PORSCHE XP PRIVATE CUP BRASIL – GRIDS CHEIOS [46 CARROS] E CARRERA CUP E GT3 CUP GERAM AS CLASSES TROPHY E SPORT

Um novo pacote de transmissão, robusto suporte de patrocinadores e os dois grids com lotação máxima, inicia a Porsche Cup, que passa a ser Porsche XP Private Cup Brasil. A empresa já tinha sua marca presente em todos os carros do grid na temporada passada. 

O campeonato de Sprint conserva em 2021 as regras que fizeram o sucesso da Porsche Cup em seus 16 anos de história. Normas consagradas como a distribuição de lastro de performance para os 10 primeiros da tabela de pontos, descartes dos dois piores resultados, sorteio para a inversão de grid (6, 7 ou 8 posições) e quali dividido em Q1 e Q2 (para o top10) seguem valendo para este ano.

A maior novidade é a criação de um novo subcampeonato tanto para a Carrera Cup quanto para a GT3 Cup: a classe Trophy. Agora além da classificação geral estarão em disputa as classes Sport e a Trophy. Independentemente da classe em que estejam inscritos, todos os competidores pontuam no campeonato geral. Os pilotos da classe Trophy pontuam também na Sport.

O campeonato de Sprint começa no Velocitta e depois passa por Curitiba, novamente Velocitta, Curitiba mais uma vez, Goiânia e Interlagos.


Carrera Cup

O grid da Carrera Cup foi encorpado por protagonistas de campeonatos recentes da GT3 Cup, como Cristiano Piquet, Eloi Khouri, Leonardo Sanchez, Francisco Horta, Eduardo Menossi, Georgios Frangulis, Urubatan Jr e Nelson Marcondes.



Eles se juntam a nomes de peso como Alceu Feldmann, Miguel Paludo, Werner Neugebauer, Marçal Müller, Enzo Elias e Fernando Croce –um dos estreantes no grid, ingressando com múltiplas participações na Porsche Mobil 1 Supercup em seu currículo. O outro debutante da categoria é João Barbosa, inscrito na classe Sport.



Experiência não falta para os competidores dos carros de motor 4.0, uma vez que todos os demais inscritos na prova já têm ao menos uma vitória no geral ou em classe específica dentro do evento, casos de Francisco Lara, Sylvio de Barros, Pedro Boesel, Renan Pizii, Pedro Aguiar, Rodrigo Mello, Eduardo Azevedo e Rouman Ziemkiewicz.


Gt3 Cup

Na categoria GT3 Cup apenas cinco competidores pontuarão apenas no campeonato geral: o experiente estreante Raijan Mascarello e quatro competidores com vitórias com os carros da geração 991-1, Cristian Mohr, Marcio Mauro, Lucas Salles e Nelson Monteiro.

A divisão GT3 Sport mescla rápidos veteranos da Porsche Cup com motivados estreantes. No primeiro grupo, destaque para Paulo Totaro, Ayman Darwich, Bruno Campos, André Gaidzinski, Ricardo Fontanari, Ramon Alcaraz, Leonardo Sanchez e Eduardo Menossi – os dois últimos, aliás, inscritos também na Carrera Cup nesta etapa. Entre os que iniciam a primeira temporada completa na categoria, os holofotes estão em Caio Castro, Lineu Pires, Edson dos Reis, Guilherme Bottura e Vina Neves.

Já pela divisão de entrada, a classe Trophy, vão acelerar Paulo Sousa, Nasser Aboultaif, Gustavo Farah, Edu Guedes (retornando à categoria) e Carol Aranha.


As etapas determinam treinos opcionais e livres na sexta-feira. No sábado acontecem os qualis (com direito a Q2 para apurar o top10 de cada grid) e as primeiras duas corridas, uma da Carrera Cup e outra da GT3 Cup. No domingo estão previstas as corridas que largam com grid invertido. O número de posições é determinado por sorteio entre 6, 7 ou 8, escolha feita após a cerimônia de pódio pelo vencedor da prova 1.




Cronograma

Sábado, 29 de maio

9h15 – 9h30 – Quali – Carrera Cup

9h45 – 9h55 – Quali Top10 – Carrera Cup

10h05 – 10h20 – Quali – GT3 Cup

10h35 – 10h45 – Quali Top10 – GT3 Cup

13h – 13h28 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta) – Carrera Cup

13h48 – 14h16 – Corrida 1 (25 minutos +1 volta) – GT3 Cup

Domingo, 30 de maio

12h – 12h28 – Corrida 2 (25 minutos +1 volta) – Carrera Cup

12h48 – 13h16 – Corrida 2 (25 minutos +1 volta) – GT3 Cup


Porsche Cup 2020 – Galeria de Campeões

Carrera Cup

Sprint: Miguel Paludo

Endurance: Alceu Feldmann

Overall: Pedro Aguiar

Carrera Cup Sport

Sprint: Rodrigo Mello

Endurance: Nelson Piquet Jr

Overall Sport: Rodrigo Mello

GT3 Cup

Sprint: Nelson Marcondes

Endurance: Chico Horta e William Freire

Overall: Zeca Feffer

GT3 Cup Sport

Sprint: Nelson Marcondes

Endurance: Leo Sanchez e Átila Abreu

Overall: Nelson Marcondes

GT3 Trophy

Endurance: Nelson Marcondes e Nelson Monteiro


Porsche Cup Brasil é o primeiro evento de motorsport da Porsche rumo ao carbono zero: A neutralização de carbono significa evitar e reduzir ao máximo as emissões de gás carbônico. Seguindo esta estratégia, a categoria Porsche Cup no Brasil inicia temporada 2021 neste fim de semana com a implantação do programa de compensação de CO2 Porsche Impact. Ao total serão compensadas 700 toneladas de CO2. Nas pistas brasileiras a adesão da Porsche Cup ao Porsche Impact também será simbolizada pelos carros de serviço, tanto o safety-car quanto o medical car. O safety-car pela primeira vez na história da maior categoria monomarca latino-americana será o Porsche Taycan, o primeiro modelo 100% elétrico da marca. O carro médico será o Porsche Cayenne E-hybrid.

“O automobilismo sempre funcionou como campo de prova para o desenvolvimento da indústria automotiva. Milhares de soluções hoje disponíveis nos carros de passeio surgiram nas pistas de competição. É muito gratificante ‘importar’ para o contexto das corridas uma solução bem- sucedida inicialmente desenvolvida para os consumidores dos carros de rua. Porsche Impact é uma ferramenta formidável pois possibilita uma abordagem sustentável sem abrir mão do prazer da pilotagem esportiva. A Porsche Cup se orgulha de ser a primeira categoria brasileira –e possivelmente a pioneira nos autódromos de todo o mundo– rumo à neutralização de carbono” afirma Dener Pires, promotor da Porsche Cup Brasil.

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.