COPA TRUCK – GOIÂNIA, CIRCUITO DE MÉDIAS ALTAS, EXIGÊNCIA DOS FREIOS [DIFERENCIAL] PALCO DE INÍCIO DA TEMPORADA DE 2023
A Copa Truck começa a temporada 2023 neste final de semana em Goiânia. Será a primeira das nove etapas programadas para o ano, com passagens marcadas também pelos autódromos de Interlagos (SP), Londrina (PR), Cascavel (PR) e Tarumã (RS). O campeonato começa e termina na capital goiana.
Desde 2017, quando da inauguração da Copa Truck, Goiânia recebeu 16 provas da categoria. O maior vencedor é Beto Monteiro, com cinco conquistas. André Marques venceu três vezes, enquanto Roberval Andrade, Felipe Giaffone e Danilo Dirani somam duas vitórias cada. Paulo Salustiano e o atual campeão Wellington Cirino venceram uma vez.
No quesito pole positions, Giaffone ainda não poderá ser alcançado: foram quatro poles, com duas de Andrade, uma de Beto Monteiro e uma de Cirino. Já entre as marcas envolvidas na disputa, Volkswagen e Mercedes-Benz empatam com seis vitórias cada, diante de quatro da Iveco; no número de pole positions, a Iveco domina com quatro poles, enquanto Volkswagen e Mercedes empatam com duas cada.
O circuito de 3.853 metros é seletivo, com trechos velozes seguidos por freadas fortes e contornos mais lentos, e sua reta principal é uma das maiores de todo o calendário, com um quilômetro de extensão. São 12 curvas – sete à direita e cinco à esquerda.
Várias delas exigem desacelerações severas, como elege Danilo Dirani, vencedor de duas provas em Goiânia e que fará sua estreia como piloto da Iveco em 2023.
“A Curva 3 é a que mais exige dos freios, porque você chega do Cheirinho, que é uma curva rápida à direita. O caminhão chega ‘pendulado’ (ainda carregando a força lateral da curva anterior), e você tem de usar muito a potência do freio e também o freio motor com a redução das marchas para poder ter equilíbrio do meio para a saída da curva. Então o piloto inicia o contorno ainda apoiando no pedal do freio e vai soltando gradativamente para voltar a ganhar velocidade”, afirma.
Na curva que leva para o início da parte mais sinuosa da pista, os caminhões fazem a aproximação a cerca de 175 km/h e o contorno da curva de 180 graus a cerca de 80 km/h. A desaceleração é feita em seis segundos e 180 metros.
Dirani prossegue e explica outro ponto de frenagem importantíssimo para o tempo de volta – e que não é para o contorno de uma curva. “A freada do radar também é muito forte, porque chegamos na reta entre 205 e 210 km/h para quebrar essa velocidade pra 160. Tem que usar toda a potência das pastilhas por pouco tempo, e um pequeno vacilo faz o piloto ‘queimar’ o radar e aí tem que cumprir punição”, ressalta.
Passando pelo radar, os caminhões voltam a ganhar velocidade se aproximam da primeira curva a cerca de 190 km/h. A freada para a primeira curva do circuito é feita a cerca de 200 metros da entrada, e o contorno é feito a cerca de 100 km/h – uma redução de 90 km/h feita em apenas seis segundos, e que gera uma desaceleração de quase 1G.
“O circuito de Goiânia tem como principal fator o de possuir uma das maiores retas do Brasil, que mesmo com o radar de 160 km/h, ainda permite o desenvolvimento de velocidades de até 220 km/h. E para que se alcance essas velocidades, os freios precisam estar ‘em dia’ para fazer essa frenagem mais ‘brusca’ e garantir o contorno seguro da curva 1. As demais curvas, combinadas com o clima quente de Goiânia, irão dificultar o resfriamento do sistema, porém, certamente as pastilhas da Fras-le darão conta do recado e irão garantir a performance, durabilidade e segurança a todos os pilotos”, explica Roger Lusa, engenheiro de aplicação da Fras-le.
Foto pastilha_de_freio_copa_truck/rafa_catelan
A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.
As largadas estão programadas para este domingo (19/03) às 11h10 e 11h45, ambas com transmissão ao vivo da Band, SporTV3 e canal oficial da Copa Truck no YouTube. Na TV, as transmissões começam às 11 horas.
Programação do evento (inclui a NASCAR Brasil):
SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO
Portões fechados para o público
8h00 – NASCAR Brasil – Shakedown
10h45 – Copa Truck – Treino Extra Super
11h25 – Copa Truck – Treino Extra
12h30 – Copa Truck – Treino Livre 1
13h50 – NASCAR Brasil – Shakedown
14h25 – NASCAR Brasil – Treino Extra
15h30 – Copa Truck – Treino Livre 2
16h35 – NASCAR Brasil – Treino Livre 2
SÁBADO, 18 DE MARÇO
Abertura dos portões: 8h00
9h00 – NASCAR Brasil – Treino Livre 3
10h00 – Copa Truck – Treino Livre 3
13h00 – NASCAR Brasil – Treino Livre 4
15h00 – Copa Truck – Classificação
16h30 – NASCAR Brasil – Classificação 1
16h50 – NASCAR Brasil – Classificação 2
DOMINGO, 19 DE MARÇO
Abertura dos portões: 8h00
8h00 – NASCAR Brasil – Warm Up
8h20 – Copa Truck – Warm Up
8h45 – Visitação aos Boxes
9h55 – Hino Nacional
10h08 – NASCAR Brasil – Corrida 1
10h38 – Copa Truck – Desfile dos Pilotos
11h10 – Copa Truck – Corrida 1
11h45 – Copa Truck – Corrida 2
12h53 – NASCAR Brasil – Corrida 2
13h30 – Show para o público
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