PORSCHE XP PRIVATE CUP BRASIL – CATEGORIA ABRE O CAMPEONATO NO VELOCITTA EM ALTÍSSIMO NÍVEL E RUMO AO CARBONO ZERO

No sábado a Porsche XP Private Cup foi dos carros #7 de Miguel Paludo e Lucas Salles. E no domingo Marçal Müller vence na Carrera Cup e Eduardo Menossi na GT3 Cup no Velocitta.
Sábado

Sábado: disputa na frente do pelotão da GT3 Cup Foto Luca Bassani

Triunfaram no sábado da primeira etapa: Miguel Paludo vence na Carrera Cup e Lucas Salles na GT3 Cup. Cristiano Piquet, Sylvio de Barros, Lineu Pires* e Gustavo Farah triunfam em suas divisões.


Miguel Paludo chegando em primeiro no sábado Foto Victore Leuterio

O campeão Miguel Paludo largou da pole e liderou todas as voltas para vencer na Carrera Cup. Lucas Salles também cravou a pole, mas precisou se recuperar de uma largada ruim para recuperar a dianteira e triunfar na GT3 Cup.

Os dois puxaram a fila na novíssima cerimônia de pódio, inspirada nos principais eventos do esporte a motor do planeta, como F1 e FIA WEC. Agora os vencedores estacionam seus carros em uma área reservada e vão até a grade para comemorar com as equipes, de maneira a respeitar todos os cuidados sanitários que o momento pandêmico impõe.

Chuva antes da largada da primeira corrida de 2021 (depois de todos os treinos no seco) embaralhou o cenário para a jornada no Velocitta. Esse panorama obrigou os pilotos a largarem sob regime de safety car. Mas, uma vez retirado da pista o Porsche Taycan, primeiro safety car free carbon da América Latina, pilotado por Ricardo Landi, emoção foi o que não faltou nas duas provas de sábado e as disputas esquentaram o asfalto de Velocitta.

A determinação de novos subcampeonatos na Porsche XP Private Cup se mostrou uma bela decisão da organização, já que houve disputas intensas pelas posições de pódio em todos os pelotões das duas corridas.


Disputa na Carrera Cup Sport Foto Luca Bassani

Cristiano Piquet Foto Luca Bassani

Na Carrera Sport, prevaleceu Cristiano Piquet (que larga na pole domingo). Já Carrera Trophy a vitória ficou com Sylvio de Barros.


Sylvio de Barros Foto Victore Leuterio

Pela GT3, os vencedores das divisões de entrada foram Lineu Pires* (Sport) e Gustavo Farah (Trophy).

Gustavo Farah Foto Luca Bassani

Punição altera o resultado da GT3 Cup, e Vina Neves herda a vitória na divisão Sport. Carrera Cup também tem seu resultado alterado, com impacto no pódio da divisão Trophy

*O piloto do carro #8, Lineu Pires, teve acrescidos 20s ao seu tempo de prova. Assim ele caiu de quarto lugar na bandeirada para nono após a análise das imagens. Consequentemente, perdeu a vitória na divisão Sport em favor de Vina Neves, o novo quarto colocado. Com a mudança do resultado, Ricardo Fontanari herdou a quinta e última posição no pódio.


Vina Neves Foto Luca Bassani

Outro efeito da reclassificação da corrida foi a mudança do pole-position para a etapa de encerramento da etapa, neste domingo.

Lucas Salles Foto Victor Eleuterio

Lucas Salles, vencedor da prova, sorteou o número 8 determinando a respectiva inversão de posições no grid. Assim, a pole agora fica com Eduardo Menossi #85.


Na corrida da Carrera Cup, Francisco Horta #77, recebeu punição de 20s após análise das autoridades da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Ele assim caiu de 17º para 21º no geral, ficando fora do pódio na divisão Trophy, cujo pódio oficialmente foi composto por Sylvio de Barros, Georgios Frangulis, Nelson Marcondes, Eduardo Menossi e Urubatan Junior.


Íntegras das decisões:

Decisão 1 – Os Comissários Desportivos no uso de suas atribuições, e após análise das imagens oficiais e câmera on-board dos carros #77 e #16, além de realizar oitiva do piloto #77, DECIDEM:
Nome: Francisco Horta – # 77
Atividade: Corrida 1
Fato: O piloto # 77 – Francisco Horta na curva 10 toca na traseira do carro # 16, fazendo-o rodar e perder várias posições.
Decisão: Penalizar o piloto Francisco Horta #77, com o acréscimo de tempo de 20 segundos ao seu tempo final de prova.

Decisão 2 – Os Comissários Desportivos no uso de suas atribuições, após a análise das imagens oficiais, oitiva dos pilotos #8 e #11, e câmera on board dos carros #8 e #11, DECIDEM:
Nome: LINEU PIRES – #8
Atividade: Corrida 1
Fato: O piloto acima identificado (#8 – LINEU PIRES), ao iniciar a curva 5, não deixa espaço para o carro #11 que já estava ao seu lado em manobra de ultrapassagem, colidindo com o mesmo e fazendo-o rodar. O carro #11 volta para pista, mas perde várias posições.
Decisão: De acordo com a fundamentação abaixo, DECIDIMOS penalizar o piloto LINEU PIRES #8 com acréscimo de 20 segundos ao seu tempo final de prova.

Resultados:

Carrera Cup

Pódio Carrera Cup Foto Victor Eleuterio

Pódio Carrera Cup / Classe Trophy Foto Victor Eleuterio
  1. Miguel Paludo 27:08.800
  2. Enzo Elias +2.156
  3. Matheus Iorio +2.898
  4. Werner Neugebauer +3.250
  5. Marçal Müller +5.485
  6. Alceu Feldmann +14.434
  7. Pedro Boesel +21.195
  8. Cristiano Piquet* +22.230
  9. Rodrigo Mello*+28.417
  10. Eloi Khouri +28.729
  11. Rouman Ziemkiewicz* +36.000
  12. Eduardo Azevedo* +37.008
  13. Sylvio de Barros** +38.295
  14. Francisco Lara* +43.990
  15. Gerogios Frangulis** +45.487
  16. Nelson Marcondes** +46.922
  17. Eduardo Menossi** +52.142
  18. Fernando Croce +57.612
  19. Urubatan Junior** +1:00.892
  20. João Barbosa** +1:04.565
  21. Francisco Horta** +1:10.901
  22. Leonardo Sanchez** +1:19.619
  23. Renan Pizii* +1:31.953

*Classe Sport **Classe Trophy


GT3 Cup

Pódio GT3 Cup Foto Victor Eleuterio
  1. Lucas Salles 27:05.753
  2. Raijan Mascarello +1.451
  3. Nelson Monteiro +2.078
  4. Vina Neves* +27.683
  5. Ricardo Fontanari* +28.153
  6. Ramon Alcaraz* +33.785
  7. Ayman Darwich* +36.663
  8. Eduardo Menossi* +42.451
  9. Lineu Pires* +23.081
  10. Marcio Mauro +43.576
  11. Edu Guedes* +44.059
  12. Caio Castro* +44.599
  13. Paulo Sousa* +49.666
  14. Bruno Campos* +57.353
  15. André Gaidzinski* +57.960
  16. Edson dos Reis* +1:04.514
  17. Paulo Totaro* +1:08.024
  18. Gustavo Farah** +1:08.316
  19. Guilherme Bottura* +1:16.418
  20. Carol Aranha** +1:29.998
  21. Cristian Mohr -2 voltas
  22. Leonardo Sanchez* -2 voltas
  23. Nasser Aboultaif** -4 voltas

*Classe Sport **Classe Trophy


Miguel Paludo“Que sensação boa começar a temporada vencendo. Foi um trabalho em equipe gigante para conseguir abrir essa temporada no mesmo ritmo do ano passado. O carro teve problema de câmbio no quali, precisei do reserva para a segunda parte e consegui a pole. Voltando para o meu carro na corrida. Isso faz a diferença, poder contar com todos da equipe, todos deram o máximo para estarmos aqui. Feliz em terminar a prova como estivemos no ano passado, no lugar mais alto do pódio”. Foto Victor Eleuterio

Lucas Salles“Larguei muito mal, eles me passaram, então tentei recuperar o ritmo consistente. E deu certo. Fomos chegando, chegando, consegui a ultrapassagem e depois foi só manter a ponta”. Foto Victor Eleuterio

Enzo Elias“Foi uma prova difícil, uma das mais difíceis que tive na categoria. A transição da pista molhada para seca com o pneu Michelin de chuva torna difícil o cenário. Estava mais rápido no começo na disputa com o Iorio, e o Paludo abriu. No meio da corrida tive que administrar os pneus. Depois pude dar tudo para tentar buscar o Paludo e estava chegando, mas ele achou um ritmo forte também e o Iorio voltou ainda muito forte. Não deu para chegar no Paludo, mas fico contente demais em dar esse resultado para a Farben e vamos buscar a vitória amanhã”. Foto Luca Bassani

Raijan Mascarello“Eu estou muito feliz, conseguindo competir e me divertir. Não esperava chegar tão na frente assim, consegui andar muito tempo na frente e completei em segundo lugar. Estou muito contente com o resultado e com o fato de estar me divertindo acima de tudo”. Foto Luca Bassani

Cristiano Piquet“Foi um ótimo trabalho em equipe. O Nelsinho Piquet me ajudou muito acertando o carro, estava muito tempo parado, então ele foi muito importante nesse ponto, com uma ajuda dessas eu precisava compensar e andar bem. Fico feliz em conseguir essa vitória depois de quatro anos sem correr aqui.” Foto Victor Eleuterio

Nelson Monteiro“Legal voltar a correr já subindo ao pódio. tivemos uma boa corrida, não conseguimos exatamente o que queríamos no quali. Ser regular e estar sempre andando na frente vai ser importante para o campeonato. Até que tinha condições de atacar o segundo, mas não consegui achar o momento certo. Estamos só começando a temporada e vamos em frente.” Foto divulgação

Georgios Frangulis“No final das contas eu adoro andar em pista molhada, em todas as provas que andei nessas circunstâncias eu fui bem, acho que a coragem de frear o mais tarde possível. O segundo lugar foi muito bom, até uma surpresa para mim. Estávamos bem com esse segundo lugar na Trophy e mais um pouco a gente ia conseguir brigar talvez por um lugar na Sport. Agora é descansar e focar na corrida de amanhã.” Foto Luca Bassani


Domingo

Abertura oficial no domingo da temporada 2021 da Porsche XP Private Cup teve imagens marcantes no Velocitta. Da solenidade de abertura com a adesão à iniciativa Porsche Impact [todos os pilotos e o time da organização trajando camisetas verdes alusivas ao tema], ao pódio com telão, passando por ultrapassagens memoráveis e até carros ensaiando malabarismos, tudo em grande estilo. As vitórias ficaram com Marçal Müller, na Carrera Cup, e Eduardo Menossi, na GT3, coroando trajetórias memoráveis.


Largada Carrera Cup 4.0 Foto Luca Bassani

Pela manhã o piloto do carro #544 da Equivoco Racing brilhou na largada saltando de quinto para primeiro. Controlando o ritmo e voltou a vencer com o Porsche de motor 4.0 litros depois de um ano e meio afastado do topo do pódio.


A largada para a vitória Marçal Muller vence na Carrera Cup Foto Luca Bassani

Momento Equivoco Racing na pista, Marcio Mauro e Paulo Totaro Foto Luca Bassani

Cristiano Piquet na 4.0 Foto Luca Bassani

Acidente no início da corrida 1 entre Nelsinho Marcondes e Georgios Frangulis
Foto Luca Bassani

A seguir Eduardo Menossi controlou de ponta a ponta a corrida para vencer pela primeira vez com o Porsche 3.8. Foi um final de etapa épico para o piloto do carro #85. Além de escrever seu nome como o 97º vencedor diferente na história da Porsche XP Private Cup, o “italiano voador” encerrou no alto do pódio uma jornada na qual aceitou o desafio de competir nas duas categorias, disputando quatro corridas entre sábado e domingo, superação total.


Eduardo Menossi na 3.8 Foto Luca Bassani

Enzo Elias deixa o Velocitta na liderança da Carrera Cup, favorecido por um par de segundos lugares. Na classe Sport o líder é Cristiano Piquet, que gabaritou a etapa. Já na Trophy Sylvio de Barros aparece no alto dos pontos, graças à vitória de sábado e segundo lugar domingo.


Enzo Elias na 4.0 Foto Luca Bassani

Já pela classe GT3 Cup os maiores pontuadores do fim de semana foram o estreante Raijan Mascarello e o vice-campeão Nelson Monteiro. O líder da classe Sport é Vina Neves, catapultado pela vitória na categoria no sábado e quarto lugar domingo. Pela classe Trophy, Gustavo Farah, vencedor das duas provas, é o primeiro do campeonato.


Nelson Monteiro na 3.8 Foto Luca Bassani

A etapa do Velocitta marcou a estreia de Caio Castro. No sábado o piloto teve corrida movimentada e terminou em 12º. Já no domingo, acabou forçado a abandonar após acidente na quarta volta.


Caio Castro e Bruno Campos na 3.8 Foto Luca Bassani

Resultados:

Carrera Cup

Marçal Muller vence na Carrera Cup com Enzo Elias em P2, Pedro Boesel em P3, Matheus Iorio em P4 e Alceu Fedmann em P5 Foto Luca Bassani
  1. Marçal Müller 27:16.998
  2. Enzo Elias +3.774
  3. Pedro Boesel +19.068
  4. Matheus Iorio +19.453
  5. Alceu Feldmann +20.338
  6. Werner Neugebauer +21.041
  7. Miguel Paludo +21.284
  8. Cristiano Piquet* +22.108
  9. Rodrigo Mello*+24.139
  10. Rouman Ziemkiewicz* +28.383
  11. Urubatan Junior** +35.719
  12. Sylvio de Barros** +36.409
  13. Eloi Khouri +38.750
  14. Francisco Lara* +41.309
  15. Eduardo Menossi** +44.119
  16. Francisco Horta** +50.832
  17. Renan Pizii* +52.056
  18. Leonardo Sanchez** +1:06.875
  19. Fernando Croce +1:07.542
  20. João Barbosa** +1:21.547
  21. Eduardo Azevedo* DNF
  22. Gerogios Frangulis** DNF
  23. Nelson Marcondes** DNF

*Classe Sport **Classe Trophy

GT3 Cup

Eduardo Menossi vence na geral e na classe Sport Foto Victor Eleuterio
  1. Eduardo Menossi* 27:14.547
  2. Nelson Monteiro +0.350
  3. Raijan Mascarello +0.672
  4. Ayman Darwich* +2.675
  5. Cristian Mohr +2.969
  6. Leonardo Sanchez* +6.622
  7. Vina Neves* +13.812
  8. André Gaidzinski* +21.191
  9. Paulo Sousa* +25.385
  10. Gustavo Farah** +25.642
  11. Lineu Pires* +39.736
  12. Ramon Alcaraz* +1:06.808
  13. Paulo Totaro* +1:23.190
  14. Nasser Aboultaif** -1 volta
  15. Carol Aranha** -1 volta
  16. Guilherme Bottura* -2 voltas
  17. Ricardo Fontanari* DNF
  18. Bruno Campos* DNF
  19. Lucas Salles DNF
  20. Caio Castro* DNF
  21. Edson dos Reis* DNF
  22. Marcio Mauro DNF
  23. Edu Guedes* DNF

*Classe Sport **Classe Trophy


Marçal Müller“Fiz uma tentativa de largada por fora que acabou dando certo. Na segunda cruva assumi a primeira colocação e dei tudo que tinha. Consegui abrir vantagem e estou muito feliz em voltar a vencer depois de um ano e meio”. Foto Luca Bassani


Eduardo Menossi“É um sonho de moleque que realizo na Porsche Cup. Jamais pensei em estar aqui… Que sirva para todo mundo acreditar nos sonhos e saber que é possível. Estou muito feliz”. Foto Victor Eleuterio


Cristiano Piquet“Não tinha porque fica brigando com os pilotos de outra categoria. Estou muito feliz pois conseguimos a pontuação máxima na classe Sport no fim de semana. Começo muito positivo”. Foto Victor Eleuterio

Urubatan Junior“Ontem não tive um bom resultado porque errei e estava muito triste. Hoje acertei e consegui vencer a prova. Automobilismo é uma lição de vida e estou muito contente”. Foto Victor Eleuterio

Enzo Elias“O Velocitta sempre é muito bom com a gente. Ainda não foi dessa vez que tivemos a vitória aqui, mas sei que elas virão. Fizemos um trabalho perfeito no fim de semana, controlamos o que deveríamos controlar e o resultado veio. Viemos para brigar pelo campeonato e a performance aqui mostrou que temos o direito de sonhar com isso. Agora é comemorar e logo começar a preparação para Curitiba”. Foto Luca Bassani

Raijan Mascarello“Bom resultado hoje, acho que saio como líder do campeonato e foi um fim de semana muito positivo no nosso objetivo de vencer o campeonato.” Foto Luca Bassani

Miguel Paludo“O Velocitta é uma pista muito travada, de difícil ultrapassagem. Fiquei muito tempo na disputa com o Werner e não consegui brigar. Na largada pulei bem, reagi muito rápido, mas fui fechado e tive que frear para não bater. Foi uma corrida muito enroscada, mas o campeonato é longo e vou recuperar esse resultado que não era esperado.”

Nelson Monteiro“Foi uma disputa muito boa com o Menossi e Raijan. Nós três estávamos muito perto um do outro e precisava concentração total para não errar, era uma situação de um olho no peixe e outro no gato. É difícil passar aqui e era muito arriscado tentar ultrapassar e não terminar a prova com pontos. Deu para terminar bem com dois bons resultados no campeonato.” Foto Luca Bassani

Caio Castro“Queria ter corrido mais, sendo bem honesto. Pelo que eu vi, estava dentro e não sei o que aconteceu ali. Vou olhar no VT o que aconteceu, mas sei que fui no terceiro andar e estourou meu radiador”. Foto Luca Bassani

Carol Aranha“Estamos aprendendo, o que é essencial. É apenas a segunda corrida da minha vida. O nível de desafio vai aumentando e espero que outras mulheres topem esse desafio. A adrenalina está alta!”


Os campeonatos:

Carrera Cup

  1. E. Elias – 38 pontos
  2. M. Muller – 34
  3. M. Iorio – 32
  4. M. Paludo – 31
  5. W. Neugebauer e P. Boesel – 26
  6. A. Feldmann – 24
  7. C. Piquet – 17
  8. R. Mello – 15
  9. R. Ziemkiewicz – 12
  10. E. Khouri – 10
  11. S. de Barros – 8
  12. E. Azevedo, F. Lara e U. Junior – 5
  13. G. Frangulis – 2
  14. E. Menossi – 1

Carrera Sport

  1. C. Piquet – 22 pontos
  2. R. Mello – 18
  3. R. Ziemkiewicz – 14
  4. S. de Barros – 10
  5. F. Lara – 8
  6. E. Azevedo – 7
  7. U. Junior – 5
  8. G. Frangulis – 4
  9. N. Marcondes – 3
  10. E. Menossi – 2
  11. F. Horta – 1

Carrera Trophy

  1. S. de Barros – 20
  2. U. Junior – 16
  3. E. Menossi – 13
  4. G. Frangulis – 12
  5. N. Marcondes e F. Horta – 9
  6. J. Barbosa – 8
  7. L. Sanchez – 7

GT3 Cup

  1. R. Mascarello e N. Monteiro – 36 pontos
  2. E. Menossi – 29
  3. V. Neves – 25
  4. A. Darwich – 24
  5. L. Salles – 22
  6. R. Alcaraz – 16
  7. R. Fontanari – 14
  8. L. Pires – 13
  9. C. Mohr – 12
  10. P. Sousa – 11
  11. A. Gaidzinski e L. Sanchez – 10
  12. M. Mauro – 7
  13. E. Guedes e G. Farah – 6
  14. C. Castro – 5
  15. B. Campos e P. Totaro – 3
  16. N. Aboultaif – 2
  17. C. Aranha – 1

GT3 Sport

  1. V. Neves – 17 pontos
  2. E. Menossi – 16
  3. A. Darwich – 15
  4. R. Fontanari – 10
  5. R. Alcaraz – 8
  6. L. Pires e L. Sanchez – 6
  7. E. Guedes e A. Gaidzinski – 4
  8. C. Castro e P. Sousa – 3
  9. G. Farah – 2

GT3 Trophy

  1. G. Farah – 22 pontos
  2. C. Aranha e N. Aboultaif – 16

A Porsche XP Private Cup retoma suas atividades de pista dentro de quatro semanas, no Autódromo Internacional de Curitiba.

Calendário Porsche Cup 2021:

Etapa 1 – Sprint – 29 e 30 de maio – Velocitta

Etapa 2 – Sprint – 26 e 27 de junho – Curitiba

Etapa 3 – Sprint – 24 e 25 de julho – Velocitta

Etapa 4 – Endurance – 14 de agosto – Interlagos

Etapa 5 – Sprint – 11 e 12 de setembro – Curitiba

Etapa 6 – Sprint – 9 e 10 de outubro – Goiânia

Etapa 7 – Endurance – 16 de outubro – Goiânia

Etapa 8 – Sprint – 6 e 7 de novembro – Interlagos

Etapa 9 – Endurance – 4 de dezembro – Interlagos

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.