DIÁRIOS DO HUGO #17
5ª.Corrida – Interlagos 19-07-2008
7ª.Etapa do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto
Cheguei na sexta para o segundo treino livre, direto do Rio, e meio cansado. Dei só umas 6 voltas para sentir o carro. Estava perfeito, um canhão. Eliminaram completamente a falhação, e agora, sai fortíssimo das curvas de baixa. Descobriram que apesar de comprados juntos, e serem zerados, um carburador era completamente diferente do outro internamente! Deram um jeito no assunto, e ficou tudo perfeito. Treinei junto com uns Maverick V8 de outra categoria, e os despachava, não só na subida da Junção, como também pela reta toda! Num outro momento, saí bem forte da segunda perna do S do Senna, botei por fora de dois deles no Sol, e fui embora…
OK que não são mais “aqueles” Maverick quadri-jet dos anos 70, mas ainda são V-8, e reta é reta.
Precisei inclusive rever o ponto de frenagem no final da reta dos boxes, pois na segunda volta, segui reto na tomada do S do Senna e fui parar na grama. Não dá mais pra frear tão próximo da placa do 50m., o carrinho está muito rápido.
Apareceram três carros desconhecidos convidados pela FASP. Um Alfa GTV bonito e veloz que ficou com o 4º. tempo, um JK vermelho alaranjado com cara de mau, todo cheio de rebites “a la Mad Max”, e o “cuore” da grade torto, e mais um DKW amarelo. Todos com pneus slick…
Esta foi também a última corrida do DKW #96 do Flavio Gomes. Com a dificuldade de se encontrar peças para ele, e também por conta do constante ingresso de carros mais velozes na categoria, vai para o Museu Brasileiro do Automóvel, em Passo Fundo no Rio Grande de Sul, descansar um pouco, depois de 40 anos de corridas. Era o DKW mais antigo do mundo que ainda corria, ininterruptamente, desde os anos 60! Foi um pioneiro da Superclassic, e vai deixar saudades.
Essa história do aumento da quantidade de carros com motor AP na Superclassic é motivo de eternas polêmicas entre os puristas que, defendem uma categoria exclusivamente com carros antigos originais, e o pessoal que monta motores mais modernos e potentes. Seria ótimo se vivêssemos na Europa, ou nos EUA, onde a oferta de carros antigos esportivos é muito grande, mas para a nossa realidade, e bolso, não é viável. Por aqui, quase não existem carros antigos competitivos, e quando se acha um, são caros e não há peças no mercado. As corridas seriam simplesmente desfiles de carros velhos, sujeitos a quebras constantes, e sem a menor graça para seus pilotos e o público. Este último, atualmente quase inexistente, pela falta de divulgação dos eventos, e pela total ineficiência da CBA em gerir o esporte a motor no país. Os clubes pertencem ou são submissos aos dirigentes da CBA que, por sua vez, se contenta em viver dos lucros provenientes da emissão e renovação de carteirinhas para pilotos. Para nós, os “velhinhos” que estamos somente nos divertindo, tudo bem, mas para a garotada que vem por aí, não há muito futuro no automobilismo desportivo nacional. Não existem mais categorias de acesso, e portanto, será difícil daqui pra frente, e caso a política não mude logo, termos novos Sennas, Rubinhos ou Massas surgindo no cenário mundial. Só vai para o exterior quem tem “paitrocínio”, e nem sempre são estes os melhores, ou os mais talentosos pilotos. Uma pena, realmente. A CBA é mais uma coisa que não funciona neste país. Dei duas voltas passando por dentro dos boxes para esquentar e tentar acamar as pastilhas novas antes de alinhar. Pedal do freio meio borrachudo, humm…
Bem, esta foi a prova mais curta até agora… Durou menos de meia volta! Dei um pancadão de lado no Porsche 914, e amassou bem…
A Brasinha não parou no fim da Reta Oposta, e pra não encher a traseira do Porsche, me joguei na zebra do lado de dentro da curva, onde tem um pequeno espacinho gramado entre o muro e a zebra, e… decolei! Nisso o Paulo, coitado, espremido pelo Abrami fez a tangência dele certinha, e eu…, enchi a lateral dele!
O Porsche esparramou com a pancada , e acertou o Puma azul número 23 do Abrami que estava grudado por fora.
Seguimos reto, os três embolados. Não chegamos a rodar, pois estávamos todos encostados uns nos outros. Passamos que nem um meteoro, em bloco, pela frente do grupo que vinha atrás, e nos esparramamos na área de escape do lado de fora, depois da curva. Bandeira amarela, etc….
Meti uma 2a., e fui embora… tentei…, mas o pneu traseiro tinha estourado com a porrada, e fui no aro, soltando fumaça, até o box. O Abrami rapidamente continuou. O Porsche ficou por lá mesmo.
A pista estava um sabão por causa das provas da Truck na semana anterior. O Abrami começou a frear muito antes da curva, e foi apertando o Paulo para dentro. Não havia espaço. Pisei fundo no freio, e com tudo ainda frio, travou e segui reto que nem um foguete! Só deu pra escolher o cantinho, e me firmar no volante aguardando o impacto inevitável. BUM!
Erro meu. Fui com muita sede ao pote logo no início. Mais uma lição: Não tentar resolver a parada logo nas primeiras voltas!
Já tinha ouvido isso um milhão de vezes, mas não adiantou. Se não vivenciar, não aprende! Pena, pois tava animadão (talvez até demais!), e o carrinho estava ótimo!
Larguei na 13ª. posição dos 33 carros que formaram o grid, e com o tempo de 2:08.492. Parti ao lado do JK, e já tinha passado por ele, pelo Passat # 21 do Carlos Braz, e pelo Puma # 10 do Furrier, até a pancada. Com a atual relação de câmbio, quase não uso o freio motor, o que sobrecarrega muito os freios, principalmente na tomada do S do Senna, e na freada do Lago.Daria para talvez beliscar um 5º. lugar, se tudo tivesse corrido bem até o final… Paciência. Fica pra próxima…
Balanço: Quebrou a fixação do coxim do motor na carcaça da caixa, o coxim, os bracinhos da suspensão, as rodas amassaram, e os dois pneus dianteiros dechaparam completamente, além do que, vai precisar lanternar (fazer funilaria para os paulistas) a lateral toda, recuperar o bico do capô e do paralamas que são de fibra. Vamos aproveitar para também trocar a porta direita que amassou muito, por uma nova em fibra, mais leve. Depois vem a pintura, recuperar as rodas, 4 pneus novos, alinhar tudo…Ai, ai!
A vítima maior, o meu caro colega de equipe Paulo Souza, do Porsche, é também um “gentleman”. Quando totalmente sem graça, e chateadíssimo pelo que havia ocorrido, me dirigi a ele para me desculpar, abriu um largo sorriso, meu deu um forte abraço, e disse: “Deixa disso Hugo! Acontece. Não se preocupe!” Vejam só…
Já o Abrami, do Puma atingido por tabela, a quem também procurei, foi mais seco, e me “aconselhou” a ter melhores freios da próxima vez. Na etapa seguinte, da qual não participei, ele atingiu por trás, fortemente, o Chevette # 58 do Fernando Mello na freada do Senna…
Infelizmente o carro do Paulo destruiu completamente ambos os paralamas dianteiros, a lateral esquerda, e o paralama traseiro esquerdo que são de fibra.
Está pensando agora em consertá-lo, e transformá-lo novamente em carro de rua. Mas mesmo que isso ocorra, vai prosseguir correndo na Superclassic com um Fusca AP cinza prata que ele também tem. Ainda bem, pois é um ótimo companheiro.
Bob Sharp, com quem tenho o prazer de, vez por outra, trocar e-mails, só de olhar fotos da Brasinha rolando muito nas curvas, me aconselhou a arrumar, e instalar, uma barra estabilizadora dianteira.
Vamos providenciar. O Bob sabe tudo sobre carros e corridas.
Bem, tô batizado…
Hugo Borghi
Nossa “imprensa especializada em automobilismo” deveria fazer das colunas de Hugo, uma leitura habitual, talvez assim, voltassemos a saber, se não tudo, mas quase tudo do que realmente aconteceu na corrida.
Nossa “imprensa especializada em automobilismo” deveria fazer das colunas de Hugo, uma leitura habitual, talvez assim, voltassemos a saber, se não tudo, mas quase tudo do que realmente aconteceu na corrida.
muito dez!!
muito dez!!
Hugo, não adianta…sou teimoso e cabeça dura, e o 914 está de volta nas pistas… e o Fusca volta para carro reserva de novo.
O registro de nosso ” encontro” pode ser visto em:
http://www.youtube.com/watch?v=LYKDeofVpeI
para quem tiver pressa, é só ir do 3:20 em diante.
Produção do pessoal da http://www.motoresvelozes.com.br.
Hugo, não adianta…sou teimoso e cabeça dura, e o 914 está de volta nas pistas… e o Fusca volta para carro reserva de novo.
O registro de nosso ” encontro” pode ser visto em:
http://www.youtube.com/watch?v=LYKDeofVpeI
para quem tiver pressa, é só ir do 3:20 em diante.
Produção do pessoal da http://www.motoresvelozes.com.br.
PAULO SOUZA:
Caríssimo Paulo,
Este texto foi escrito logo após o “evento”.
Como sabes não participei da última, mas
ví nas fotos do Rodrigo, a sua “nova” 914.
Ficou linda! Parabéns!
Fica tranquilo que vou levar umas defensas de barco…
Grande abraço, e até sexta!
PAULO SOUZA:
Caríssimo Paulo,
Este texto foi escrito logo após o “evento”.
Como sabes não participei da última, mas
ví nas fotos do Rodrigo, a sua “nova” 914.
Ficou linda! Parabéns!
Fica tranquilo que vou levar umas defensas de barco…
Grande abraço, e até sexta!
INGO HOFMANN:
Primeiro teriamos que ter “imprensa especializada” que COBRISSE nossos eventos! Tirando meia duzia de linhas no blog Flávio (quando ele corre!), o silêncio é sepulcral! Quase como se fosse uma coisa secreta, somente para poucos iniciados participantes…
A sua idéia é muito boa para corridas que tenham cobertura! Não custava nada ao reporter ligar à noite ou dia seguinte – na pista não dá!) para tres ou quatro pilotos que tiveram alguma expressão na corrida, e colher suas impressões.
INGO HOFMANN:
Primeiro teriamos que ter “imprensa especializada” que COBRISSE nossos eventos! Tirando meia duzia de linhas no blog Flávio (quando ele corre!), o silêncio é sepulcral! Quase como se fosse uma coisa secreta, somente para poucos iniciados participantes…
A sua idéia é muito boa para corridas que tenham cobertura! Não custava nada ao reporter ligar à noite ou dia seguinte – na pista não dá!) para tres ou quatro pilotos que tiveram alguma expressão na corrida, e colher suas impressões.
Essa indireta é para euzinho! Se for quero exclusividade de material, aí acoisa vai rolar na profissa com vários elementos! Por enquanto é isso!
Essa indireta é para euzinho! Se for quero exclusividade de material, aí acoisa vai rolar na profissa com vários elementos! Por enquanto é isso!
DR. “OKRASA”- COMPADRE:
Olha, sinceramente não foi um “toque” não…
O teu blog não cobre corridas “ao vivo”, só as mais antigas, portanto não me ocorreu dar nenhuma indireta.
Hahahaha…
Mas como os carros e os pilotos são “antigos” bem que caberia, e que seria uma boa, lá isso seria!
O Rogério, o Paulo, o Gildo, o Henry, e muitos outros, eu inclusive, poderiamos dar depoimentos curtos do que mais relevante ocorreu na visão de cada um a cada prova. Acho que poderia ficar sensacional!
Vamos começar sábado?
DR. “OKRASA”- COMPADRE:
Olha, sinceramente não foi um “toque” não…
O teu blog não cobre corridas “ao vivo”, só as mais antigas, portanto não me ocorreu dar nenhuma indireta.
Hahahaha…
Mas como os carros e os pilotos são “antigos” bem que caberia, e que seria uma boa, lá isso seria!
O Rogério, o Paulo, o Gildo, o Henry, e muitos outros, eu inclusive, poderiamos dar depoimentos curtos do que mais relevante ocorreu na visão de cada um a cada prova. Acho que poderia ficar sensacional!
Vamos começar sábado?
Defensas de barco é magistral Hugo,hahahaha.O maior prejú ali foi a perda do espelho lateral,que o Paulo usava para se pentear,hehehehe.
Mas sério,o Paulo é comprovadamente um gentleman dentro E FORA das pistas.
Defensas de barco é magistral Hugo,hahahaha.O maior prejú ali foi a perda do espelho lateral,que o Paulo usava para se pentear,hehehehe.
Mas sério,o Paulo é comprovadamente um gentleman dentro E FORA das pistas.
Já está fechado por mimn. Vamos alinhavar no sábado, certo mano!
Já está fechado por mimn. Vamos alinhavar no sábado, certo mano!
Hugo: ótima idéia… Saloma, pode contar comigo, e estou à disposição de dar meus ” pitacos” também.
BelAir…. obrigado , muito gentil….
Abraços a todos, e até sábado.
Hugo: ótima idéia… Saloma, pode contar comigo, e estou à disposição de dar meus ” pitacos” também.
BelAir…. obrigado , muito gentil….
Abraços a todos, e até sábado.