"PAPO DE CLÁSSICOS"…(2)

Os Clássicos no Sabadão…
Por Romeu Nardini

A colorida SuperClassic 2008…

O “home” do boteco, pediu para eu falar sobre carros Clássicos, e eu não podia deixar passar em branco o ultimo Sabadão em Interlagos, já que haveria mais uma etapa do Campeonato de Super Classic que mudou de nome, mas o “apelido” ficou para sempre.

Dodge Polara do Fabio S., estreando na categoria…

E em meio aos “bravíssimos” clássicos que competem na categoria, notava-se a alegria de sempre dos fãs de automobilismo, que se dividem entre os populares “matuzas” que viram muitos desses carros competindo em outras eras, e (o mais legal de tudo) os mais jovens, descobrindo carros, motores, preparações e soluções “das antigas” e das novas, demonstrando o mesmo interesse como se estivessem assistindo as provas modernas do nosso automobilismo.

Uma parte da força tarefa do DellaBarba, Porsche 356 (original), Puma e Fuca 1300…

A simpatia pela categoria é contagiante e cada vez mais, esse numero de aficionados aumenta, assim como a quantidade de carros no grid.
O rico colorido desses bólidos pela pista, somado aos diversos tipos de ronco dos motores, causam momentos de puro êxtase a toda a massa que circula pelas dependências do autódromo, em um ensolarado sábado como o de ontem. Isso tudo gera discussões sobre desempenho, tipos de preparações, modo de pilotar, etc.

Carro madrinha oficial, Interlagos Berlinete, Luis Evandro Águia…

E alem desse espetáculo de nostalgia na pista, é curioso notar também a presença de carros antigos e clássicos nos estacionamentos do autódromo, desde os mais simples até os mais sofisticados exemplares, fazendo a alegria de torcedores, e fãs desse tipo de carro. Um verdadeiro salão do automóvel clássico.

Corrigindo a legenda e acrescentando mais cultura na bagaça…
A Alfa do Oswaldo não é TIMB (Turismo Internacional Modelo Brasileiro), assim como a do Betão Reis que corre na Classic, e muitos tambem dizem que é. Essas Alfas são os modelos mais recentes 69/72 lançadas já como Alfa Romeo 2.150.A TIMB, no detalhe da foto, foi lançada em 1962 (IIIº Salão do Automóvel) e era uma opção junto com o JK 2000 tradicional.
Diferenciava apenas pela carburação melhorada, atingia 160 CV, câmbio no chão, tinha o capo dianteiro liso e rebaixado e mantinha a grade e o “cuore” quadriculados e os frisos laterias do JK 2000. Já a linha Alfa Romeo 2150 que tambem tinha o capo liso, não tinha mais os frisos laterais e tinha a grade com frisos horizontais, lanternas diferentes e o “cuore” tradicional das Alfas mais rebaixados…

Afinal de contas, no fundo no fundo, todo o mundo simpatiza com um “velhinho” quando passa na rua, por um motivo ou outro. Alguma lembrança boa ou má, o carro antigo sempre provoca.

Lorena GT, raridade no pedaço, Ricardo Magnunsem…o mesmo que compete com o Bianco-Gulf de numeral 20…

Gol Gt, Flavio Gomes…compatriota deixou o carro oficial na garagem, o Lada…

MP Lafer, do autor da coluna, Romeu…impecável…

E é como eu sempre digo, quem freqüenta os eventos de carros antigos e clássicos, no mínimo economiza em remédios, analistas e terapeutas…
Abraços, e até a próxima…

Romeu Nardini
Romeu Nardini, “oriundi” nascido há alguns anos,no Brás, criado no Bixiga em Sampa, portanto nãoteve jeito é Palmeiras, Ferrari e Vai Vai
(a única coisa preta e branca que consigo engolir).Fanático por automóveis, corridas, carros antigos. Nas veias sangue A+, com algumas octanas e um pouco de ferrugem.
(fotos:reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

42 comentários em “"PAPO DE CLÁSSICOS"…(2)

  • 10 de março de 2008 em 09:08
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    Fala, ROmeu. Te vi saindo do autódromo, um pouco antes da segunda largada dos Porsche. Legal o artigo, espero comparecer na próxima – a passeio e sem trabalho. Abraços. (LAP

    Resposta
  • 10 de março de 2008 em 09:08
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    Fala, ROmeu. Te vi saindo do autódromo, um pouco antes da segunda largada dos Porsche. Legal o artigo, espero comparecer na próxima – a passeio e sem trabalho. Abraços. (LAP

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  • 10 de março de 2008 em 14:40
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    Romeu sempre dando show… Lindas fotos, ótimo texto. Fiquei com uma dúvida, o carro madrinha oficial, o Interlagos Berlineta azul, tem mecância original ou é um street ? Se nao for original, qual a mecanica dele?

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  • 10 de março de 2008 em 14:40
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    Romeu sempre dando show… Lindas fotos, ótimo texto. Fiquei com uma dúvida, o carro madrinha oficial, o Interlagos Berlineta azul, tem mecância original ou é um street ? Se nao for original, qual a mecanica dele?

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  • 10 de março de 2008 em 16:46
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    Pena que não pude ir . Vamos ter farnel no Paddock no GP da Austrália – sabadão ?

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  • 10 de março de 2008 em 16:46
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    Pena que não pude ir . Vamos ter farnel no Paddock no GP da Austrália – sabadão ?

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  • 10 de março de 2008 em 18:13
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    É isso Saloma, estampa new e a Classic rodando. Como falei com o piloto, o Piloto que vc. vai consultar o Briatore para analisar a renovação. Saloma, fds. em Indaiatuba, 550 inscriçõrs, no motocross largam 40, era tipo 80 que vieram do Pernambuco, ou Rio Grande, e não se classificarem, mas vendo a festa, a festa de 4.000 pesoas na área de box, na maior infra. Público de 40 mil entre sábado e domingo, 2 braços quebrados e show da tecnologia, é moto 4 tempos com injeção e lap top plugado analisando a temperatura, é dois tempos mandando ver. É Show. O Mais legal, foi estar lá no sabadão, Marco e Eric, não o da Mit, mas o nosso World Champion, a convite da Honda!!!! O moleque, com RS-125, está virando, 1.50………! Breve fotos e, dados coletados da famosa TT. Ah, Antonio Jorge Neto, ganhou 100 milhas de Daytona, no Daytona Bike, e no sábado pela madruga, estávamos comemorando o quinto lugar do Jorge Balbi, que mandou legal este fds. É isso. Mais na quarta!

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  • 10 de março de 2008 em 18:13
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    É isso Saloma, estampa new e a Classic rodando. Como falei com o piloto, o Piloto que vc. vai consultar o Briatore para analisar a renovação. Saloma, fds. em Indaiatuba, 550 inscriçõrs, no motocross largam 40, era tipo 80 que vieram do Pernambuco, ou Rio Grande, e não se classificarem, mas vendo a festa, a festa de 4.000 pesoas na área de box, na maior infra. Público de 40 mil entre sábado e domingo, 2 braços quebrados e show da tecnologia, é moto 4 tempos com injeção e lap top plugado analisando a temperatura, é dois tempos mandando ver. É Show. O Mais legal, foi estar lá no sabadão, Marco e Eric, não o da Mit, mas o nosso World Champion, a convite da Honda!!!! O moleque, com RS-125, está virando, 1.50………! Breve fotos e, dados coletados da famosa TT. Ah, Antonio Jorge Neto, ganhou 100 milhas de Daytona, no Daytona Bike, e no sábado pela madruga, estávamos comemorando o quinto lugar do Jorge Balbi, que mandou legal este fds. É isso. Mais na quarta!

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  • 10 de março de 2008 em 18:17
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    Lap, promessa é dívida, viu compadre…
    Cesar, CHT a motorização da bagaça e muito bem feita e um relógio ao andar, isto é, ao voar baixo…
    Vitão, vou agitar, deixa comigo…
    Dú, a falta será compensada com a matéria da TT…
    abs a todos,
    LS

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  • 10 de março de 2008 em 18:17
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    Lap, promessa é dívida, viu compadre…
    Cesar, CHT a motorização da bagaça e muito bem feita e um relógio ao andar, isto é, ao voar baixo…
    Vitão, vou agitar, deixa comigo…
    Dú, a falta será compensada com a matéria da TT…
    abs a todos,
    LS

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  • 11 de março de 2008 em 01:37
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    O saoma já disse. O motor é o CHT. Falei pro àguia para deixar aqui em casa que eu cuidria dele direitinho e ele respondeu que tem até cobertor especial…
    Falando nisso, quando fui procura-lo no sabado depois da corrida, já tinha zarpado…
    O Romeu quando se põe a falar dos ‘velhinhos’, sai de baixo pq é sempre show.

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  • 11 de março de 2008 em 01:37
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    O saoma já disse. O motor é o CHT. Falei pro àguia para deixar aqui em casa que eu cuidria dele direitinho e ele respondeu que tem até cobertor especial…
    Falando nisso, quando fui procura-lo no sabado depois da corrida, já tinha zarpado…
    O Romeu quando se põe a falar dos ‘velhinhos’, sai de baixo pq é sempre show.

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  • 11 de março de 2008 em 01:38
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    O saloma já disse. O motor é o CHT. Falei pro àguia para deixar aqui em casa que eu cuidaria dele direitinho e ele respondeu que tem até cobertor especial…
    Falando nisso, quando fui procura-lo no sabado depois da corrida, já tinha zarpado…
    O Romeu quando se põe a falar dos ‘velhinhos’, sai de baixo pq é sempre show.

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  • 11 de março de 2008 em 01:38
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    O saloma já disse. O motor é o CHT. Falei pro àguia para deixar aqui em casa que eu cuidaria dele direitinho e ele respondeu que tem até cobertor especial…
    Falando nisso, quando fui procura-lo no sabado depois da corrida, já tinha zarpado…
    O Romeu quando se põe a falar dos ‘velhinhos’, sai de baixo pq é sempre show.

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  • 11 de março de 2008 em 08:33
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    e o cambio ? e o original Ford 5 marchas do del rey/belina com o diferencial invertido ?

    Resposta
  • 11 de março de 2008 em 08:33
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    e o cambio ? e o original Ford 5 marchas do del rey/belina com o diferencial invertido ?

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  • 11 de março de 2008 em 09:20
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    Grande Romeu!

    Lembro quando me disse do Lorena em interlagos,fui rapidinho até o local mas o GT não estava mais lá,que pena ,ainda não conheço o Lorena ao vivo.

    Mas dei uma olhadinha bem demorada em dois carros ,um é o Fuca de nosso mestre de cerimônia Salomão ,que finalmente conheci ao vivo,e o outro carro foi um MP Lafer ,mas esse não digo o nome do dono é segredo.

    Resposta
  • 11 de março de 2008 em 09:20
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    Grande Romeu!

    Lembro quando me disse do Lorena em interlagos,fui rapidinho até o local mas o GT não estava mais lá,que pena ,ainda não conheço o Lorena ao vivo.

    Mas dei uma olhadinha bem demorada em dois carros ,um é o Fuca de nosso mestre de cerimônia Salomão ,que finalmente conheci ao vivo,e o outro carro foi um MP Lafer ,mas esse não digo o nome do dono é segredo.

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  • 11 de março de 2008 em 12:30
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    Regi, eu tambem fui procurar o Águia, com quem troquei alguns e mails durante a semana falando sobre o Gordini “Teimoso” que ele usou em algumas corridas, mas ele já tinha saido.
    Fotografei a Berlineta quando o Aguia estava chegando depois de “madrinhar”, a largada da Super Classic, mas depois não consegui encontrá-lo.
    Fica para a próxima.
    Gosto mesmo de falar dos “velhinhos”, porisso estou sempre perto de você, do Bonani, do Joaquim…rs.
    Abraços.

    Resposta
  • 11 de março de 2008 em 12:30
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    Regi, eu tambem fui procurar o Águia, com quem troquei alguns e mails durante a semana falando sobre o Gordini “Teimoso” que ele usou em algumas corridas, mas ele já tinha saido.
    Fotografei a Berlineta quando o Aguia estava chegando depois de “madrinhar”, a largada da Super Classic, mas depois não consegui encontrá-lo.
    Fica para a próxima.
    Gosto mesmo de falar dos “velhinhos”, porisso estou sempre perto de você, do Bonani, do Joaquim…rs.
    Abraços.

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  • 11 de março de 2008 em 14:22
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    Romeu,
    Parabéns pela cobertura do evento. fale alguma coisa a mais sobre o Dodginho, que mecânica tem e, se for original, será um prazer “trocar algumas figurinhas” sobre essa mecânica, da qual os “hermanos argentinos” e ingleses tiravam uma cavalaria monstro.

    Resposta
  • 11 de março de 2008 em 14:22
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    Romeu,
    Parabéns pela cobertura do evento. fale alguma coisa a mais sobre o Dodginho, que mecânica tem e, se for original, será um prazer “trocar algumas figurinhas” sobre essa mecânica, da qual os “hermanos argentinos” e ingleses tiravam uma cavalaria monstro.

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  • 11 de março de 2008 em 16:33
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    Vicente, esse Dodginho do Fabio, pelo que sei tem muita “influencia” dos nossos hermanos, sim.
    A receita veio de lá, porem como é um carro que está ficando pronto agora, infelizmente ainda não pode mostrar nem seu apetite, nema suas atuais condições de saude.
    Teve problemas e não largou.
    Nas próximas etapas com certeza vamos ver do que o bicho será capaz.
    E como o piloto tambem não é de “alisar”…

    Resposta
  • 11 de março de 2008 em 16:33
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    Vicente, esse Dodginho do Fabio, pelo que sei tem muita “influencia” dos nossos hermanos, sim.
    A receita veio de lá, porem como é um carro que está ficando pronto agora, infelizmente ainda não pode mostrar nem seu apetite, nema suas atuais condições de saude.
    Teve problemas e não largou.
    Nas próximas etapas com certeza vamos ver do que o bicho será capaz.
    E como o piloto tambem não é de “alisar”…

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  • 11 de março de 2008 em 17:29
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    Mesmo um pouco atrasado, meus sinceros cumprimentos ao meu mestre e mentor em carros clássicos (não gosto deste papo de “antigos”), Romeu Nardini.
    O Romeu desfila seu enciclopédico conhecimento na área de maneira tranquila e didática, sem preocupações em exibir erudição ou verniz automobilístico 9desculpem o trocadilho infame…).
    Grande papo e figura o Mestre Romeu, mas pra provar que o mundo não é perfeito ele tem aquele seu apego às tais (argh!!) Ferraris…
    Grande abraço,

    Resposta
  • 11 de março de 2008 em 17:29
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    Mesmo um pouco atrasado, meus sinceros cumprimentos ao meu mestre e mentor em carros clássicos (não gosto deste papo de “antigos”), Romeu Nardini.
    O Romeu desfila seu enciclopédico conhecimento na área de maneira tranquila e didática, sem preocupações em exibir erudição ou verniz automobilístico 9desculpem o trocadilho infame…).
    Grande papo e figura o Mestre Romeu, mas pra provar que o mundo não é perfeito ele tem aquele seu apego às tais (argh!!) Ferraris…
    Grande abraço,

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  • 11 de março de 2008 em 18:07
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    Romeu:
    Tomei a liberdade de surrupiar a foto da Berlineta para o meu fotolog….

    Resposta
  • 11 de março de 2008 em 18:07
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    Romeu:
    Tomei a liberdade de surrupiar a foto da Berlineta para o meu fotolog….

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  • 11 de março de 2008 em 18:45
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    Romeu, socorre o menimo! Manda mais Lorena para ele…
    LS

    Resposta
  • 11 de março de 2008 em 18:45
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    Romeu, socorre o menimo! Manda mais Lorena para ele…
    LS

    Resposta
  • 11 de março de 2008 em 21:49
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    Dinho, Romeu atendeu seu pedido e enviou mais uma foto do Lorena…
    LS

    Resposta
  • 11 de março de 2008 em 21:49
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    Dinho, Romeu atendeu seu pedido e enviou mais uma foto do Lorena…
    LS

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  • 11 de março de 2008 em 23:35
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    Não os conheço pessoalmente, mas de nome…
    Com toda a “imparcialidade” que me é de direito o “Mano Véio” (Romeu) é uma enciclopédia dos clássicos, não é não?
    É o Carsughi 2º do automobilismo, sem dúvida.
    Um grande abraço a todos.
    Marina

    Resposta
  • 11 de março de 2008 em 23:35
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    Não os conheço pessoalmente, mas de nome…
    Com toda a “imparcialidade” que me é de direito o “Mano Véio” (Romeu) é uma enciclopédia dos clássicos, não é não?
    É o Carsughi 2º do automobilismo, sem dúvida.
    Um grande abraço a todos.
    Marina

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  • 16 de março de 2008 em 17:54
    Permalink

    OLá.

    Faço a produção de um programa chamado BLOG TRACKS para a DELAS WEB RADIO.

    A finalidade é transformar blogs em edições de um programa de rádio.

    Funciona assim, nós falamos sobre seu blog e você monta a trilha sonora.

    Para saber mais acesse http://www.delaswebradio.com.br e ouça uma das edições (terças e quintas).

    Temos interesse em transformar o seu blog em uma edição de um programa de rádio.

    Aguardo retorno.

    Abraços

    Resposta
  • 16 de março de 2008 em 17:54
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    OLá.

    Faço a produção de um programa chamado BLOG TRACKS para a DELAS WEB RADIO.

    A finalidade é transformar blogs em edições de um programa de rádio.

    Funciona assim, nós falamos sobre seu blog e você monta a trilha sonora.

    Para saber mais acesse http://www.delaswebradio.com.br e ouça uma das edições (terças e quintas).

    Temos interesse em transformar o seu blog em uma edição de um programa de rádio.

    Aguardo retorno.

    Abraços

    Resposta
  • 23 de março de 2008 em 14:33
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    Grande Romeu,
    um abraço!
    Zuquim

    Resposta
  • 23 de março de 2008 em 14:33
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    Grande Romeu,
    um abraço!
    Zuquim

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