MATRA/650 – 1969…

Essa barata azul, que carrega uma história digna da marca, junto com a Lolinha do Emerson, estará a leilão no Palais des Congrès, dia 8 de fevereiro, a partir das 19hs. Ficará em exposição dias 6 e 7, das 10hs às 19hs e dia 8, das 11hs às 18hs. Faz parte do lote 39 e o lance estimado está ainda a pedido do proprietário.

Um pequeno relato…
As 24 Horas de Le Mans é uma daquelas raras corridas atípicas,como as 500 Milhas de Indianápolis,que é uma vitória já terminá-la em qualquer campeonato. A Matra buscava o objetivo de vencer em Le Mans em 1966 com um protótipo movido por um V8 BRM, 2L de 1.500 cm3. Participação especial do engenheiro Jean Hébert, e foi para pista oficialmente pela primeira vez em Le Mans, para testes em 2 de Abril de 1966.
O Matra 620, concluído antes do tempo e sem a pintura oficial, só na base de poliéster na carroçaria em cor acinzentada, não o impediu de brilhar, Jean-Pierre Jaussaud e Jo Schlesser, desempenharam bons tempos, mas, em junho, durante a corrida abandonaram a prova.
Em 1967, aconteceram os testes preliminares em 2 de abril. O Matra 620 veio com um motor de 4,7 litros Ford idêntico ao do Ford GT40. Além deste 620, Matra testou um modelo 630, ainda de chassis tubular e motor BRM dois litros. Este carro era normalmente pilotado por Jean-Pierre Jaussaud , mas foi pilotado pelo jovem piloto Robby Weber, que perdeu a mão do carro na estrada de Hunaudières na primeira volta, e teve acidente fatal.
Dois 630 são construídos com carroceria aberta em junho para as 24 Horas de Le Mans e em julho as 12 Horas de Reims, mas não completam as provas.
Em 1968, o Matra 630, finalmente equiparam com o motor V12 Matra de três litros. Naquele ano, as 24 Horas de Le Mans, por conta da greve, somente ocorreria em setembro. O Matra 630 foi segundo em grande parte da prova até que desistiram com 21 horas e era pilotado por Pescarolo/Servoz Gavin. Em primeiro vinha o GT40 pilotado por Pedro Rodriguez /Lucien Bianchi e em quarto a Alfa Romeo 33 de Giunti separada de uma Porsche da Matra.
Em 1969, Matra, nas 24 Horas de Le Mans, decidiram não colocar todos os ovos em uma só cesta: nada menos que quatro modelos levariam as esperanças da marca. Primeiro, a “velha” berlineta 630, então, a 630/650 era uma armação tubular com corpo de 630 e usina de 650. A nova berlineta 640, muito aerodinâmica, e finalmente o modelo 650.
Em 16 de Abril de 1969, Matra realiza testes da berlineta 640 V12, pilotado por Henri Pescarolo que sai da pista e sofre grave acidente. O carro não seria reconstruído. E nas 24 Horas, em junho, Jean-Pierre Beltoise /Piers Courage, quarto lugar geral no 650#01 atrás do Ford GT40 de Jacky Ickx, Porsche 908 Hans . Em 1970, apesar de um regulamento que permite aos carros de cinco litros de competir em conjunto com protótipos de três litros, a vantagem, no Campeonato do Mundo iria para as fábricas,com nove vitórias da Porsche e uma da Ferrari. Nas 24 Horas de Le Mans, dois Matra 650 e 660 são inscritos. Foram construídos três Matras 650: #01, #02, #03.
Estes três carros continuam a existir. Um é pelo Museu de Romorantin, o segundo pertence a um colecionador, piloto e amante de carros azul.
Clique aqui e veja o vídeo fantástico de apresentação, para os interessados, e as imagens atuais…

Imagens de época da barata…

LE MANS 24 HORAS 1969 (abaixo)

(reprodução/www.artcurial.com)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

34 comentários em “MATRA/650 – 1969…

  • 6 de fevereiro de 2009 em 20:13
    Permalink

    Eu estava querendo ir para o leilão ,mas agora que o blog mostou algumas fotos ,desisti.

    O motor não é original ,o motor de 69 tinha as cornetas de admissão no meio do comando de valvulas e não no meio do V ,como este da foto.

    E este motor não deve ser também de 1970 ,que tinha a tampa do cabeçote bem diferente ,este motor deve ser de F1 ,possivelmente de algum Ligier .

    Como não esta original desisto da compra.

    Resposta
  • 6 de fevereiro de 2009 em 20:13
    Permalink

    Eu estava querendo ir para o leilão ,mas agora que o blog mostou algumas fotos ,desisti.

    O motor não é original ,o motor de 69 tinha as cornetas de admissão no meio do comando de valvulas e não no meio do V ,como este da foto.

    E este motor não deve ser também de 1970 ,que tinha a tampa do cabeçote bem diferente ,este motor deve ser de F1 ,possivelmente de algum Ligier .

    Como não esta original desisto da compra.

    Resposta
  • 6 de fevereiro de 2009 em 20:14
    Permalink

    Caíque, já está atrás de visto, passagem, passe de trem etc…e calmantes!

    Resposta
  • 6 de fevereiro de 2009 em 20:14
    Permalink

    Caíque, já está atrás de visto, passagem, passe de trem etc…e calmantes!

    Resposta
  • 6 de fevereiro de 2009 em 20:15
    Permalink

    Jonny’O , o proprietário atual, se compromete em entregar um motor original desmontado e completo…

    Resposta
  • 6 de fevereiro de 2009 em 20:15
    Permalink

    Jonny’O , o proprietário atual, se compromete em entregar um motor original desmontado e completo…

    Resposta
  • 6 de fevereiro de 2009 em 23:16
    Permalink

    Perdi o tesão Saloma !

    Olhando melhor este V12 deve ser de 73.

    O Caique depois confirma.

    Resposta
  • 6 de fevereiro de 2009 em 23:16
    Permalink

    Perdi o tesão Saloma !

    Olhando melhor este V12 deve ser de 73.

    O Caique depois confirma.

    Resposta
  • 7 de fevereiro de 2009 em 09:56
    Permalink

    Fui salvo pela minha ignorância!
    Não olhei as fotos do carro hoje, mas só me deleitei com o carro nas fotos em competição: que coisa linda.
    Saloma: coloca aí algo sobre aquele ‘site’ que tem roncos de motores dos mais variados e alguns muito lindos são os de alguns tipos de Matra.
    Aí o Johnny vai poder comentar sobre se o motor é aquele mesmo ou não: ronco de Matra justifica ainda mais o “laudo do especialista”.

    Resposta
  • 7 de fevereiro de 2009 em 09:56
    Permalink

    Fui salvo pela minha ignorância!
    Não olhei as fotos do carro hoje, mas só me deleitei com o carro nas fotos em competição: que coisa linda.
    Saloma: coloca aí algo sobre aquele ‘site’ que tem roncos de motores dos mais variados e alguns muito lindos são os de alguns tipos de Matra.
    Aí o Johnny vai poder comentar sobre se o motor é aquele mesmo ou não: ronco de Matra justifica ainda mais o “laudo do especialista”.

    Resposta
  • 7 de fevereiro de 2009 em 14:45
    Permalink

    Valeu Léo…apareça sempre! O boteco fica aberto 24hs…manda o recado que conversamos!

    Resposta
  • 7 de fevereiro de 2009 em 14:45
    Permalink

    Valeu Léo…apareça sempre! O boteco fica aberto 24hs…manda o recado que conversamos!

    Resposta
  • 7 de fevereiro de 2009 em 20:58
    Permalink

    Jonny,

    Este motor é o M 120, utilizado pela Matra a partir de 1971, nas MS-650, nas MS-660, nas MS 670 e no MS-120 de F1.

    Dinho,

    No final do ano estarei indo à Romorantin e creio que conseguirei ver o Museu após estar fechado para visitação.

    MATRA é o BICHO!!!

    Au Revoir.

    Pescarolo.

    Resposta
  • 7 de fevereiro de 2009 em 20:58
    Permalink

    Jonny,

    Este motor é o M 120, utilizado pela Matra a partir de 1971, nas MS-650, nas MS-660, nas MS 670 e no MS-120 de F1.

    Dinho,

    No final do ano estarei indo à Romorantin e creio que conseguirei ver o Museu após estar fechado para visitação.

    MATRA é o BICHO!!!

    Au Revoir.

    Pescarolo.

    Resposta
  • 8 de fevereiro de 2009 em 12:32
    Permalink

    Ahhhhhhhhhh o ronco do motor Matra… E se o dono se compromete a entregar um original desmontado … ia correndo,.,, huahauhuhaua

    Resposta
  • 8 de fevereiro de 2009 em 12:32
    Permalink

    Ahhhhhhhhhh o ronco do motor Matra… E se o dono se compromete a entregar um original desmontado … ia correndo,.,, huahauhuhaua

    Resposta
  • 8 de fevereiro de 2009 em 20:19
    Permalink

    Lindo e lendario Matra.
    E Matra tem o único ronco de motor que sou obrigado a respeitar…
    Vai lá Caique, risca a lâmina e traz a bagaça pra cá…

    Resposta
  • 8 de fevereiro de 2009 em 20:19
    Permalink

    Lindo e lendario Matra.
    E Matra tem o único ronco de motor que sou obrigado a respeitar…
    Vai lá Caique, risca a lâmina e traz a bagaça pra cá…

    Resposta
  • 6 de Maio de 2009 em 12:44
    Permalink

    Bom dia,
    Estou procurando o DVD ou video desta legendária prova do Le Mans de 1969, alguem teria uma dica de onde posso conseguir?
    Grato,
    Richard Isnard
    risnard@hotmail.com
    21 9790-0453

    Resposta
  • 6 de Maio de 2009 em 12:44
    Permalink

    Bom dia,
    Estou procurando o DVD ou video desta legendária prova do Le Mans de 1969, alguem teria uma dica de onde posso conseguir?
    Grato,
    Richard Isnard
    risnard@hotmail.com
    21 9790-0453

    Resposta
  • 6 de Maio de 2009 em 13:22
    Permalink

    Richard, tenho esse VHS e dvd…vou ver se consigo fazer uma cópia. Realmente é uma prova que deve ter sua presença nas prateleiras dos brothers que curtem o assunto, certo mano! Me cobre daqui a alguns dias…
    abs

    Resposta
  • 6 de Maio de 2009 em 13:22
    Permalink

    Richard, tenho esse VHS e dvd…vou ver se consigo fazer uma cópia. Realmente é uma prova que deve ter sua presença nas prateleiras dos brothers que curtem o assunto, certo mano! Me cobre daqui a alguns dias…
    abs

    Resposta
  • 7 de Maio de 2009 em 19:04
    Permalink

    ola, gostaria de fazer uma pequena correção. o matra de 68 andou em segundo lugar em le mans, ate que desistiu com 21 horas de corrida. a dupla era pescarolo/ servoz gavin. a fonte de minha citação e autoesporte 12/68.
    a alfa de giunti/galli andava em quarto lugar durante boa parte da prova, sempre com um porsche separando ela do matra. tenho inclusive uma miniatura da mesma.
    quanto ao DVD le mans 69, gostaria muito de ter uma copia tb, seria possivel? ficaria muito agradecido.

    Resposta
  • 7 de Maio de 2009 em 19:04
    Permalink

    ola, gostaria de fazer uma pequena correção. o matra de 68 andou em segundo lugar em le mans, ate que desistiu com 21 horas de corrida. a dupla era pescarolo/ servoz gavin. a fonte de minha citação e autoesporte 12/68.
    a alfa de giunti/galli andava em quarto lugar durante boa parte da prova, sempre com um porsche separando ela do matra. tenho inclusive uma miniatura da mesma.
    quanto ao DVD le mans 69, gostaria muito de ter uma copia tb, seria possivel? ficaria muito agradecido.

    Resposta
  • 7 de Maio de 2009 em 19:04
    Permalink

    ola, gostaria de fazer uma pequena correção. o matra de 68 andou em segundo lugar em le mans, ate que desistiu com 21 horas de corrida. a dupla era pescarolo/ servoz gavin. a fonte de minha citação e autoesporte 12/68.
    a alfa de giunti/galli andava em quarto lugar durante boa parte da prova, sempre com um porsche separando ela do matra. tenho inclusive uma miniatura da mesma.
    quanto ao DVD le mans 69, gostaria muito de ter uma copia tb, seria possivel? ficaria muito agradecido.

    Resposta
  • 7 de Maio de 2009 em 19:04
    Permalink

    ola, gostaria de fazer uma pequena correção. o matra de 68 andou em segundo lugar em le mans, ate que desistiu com 21 horas de corrida. a dupla era pescarolo/ servoz gavin. a fonte de minha citação e autoesporte 12/68.
    a alfa de giunti/galli andava em quarto lugar durante boa parte da prova, sempre com um porsche separando ela do matra. tenho inclusive uma miniatura da mesma.
    quanto ao DVD le mans 69, gostaria muito de ter uma copia tb, seria possivel? ficaria muito agradecido.

    Resposta
  • 7 de Maio de 2009 em 19:29
    Permalink

    Já corrigido Egidio, tks…e quanto aos DVD, vai ter que aguardar um pouco, porque tenho que procurar!

    Resposta
  • 7 de Maio de 2009 em 19:29
    Permalink

    Já corrigido Egidio, tks…e quanto aos DVD, vai ter que aguardar um pouco, porque tenho que procurar!

    Resposta
  • 8 de Maio de 2009 em 02:23
    Permalink

    Essa Matra é de MATAR!!!
    Linda, anda e aqueles 12 canecos, nossa!
    Caíque, já comprou a passagem?

    Resposta
  • 8 de Maio de 2009 em 02:23
    Permalink

    Essa Matra é de MATAR!!!
    Linda, anda e aqueles 12 canecos, nossa!
    Caíque, já comprou a passagem?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.