PORSCHE 935 – 700 HP SUBINDO PARA PIKES PEAK

O Porsche 935 é um daqueles carros com os quais todos os entusiastas se apaixona. A partir dos anos 70 sua saga ainda reina nos clãs dos aficionados. O 935 é inquestionavelmente uma lenda. Poderia muito bem ser considerado o ”topo da Porsche”, e é por isso que a montadora alemã considerou adequado remasterizar e relançar o modelo em 2019.


Os carros ficam mais legais quando você os dirige, diz Jeff Zwart proprietário desse modelo 935 “carbon”.

A Porsche intencionalmente – ou talvez não intencionalmente – comercializou o novo 935 como mais um veículo de colecionador do que exatamente um carro de corrida.



Em 2018, começava a configurar um único [novo] 935 de maneira verdadeiramente competitiva. Um carro de um bilhão de dólares, certo?

Bob Ingram é um colecionador de Porsche como nenhum outro. Na verdade, ele é considerado como tendo a maior coleção particular de carros clássicos da Porsche. Bob adquiriu um dos 77 935 / 19s sem intenção de deixá-lo acumular poeira parado.



Jeff Zwart, tem uma longa história ao volante de veículos Porsche. Ele aprendeu a dirigir com o pai em um Porsche 901 ano 1964, então você pode dizer que está no sangue dele a marca. Além de ser piloto, ele também é um excelente fotógrafo e diretor de cinema.

É claro que, a essa altura, ‘Zwart’ já estava namorando o 935, e durante um jantar Jeff e Bob traçaram um plano para enviar esse carro para Pikes Peak, preparando em tempo recorde.



Assim como os engenheiros da Porsche, o Ingram / Road Scholars 935 não é um estoque de fábrica. Com o novo 935, a Porsche removeu grande parte das peças de reposição, mas se você for empurrar um veículo até o fim de seus limites, ele precisará de algum ajuste no chassi. E o carro foi o carro foi afinado por Joey Seely na E-Motion Engineering.



Joey é outro aficionado da Porsche, especialista de ajustar o chassi para um grande número de equipes de corrida de sucesso. Seus carros de Rally Safári da Luftauto são quase tão lendários quanto o 935, assim como seu trabalho com veículos que competiram nas 24 horas de Le Mans.



Joey e Jeff também colaboraram anteriormente em 2015. Joey foi responsável pela geometria da suspensão e pela construção geral do GT3, recorde que você ouve e vê no vídeo acima.



Os testes em Willow Springs International Raceway, Joey cuidou para que a suspensão baseada da KW fosse acionada manualmente para ter o melhor desempenho possível. Com o Pikes Peak agora pavimentado, pode-se argumentar que o ajuste é agora um pouco mais fácil, situação que deixa os engenheiros mais tranquilos.



Pikes Peak é um pouco fora do contexto do 935, mas é ótimo saber que pelo menos um dos 77 Porsche 935s terá um tempo competitivo.

Fotos: Keiron Berndt e Arquivo de Fotos: cortesia da Porsche AG

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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