PORSCHE XP PRIVATE CUP BRASIL – CATEGORIA ABRE O CAMPEONATO NO VELOCITTA EM ALTÍSSIMO NÍVEL E RUMO AO CARBONO ZERO
No sábado a Porsche XP Private Cup foi dos carros #7 de Miguel Paludo e Lucas Salles. E no domingo Marçal Müller vence na Carrera Cup e Eduardo Menossi na GT3 Cup no Velocitta.
Sábado
Triunfaram no sábado da primeira etapa: Miguel Paludo vence na Carrera Cup e Lucas Salles na GT3 Cup. Cristiano Piquet, Sylvio de Barros, Lineu Pires* e Gustavo Farah triunfam em suas divisões.
O campeão Miguel Paludo largou da pole e liderou todas as voltas para vencer na Carrera Cup. Lucas Salles também cravou a pole, mas precisou se recuperar de uma largada ruim para recuperar a dianteira e triunfar na GT3 Cup.
Os dois puxaram a fila na novíssima cerimônia de pódio, inspirada nos principais eventos do esporte a motor do planeta, como F1 e FIA WEC. Agora os vencedores estacionam seus carros em uma área reservada e vão até a grade para comemorar com as equipes, de maneira a respeitar todos os cuidados sanitários que o momento pandêmico impõe.
Chuva antes da largada da primeira corrida de 2021 (depois de todos os treinos no seco) embaralhou o cenário para a jornada no Velocitta. Esse panorama obrigou os pilotos a largarem sob regime de safety car. Mas, uma vez retirado da pista o Porsche Taycan, primeiro safety car free carbon da América Latina, pilotado por Ricardo Landi, emoção foi o que não faltou nas duas provas de sábado e as disputas esquentaram o asfalto de Velocitta.
A determinação de novos subcampeonatos na Porsche XP Private Cup se mostrou uma bela decisão da organização, já que houve disputas intensas pelas posições de pódio em todos os pelotões das duas corridas.
Na Carrera Sport, prevaleceu Cristiano Piquet (que larga na pole domingo). Já Carrera Trophy a vitória ficou com Sylvio de Barros.
Pela GT3, os vencedores das divisões de entrada foram Lineu Pires* (Sport) e Gustavo Farah (Trophy).
Punição altera o resultado da GT3 Cup, e Vina Neves herda a vitória na divisão Sport. Carrera Cup também tem seu resultado alterado, com impacto no pódio da divisão Trophy
*O piloto do carro #8, Lineu Pires, teve acrescidos 20s ao seu tempo de prova. Assim ele caiu de quarto lugar na bandeirada para nono após a análise das imagens. Consequentemente, perdeu a vitória na divisão Sport em favor de Vina Neves, o novo quarto colocado. Com a mudança do resultado, Ricardo Fontanari herdou a quinta e última posição no pódio.
Outro efeito da reclassificação da corrida foi a mudança do pole-position para a etapa de encerramento da etapa, neste domingo.
Lucas Salles, vencedor da prova, sorteou o número 8 determinando a respectiva inversão de posições no grid. Assim, a pole agora fica com Eduardo Menossi #85.
Na corrida da Carrera Cup, Francisco Horta #77, recebeu punição de 20s após análise das autoridades da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Ele assim caiu de 17º para 21º no geral, ficando fora do pódio na divisão Trophy, cujo pódio oficialmente foi composto por Sylvio de Barros, Georgios Frangulis, Nelson Marcondes, Eduardo Menossi e Urubatan Junior.
Íntegras das decisões:
Decisão 1 – Os Comissários Desportivos no uso de suas atribuições, e após análise das imagens oficiais e câmera on-board dos carros #77 e #16, além de realizar oitiva do piloto #77, DECIDEM:
Nome: Francisco Horta – # 77
Atividade: Corrida 1
Fato: O piloto # 77 – Francisco Horta na curva 10 toca na traseira do carro # 16, fazendo-o rodar e perder várias posições.
Decisão: Penalizar o piloto Francisco Horta #77, com o acréscimo de tempo de 20 segundos ao seu tempo final de prova.
Decisão 2 – Os Comissários Desportivos no uso de suas atribuições, após a análise das imagens oficiais, oitiva dos pilotos #8 e #11, e câmera on board dos carros #8 e #11, DECIDEM:
Nome: LINEU PIRES – #8
Atividade: Corrida 1
Fato: O piloto acima identificado (#8 – LINEU PIRES), ao iniciar a curva 5, não deixa espaço para o carro #11 que já estava ao seu lado em manobra de ultrapassagem, colidindo com o mesmo e fazendo-o rodar. O carro #11 volta para pista, mas perde várias posições.
Decisão: De acordo com a fundamentação abaixo, DECIDIMOS penalizar o piloto LINEU PIRES #8 com acréscimo de 20 segundos ao seu tempo final de prova.
Resultados:
Carrera Cup
- Miguel Paludo 27:08.800
- Enzo Elias +2.156
- Matheus Iorio +2.898
- Werner Neugebauer +3.250
- Marçal Müller +5.485
- Alceu Feldmann +14.434
- Pedro Boesel +21.195
- Cristiano Piquet* +22.230
- Rodrigo Mello*+28.417
- Eloi Khouri +28.729
- Rouman Ziemkiewicz* +36.000
- Eduardo Azevedo* +37.008
- Sylvio de Barros** +38.295
- Francisco Lara* +43.990
- Gerogios Frangulis** +45.487
- Nelson Marcondes** +46.922
- Eduardo Menossi** +52.142
- Fernando Croce +57.612
- Urubatan Junior** +1:00.892
- João Barbosa** +1:04.565
- Francisco Horta** +1:10.901
- Leonardo Sanchez** +1:19.619
- Renan Pizii* +1:31.953
*Classe Sport **Classe Trophy
GT3 Cup
- Lucas Salles 27:05.753
- Raijan Mascarello +1.451
- Nelson Monteiro +2.078
- Vina Neves* +27.683
- Ricardo Fontanari* +28.153
- Ramon Alcaraz* +33.785
- Ayman Darwich* +36.663
- Eduardo Menossi* +42.451
- Lineu Pires* +23.081
- Marcio Mauro +43.576
- Edu Guedes* +44.059
- Caio Castro* +44.599
- Paulo Sousa* +49.666
- Bruno Campos* +57.353
- André Gaidzinski* +57.960
- Edson dos Reis* +1:04.514
- Paulo Totaro* +1:08.024
- Gustavo Farah** +1:08.316
- Guilherme Bottura* +1:16.418
- Carol Aranha** +1:29.998
- Cristian Mohr -2 voltas
- Leonardo Sanchez* -2 voltas
- Nasser Aboultaif** -4 voltas
*Classe Sport **Classe Trophy
Miguel Paludo – “Que sensação boa começar a temporada vencendo. Foi um trabalho em equipe gigante para conseguir abrir essa temporada no mesmo ritmo do ano passado. O carro teve problema de câmbio no quali, precisei do reserva para a segunda parte e consegui a pole. Voltando para o meu carro na corrida. Isso faz a diferença, poder contar com todos da equipe, todos deram o máximo para estarmos aqui. Feliz em terminar a prova como estivemos no ano passado, no lugar mais alto do pódio”. Foto Victor Eleuterio
Lucas Salles – “Larguei muito mal, eles me passaram, então tentei recuperar o ritmo consistente. E deu certo. Fomos chegando, chegando, consegui a ultrapassagem e depois foi só manter a ponta”. Foto Victor Eleuterio
Enzo Elias – “Foi uma prova difícil, uma das mais difíceis que tive na categoria. A transição da pista molhada para seca com o pneu Michelin de chuva torna difícil o cenário. Estava mais rápido no começo na disputa com o Iorio, e o Paludo abriu. No meio da corrida tive que administrar os pneus. Depois pude dar tudo para tentar buscar o Paludo e estava chegando, mas ele achou um ritmo forte também e o Iorio voltou ainda muito forte. Não deu para chegar no Paludo, mas fico contente demais em dar esse resultado para a Farben e vamos buscar a vitória amanhã”. Foto Luca Bassani
Raijan Mascarello – “Eu estou muito feliz, conseguindo competir e me divertir. Não esperava chegar tão na frente assim, consegui andar muito tempo na frente e completei em segundo lugar. Estou muito contente com o resultado e com o fato de estar me divertindo acima de tudo”. Foto Luca Bassani
Cristiano Piquet – “Foi um ótimo trabalho em equipe. O Nelsinho Piquet me ajudou muito acertando o carro, estava muito tempo parado, então ele foi muito importante nesse ponto, com uma ajuda dessas eu precisava compensar e andar bem. Fico feliz em conseguir essa vitória depois de quatro anos sem correr aqui.” Foto Victor Eleuterio
Nelson Monteiro – “Legal voltar a correr já subindo ao pódio. tivemos uma boa corrida, não conseguimos exatamente o que queríamos no quali. Ser regular e estar sempre andando na frente vai ser importante para o campeonato. Até que tinha condições de atacar o segundo, mas não consegui achar o momento certo. Estamos só começando a temporada e vamos em frente.” Foto divulgação
Georgios Frangulis – “No final das contas eu adoro andar em pista molhada, em todas as provas que andei nessas circunstâncias eu fui bem, acho que a coragem de frear o mais tarde possível. O segundo lugar foi muito bom, até uma surpresa para mim. Estávamos bem com esse segundo lugar na Trophy e mais um pouco a gente ia conseguir brigar talvez por um lugar na Sport. Agora é descansar e focar na corrida de amanhã.” Foto Luca Bassani
Domingo
Abertura oficial no domingo da temporada 2021 da Porsche XP Private Cup teve imagens marcantes no Velocitta. Da solenidade de abertura com a adesão à iniciativa Porsche Impact [todos os pilotos e o time da organização trajando camisetas verdes alusivas ao tema], ao pódio com telão, passando por ultrapassagens memoráveis e até carros ensaiando malabarismos, tudo em grande estilo. As vitórias ficaram com Marçal Müller, na Carrera Cup, e Eduardo Menossi, na GT3, coroando trajetórias memoráveis.
Pela manhã o piloto do carro #544 da Equivoco Racing brilhou na largada saltando de quinto para primeiro. Controlando o ritmo e voltou a vencer com o Porsche de motor 4.0 litros depois de um ano e meio afastado do topo do pódio.
A seguir Eduardo Menossi controlou de ponta a ponta a corrida para vencer pela primeira vez com o Porsche 3.8. Foi um final de etapa épico para o piloto do carro #85. Além de escrever seu nome como o 97º vencedor diferente na história da Porsche XP Private Cup, o “italiano voador” encerrou no alto do pódio uma jornada na qual aceitou o desafio de competir nas duas categorias, disputando quatro corridas entre sábado e domingo, superação total.
Enzo Elias deixa o Velocitta na liderança da Carrera Cup, favorecido por um par de segundos lugares. Na classe Sport o líder é Cristiano Piquet, que gabaritou a etapa. Já na Trophy Sylvio de Barros aparece no alto dos pontos, graças à vitória de sábado e segundo lugar domingo.
Já pela classe GT3 Cup os maiores pontuadores do fim de semana foram o estreante Raijan Mascarello e o vice-campeão Nelson Monteiro. O líder da classe Sport é Vina Neves, catapultado pela vitória na categoria no sábado e quarto lugar domingo. Pela classe Trophy, Gustavo Farah, vencedor das duas provas, é o primeiro do campeonato.
A etapa do Velocitta marcou a estreia de Caio Castro. No sábado o piloto teve corrida movimentada e terminou em 12º. Já no domingo, acabou forçado a abandonar após acidente na quarta volta.
Resultados:
Carrera Cup
- Marçal Müller 27:16.998
- Enzo Elias +3.774
- Pedro Boesel +19.068
- Matheus Iorio +19.453
- Alceu Feldmann +20.338
- Werner Neugebauer +21.041
- Miguel Paludo +21.284
- Cristiano Piquet* +22.108
- Rodrigo Mello*+24.139
- Rouman Ziemkiewicz* +28.383
- Urubatan Junior** +35.719
- Sylvio de Barros** +36.409
- Eloi Khouri +38.750
- Francisco Lara* +41.309
- Eduardo Menossi** +44.119
- Francisco Horta** +50.832
- Renan Pizii* +52.056
- Leonardo Sanchez** +1:06.875
- Fernando Croce +1:07.542
- João Barbosa** +1:21.547
- Eduardo Azevedo* DNF
- Gerogios Frangulis** DNF
- Nelson Marcondes** DNF
*Classe Sport **Classe Trophy
GT3 Cup
- Eduardo Menossi* 27:14.547
- Nelson Monteiro +0.350
- Raijan Mascarello +0.672
- Ayman Darwich* +2.675
- Cristian Mohr +2.969
- Leonardo Sanchez* +6.622
- Vina Neves* +13.812
- André Gaidzinski* +21.191
- Paulo Sousa* +25.385
- Gustavo Farah** +25.642
- Lineu Pires* +39.736
- Ramon Alcaraz* +1:06.808
- Paulo Totaro* +1:23.190
- Nasser Aboultaif** -1 volta
- Carol Aranha** -1 volta
- Guilherme Bottura* -2 voltas
- Ricardo Fontanari* DNF
- Bruno Campos* DNF
- Lucas Salles DNF
- Caio Castro* DNF
- Edson dos Reis* DNF
- Marcio Mauro DNF
- Edu Guedes* DNF
*Classe Sport **Classe Trophy
Marçal Müller – “Fiz uma tentativa de largada por fora que acabou dando certo. Na segunda cruva assumi a primeira colocação e dei tudo que tinha. Consegui abrir vantagem e estou muito feliz em voltar a vencer depois de um ano e meio”. Foto Luca Bassani
Eduardo Menossi – “É um sonho de moleque que realizo na Porsche Cup. Jamais pensei em estar aqui… Que sirva para todo mundo acreditar nos sonhos e saber que é possível. Estou muito feliz”. Foto Victor Eleuterio
Cristiano Piquet – “Não tinha porque fica brigando com os pilotos de outra categoria. Estou muito feliz pois conseguimos a pontuação máxima na classe Sport no fim de semana. Começo muito positivo”. Foto Victor Eleuterio
Urubatan Junior – “Ontem não tive um bom resultado porque errei e estava muito triste. Hoje acertei e consegui vencer a prova. Automobilismo é uma lição de vida e estou muito contente”. Foto Victor Eleuterio
Enzo Elias – “O Velocitta sempre é muito bom com a gente. Ainda não foi dessa vez que tivemos a vitória aqui, mas sei que elas virão. Fizemos um trabalho perfeito no fim de semana, controlamos o que deveríamos controlar e o resultado veio. Viemos para brigar pelo campeonato e a performance aqui mostrou que temos o direito de sonhar com isso. Agora é comemorar e logo começar a preparação para Curitiba”. Foto Luca Bassani
Raijan Mascarello – “Bom resultado hoje, acho que saio como líder do campeonato e foi um fim de semana muito positivo no nosso objetivo de vencer o campeonato.” Foto Luca Bassani
Miguel Paludo – “O Velocitta é uma pista muito travada, de difícil ultrapassagem. Fiquei muito tempo na disputa com o Werner e não consegui brigar. Na largada pulei bem, reagi muito rápido, mas fui fechado e tive que frear para não bater. Foi uma corrida muito enroscada, mas o campeonato é longo e vou recuperar esse resultado que não era esperado.”
Nelson Monteiro – “Foi uma disputa muito boa com o Menossi e Raijan. Nós três estávamos muito perto um do outro e precisava concentração total para não errar, era uma situação de um olho no peixe e outro no gato. É difícil passar aqui e era muito arriscado tentar ultrapassar e não terminar a prova com pontos. Deu para terminar bem com dois bons resultados no campeonato.” Foto Luca Bassani
Caio Castro – “Queria ter corrido mais, sendo bem honesto. Pelo que eu vi, estava dentro e não sei o que aconteceu ali. Vou olhar no VT o que aconteceu, mas sei que fui no terceiro andar e estourou meu radiador”. Foto Luca Bassani
Carol Aranha – “Estamos aprendendo, o que é essencial. É apenas a segunda corrida da minha vida. O nível de desafio vai aumentando e espero que outras mulheres topem esse desafio. A adrenalina está alta!”
Os campeonatos:
Carrera Cup
- E. Elias – 38 pontos
- M. Muller – 34
- M. Iorio – 32
- M. Paludo – 31
- W. Neugebauer e P. Boesel – 26
- A. Feldmann – 24
- C. Piquet – 17
- R. Mello – 15
- R. Ziemkiewicz – 12
- E. Khouri – 10
- S. de Barros – 8
- E. Azevedo, F. Lara e U. Junior – 5
- G. Frangulis – 2
- E. Menossi – 1
Carrera Sport
- C. Piquet – 22 pontos
- R. Mello – 18
- R. Ziemkiewicz – 14
- S. de Barros – 10
- F. Lara – 8
- E. Azevedo – 7
- U. Junior – 5
- G. Frangulis – 4
- N. Marcondes – 3
- E. Menossi – 2
- F. Horta – 1
Carrera Trophy
- S. de Barros – 20
- U. Junior – 16
- E. Menossi – 13
- G. Frangulis – 12
- N. Marcondes e F. Horta – 9
- J. Barbosa – 8
- L. Sanchez – 7
GT3 Cup
- R. Mascarello e N. Monteiro – 36 pontos
- E. Menossi – 29
- V. Neves – 25
- A. Darwich – 24
- L. Salles – 22
- R. Alcaraz – 16
- R. Fontanari – 14
- L. Pires – 13
- C. Mohr – 12
- P. Sousa – 11
- A. Gaidzinski e L. Sanchez – 10
- M. Mauro – 7
- E. Guedes e G. Farah – 6
- C. Castro – 5
- B. Campos e P. Totaro – 3
- N. Aboultaif – 2
- C. Aranha – 1
GT3 Sport
- V. Neves – 17 pontos
- E. Menossi – 16
- A. Darwich – 15
- R. Fontanari – 10
- R. Alcaraz – 8
- L. Pires e L. Sanchez – 6
- E. Guedes e A. Gaidzinski – 4
- C. Castro e P. Sousa – 3
- G. Farah – 2
GT3 Trophy
- G. Farah – 22 pontos
- C. Aranha e N. Aboultaif – 16
A Porsche XP Private Cup retoma suas atividades de pista dentro de quatro semanas, no Autódromo Internacional de Curitiba.
Calendário Porsche Cup 2021:
Etapa 1 – Sprint – 29 e 30 de maio – Velocitta
Etapa 2 – Sprint – 26 e 27 de junho – Curitiba
Etapa 3 – Sprint – 24 e 25 de julho – Velocitta
Etapa 4 – Endurance – 14 de agosto – Interlagos
Etapa 5 – Sprint – 11 e 12 de setembro – Curitiba
Etapa 6 – Sprint – 9 e 10 de outubro – Goiânia
Etapa 7 – Endurance – 16 de outubro – Goiânia
Etapa 8 – Sprint – 6 e 7 de novembro – Interlagos
Etapa 9 – Endurance – 4 de dezembro – Interlagos