COPA TRUCK | Na Elite, Pedro Perdoncini e Arthur Scherer vivem domingo vitorioso em Interlagos

No dia da ASG Motorsport, o paranaense triunfou de ponta a ponta na corrida, enquanto o estreante primeira paulista superou os desafios de uma disputa bastante acirrada e movimentada para vencer de forma inédita na categoria
A etapa da Elite foi repleta de grandes disputas em Interlagos
(Duda Bairros)

A Copa Truck Petrobras viveu um grande fim de semana diante do seu palco mais tradicional, o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Diante de casa cheia, com estimativa de 40 mil pessoas nas arquibancadas e nos camarotes neste domingo (18), a categoria dos ‘brutos’ realizou a terceira etapa da temporada 2025 e coroou Pedro Perdoncini e Arthur Scherer como vencedores no Super Truck Elite.

Foi uma conquista que marcou jornada perfeita para a equipe ASG Motorsport e a Mercedes-Benz, que varreram a etapa também com a conquista da pole position, por parte de Perdoncini, no último sábado.

Perdoncini trilhou caminho seguro e sem sustos para vencer pela segunda vez na temporada. Partindo da posição de honra em São Paulo, o piloto da Mercedes-Benz #117 não se intimidou em algum momento e triunfou de forma inédita em Interlagos, deixando para trás um fim de semana de revistas em Londrina (PR).

Já na Corrida 2, foi uma vez que Arthur Scherer brilhou. Em meio a uma prova habitualmente marcada por muitas disputas, o paulista esteve sempre entre os primeiros e aproveitou aliou bom posicionamento e forte desempenho para superar seus principais adversários, assumir a liderança e partir para vencer pela primeira vez na Copa Truck Petrobras.

Destaque também para Diogo Moscato. O soteropolitano da Scuderia Chiarelli finalizou a primeira prova da etapa em terceiro lugar, registrando assim seu quinto pódio em seis corridas. O resultado como um todo do fim de semana manteve o jovem de 20 anos na liderança do campeonato da Elite, agora com 93 pontos, contra 89 de Scherer e 88 de Leo Rufino, outro nome muito forte ao longo da rodada, com um segundo e um quarto lugares. Após domingo complicado, Nicolas Giaffone aparece em quarto, com 78 pontos, dois a mais em relação a Perdoncini.

Pedro Perdoncini foi o responsável por puxar a fila do grid da Elite, tendo ao seu lado o companheiro da equipe ASG, Arthur Scherer. Logo atrás, experiência e juventude se posicionaram lado a lado com Jô Augusto Dias e Nicolas Giaffone partindo em terceiro e quarto, respectivamente. Djalma Pivetta largou do quinto posto, seguido por Rodrigo Taborda, Kleber Eletric e Diogo Moscato.

Com pilotagem bastante firme desde a largada, Perdoncini sustentou a liderança com autoridade para trazer uma vitória contundente em Interlagos. Em contrapartida, Arthur Scherer e Rodrigo Taborda foram punidos com drive-through por terem excedido o limite de velocidade no radar. Jô Augusto Dias passou para segundo ainda no início de prova, enquanto Nic Giaffone veio em terceiro.

Mas Giaffone foi punido por emissões e teve de cumprir drive-thru através de nossas caixas, o que tirou qualquer chance de lutar por um lugar no pódio. Em contrapartida, Diogo Moscato já aparecia o terceiro e Hugo Cibien trilhava grande escalada e era o sexto antes da entrada do safety-truck após abandono de Beto Monteiro (PRO).

De ponta a ponta, Perdoncini partiu para vencer pela primeira vez em Interlagos e pela segunda na temporada 2025, repetindo a prova de abertura, em Campo Grande.


Duelo entre Leo Rufino e Pedro Perdoncini em Interlagos
(Duda Bairros)

De forma incrível, Leo Rufino terminou em segundo depois de ter largado da nona posição, enquanto Diogo Moscato cruzou a linha de chegada em terceiro, marcando seu quinto pódio em cinco corridas e depois de tirar proveito da produtividade imposta a Jô Dias por uso de traçado não oficial.


Rodrigo Taborda suspendeu a fila do grid na Corrida 2
(Duda Bairros)

Djalma Pivetta foi o quarto, seguido por Hugo Cibien, que subiu nove cargos. Daniel Kelemen terminou em sexto, à frente de Arthur Scherer e Rodrigo Taborda, que abriu a fila da Corrida 2 com a inversão dos oito primeiros.

Arthur Scherer viveu grande tarde e venceu a primeira na Copa Truck Petrobras
(Duda Bairros)

Kelemen surpreendeu na largada e subiu de terceiro para a liderança da Elite, deixando Scherer em segundo lugar. Depois de uma intensa disputa por cargos, Kleber Eletric apareceu em terceiro, à frente de Pivetta e Hugo Cibien.

Depois da intervenção do safety-truck na metade final da prova, foi a vez de Scherer dar o bote e passar Kelemen para assumir o primeiro lugar e partir para vencer pela primeira vez na Copa Truck Petrobras.

Perdoncini cresceu bastante nas voltas finais, chegou a alcançar a segunda colocação e traçou um princípio de pressão em cima de Scherer. Mas o paulista guiou como um veterano para conquistar seu primeiro triunfo na categoria e marcar seu nome na Copa Truck Petrobras.

Kleber Eletric finalizou em terceiro lugar, com Leo Rufino — um dos maiores pontuadores da etapa — em quarto e Hugo Cibien salvando um quinto posto pela segunda vez seguida. Nic Giaffone terminou em sexto, à frente de Rodrigo Taborda e Daniel Kelemen, oitavo.

A próxima etapa da temporada 2025 da Copa Truck Petrobras foi recentemente confirmada para o Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Previsto para os dias 14 e 15 de junho, o quarto encontro do ano está garantido e terá lugar no tradicional circuito gaúcho após obras de melhorias de segurança, coordenadas pela Federação de Automobilismo do Rio Grande do Sul (FGA), em esforço conjunto com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

“A Federação, junto com a CBA, fez um grande esforço para apoiar o autódromo na realização da obra que traz mais segurança para a pista, e o que viabiliza manter Tarumã no calendário das grandes competições de esporte a motor do Brasil, como é a Copa Truck Petrobras, que sempre fez questão de correr conosco”, destaca Arlindo Signor, presidente da FGA.

Confira os resultados das corridas deste domingo em Interlagos na classe Super Truck Elite:

Pedro Perdoncini no topo do pódio da Corrida 1
(Duda Bairros)

1º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 13 voltas em 29min33s633
2º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), 4s514
3º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), 6s258
4º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), 8s875
5º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), 13s783
6º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), 16s295
7º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 17s323
8º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), 27s196
9º – Kleber Eletric (Caminhão Elétrico/Scania), 34s174
10º – Marcio Giordano (Scuderia Chiarelli/Iveco), 44s205
11º – Juca Bala (Caminhão Elétrico/Scania), 45s824
12º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 1 volta
13º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 1 volta
14º – Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 1 volta
15º – Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 1 volta
16º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 2 voltas
17º – Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), 4 voltas
18º – Sergio Ramalho (FF Motorsport/Mercedes-Benz), 4 voltas

Com Arthur Scherer no topo: o pódio da Corrida 2 na Elite
(Duda Bairros)

1º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 8 voltas em 23min43s964
2º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 0s845
3º – Kleber Eletric (Caminhão Elétrico/Scania), 1s825
4º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), 2s848
5º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), 6s405
6º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 8s675
7º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), 10s293
8º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), 19s315
9º – Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 20s316
10º – Juca Bala (Caminhão Elétrico/Scania), 21s328
11º – Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), 23s365
12º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 27s731
13º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), 46s553
14º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 1 volta

Não completaram
Marcio Giordano (Scuderia Chiarelli/Iveco), 6 voltas
Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), não largou
Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), não largou
Sergio Ramalho (FF Motorsport/Mercedes-Benz), não largou

Diogo Moscato (#54) sustenta a liderança do campeonato
(Duda Bairros)

Classificação do campeonato, Super Truck Elite (top-10)
1º – Diogo Moscato, 93 pontos
2º – Arthur Scherer, 89
3º – Leo Rufino, 88
4º – Nicolas Giaffone, 78
5º – Pedro Perdoncini, 76
6º – Djalma Pivetta, 60
7º – Hugo Cibien, 54
8º – Kleber Elétrica, 53
9º – Ricardo Álvarez, 49
10º – Jô Augusto Dias, 49
*pontuação extraoficial

Confira o calendário definitivo da Copa Truck Petrobras 2025:
Etapa 1 – 23 de março – Campo Grande (MS)
Etapa 2 – 13 de abril – Londrina (PR)
Etapa 3 – 18 de maio – Interlagos/São Paulo (SP)

Etapa 4 – 15 de junho – Tarumã (RS)
Etapa 5 – 13 de julho – Cascavel (PR)
Etapa 6 – 24 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 7 – 21 de setembro – Curvelo (MG)
Etapa 8 – 19 de outubro – Londrina (PR)
Etapa 9 – 7 de dezembro – Interlagos/São Paulo (SP)

Copyright © 2025 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights