PORSCHE CUP C6 BANK MASTERCARD – 3.020 VOLTAS NA PISTA DE INTERLAGOS E 13.012 KM PERCORRIDOS NA PRÉ-TEMPORADA

Ainda não houve tomadas de tempo nem corridas, mas a jornada da pré-temporada da Porsche Cup C6 Bank Mastercard em Interlagos permite afirmar que 2022 começou com números maiúsculos

Foram nada menos que 3.020 voltas percorridas, para um total de 13.012 km. A distância realizada pelos carros do maior evento de Gran Turismo da América Latina em Interlagos equivale a cruzar três vezes o território brasileiro de seus extremos Norte a Sul ou de Leste a Oeste.



Uma autêntica maratona, realizada sem maiores incidentes.

O feito é ainda mais relevante considerando-se que foi o primeiro contato da nova frota de 26 carros da geração 992 com seus pilotos titulares. Os novos bólidos da Carrera Cup percorreram ao todo 1.820 voltas, para um total de 7.842 km em Interlagos, São Paulo. Foi registrada apenas uma pane, rapidamente remediada pela equipe da Porsche Cup C6 Bank Mastercard com a troca do câmbio de um carro.



Já os modelos Porsche 911 GT3 Cup da geração 991/2, que agora são os carros oficiais da categoria Sprint Challenge, percorreram ao todo 1.200 voltas, para um total de 5.170 km. Com eles também o único problema mecânico mais relevante foi a troca de um câmbio.



Para dar conta da demanda dos 47 pilotos titulares participantes das sessões da pré-temporada, foram necessários nada menos que 170 jogos de pneus slick Michelin.

Os carros foram abastecidos com 564 litros de óleo Mobil e utilizaram entre 8 e 9 mil litros de combustível de alta performance.



Feitos todos os testes na pista, tanto os carros novos da Carrera Cup quanto os da Sprint Challenge passarão a seguir por um minucioso processo de revisão.

A meta é chegar a Goiânia com tudo funcionando no padrão Porsche impecavelmente – para a primeira rodada do campeonato de Sprint, no início do mês de abril.



Dener Pires, promotor da Porsche Cup C6 Bank Mastercard:

“É uma boa soma de quilometragem. Sinceramente nem tinha ideia desse dado. É fruto de alguns fatores: em primeiro lugar a qualidade do produto Porsche e também a qualidade da equipe. Tivemos aqui carros novos, recém-fabricados com todo esse drama que tem vivido a indústria automotiva global, que chegaram com a necessidade de recall. A equipe trabalhou muito sério para desmontar 26 câmbios e tanques de gasolina e deixar os carros funcionando em ordem. Então os 992 chegaram funcionando muito bem. Os carros da geração anterior, que já têm quatro anos de história conosco, também funcionaram muito bem. Novamente por mérito da equipe que fez um belíssimo trabalho de revisão desde o fim da temporada 2021. Então é uma somatória: um bom trabalho e um bom produto.”

“Todos os pilotos estão de carros novos e isso também precisa ser enfatizado. Os competidores da Sprint Challenge, agora receberam o 991/2, um veículo bastante atual e veloz, novo para eles que agora têm à disposição motor mais potente, mais velocidade, freio ABS etc. Já os pilotos da Carrera Cup, que receberam então um carro totalmente novo, com uma concepção totalmente nova, o ‘992’. Tiveram a oportunidade de fazer todos os testes, entender as mais variadas regulagens. Então ficou todo mundo feliz e eu já posso adiantar que os recordes estão sendo quebrados de todos os lados”

Leonardo Sanchez“Eu fico muito feliz em subir para a divisão principal da Porshce Cup e logo no ano de estreia do 992. É um carro espetacular com muita tecnologia embarcada como controle de tração, freios ABS, mais potência e um estilo de pilotar muito diferente. Estou me adaptando aos poucos, são processos de adaptação e acho que terei um ano muito bom, estou evoluindo bem durante os treinos.”
“Também estou feliz em competir com o BMW M4 na Endurance Brasil com o Átila Abreu, tivemos alguns problemas logísticos com peças mas no fim está dando tudo certo e acho este carro servirá como treino para me adaptar ainda mais ao novo carro da Porsche Cup.
Foto Lucas Miranda


Enzo Elias – “Iniciamos mais uma temporada com a motivação em alta. No ano passado tivemos grandes resultados e vamos buscar mais troféus em 2022. A Porsche Cup entra em uma nova fase com os novos carros e a adaptação é muito importante para ter sucesso durante o ano. Fico muito honrado em competir mais uma temporada com a Farben. É uma responsabilidade e também uma grande alegria defender suas cores.”
Foto Luca Bassani


Georgios Frangulis“O 992 enfim chegou ao Brasil e pudemos acelerar ele em Interlagos. É um carro completamente diferente do que eu guiei no RedBull Ring ano passado, aquele não tinha ABS e nem controle de tração. Foram dois dias de muito aprendizado, tivemos algumas complicações hoje, usamos um set de pneus com mais voltas do que a gente pensava, então conseguimos treinar apenas nos últimos minutos do dia. Mesmo assim foi muito bom, pude sentir de fato como era o 992 que a gente esperava na pista. Agora a missão do ano é aprender a lidar com um carro tão poderoso e domar a fera o quanto antes para poder andar entre os primeiros. ”
Foto José Mario Dias


Werner Neugebauer –
“O carro é muito bom, evolui muito da geração passada para essa. A principal diferença que senti foi no freio e na parte eletrônica. Foi a principal mudança para mim nesse carro. chegamos ao fim da reta perto dos 260 km/h e freamos na placa de 50m”, disse o piloto do carro #8, que também foi campeão Overall em 2019. “Essa evolução foi marcante. Além disso tem mais pressão aerodinâmica e o volante é bem mais direto nas ações”, completou.
“Todo mundo andou de pneu novo, então sempre buscamos dar uma olhada nos tempos. Fizemos alguns testes de setup e gostamos do que vimos. Acreditamos que ainda seja possível melhorar, mas isso vai acontecer naturalmente durante a temporada”, disse o piloto que foi o primeiro a ir à pista com o carro novo.

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights