IMPÉRIO ENDURANCE BRASIL – VELOCITTÁ RECEBE A ETAPA 1 DA CATEGORIA COM NOVIDADES E GRID CHEIO

Neste final de semana, o autódromo do Velocittá recebe os carros mais rápidos do país, para a primeira etapa de uma temporada que começa cheia de novidades tanto no formato de disputa quanto no grid
Velocittá será palco da primeira etapa Foto Bruno Terena/MS2

Categoria P1 tem novidades para 2023 Foto Bruno Terena

E, uma das principais mudanças envolve o campeão do ano passado, Vicente Orige, que terá um novo carro e um novo companheiro na equipe Motorcar Racing.



Orige foi campeão da P1 e Geral em 2022 dividindo um AJR com Gustavo Kiryla. Já este ano, o piloto catarinense irá defender o título a bordo de um protótipo Sigma G5 e, terá, ao seu lado o estreante Luiz Henrique Bonatti.

“Andei cinco temporadas com um protótipo AJR e iniciamos, neste ano, um novo projeto. Vimos durante o ano passado e, sobretudo, na reta final do ano, um Sigma muito constante e rápido nas pistas. Iniciamos uma conversa durante as férias de verão e, graças à Deus, deu tudo certo”, afirmou Orige, que também falou sobre o novo parceiro.

“Com a saída do Gustavo Kiryla, que foi correr na Europa, busquei uma nova formação e estou muito feliz de poder ter o Bonatti estreando no automobilismo ao meu lado e neste carro fantástico. Ele está começando no automobilismo, tem experiência no kart e, por isso, acredito que as primeiras provas serão de adaptação para a gente”, completou.


Domínio da Mercedes será desafiado na GT3 Foto Bruno Terena

Na GT3, a hegemonia da Mercedes – vencedora nas últimas quatro temporadas e que e contará com cinco modelos AMG GT3 no grid do Velocitta – será mais uma vez desafiada pela Porsche, pela McLaren e pela BMW. Átila Abreu e Léo Sanchez, que irão para a segunda temporada a bordo da M4, apostam na experiência com o carro para tentar quebrar o favoritismo dos rivais.

“Aprendemos muito sobre o carro na última temporada e, por isso, estamos confiantes de que este ano estaremos mais competitivos do que no ano passado. A BMW é um carro fantástico e toda a evolução que tivemos certamente será convertida em resultados melhores do que em 2022”, disse Sanchez.

Na GT4, o trio campeão do ano passado Renan Guerra, Marco Pisani e Leandro Ferrari se dissolveu. Os dois primeiros seguirão a bordo da Mercedes com a qual conquistaram o título. Já Ferrari vai competir com a McLaren ao lado de Flávio Abrunhoza e André Moraes Jr. Todos seguem na equipe Autlog Racing.

Outra novidade é a chegada definitiva de Tom Filho à equipe Stuttgart Motorsport. O piloto que foi duas vezes vice-campeão da GT3 Light e terceiro colocado na P2 no passado vai disputar o campeonato de 2023, ao lado de Luiz Landi, com a Porsche.

“Fiz duas corridas com este carro no final do ano passado e subimos ao pódio tanto em Santa Cruz do Sul, quanto em Interlagos, e o namoro virou casamento para este ano. Estou muito empolgado para este novo desafio”, disse Tom Filho.

O formato de disputa da abertura da temporada também será uma novidade. Ao invés das tradicionais quatro horas de duração, padrão nas duas últimas temporadas, a disputa no Velocitta terá três horas.

“A medida tem o objetivo de reduzir o desgaste dos carros e deixar a disputa ainda mais equilibrada. As brigas por posição serão ainda mais emocionantes e teremos emoção do início ao final da prova, com menos carros sofrendo por causa da temperatura e quebras”, afirmou Henrique Assunção, presidente da Associação dos Pilotos de Endurance, entidade organizadora do campeonato.


Atuais detentores do título da categoria GT3, pilotos da equipe A. Mattheis voltam a acelerar a vitoriosa Mercedes AMG GT3 de 2022 neste sábado, no Velocitta

Campeões em 2022, Xandinho Negrão e Marcos Gomes vão reeditar a parceria vitoriosa da última temporada no Império Endurance Brasil. A dupla da equipe A. Mattheis Motorsport vão acelerar a mesma Mercedes AMG GT3 que deu a eles o título da classe GT3 no último ano.


Mercedes AMG GT3 Foto Bruno Terena

A bordo da máquina alemã, Negrão e Gomes lideraram a competição desde a primeira etapa em 2022 e chegaram a disputar, até o final, o título do campeonato na classificação geral, que abrange também os protótipos.

“Quem sabe isso se repita em 2023. Vamos estar ainda mais entrosados e prontos para conquistarmos grandes resultados desde o primeiro momento em que entrarmos na pista”, destaca Negrão, que soma três títulos de GT3 no Endurance desde 2019.
Já Gomes comemorou a reedição da parceria com o antigo companheiro e amigo. “Tenho uma ótima relação com o Xandinho há muito tempo e tivemos uma afinidade praticamente instantânea desde que passamos a acelerar a Mercedes AMG GT3 juntos”, definiu. “É um campeonato muito difícil e cheio de rivais duríssimos, mas fizemos um ótimo trabalho no ano passado e estamos preparados para repetir a dose”, finalizou. Foto Bruno Terena


MC Tubarão projeta o início da temporada do Endurance Brasil, Equipe de Campo Bom (RS) será responsável por três carros no campeonato nacional de 2023

Vai iniciar mais uma temporada do Império Endurance Brasil para a MC Tubarão. Em 2023, o time de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, vem com novidades.


Mustang/Mercedes Foto divulgação/MC Tubarão

A equipe gaúcha será a responsável pela preparação dos carros da Autlog Racing Team, que disputará na categoria GT4 com o Ford Mustang #22 e a Mercedes AMG #31, e também da BMW M2 CS Racing #12, da Eurobike. A primeira prova do ano ocorre no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), neste sábado (25), com largada a partir das 10 horas. A corrida terá duração de três horas.

No último mês, a MC Tubarão realizou os trabalhos de revisão, preparação e treinos com os carros da Autlog no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita. O Mustang #22 terá como pilotos Flávio Abrunhoza e André Moraes Jr., já a Mercedes AMG #31 será comandada por Renan Guerra e Marco Pisani, atuais campeões da classe GT4. Nesta primeira etapa, a Autlog Racing Team ainda não contará com a participação do piloto Leandro Ferrari. Na BMW M2 #12, os pilotos serão Lucas Foresti, Victor Foresti e Paulo Sousa.

O chefe da MC Tubarão, Carlos Geison de Andrade (Né Andrade), comentou sobre a expectativa para o começo da temporada. “Trabalhamos muito nos carros, acreditamos em resultados bem positivos para este início de campeonato. Os pilotos dos três carros são fortíssimos e esperamos mostrar na pista tudo que preparamos,” enfatizou.


PIRELLI equipa os carros da IMPÉRIO ENDURANCE BRASIL

A Pirelli equipa os carros mais rápidos do País na Império Endurance Brasil. A empresa italiana é responsável por fornecer pneus a todos os carros protótipos e das categorias GT3 e GT4 de marcas renomadas como BMW, Ferrari, Lamborghini, McLaren, Mercedes-Benz, Porsche entre outras. Com seus pneus de alto desempenho, a Pirelli possui um papel fundamental na garantia de uma performance excepcional desses carros High Value no motorsport, tornando-se um fator crucial para o sucesso da competição.

“Apoiar e fornecer nossos produtos para o Império Endurance Brasil está em total alinhamento com o que a Pirelli representa: uma verdadeira parceira que contribui para tornar a categoria a mais rápida do Brasil”, disse Fabio Magliano, gerente de produtos car e motorsport da Pirelli para a América do Sul.

A Endurance Brasil é uma categoria nacional composta por oito etapas, com corridas de 4 a 6 horas de duração. Isso exige muito dos pneus, que são trocados, pelo menos, de três a cinco vezes durante a corrida, dependendo da duração da prova. A Pirelli desenvolve e entrega produtos que atendem a todas as demandas que as equipes necessitam, além de estarem em completo alinhamento com as especificações técnicas dos principais campeonatos de Endurance e GT do mundo.

Todos os pneus utilizados na Endurance Brasil são fabricados em uma das plantas mais modernas da Pirelli, a de Izmit, na Turquia, que também produz pneus para as principais competições de motorsport do mundo. Na pista do Velocitta, esses compostos são muito exigidos nas freadas, reacelerações e curvas, principalmente nas de alta velocidade, como o ‘S da Caipirinha’, uma das mais desafiadoras do calendário.

“De maneira geral, mesmo com um grid repleto de carros muito diferentes, entre protótipos e GTs, os pneus que mais sofrem na pista do Velocitta são os do lado direito, pois é o lado em que o carro mais se apoia ao longo da volta. Como todos os carros que competem na Endurance Brasil são de tração traseira, os pneus deste eixo também merecem uma atenção maior”, explicou Magliano. “Para um uso correto do composto, pedimos sempre que as equipes sigam com a pressão de pneus recomendada, bem como a cambagem máxima sugerida”, finalizou.

As medidas dos pneus, pressões recomendadas e cambagens sugeridas variam de acordo com os carros e categorias. A etapa do Velocitta terá transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo BandSports e pelas redes sociais da Império Endurance Brasil.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):       
Abrasividade da pista: (3)
Força lateral: (2)
Pneu mais exigido (traseiro direito)


As atividades de pista no Velocitta começam na sexta-feira com os treinos livres e classificatórios. A prova que abre o campeonato está marcada para este sábado e conta com transmissão ao vivo e na íntegra do Bandsports e do canal oficial do Império Endurance Brasil no Youtube. A largada está marcada para as 10h.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 24 de março
Treino Oficial 1
08h00 às 08h35 – Categoria GT4
08h45 às 09h20 – Categoria GT3
09h35 às 10h10 – Categoria P1

Treino Oficial 2
10h20 às 10h55 – Categoria GT4
11h05 às 11h35 – Categoria GT3
11h45 às 12h25 – Categoria P1

Treino Oficial 3
13h40 às 14h10 – Categoria GT4
14h20 às 14h50 – Categoria GT3
15h00 às 15h30 – Categoria P1

Classificação:
15h40 às 16h00 – Categoria GT4
16h10 às 16h30 – Categoria GT3
16h40 às 17h00 – Categoria P1

Sábado, 25 de março
10h00 – Largada: Três Horas do Velocitta


Copyright © 2023 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights