PORSCHE 935 – 700 HP SUBINDO PARA PIKES PEAK
O Porsche 935 é um daqueles carros com os quais todos os entusiastas se apaixona. A partir dos anos 70 sua saga ainda reina nos clãs dos aficionados. O 935 é inquestionavelmente uma lenda. Poderia muito bem ser considerado o ”topo da Porsche”, e é por isso que a montadora alemã considerou adequado remasterizar e relançar o modelo em 2019.
Os carros ficam mais legais quando você os dirige, diz Jeff Zwart proprietário desse modelo 935 “carbon”.
A Porsche intencionalmente – ou talvez não intencionalmente – comercializou o novo 935 como mais um veículo de colecionador do que exatamente um carro de corrida.
Em 2018, começava a configurar um único [novo] 935 de maneira verdadeiramente competitiva. Um carro de um bilhão de dólares, certo?
Bob Ingram é um colecionador de Porsche como nenhum outro. Na verdade, ele é considerado como tendo a maior coleção particular de carros clássicos da Porsche. Bob adquiriu um dos 77 935 / 19s sem intenção de deixá-lo acumular poeira parado.
Jeff Zwart, tem uma longa história ao volante de veículos Porsche. Ele aprendeu a dirigir com o pai em um Porsche 901 ano 1964, então você pode dizer que está no sangue dele a marca. Além de ser piloto, ele também é um excelente fotógrafo e diretor de cinema.
É claro que, a essa altura, ‘Zwart’ já estava namorando o 935, e durante um jantar Jeff e Bob traçaram um plano para enviar esse carro para Pikes Peak, preparando em tempo recorde.
Assim como os engenheiros da Porsche, o Ingram / Road Scholars 935 não é um estoque de fábrica. Com o novo 935, a Porsche removeu grande parte das peças de reposição, mas se você for empurrar um veículo até o fim de seus limites, ele precisará de algum ajuste no chassi. E o carro foi o carro foi afinado por Joey Seely na E-Motion Engineering.
Joey é outro aficionado da Porsche, especialista de ajustar o chassi para um grande número de equipes de corrida de sucesso. Seus carros de Rally Safári da Luftauto são quase tão lendários quanto o 935, assim como seu trabalho com veículos que competiram nas 24 horas de Le Mans.
Joey e Jeff também colaboraram anteriormente em 2015. Joey foi responsável pela geometria da suspensão e pela construção geral do GT3, recorde que você ouve e vê no vídeo acima.
Os testes em Willow Springs International Raceway, Joey cuidou para que a suspensão baseada da KW fosse acionada manualmente para ter o melhor desempenho possível. Com o Pikes Peak agora pavimentado, pode-se argumentar que o ajuste é agora um pouco mais fácil, situação que deixa os engenheiros mais tranquilos.
Pikes Peak é um pouco fora do contexto do 935, mas é ótimo saber que pelo menos um dos 77 Porsche 935s terá um tempo competitivo.
Fotos: Keiron Berndt e Arquivo de Fotos: cortesia da Porsche AG