PORSCHE CUP C6 BANK | “Boost” na Carrera Cup estreia na etapa 3 em Interlagos
Carrera Cup Brasil é a primeira Porsche Cup no mundo a contar com botão que ativa potência extra no carro e deixa as corridas mais emocionantes
O primeiro evento da Porsche Cup C6 Bank após seu vigésimo aniversário marca mais uma formidável novidade, reafirmando o pioneirismo da categoria brasileira dentro do cenário mundial. Os carros da Carrera Cup, a principal categoria do evento, passam a contar com o Boost. É um mecanismo que confere aos carros entre 20 e 30 cavalos de potência adicional, cujo acionamento ficará a critério dos pilotos.
Concebido para tornar as corridas ainda mais emocionantes, o Boost é uma exclusividade da Carrera Cup Brasil dentro do ecossistema global dos eventos monomarca de Porsche. Nenhuma outra Porsche Cup pelo mundo dispõe do mecanismo, desenvolvido pela Porsche Cup C6 Bank com autorização da Porsche Motorsport.
O sistema atua na injeção eletrônica dos carros da geração 992, oferencendo potência adicional durante determinado período de tempo. O tempo de duração do Boost, a exata potência adicional e o número de acionamentos serão determinados nos regulamentos particulares das provas, levando em conta as características de cada circuito.
Em Interlagos no fim de semana foram liberados 12 acionamentos durante 25 segundos a partir do treino classificatório e a gestão fica a critério dos pilotos. Se usarem, por exemplo, no Q1 e no Q2 da tomada de tempo, terão dez acionamentos restantes para as duas provas da etapa.
Para se adaptarem à novidade e traçarem as melhores estratégias incluindo os trechos onde o Boost pode render mais dividendos, os 33 pilotos inscritos nesta etapa da Carrera tiveram 30 acionamentos disponíveis nos treinos opcionais e livre de quinta e sexta-feira.
Diferentemente do que acontece com o “DRS Zone” da F1, no qual há um ou mais trechos delimitados da pista para o acionamento da asa móvel, na Carrera Cup o emprego do Boost é liberado em qualquer setor do traçado, podendo ser empregado tanto no ataque para ultrapassagem quanto na defesa da posição.
Além de um intervalo de 100 segundos entre dois acionamentos, para evitar o uso do Boost em voltas seguidas, o emprego do mecanismo é vedado em largadas e relargadas.
Há dois sinais visíveis de que o mecanismo está em utilização: um para o piloto e outro para o público. Do lado de fora do carro, os carros terão farol alto piscando. Dentro do cockpit, o piloto verá uma luz verde no painel com dois leds piscando e o contador de ativações restantes.
O time de engenharia da Porsche Cup C6 Bank conta com um sistema de monitoramento que possibilita acompanhar em tempo real as ativações e o saldo de Boosts restantes em cada carro. Nesta etapa de estreia, narradores e comentaristas tiveram acesso a tais informações, podendo compartilhar com o público ao reportar as disputas do fim de semana.
O Boost foi desenvolvido e testado pelo time técnico da Porsche Cup C6 Bank ao longo dos últimos dois anos. Diversos testes e simulações foram feitos, inclusive nesta semana, para garantir segurança, confiabilidade total e resistência a falhas. As avaliações dos pilotos consultores da categoria que trabalharam no projeto foram bastante entusiasmadas, com adaptação rápida e positiva ao mecanismo.
Agora o Boost estará disponível também nas corridas da Carrera Cup, conferindo ainda mais emoção às provas da Porsche Cup C6 Bank. Além dos 33 carros da categoria, a etapa do fim de semana tem mais 23 carros na Challenge e 18 na Trophy, perfazendo um total de 73 pilotos inscritos em Interlagos (novo recorde de participantes de uma etapa de sprint).
O que os pilotos disseram:Miguel Paludo – “Eu acho que foi um trabalho muito bem desenvolvido por toda a equipe Porsche Cup. Gostei bastante e estou tentando me adaptar aos diferentes cenários, afinal é tudo novo e será mais uma possibilidade de estratégia que vamos poder usar. Aqui em Interlagos a subida da junção, até a freada do S acredito que será um ponto importante e que muitos tendem a usar, mas existem outros pontos interessantes e vamos ver como será no final de semana.” Foto Rafael Gagliano
Rouman Ziemkiewicz – “Primeiro, eu achei esse sistema fantástico. Acredito que vai dar uma outra dinâmica para a corrida, vai facilitar nas ultrapassagens, reduzir acidentes, realmente eu gostei muito e fiquei bastante feliz. Em termos de estratégia, vamos ter uma na corrida e uma na classificação, o que vai variar de cada um e eu achei muito legal isso. Para mim, acredito que a frenagem no bico de pato pode ser interessante na classificação, mas na corrida já prefiro o start depois da frenagem do bico de pato e início da junção, para conseguir ir até o final da reta, então, muda a estratégia e o cenário pode sempre ficar mais dinâmico.”
Marçal Muller – “Na verdade nós estamos nos adaptando novamente ao carro, principalmente sem o Boost, porque estamos perdendo um pouco de potencia. Mudou um pouco os pontos de freada, mas o Boost vem pra trazer mais emoção para todo mundo e é tudo questão de ajustar, construindo junto com a organização na medida que for acontecendo as provas, mas é uma iniciativa que sou muito a favor e acredito sem muito bacana” Foto Luca Bassani
Gustavo Zanon – “Eu usei duas vezes o Boost e o interesse é que ele demora 10s para entrar, então, você precisa acertar a hora de usar. Acredito que a prova vai ficar mais dinâmica e com mais ultrapassagens. Podemos usar no qualy e é possível tirar alguns décimos e o interessante é que quem passar para o Q2, se usar de novo, vai ter menos para a corrida. Tem que saber usar e aproveitar o máximo para andar no pelotão da frente.”
Christian Hahn – “Estamos entendendo o momento certo para usar e os pontos estratégicos. Para ser bem honesto, achei uma decisão um pouco incomum e diferente, já que nas categorias de GT3 não é comum de ver o Boost. Poderia ter sido testado no Endurance e sou contra alterar a dinâmica no meio do campeonato, mas vamos aprender usar e ir pra cima. Sabemos que todo mundo vai tentar utilizar e vamos tentar fazer o melhor que conseguirmos”
Lucas Salles – “Minha dúvida ficou a onde utilizar e as nossas referências mudaram um pouco, então, vamos ter que recalibrar um pouco os pontos de frenagem. Na hora que sai o Boost, conseguimos sentir no carro e vamos analisando ao longo do final de semana como será a nossa adaptação” Foto Rafael Gagliano
Antonella Bassani – “O dia de hoje foi muito positivo, tô muito feliz com o resultado e ainda temos muita coisa para melhorar, mas com essa novidade do Boost acredito que vá ajudar muito na segurança de nós pilotos e também te dá mais segurança para as ultrapassagens. Agora é aprender os pontos certos e ir pra cima” Foto Rafael Gagliano
Cristian Mohr – “Como nós fizemos só um treino hoje, a impressão inicial que tive é que vai ser muito importante saber a hora certa de acionar para aproveitar o máximo na performance. O Boost dá uma mudança significativa e quando acionamos, realmente, dá um gás interessante a potência do carro e pode ser interessante para facilitar as ultrapassagens” Foto Rafael Gagliano
Marco Pisani – “Achei o Boost muito interessante e acho Interlagos um bom lugar para testarmos, já que a maioria dos pilotos já tem mais familiaridade com a pista. Nos sentimos o carro um pouco mais lento e primeiro fizemos as voltas rápidas sem o Boost para ver como era e ele é muito interessante como vai evoluindo, o que acredito que vá ajudar muito na hora da prova. Sabendo usar, acredito ser um elemento muito interessante” Foto Rafael Gagliano
Alceu Feldmann – “Na verdade, acredito que era um sistema que precisávamos mesmo, muitas categorias já usam e precisávamos de algo para deixar as corridas mais dinâmicas. Agora vamos aprender a usar e nos adaptar, mas acredito ser uma iniciativa muito interessante” Foto Rafael Gagliano
Matheus Comparatto – “A verdade é que tudo é novo para mim na Porsche Cup e agora temos mais essa novidade para me adaptar. Acho positivo, pois pode colocar mais pilotos no jogo pelas vitórias e adicionar elementos de estratégia no fim de semana” Foto Rafael Gagliano
Marcos Regadas – “Eu achei muito legal, principalmente por trazer mais segurança pra categoria. A gente percebe nitidamente que o melhor lugar para usar é antes do mergulho, para usar na reta inteira e percebemos também quando a potência entra, mas quando não está usando, não sentimos tanta diferença, o que eu acho muito bom porque vai trazer mais segurança para a categoria, já que os freios da Porsche são muito bons e todo mundo freia muito dentro, o que dificultava muito as ultrapassagens e agora com o Boost vai facilitar as ultrapassagens e trazer uma nova dinâmica para a corrida e envolver mais estratégia, se tornando mais interessante, principalmente para o público.”
Porsche Cup C6 Bank – Etapa 3
Carrera
#7. Miguel Paludo
#10. Thiago Vivacqua
#26. Christian Hahn
#70. Lucas Salles
#72. Antonella Bassani
#118. Matheus Comparatto
#544. Marçal Muller
#1. Alceu Feldmann (S)
#14. Carlos Campos (S)
#17. Marcos Regadas (S)
#21. Miguel Mariotti (S)
#24. Gustavo Zanon (S)
#27. Josimar Junior (S)
#29. Rodrigo Mello (S)
#30. Cristian Mohr (S)
#51. Israel Salmen (S)
#77. Francisco Horta (S)
#80. Rouman Ziemkiewicz (S)
#83. Marco Billi (S)
#87. Nelson Monteiro (S)
#95. Alceu Feldmann Neto (S)
#100. Sebá Malucelli (S)
#199. Nelson Marcondes (S)
#888. Lineu Pires (S)
#2. Silvio Morestoni (R)
#9. Edu Guedes (R)
#11. Flavio Sampaio (R)
#12. Marco Pisani (R)
#15. Leo Sanchez (R)
#25. Paulo Sousa (R)
#33. Bruno Campos (R)
#85. Eduardo Menossi (R)
#99. Wagner Pontes (R)
(S) Sport
(R) Rookie
Challenge
#22. Caio Castro
#23. Leonardo Herrmann
#54. Caio Chaves
#66. Sadak Leite
#82. Gerson Campos
#5. George Filho (S)
#7. Luiz Souza (S)
#14. Andre Gaidzinski (S)
#32. Matheus Roque (S)
#77. Mario Delara (S)
#98. Cecilia Rabelo (S)
#177. Lucas Locatelli (S)
#444. Markenson Marques (S)
#2. Rafa Brocchi (R)
#18. Ricardo Zylberman (R)
#21. Daniel Neumann (R)
#33. William Araujo (R)
#36. Heverton Cardoso (R)
#45. José Moura Neto (R)
#58. Claudio Simão (R)
#99. Claudio Reina (R)
#100. Raphael Bernardes (R)
#129. Fernando Arruda (R)
(S) Sport
(R) Rookie
Trophy
#10. Nicholas Garfinkel#12. Pedro Villela
#13. Leticia Bufoni
#72. Sergio Laurentys
#111. Neto Carloni
#121. Denis Ferrer
#331. Neto Heil
#1. Gustavo Costa (S)
#3. Gabriel Guper (S)
#5. Guilherme Figueiredo (S)
#7. Adriano Valverde (S)
#11. Paulo Reales (S)
#22. Eldo Umbelino (S)
#45. Luis Eduardo Lopes (S)
#51. Rodrigo Arruy (S)
#84. Fabricio Simões (S)
#777. Lucas Lucco (S)
#911. Paulo Muzy (S)
(S) Sport
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