GTOPEN – DUPLA BRASUCA ALLAM KHODAIR E MARCELO HAHN VENCEM DE PONTA A PONTA EM HUNGARORING
Um final de semana histórico para Allam Khodair e Marcelo Hahn em Hungaroring, na Hungria. A dupla que conta com patrocÃnio da Blau Farmacêutica e compete na GT Open a bordo de uma Mercedes AMG GT3 conquistou de ponta a ponta a vitória da quarta etapa do campeonato 2018, disputada no circuito de Hungaroring. Esta foi a primeira vez que um time da categoria PROAM chegou ao degrau mais alto do pódio, superando inclusive as parcerias que são formadas somente por pilotos profissionais.

A pole conquistada, com 13 carros dentro do mesmo segundo, por Allam Khodair, no Drivex Mercedes em dupla com Marcelo Hahn, no tempo de 1.42.316. O brasileiro lutou intensamente com Rik Breukers (Imperiale Lambo) na parte decisiva da sessão, para eventualmente bater o jovem holandês por 196 milésimos. “Estou muito feliz pelo time e simplesmente amo essa pista, com suas seções rápidas e lentas, e seus altos e baixos” , disse Allam.

A segunda fila foi para Daniel Serra, na vencedora Luzich Ferrari da corrida 1, e para o Teo Martin BMW de Fran Rueda. Na terceira fila, Alessandro Pier Guidi (Luzich Ferrari) e Fernando Rees (Ombra Lambo). Confirmando a excelente manhã dos pilotos brasileiros, Thiago Marques (Teo Martin BMW) conquistou a pole em Am, onde o MS / HTP Mercedes sofreu problemas técnicos e o Olimp Audi de Stanislaw Jedlinski não aproveitou a pista. A segunda melhor Mercedes AMG GT3 do grid foi a do pentacampeão da Stock Car Cacá Bueno, que marcou 1min43s606 e saiu da 18a colocação.

Allam Khodair e Marcelo Hahn fizeram sua primeira vitória “overall” na Corrida 2 em Hungaroring, ao volante do Drivex Mercedes AMG. A dupla brasileira da Pro-Am dominou literalmente a corrida, com Khodair saindo na pole position e liderando durante todo o primeiro turno, e Hahn mantendo tudo sob controle no segundo turno, para vencer os Lambo Huracans de Rik Breukers – Riccardo Agostini (Imperiale Racing) e Edoardo Liberati-Kang Ling (VSR).


O sucesso coloca Marcelo Hahn na 3ª posição na classificação Pro-Am, onde o lÃder de classe Ramos-Crestani (Lazarus Lambo) conquistou alguns pontos úteis. A situação é inalterada no topo da classificação geral, já que os dois principais candidatos não estavam entre os primeiros. Mikkel Mac (Luzich Racing Ferrari) teve que abandonar e o Teo MartÃn BMW de Fran Rueda-Andrés Saravia terminou em 6º . PierGuidi e Rueda tiveram um contato nas voltas iniciais. Dez pontos separe agora os dois primeiros. Giulio Borlenghi e Andrzej Lewandowski (VSR Lambo) conquistaram o terceiro triunfo da temporada, ampliando a liderança na classificação.
Corrida
No inÃcio, Khodair mantém a vantagem, enquanto Serra passa por Breukers na curva 1, apenas para entrar em contato mais tarde, tendo que deixar Pier Guidi e Rueda passarem. Liberati é o 6ºà frente de Ellis, Di Amato, Giammaria e Perel, enquanto Mikulasko atinge Marques no final da primeira volta.

Na 2ª volta, Costantini, após uma aparente falha mecânica, colide com Jedlinski. O safety-car entra, o que elimina a vantagem de 2 a 7 seg que Khodair já havia construÃdo. Cipriani também está nos boxes com dano na frente.

Na volta 5, a corrida volta com grande luta entre Rueda e Serra pelo P4, à frente de Liberati e Ellis. Di Amato e Giammaria entram em contato, com o RS Ferrari perdendo algumas posições. Khodair se afasta novamente na frente de Breukers, com Pier Guidi em terceiro, enquanto Beirão abandona nos boxes.

A troca de pilotos começa na volta 13; depois de todos os pit stops, Hahn lidera com 11,5 segundos sobre Agostini, que lidera um grupo compacto incluindo Ling, Liang, Fioravanti, Mul e Saravia. Mais Wilkinson, West e Liusowski, enquanto Borlenghi lidera na Am. Pouco depois, Fioravanti e Mul passam por Liang, enquanto a Luzich Frrari #51 recebe um drive-through por uma infração anterior durante o procedimento de reinÃcio. Há também um drive-through para os dois Lazarus Lambos e o Mercedes SPS por ultrapassar no amarelo. Mac abandona na volta 25, com um escapamento danificado resultante do contato no inÃcio. Uma volta depois, Saravia e West passam por Liang.

As últimas voltas são emocionantes, pois Agostini reduz a diferença de Hahn, mas ele não estará em condições de atacá-lo, e o brasileiro vence a corrida. Ling fica em terceiro, à frente de Fioravanti, Mul, Saravia, West e Liang, que resiste ao ataque de Lisowski, com Wilkinson completando o top 10. Borlenghi leva a classe Am à frente de Coimbra e Konrad.



httpss://youtu.be/DJ4A1Z_jFpk
Os Top 10 na geral da corrida 2
1Â #16 – Marcelo Hahn-Allam Khodair-Mercedes AMG GT3 PROAM
2Â #25 – Riccardo Agostini-Rik Breukers-Lamborghini Huracan GT3 PRO
3Â #6 – Edoardo Liberati-Kang Ling-Lamborghini Huracan GT3 PRO
4Â #12 – Fernando Rees-Damiano Fioravanti-Lamborghini Huracan GT3 PRO
5Â #63 – Giovanni Venturini-Jeroen Mul-Lamborghini Huracan GT3 PRO
6 #47 – Teo MartÃn-Fran Rueda-Andrés Saravia GTM Silver BMW M6 GT3 PRO
7Â #71 – Alexander West-Michele Rugolo-Ferrari 488 GT3 PROAM
8Â #19 – Jiatong Liang-Raffaele Giammaria-Lamborghini Huracan GT3 PROAM
9 # 77 – Marcin Jedlinski-Mateusz Lisowski-Audi R8 LMS PROAM
10 #96 – Bradley Ellis-Oliver Wilkinson -Audi R8 LMS PROAM
A próxima etapa do campeonato está marcada para os dias 01 e 02 de setembro, em Silverstone, na Inglaterra.
Full Race-International GTOpen 2018 Corrida 2-Hungaroring
httpss://youtu.be/W1yST6S7kzM
(reprodução)