinha da Av Sumaré, porque não havia quase nenhum transito por ali naquela época! Nós tambem iamos rodando para Interlagos, na ocasião das corridas (não tinhamos carreta!!!!)

Resultados 1500 km Interlagos 08/03/1970…
(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

14 comentários em “Protótipo Kinko #72

  • 17 de abril de 2008 em 05:16
    Permalink

    Sensacional!
    O Águia matou uma charada que há muito tempo me incomodava: identificar o protótipo azul numa corrida de arrancada na Marginal Pinheiros no início dos ´70. Por muitos anos acreditei erradamente ser um Elgar GT104 sem capota, mas era o protótipo Kinko.
    Obrigado pelas imagens, Saloma! Valeu…

    Resposta
  • 17 de abril de 2008 em 05:16
    Permalink

    Sensacional!
    O Águia matou uma charada que há muito tempo me incomodava: identificar o protótipo azul numa corrida de arrancada na Marginal Pinheiros no início dos ´70. Por muitos anos acreditei erradamente ser um Elgar GT104 sem capota, mas era o protótipo Kinko.
    Obrigado pelas imagens, Saloma! Valeu…

    Resposta
  • 17 de abril de 2008 em 10:05
    Permalink

    Alguém sabe que fim levou esse protótipo?
    abs

    Resposta
  • 17 de abril de 2008 em 10:05
    Permalink

    Alguém sabe que fim levou esse protótipo?
    abs

    Resposta
  • 17 de abril de 2008 em 11:39
    Permalink

    Kinko!..putz, que lembrança legal.
    Resta saber se sobreviveu e, onde se esconde.
    Vale bem uma repaginada.
    Tropecei com ele a caminho de Interlagos. Aliás, isso era normal em véspera de corrida. Todo mundo ia rodando pra lá, fazendo um barulhão delicioso de ouvir…

    Resposta
  • 17 de abril de 2008 em 11:39
    Permalink

    Kinko!..putz, que lembrança legal.
    Resta saber se sobreviveu e, onde se esconde.
    Vale bem uma repaginada.
    Tropecei com ele a caminho de Interlagos. Aliás, isso era normal em véspera de corrida. Todo mundo ia rodando pra lá, fazendo um barulhão delicioso de ouvir…

    Resposta
  • 17 de abril de 2008 em 20:07
    Permalink

    Caros amigos..No inicio realmente o protótipo Kinko era azul – depois pintamos..de vermelho ..Naquela prova na Marginal do Rio Pinheiros – perto da raia da USP o carro era azul sim…Sera que alguem conseguiria os resultados daquela prova de velocidade ????? …
    Iamos rodando pra Interlagos sim,,,,,e tb aproveitavamos para acertar a carburação ,,,,hihi ,,,,,,
    Eu tambem gostaria de saber aonde se encontra aquele protótipo – gostaria de compra-lo de volta !!..os que poderiam dar uma dica seriam os ultimos proprietarios…Tenente Pedro Melo / ou Martinho..Na semana passada o Pedro Melo apareceu no programa Auto Esporte da Globo….precisamos encontra-lo//ele gostará de ler esse Blog…
    abraços a todos Águia…

    Resposta
  • 17 de abril de 2008 em 20:07
    Permalink

    Caros amigos..No inicio realmente o protótipo Kinko era azul – depois pintamos..de vermelho ..Naquela prova na Marginal do Rio Pinheiros – perto da raia da USP o carro era azul sim…Sera que alguem conseguiria os resultados daquela prova de velocidade ????? …
    Iamos rodando pra Interlagos sim,,,,,e tb aproveitavamos para acertar a carburação ,,,,hihi ,,,,,,
    Eu tambem gostaria de saber aonde se encontra aquele protótipo – gostaria de compra-lo de volta !!..os que poderiam dar uma dica seriam os ultimos proprietarios…Tenente Pedro Melo / ou Martinho..Na semana passada o Pedro Melo apareceu no programa Auto Esporte da Globo….precisamos encontra-lo//ele gostará de ler esse Blog…
    abraços a todos Águia…

    Resposta
  • 17 de maio de 2008 em 16:30
    Permalink

    Olá, sou filho do Shiro tamaki (Oficina kinko), tudo bom?
    Legal ver está foto, mostrei para o meu pai ele gostou,
    perguntarei a ele se sabe do paradeiro deste belo carro, ok!

    Abraços

    Resposta
  • 17 de maio de 2008 em 16:30
    Permalink

    Olá, sou filho do Shiro tamaki (Oficina kinko), tudo bom?
    Legal ver está foto, mostrei para o meu pai ele gostou,
    perguntarei a ele se sabe do paradeiro deste belo carro, ok!

    Abraços

    Resposta
  • 17 de maio de 2008 em 18:00
    Permalink

    Takuji é um prazeráço ter vc conosco aqui comentando a história do automobilísmo na terrinha. Seu pai faz parte e se tiver material relevante ao assunto participe conosco…
    abs
    LS

    Resposta
  • 17 de maio de 2008 em 18:00
    Permalink

    Takuji é um prazeráço ter vc conosco aqui comentando a história do automobilísmo na terrinha. Seu pai faz parte e se tiver material relevante ao assunto participe conosco…
    abs
    LS

    Resposta
  • 2 de outubro de 2009 em 18:43
    Permalink

    Olá Águia, Shiro Tamaki é meu sogro, estamos em Cotia / S.P, a Oficina Kinko está funcionando ainda, caso tenha interesse, nosso e-mail e MSN é oficinakinko@hotmail.com , TELEFONE DA OFICINA (11) 4148-5022. Abraços
    Ana

    Resposta
  • 2 de outubro de 2009 em 18:43
    Permalink

    Olá Águia, Shiro Tamaki é meu sogro, estamos em Cotia / S.P, a Oficina Kinko está funcionando ainda, caso tenha interesse, nosso e-mail e MSN é oficinakinko@hotmail.com , TELEFONE DA OFICINA (11) 4148-5022. Abraços
    Ana

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights