FÓRMULA E [E-RACER] – E-PRIX DE SÃO PAULO INICIO DE UMA PARCERIA COM A CIDADE QUE É ELÉTRICA POR NATUREZA
O circuito paulistano de 2,96 km apresenta três longas retas, com curvas apertadas, e pilotos esperavam que seriam adequadas ao NIO 333 ER9 Formula E challenger
O fim de semana da corrida começou com a primeira sessão de treinos às 16h25, horário local, na sexta-feira (19h25 GMT), com o segundo treino, qualificação e corrida ocorrendo no sábado, 25 de março.
Infográficos da ABB (parceiro titular e oficial) mostrando algumas das tecnologias da série: Um para o carro Gen3 no qual os pilotos aceleraram nas ruas do circuito do sambódromo, e um para o ABB Formula E Race Charger que é usado para carregar todos os carros Gen3.
Recordando a empreitada de fazer uma etapa no Brasil – Na primeira temporada houve planos para uma corrida no Rio de Janeiro, mas não ocorreu devido a problemas técnicos. Anos depois Lucas di Grassi planejou um circuito no Parque do Ibirapuera, mas mudanças políticas impossibilitaram. Na terceira vez existiram planos de trazer a FE durante a temporada de 2017-18, mas um acordo só foi alcançado em 2022. O acordo foi alcançado entre a Prefeitura de São Paulo e a FE em 30 de abril de 2022. O contrato tem uma duração de 5 anos, com a possibilidade de extensão por outros cinco. O contrato foi ratificado e o contrato foi confirmado pela FIA no dia 29 de junho e oficializado no dia 13 de outubro de 2022.
Em sua entrevista de 2022 no Roda Viva, Lucas di Grassi explicou que chegou a desenhar um circuido em Marina da Glória, Rio de Janeiro e que a tentativa de trazer o campeonado para o Anhembi durante o governo de João Dória na prefeitura foi interrompido devido à privatização da área. Em 2019, Nelson Piquet Jr. tentou trazer a FE para o Rio de Janeiro.
Na temporada de 2017-18, São Paulo foi substituído por Punta del Este.
Corrida – Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realizou sua primeira etapa no Brasil, no Sambódromo do Anhembi no último sábado (25/03). Vencida pela equipe britânica Jaguar TCS Racing, com o neozelandês Mitch Evans, o piloto da Envision Racing que é equipe cliente da Jaguar Nick Cassidy, foi o segundo colocado e o britânico Sam Bird em terceiro.
Um total de 23 mil pessoas assistiram a uma corrida eletrizante do início ao fim, com 35 voltas [31 previstas, mais quatro adicionadas após as entradas do safety car]. Com um circuito de 11 curvas e duas retas longas, Evans se mantendo no meio do pelotão durante boa parte da prova arrancou para a vitória provando que a Jaguar está com um excelente carro.
Pódio Fotos Rafa Catelan @rafagcatelan
RESULTADOS E-PRIX SÃO PAULO
Copyright © 2023 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados
Top!!!
Valeu amigo!!