INOVAÇÃO-RENAULT KARDIAN | Veio dos A-110 Alpine, a transmissão EDC automática de dupla embreagem e seis marchas, esportivo ao extremo
Com o novíssimo motor TCe 1.0 turbo de 125 cv e 22,5 kgfm de torque, casa muito bem com a transmissão esportiva, com tecnologia embargada e experiência personalizada, tudo novo no SUV da Renault
Toda a força está disponível, sendo que 90% está na presença de torque aos 1.750 rotações e com força suficiente aos 2.250 rpm, comprovadamente muito bom no transito das grandes cidades, como foi testado arduamente e não decepcionou. E isso tudo mostra uma eficiência, não é preciso atolar o pé no acelerador para valorizar o torque!
Abastecendo com gasolina comum, começamos fazendo 10,3 km/l no transito urbano de São Paulo, indo para 12,1 km/l, e no rodoviário chegamos a 14 km/l. Ele segue econômico em qualquer tipo de via, outra cartada positiva da Renault com o Kardian, eficiência em torque e velocidade e na economia de km/l.
Caixa de transmissão tendo sistema banhado a óleo, suave e preciso, isso vindo de um carro de alta performance da marca, justificando a durabilidade e robustez, mostrando que a engenharia da Renault foi no caminho certo e já testada e reatestada em milhões de veículos que rodam com a transmissão!
No console o comando das marchas é o seletor eletrônico e-shifter, uma alavanca que parece um pequeno joystick. Quer trocar as marchas mais esportivamente, basta trocar nas borboletas atrás do volante. Trocas são surpreendentemente rápidas. Mas não para aí, no Kardian tem três modos de condução: My Sense onde o condutor ajusta ao seu modo a condução do carro, Eco quando a preocupação é a economia, aí motor e transmissão ajustam-se na faixa mais econômica e Sport, aí o bicho pega, vem à tona todo o vigor do motor, com trocas mais longas e explorando toda a sua potência!
As versões oferecidas surpreendem com todo o pacote oferecido:
versão/evolution
- painel de instrumentos digital de 7″
- câmbio e-shifter e paddle-shift (aletas para troca de marcha)
- faróis 100% LED
- barras de teto funcionais e modulares
versão/techno [+]
- frenagem automática de emergência (AEBS) e alerta de colisão frontal (FCW)
- freio de estacionamento eletrônico
- console central elevado com apoio de braços em revestimento premium e porta-objetos
- rodas de liga leve diamantadas biton de 17” HAYEK
versão/première edition [+]
- controle de velocidade adaptativo (ACC)
- câmera multiview (MVC)
- alerta de ponto cego (BSW)
- multi-sense com ambient lighting
Nosso Kardian foi da versão/première edition, foram dias e dias rodando, na maioria em transito urbano, refletindo o uso de uma família no dia/dia. Cedo com as crianças na escola, trabalho e clube na sequência, isso terminando por volta das 20hs. Mostrou para que veio e veio muito bem, elasticidade no transito, fácil de estacionar e boa visão ao manobrar, conforto ao dirigir com comandos a mão e visão total, ergonomia perfeita não cansativa e bancos bem moldados.
Alguns apontamentos que surgiram quando do uso do Kardian como motor turbo 1.0 com 125 cv de potência responde a 90% da força máxima, uma boa surpresa com pisamos no pedal da direita e é respondido; boa performance em curvas, independente do raio; segurança com conjunto de seis airbags, controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de ponto cego (BSW), alerta de colisão frontal (FCW), distância segura (DW), sensores crepuscular um componente que monitora a luz ambiente e liga e desliga os faróis automaticamente; frenagem automática de emergência etc … Chave cartão, libera e fecha o veículo automaticamente; painel personalizado de configuração e iluminação ambiente e com carregamento por indução de celular e central multimídia de oito polegadas!
Agora o visual marcante no seu design, é jovial mas não impede de ter condutores acima da média dos 40/50 [eu por exemplo] …. A frontal do Kardian, seu conjunto ótico e sua grade de diamantes são extremamente marcantes na marca, a lateral mostrando um perfil robusto com as rodas 16/17 [dependendo da versão] dão um toque marcante, um carro novo que “CHEGOU CHEGANDO”!
Copyright © 2024 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados