CURIOSIDADES MOTORSPORT – LUBRIFICANTES USADOS PELOS VENCEDORES EM LE MANS DE 1966 A 1970

A pesquisa feita pelo Savio Machado, especialista em óleo lubrificante, chegou a um termo sobre de viscosidade, entre 20W30 E 10W30 a pleno

Savio Machado – “Há algum tempo que estou a pesquisar sobre os lubrificantes usados nos carros vencedores das 24 Horas de Lemans no período de Ken Miles e Jacky Ickx. Entre 1966 e 1970 que deram a vitória ao inesquecível Ford GT40. Assim fui buscando informações até chegar a essa conclusão: A viscosidade variava entre 20W30 e 10W30. E a marca do óleo?”


Foto reprodução#lemans24

Segue o estudo que virou matéria da revista SPORTS CAR GRAPHICS de 1969. “Olha para esse velhote [GT 40]. O velho Número Seis ganhou mais grandes corridas de resistência do que qualquer outro carro na história. Spa, Sebring, Watkins Glen, Brands Hatch ganhou todos. Ele ganhou as 24 horas de Le Mans dois anos consecutivos, o que nenhum outro carro já fez. Ele está reformado agora.


Ford Mark I 1968 no Henry Ford Museum em Dearborn, Michigan, EUA
Foto Michael Barera

Visão – Os recordes de pista que ele estabeleceu serão quebrados por carros mais novos e mais rápidos. Mas o seu recorde geral vai ser muito difícil de bater. E achamos que nunca haverá outro carro como ele. Ao todo, o “Velho Número Seis” fez mais de 23.000 milhas de corrida, o que é quase certamente um recorde.


Vitória em Le Mans com a dupla Jacky Ickx/Jackie Oliver/Ford GT 40 MKI/4.9L/V8
Foto reprodução

Ele foi destruído três vezes, mas voltava sempre para ganhar outra vez. Ele teve vários números diferentes durante sua carreira. Mas para sua vitória final, Le Mans 1969, ele levou o número seis. E é assim que vamos recordá-lo porque foi uma das corridas mais emocionantes de sempre.


Muitos dos carros tinham mais velocidade do que o Velho Número Seis. Mas nenhum deles tinha mais coração. Ele foi empurrado para o seu limite por um carro mais rápido durante as últimas três horas da corrida. Mas ele aguentou-se a ganhar por meio segundo, depois de 3.098 milhas.


Foto reprodução

O antigo “Número Seis” é um Ford GT40, construído pela J. W. Automotive Engineering, Ltd. na Grã-Bretanha. Ao longo de sua carreira, ele correu exclusivamente com óleo de motor Gulf Pride Fórmula G. Não era nada diferente do Fórmula G que se pode obter em qualquer Posto da GULF. Fórmula G é a melhor proteção contra o desgaste e o sobreaquecimento que você pode comprar. Se o seu carro tem um motor de alto desempenho, mude para ele agora. Orgulho da Gulf.”


Resultado Final da edição 37º das 24 Horas de Le Mans, nos dias 12 e 13 de junho 1969 no Circuit de la Sarthe
PosClasseEquipePilotosChassisMotorVoltas
1S
5.0
6John Wyer Automotive EngineeringJacky Ickx
 Jackie Oliver
Ford GT40 Mk.IFord 4.9 L V8372
2P
3.0
64 Porsche System Engineering Hans Herrmann
 Gérard Larrousse
Porsche 908 CoupéPorsche 3.0 L Flat-8372
3S
5.0
7 John Wyer Automotive Engineering David Hobbs
 Mike Hailwood
Ford GT40 Mk.IFord 4.9 L V8368
4P
3.0
33 Equipe Matra – Elf Jean-Pierre Beltoise
 Piers Courage
Matra-Simca MS650Matra 3.0 L V12368
5P
3.0
32 Equipe Matra – Elf Jean Guichet
 Nino Vaccarella
Matra-Simca MS630Matra 3.0 L V12359
6S
5.0
68 Deutsche Auto Zeitung Helmut Kelleners
 Reinhold Joest
Ford GT40 Mk.IFord 4.7 L V8341
7P
3.0
35 Equipe Matra – Elf Nanni Galli
 Robin Widdows
Matra-Simca MS630/650Matra 3.0 L V12330
8S
5.0
17 North American Racing Team (NART) Teodoro Zeccoli
 Sam Posey
Ferrari 250LMFerrari 3.3 L V12329
9S
2.0
39 Christian Poirot Christian Poirot
 Pierre Maublanc
Porsche 910Porsche 2.0 L Flat-6312
10GT
2.0
41 Jean-Pierre Gaban Jean-Pierre Gaban
 Yves Deprez
Porsche 911SPorsche 2.0 L Flat-6306
11GT
2.0
40 Auguste Veuillet Claude Ballot-Léna
 Guy Chasseuil
Porsche 911TPorsche 2.0 L Flat-6301
12P
1.15
50 Société des Automobiles Alpine Alain Serpaggi
 Christian Ethuin
Alpine A210Renault-Gordini 1.0 L I4292
13GT
2.0
44 Claude Laurent Claude Laurent
 Jacques Marché
Porsche 911TPorsche 2.0 L Flat-6287
14GT
2.0
67 Philippe Farjon Philippe Farjon
 Jacques Dechaumel
Porsche 911SPorsche 2.0 L Flat-6286
15
DNF
S
5.0
12 Porsche System Engineering Vic Elford
 Richard Attwood
Porsche 917LPorsche 4.5 L Flat-12327
16
DNF
P
3.0
22 Porsche System Engineering Rudi Lins
 Willi Kauhsen
Porsche 908LPorsche 3.0 L Flat-8317
17
DNF
P
1.6
45 Société des Automobiles Alpine Jean-Claude Killy
 Bob Wollek
Alpine A210Renault-Gordini 1.5 L I4242
18
DNF
GT
2.0
66 Jean Egreteaud Jean Edreteaud
 Raymond Lopez
Porsche 911TPorsche 2.0 L Flat-6241
19
DNF
P
3.0
18 SpA Ferrari SEFAC Pedro Rodriguez
 David Piper
Ferrari 312P CoupeFerrari 3. 0L V12223
20
DNF
P
3.0
29 Société des Automobiles Alpine Patrick Depailler
 Jean-Pierre Jabouille
Alpine A220/69Renault-Gordini 3.0 L V8209
21
DNF
P
3.0
23 Porsche System Engineering Udo Schütz
 Gerhard Mitter
Porsche 908LPorsche 3.0 L Flat-8199
22
DNF
GT
+2.0
1 Scuderia Filipinetti Henri Greder
 Reine Wisell
Chevrolet CorvetteChevrolet 7.0 L V8196
23
DNF
GT
2.0
63 Marcel Martin René Mazzia
 Pierre Mauroy
Porsche 911TPorsche 2.0 L Flat-6174
24
DNF
P
3.0
31 Société des Automobiles Alpine Jean-Pierre Nicolas
 Jean-Luc Thérier
Alpine A220/68Renault-Gordini 3.0 L V8160
25
DNF
P
3.0
34 Ecurie Matra – Elf Johnny Servoz-Gavin
 Herbert Müller
Matra-Simca MS630/650Matra 3.0 L V12158
26
DNF
S
5.0
14 Porsche System Engineering Rolf Stommelen
 Kurt Ahrens, Jr.
Porsche 917LPorsche 4.5 L Flat-12148
27
DNF
S
5.0
2 Scuderia Filipinetti Jo Bonnier
 Masten Gregory
Lola T70 Mk.IIIBChevrolet 5.0 L V8134
28
DNF
P
3.0
28 Société des Automobiles Alpine Jean Vinatier
 André de Cortanze
Alpine A220/69Renault-Gordini 3.0 L V8133
29
DNF
S
5.0
8 Peter Sadler Peter Sadler
 Paul Vestey
Ford GT40 Mk.IFord 4.7 L V8106
30
DNF
S
2.0
43 J.C.B. Excavators Ltd. Roger Enever
 Peter Brown
Chevron B8BMW 2.0 L I4100
31
DNF
P
1.3
49 Trophée Le Mans Alpine Jacques Foucteau
 Patrice Compain
Alpine A210Renault-Gordini 1.3 L I497
32
DNF
P
2.0
38 Racing Team VDS Gustave Gosselin
 Claude Bourgoignie
Alfa Romeo T33/2Alfa Romeo 2.0 L V876
33
DNF
P
3.0
20 Hart Ski Racing Jo Siffert
 Brian Redman
Porsche 908/2LPorsche 3.0 L Flat-860
34
DNF
P
3.0
30 Société des Automobiles Alpine Jean-Claude Andruet
 Henri Grandsire
Alpine A220/69Renault-Gordini 3.0 L V848
35
DNF
S
5.0
9 Alan Mann Racing Ltd. Frank Gardner
 Malcolm Guthrie
Ford GT40 Mk.IFord 4.9 L V842
36
DNF
GT
+2.0
59 Scuderia Filipinetti Claude Haldi
 Jacques Rey
Ferrari 275 GTB/CFerrari 3.3 L V1239
37
DNF
P
3.0
36 Racing Team VDS Teddy Pilette
 Rob Slotemaker
Alfa Romeo T33/2.5Alfa Romeo 2.5 L V835
38
DNF
GT
2.0
42 Wicky Racing Team André Wicky
 Edgar Berney
Porsche 911TPorsche 2.0 L Flat-634
39
DNF
P
2.0
62 Mark Konig Mark Konig
 Tony Lanfranchi
Nomad Mk.IIBRM 2.0 L V828
40
DNF
P
2.0
37 Donald Healey Motor Company Clive Baker
 Jeff Harris
Healey SRCoventry Climax 2.0 L V814
41
DNF
P
2.0
60 Robert Buchet Jean de Mortemart
 Jean Mésange
Porsche 910Porsche 2.0 L Flat-610
42
DNF
P
1.15
51 Ecurie Fiat-Abarth France Maurizio Zanetti
 Ugo Locatelli
Fiat-Abarth 1000SPFiat 1.0 L I49
43
DNF
P
1.6
46 Ecurie Savin-Calberson Alain LeGuellec
 Bernard Tramont
Alpine A210Renault-Gordini 1.5 L I41
44
DNF
S
5.0
10 John Woolfe Racing John Woolfe
 Herbert Linge
Porsche 917Porsche 4.5 L Flat-120
45
DNF
P
3.0
19 SpA Ferrari SEFAC Chris Amon
 Peter Schetty
Ferrari 312P CoupeFerrari 3.0 L V120

Legenda :DNQ = Não largou – DNF = Abandono – NC = Não classificado – DSQ= Desqualificado



Savio Machado é Especialista em lubrificantes, fluídos automotivos e industriais desde 1998. E apaixonado pelo Motorsport. Fonte SPORTS CAR GRAPHICS de 1969

Copyright © 2023 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights