Quando chegamos ao galpão, na cidade de Passo Fundo, fomos avisados que estaríamos entrando no mundo dos Opalas da terrinha. Os cabras amam a marca e quando tomamos ciência da bagaça, entramos na roda e babamos nas crianças estacionadas…mas isso era uma prévia da grande história dessa família de antigomobilísticas do Rio Grande do Sul. E dividida entre duas grandes marcas, Ford e GM…

…e o patrono Sr. Oscar Graeff (acima) é admirador da marca Ford, tanto que seu baú de fotos e objetos é de um inesgotável conteúdo. O Ford Modelo “A”, 1929, foi seu transporte, quase que diário entre a propriedade rural da família e a casa na cidade de Passo Fundo, isso 17 km diários…

…e tambem tinha uma robusta pick-up Ford F 100, 1958 (acima). Mas a paixão era mesmo pelo valente Modelo “A”.
E a paixão era tanta, que depois de aceitar uma proposta irrecusável pelo carrinho, que foi vendido, tentou em vão convercer o novo prietário a revendê-lo. Mas não se tomou como vencido, saiu no mundo a cata de outro Fordinho e algumas semanas depois já estava com o “novo” Fordinho Modelo “A”, 1929 em mãos. E fazendo parte da família até hoje.
Um dos bens mais preciosos da sua garagem é a Pick-up F 100, hoje com 1 milhão de quilômetros rodados. Era a estrutura motorizada da família, do início escolar a universidade, viagens e passeios e ainda gerava lucro à família…teve motorização à diesel, quando o combustível era impraticávelpara o beberrão motor e ficando assim por mais ou menos onze anos. Agora é um verdadeiro veículo de coleção, foi toda restaurada, mecânica orginal nos mínimos detalhes.
É na propriedade rural da família, que os Graeff mantém uma oficina, que parece que saiu de algum filme dos anos 20 ou 30. E para a turma não têm tempo ruim, todos botam a mão na massa, na manutenção dos antigos.
Voltando ao divisor de águas da família, as marcas, podemos dizer que são bem definidos e harmoniosos. A dupla Ford, Sr. Oscar Graeff e seu filho Luiz Fernando Graeff…

…e a dupla Chevrolet, formada por Luiz “Pitti”(churrasqueiro de mão cheia) e “Dudu” Graeff.

A paixão pelo Opala é única, só vendo os modelos para entendê-la…foi num modelo SS, 1971 que Pitti deu suas primeiras aceleradas e foi o que bastou. E fale em alto e bom som…”o Opala é o berço da minha paixão pelos automóveis antigos”…
Resultado dessa paixão, deu um total, é bom deixar bem claro que esse numeral é até o momento do nosso encontro em Passo Fundo, de 13 automóveis Opalas e desse total, 8 são do Modelo SS. E é aí que mora o perigo…são de deixar qualquer admirador da marca enlouquecido.

E enlouquecido vai ficar, nosso comendadore Ceregatti, ouvindo a sifonia fina dos 6 bocas acima…
O encontro com a família Graeff, foi mais um presente, para a galera que foi convidada ao encontro de Passo Fundo. Ficamos encantados com tanta cortesia e receptividade e o carinho para com os comparsas! Papo excelente, brincadeiras saudáveis e bem humoradas…e êta gente prestativa! Resposta para tudo e sempre atenta as nossas necessidades culturais e…”costelais”. E fica o espaço aberto para os personagens, falarem mais um pouco da grande família.
Ficamos na dívida de recebê-los em sampa para um encontro… aguardaremos então!
Saloma (reprodução/imagens do churrasco cedidas por Joaquim/imagens da Classic Show))

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

106 comentários em “

  • 31 de janeiro de 2009 em 01:43
    Permalink

    Essa é uma turma “da pesada”.Já estou com vontade de voltar a Passo Fundo para ouvir histórias e me deleitar com a visão de carros e mais carros na companhia de gente boa,como qualquer antigomobilista,mas esses são muito especiais.Especiais porque sabem REALMENTE receber.Especiais porque fazem com que desconhecidos,trazidos pelo generosíssimo Trevisan,sintam-se imediatamente íntimos e em casa.
    E isso gente, é muito especial.
    Grande abraço à toda família Graeff.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 01:43
    Permalink

    Essa é uma turma “da pesada”.Já estou com vontade de voltar a Passo Fundo para ouvir histórias e me deleitar com a visão de carros e mais carros na companhia de gente boa,como qualquer antigomobilista,mas esses são muito especiais.Especiais porque sabem REALMENTE receber.Especiais porque fazem com que desconhecidos,trazidos pelo generosíssimo Trevisan,sintam-se imediatamente íntimos e em casa.
    E isso gente, é muito especial.
    Grande abraço à toda família Graeff.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 01:47
    Permalink

    01:46 am, Belair, hello, I am trying to work to put its house in order! This here is a huge mess … I went to the blog of a man alone!

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 01:47
    Permalink

    01:46 am, Belair, hello, I am trying to work to put its house in order! This here is a huge mess … I went to the blog of a man alone!

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 08:30
    Permalink

    Saloma, este foi o som que mais ouvi na vida, dos opalões, pois foi o carro que mais tive, até perdi as contas e o descarga sainda debaixo da porta, me lembro do primeiro que tive, um 3800 4 portas com câmbio na coluna e andava muito,pois a primeira era longa e aí que os opalas de 4 marchas dançavam, enquanto eles estavam colocando a segunda eu ainda os estava despachando na primeira.
    Agora, um churrasco destes feitos por especialistas e na companhia desta turma deve ter sido demais.
    Jovino

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 08:30
    Permalink

    Saloma, este foi o som que mais ouvi na vida, dos opalões, pois foi o carro que mais tive, até perdi as contas e o descarga sainda debaixo da porta, me lembro do primeiro que tive, um 3800 4 portas com câmbio na coluna e andava muito,pois a primeira era longa e aí que os opalas de 4 marchas dançavam, enquanto eles estavam colocando a segunda eu ainda os estava despachando na primeira.
    Agora, um churrasco destes feitos por especialistas e na companhia desta turma deve ter sido demais.
    Jovino

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 08:54
    Permalink

    Jovino, tínhamos um dessa raça, 3800 com cãmbio na coluna e ainda tinha uma preparação de carbura da Envemo para rua, que deixava o danado mais esperto que moleque em dia de Cosme e Damião. E foi esse Opalão que quase, leva para o mato o Fernando Calmon no caminho do prime da serra de Teresópolis, no Rallye da Integração…mais aí é outra história!

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 08:54
    Permalink

    Jovino, tínhamos um dessa raça, 3800 com cãmbio na coluna e ainda tinha uma preparação de carbura da Envemo para rua, que deixava o danado mais esperto que moleque em dia de Cosme e Damião. E foi esse Opalão que quase, leva para o mato o Fernando Calmon no caminho do prime da serra de Teresópolis, no Rallye da Integração…mais aí é outra história!

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 09:24
    Permalink

    Desculpe Saloma,não ví seu comentário da madrugada,pois não voltei aqui após o meu.O que houve afinal? Porque o “mess”? Já acertou?Infelizmente não posso ajudar nessas coisas,você sabe.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 09:24
    Permalink

    Desculpe Saloma,não ví seu comentário da madrugada,pois não voltei aqui após o meu.O que houve afinal? Porque o “mess”? Já acertou?Infelizmente não posso ajudar nessas coisas,você sabe.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 09:27
    Permalink

    Belair, faz parte…abs e até mais tarde!

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 09:27
    Permalink

    Belair, faz parte…abs e até mais tarde!

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 10:13
    Permalink

    O Belair falou tudo…..e eu complemento vai fazer chuurasco bom assim la em Passo Fundo viu…..

    E meu Fusca,ja esta com o adesivo em homenagem.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 10:13
    Permalink

    O Belair falou tudo…..e eu complemento vai fazer chuurasco bom assim la em Passo Fundo viu…..

    E meu Fusca,ja esta com o adesivo em homenagem.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 10:20
    Permalink

    Ô parceiro, coloque o comunicado no plural…a nossa equipe de regularidade já está adesiva a carácter!

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 10:20
    Permalink

    Ô parceiro, coloque o comunicado no plural…a nossa equipe de regularidade já está adesiva a carácter!

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 10:24
    Permalink

    Amigo Saloma, quando pessoas que partilham da mesma paixão que a nossa, o automóvel, reunem-se ao redor de uma mesa para confraternizar, comendo um bom churrasco, trocando idéias e ou simplesmente jogando conversa fora, fica fácil de entender por que o Belair diz que se sentiu em casa, estavamos fazendo o que mais gostamos, que é compartilhar com passoas que gostam e entendem, o que temos aqui. A propósito, os OPALAS agora são 15, o Piti comprou um Comodoro 4100 1980 e o Dudu acabou de comprar um ontem, (OPALA 4100 standard 1978 prata), carro este que estava sendo namorado desde 1994, motivo pelo qual, na chegada do mesmo, tivemos que fazer a apresentação do “bolido” com um “churrasquinho” básico para os amigos, de CORDEIRO, viu Belair! Uma pena voces não estarem por aqui. Abraços a todos.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 10:24
    Permalink

    Amigo Saloma, quando pessoas que partilham da mesma paixão que a nossa, o automóvel, reunem-se ao redor de uma mesa para confraternizar, comendo um bom churrasco, trocando idéias e ou simplesmente jogando conversa fora, fica fácil de entender por que o Belair diz que se sentiu em casa, estavamos fazendo o que mais gostamos, que é compartilhar com passoas que gostam e entendem, o que temos aqui. A propósito, os OPALAS agora são 15, o Piti comprou um Comodoro 4100 1980 e o Dudu acabou de comprar um ontem, (OPALA 4100 standard 1978 prata), carro este que estava sendo namorado desde 1994, motivo pelo qual, na chegada do mesmo, tivemos que fazer a apresentação do “bolido” com um “churrasquinho” básico para os amigos, de CORDEIRO, viu Belair! Uma pena voces não estarem por aqui. Abraços a todos.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 10:25
    Permalink

    Grande Saloma, gostaria de comunicar ao amigo que depois do nosso encontro em Passo Fundo compramos mais dois Opalas, um 80 comodoro 6 canecos de 3 marchas e 4 portas e um 78 cupe 6 especial. Mas não para por aí, tem coisa nova no pedaço, aguarde o comunicado . Também gostaria de falar que todos os carros nossos que estão rebaixados, com pneus cooper cobra e escapamento alterados, tem os respectivos originais guardados.
    Abraços
    Piti Graeff

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 10:25
    Permalink

    Grande Saloma, gostaria de comunicar ao amigo que depois do nosso encontro em Passo Fundo compramos mais dois Opalas, um 80 comodoro 6 canecos de 3 marchas e 4 portas e um 78 cupe 6 especial. Mas não para por aí, tem coisa nova no pedaço, aguarde o comunicado . Também gostaria de falar que todos os carros nossos que estão rebaixados, com pneus cooper cobra e escapamento alterados, tem os respectivos originais guardados.
    Abraços
    Piti Graeff

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 10:32
    Permalink

    Me esqueci,
    Tem coisa nova na linha dos outros antigos, destes falaremos em outra oportunidade, só posso adiantar que é dos anos sessenta, e da linha Ford.(que pena)

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 10:32
    Permalink

    Me esqueci,
    Tem coisa nova na linha dos outros antigos, destes falaremos em outra oportunidade, só posso adiantar que é dos anos sessenta, e da linha Ford.(que pena)

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 10:40
    Permalink

    Esse registro da família Graeff me possibilita reafirmar minha profunda amizade e respeito pelo conhecimento técnico desses antigomobilistas, muito respeitados aqui no sul. O Oscar pai e os 3 filhos tem calorosas discussões seja na busca da originalidade de uma peça como na definição de uma cor. Admiro quem tem critério e foco na formação da coleção. Eles tem dois núcleos definidos Opalas são uns 13 e a maioria SS e perto de 20 Ford e Chevrolet dos anos 28/30 e a grande maioria funcionando impecavelmente (nisto o Oscar e Fernando são mestres como poucos). Os filhos são tudo pé pesado. O Dudu é mais executivo e Opaleiro, e o Piti Graeff meu maior parceiro no Museu e sempre compôs a Diretoria da Associação Cultural e participa da nossa estratégia e caminhada. O filho dele Leonardo passou anos só fazendo perguntas e é frequentador direto deste blog . Portanto já são 3 gerações apaixonadas por carro. É por esses e outros que Passo Fundo tem expressão reconhecida.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 10:40
    Permalink

    Esse registro da família Graeff me possibilita reafirmar minha profunda amizade e respeito pelo conhecimento técnico desses antigomobilistas, muito respeitados aqui no sul. O Oscar pai e os 3 filhos tem calorosas discussões seja na busca da originalidade de uma peça como na definição de uma cor. Admiro quem tem critério e foco na formação da coleção. Eles tem dois núcleos definidos Opalas são uns 13 e a maioria SS e perto de 20 Ford e Chevrolet dos anos 28/30 e a grande maioria funcionando impecavelmente (nisto o Oscar e Fernando são mestres como poucos). Os filhos são tudo pé pesado. O Dudu é mais executivo e Opaleiro, e o Piti Graeff meu maior parceiro no Museu e sempre compôs a Diretoria da Associação Cultural e participa da nossa estratégia e caminhada. O filho dele Leonardo passou anos só fazendo perguntas e é frequentador direto deste blog . Portanto já são 3 gerações apaixonadas por carro. É por esses e outros que Passo Fundo tem expressão reconhecida.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 11:08
    Permalink

    Caraca. Estou desenvolvendo uma sindrome de não comparecensa, dificil de combater.
    O único remédio é marcar outra ida com direito a TUDO em dose dupla. E os comparsas me levarem nem que seja amarrado.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 11:08
    Permalink

    Caraca. Estou desenvolvendo uma sindrome de não comparecensa, dificil de combater.
    O único remédio é marcar outra ida com direito a TUDO em dose dupla. E os comparsas me levarem nem que seja amarrado.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 11:09
    Permalink

    Saloma a CIA , uma das coisas que mais gostamos é a de receber pessoas como vocês na nossa propriedade. Realmente foi muito bom aquelas poucas horas que passamos juntos falando de carros , ao meio deles , e saboreando um autêntico churrasco gaúcho. Tu até tomou chimarrão , lembra? A turma toda é um show. Muito obrigado por terem nos dado a oportunidade de recebelos em Passo Fundo. Estaremos sempre de portas abertas. Um forte abraço a todos.OBS.:ontém a coleção de opalas aumentou com mais um puro sangue coupê.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 11:09
    Permalink

    Saloma a CIA , uma das coisas que mais gostamos é a de receber pessoas como vocês na nossa propriedade. Realmente foi muito bom aquelas poucas horas que passamos juntos falando de carros , ao meio deles , e saboreando um autêntico churrasco gaúcho. Tu até tomou chimarrão , lembra? A turma toda é um show. Muito obrigado por terem nos dado a oportunidade de recebelos em Passo Fundo. Estaremos sempre de portas abertas. Um forte abraço a todos.OBS.:ontém a coleção de opalas aumentou com mais um puro sangue coupê.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 11:49
    Permalink

    Sou esposa do Dudu Graeff e fiquei muito feliz por ver o Opala SS-6 roncando no Blog do Saloma. Esse carro é a paixão da nossa filha Maria Eduarda(Duda)

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 11:49
    Permalink

    Sou esposa do Dudu Graeff e fiquei muito feliz por ver o Opala SS-6 roncando no Blog do Saloma. Esse carro é a paixão da nossa filha Maria Eduarda(Duda)

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 11:59
    Permalink

    Ai, ai, ai…
    Overdose de Opala é de mexer com os desejos de qualquer um. Carrão indócil, esperto e de “motor alegre”, como bem diz Bird Clemente.
    Só de pensar que convivi e aprendi com o Mestre Ciro Cayres, o cara que ajudou a desenvolver esse carro e que o conhecia como poucos já me faz feliz.
    Ter acelerado – e demolido – um desses tambem.
    E saber que gente do ramo, apaixonados como nós, preservam sua memória com carinho e dedicação.
    Pra quem quer desempenho, desafio e desaforo, Opala na cabeça.
    Esse som dos 6 cilindros em linha diz tudo, pra ensurdecer os incautos…

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 11:59
    Permalink

    Ai, ai, ai…
    Overdose de Opala é de mexer com os desejos de qualquer um. Carrão indócil, esperto e de “motor alegre”, como bem diz Bird Clemente.
    Só de pensar que convivi e aprendi com o Mestre Ciro Cayres, o cara que ajudou a desenvolver esse carro e que o conhecia como poucos já me faz feliz.
    Ter acelerado – e demolido – um desses tambem.
    E saber que gente do ramo, apaixonados como nós, preservam sua memória com carinho e dedicação.
    Pra quem quer desempenho, desafio e desaforo, Opala na cabeça.
    Esse som dos 6 cilindros em linha diz tudo, pra ensurdecer os incautos…

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 12:12
    Permalink

    Não poderia deixar de ler esse baita relato e não parabenizar a família pela preservação desses carros.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 12:12
    Permalink

    Não poderia deixar de ler esse baita relato e não parabenizar a família pela preservação desses carros.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 12:13
    Permalink

    Por muitos anos via nas ruas de Passo Fundo aquela F 100 1958 que inicialmente chamava atenção por ser nova e mais tarde também chamando atenção das pessoas por continuar sendo “nova”. Mais tarde vim conhecer a Família Graeff em encontros do Veteran. O Sr.Oscar merece ser chamado de patrono e de muitos outros elogios, pois conseguiu fazer sua gurizada andar na linha (dizem que não era fácil) e transmitir esta paixão por estes carros maravilhosos.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 12:13
    Permalink

    Por muitos anos via nas ruas de Passo Fundo aquela F 100 1958 que inicialmente chamava atenção por ser nova e mais tarde também chamando atenção das pessoas por continuar sendo “nova”. Mais tarde vim conhecer a Família Graeff em encontros do Veteran. O Sr.Oscar merece ser chamado de patrono e de muitos outros elogios, pois conseguiu fazer sua gurizada andar na linha (dizem que não era fácil) e transmitir esta paixão por estes carros maravilhosos.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 14:11
    Permalink

    Quero parabenizar a família Graeff pelos excelentes carros e quero agradecer pelas varias informações sobre originalidade e peças fornecidas, foi fundamental para a finalização do meu ford galaxie.
    Em Passo Fundo não deixem de conhecer esses apaixonados por carros antigos..
    abraços a toda família Graeff

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 14:11
    Permalink

    Quero parabenizar a família Graeff pelos excelentes carros e quero agradecer pelas varias informações sobre originalidade e peças fornecidas, foi fundamental para a finalização do meu ford galaxie.
    Em Passo Fundo não deixem de conhecer esses apaixonados por carros antigos..
    abraços a toda família Graeff

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 14:48
    Permalink

    Saloma, foi muito legal participar, acelerando o opalão SS vermelho, para vc gravar. Um abraço , aguardamos vcs novamente em Passo Fundo.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 14:48
    Permalink

    Saloma, foi muito legal participar, acelerando o opalão SS vermelho, para vc gravar. Um abraço , aguardamos vcs novamente em Passo Fundo.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 14:50
    Permalink

    carlão, gostaria muito ter podidocolocar no ar o vídeo da caravan…mas deu boca e sumiu! Se tiver tiver algo parecido do que foi feito no Opalão, manda para nós!
    abs

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 14:50
    Permalink

    carlão, gostaria muito ter podidocolocar no ar o vídeo da caravan…mas deu boca e sumiu! Se tiver tiver algo parecido do que foi feito no Opalão, manda para nós!
    abs

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 15:19
    Permalink

    Parabéns a familia Graff, que é referência nacional no antigomobilismo, especialmente nos ford/chevy dos anos 20/30 e nos Opalas. Familia Graff, como é que um grupo de jovens antigomobilistas de Soledade, pode conhecer a coleção da familia???? Nem queremos churrasco, ficaremos extremamente felizes só em conhecer os carros…

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 15:19
    Permalink

    Parabéns a familia Graff, que é referência nacional no antigomobilismo, especialmente nos ford/chevy dos anos 20/30 e nos Opalas. Familia Graff, como é que um grupo de jovens antigomobilistas de Soledade, pode conhecer a coleção da familia???? Nem queremos churrasco, ficaremos extremamente felizes só em conhecer os carros…

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 15:31
    Permalink

    Êta, vamos ter que montar um “Saloma’s Graeff Tour in Passo Fundo”…

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 15:31
    Permalink

    Êta, vamos ter que montar um “Saloma’s Graeff Tour in Passo Fundo”…

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 16:02
    Permalink

    O lugar é fantástico…uma chacara com alguns galpoes divididos em mecanica,estaleiro(hummmm aquele SS dourado com o 4100 pintado no paralama…..)a receptividade dos Graeff contagia….voltaremos sim….espero que em breve!!!!!

    Abração a todos vocês!!!!!

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 16:02
    Permalink

    O lugar é fantástico…uma chacara com alguns galpoes divididos em mecanica,estaleiro(hummmm aquele SS dourado com o 4100 pintado no paralama…..)a receptividade dos Graeff contagia….voltaremos sim….espero que em breve!!!!!

    Abração a todos vocês!!!!!

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 21:11
    Permalink

    Essa não ida a Passo Fundo tá doendo muito…

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 21:11
    Permalink

    Essa não ida a Passo Fundo tá doendo muito…

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 21:19
    Permalink

    Churrasco, lugar e Gente de Primeira. Nota 1000!!!

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 21:19
    Permalink

    Churrasco, lugar e Gente de Primeira. Nota 1000!!!

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 21:20
    Permalink

    Caíque, obrigado pelo depoimento…vou postar logo!
    abs

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 21:20
    Permalink

    Caíque, obrigado pelo depoimento…vou postar logo!
    abs

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 21:34
    Permalink

    Aí rapaziada, tem opala novo sendo preparado para a classic RS, aguardem para maio ou junho. É um 4cc com alma de gente grande, pena que o regulamento penalize os 6 cc, mas não tem problema do 4 nós vamos fazer uma usina, aguardem.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 21:34
    Permalink

    Aí rapaziada, tem opala novo sendo preparado para a classic RS, aguardem para maio ou junho. É um 4cc com alma de gente grande, pena que o regulamento penalize os 6 cc, mas não tem problema do 4 nós vamos fazer uma usina, aguardem.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 21:38
    Permalink

    Piti, é a usina que estava no chão, perto do Vermelhão SS6 do vídeo…se é não deu para não notar que a bagaça é turbo! Documente com fotos desde o inicio da empreitada, e mande para nós acompanhar o desenvolvimento da barata…Se precisar de coisinhas de sampa é só pedir, abs a todos e saudades de Passo Fundo!

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 21:38
    Permalink

    Piti, é a usina que estava no chão, perto do Vermelhão SS6 do vídeo…se é não deu para não notar que a bagaça é turbo! Documente com fotos desde o inicio da empreitada, e mande para nós acompanhar o desenvolvimento da barata…Se precisar de coisinhas de sampa é só pedir, abs a todos e saudades de Passo Fundo!

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 22:51
    Permalink

    É ele sim saloma, porém não sabemos se vamos aspirar a encrenca ou não. Pode deixar que vou manter todos informados.
    Abraços

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 22:51
    Permalink

    É ele sim saloma, porém não sabemos se vamos aspirar a encrenca ou não. Pode deixar que vou manter todos informados.
    Abraços

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 22:59
    Permalink

    Amigo Saloma, foi muito bom receber você e a turma do blog aqui em Passo Fundo, aguardamos vocês novamente.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 22:59
    Permalink

    Amigo Saloma, foi muito bom receber você e a turma do blog aqui em Passo Fundo, aguardamos vocês novamente.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 23:05
    Permalink

    Boa Leo…obrigado pelo carinho e vida longa a familia Graeff…

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 23:05
    Permalink

    Boa Leo…obrigado pelo carinho e vida longa a familia Graeff…

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2009 em 00:46
    Permalink

    …de cordeiro…de cordeiro…essa foi pra castigá né Luís Fernando? Tem nada não…
    Estávamos comentando hoje numa roda de papo (não foi churrasco não,infelizmente),que vocês estavam sumidos.Mantenham-nos atualizados sobre o que estão “aprontando”,por favor.
    Abraços a todos

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2009 em 00:46
    Permalink

    …de cordeiro…de cordeiro…essa foi pra castigá né Luís Fernando? Tem nada não…
    Estávamos comentando hoje numa roda de papo (não foi churrasco não,infelizmente),que vocês estavam sumidos.Mantenham-nos atualizados sobre o que estão “aprontando”,por favor.
    Abraços a todos

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2009 em 00:51
    Permalink

    Essa é para o Eric:
    Recebi a foto via e-mail do adesivo no Fusca, muito dez, tô te devendo outro churrasco. A propósito, aquele fusca todo ajeitado, com banco de competição, que estava comendo poeira atrás de voce, não era um conhecido nosso?!?! A respeito do comentário que voce fez do Opala SS dourado com os 4100 pintados, é o seguinte: O auto se apresenta como SS cupê 71/71 nos documentos(fabricação em agosto de 71 constatada atrás do velocimetro), sabendo-se que o modelo cupê foi lançado pela GM em 72, constata-se que talvez o auto seja um dos únicos remanescentes SS 71 modelo 72, está com a mecanica OK e parte da pintura ainda originais( inclusive as faixas decorativas), embola um pneu que só vendo! Até o relógio de horas do console funciona perfeitamente. Vamos agora restaurar a tapeçaria e parte de funilaria, já que nosso sistema de restauração é esse: primeiro mecânica e elétrica totalmente feita, com pneus novos e rodas restauradas, depois tapeçaria, por último se desmancha o auto e se faz a funilaria, depois é so montar o quebra cabeças de novo. Lá pelo final do ano que vem vai estar pronto, se santo Expedito dos Funileiros assim o quizer…

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2009 em 00:51
    Permalink

    Essa é para o Eric:
    Recebi a foto via e-mail do adesivo no Fusca, muito dez, tô te devendo outro churrasco. A propósito, aquele fusca todo ajeitado, com banco de competição, que estava comendo poeira atrás de voce, não era um conhecido nosso?!?! A respeito do comentário que voce fez do Opala SS dourado com os 4100 pintados, é o seguinte: O auto se apresenta como SS cupê 71/71 nos documentos(fabricação em agosto de 71 constatada atrás do velocimetro), sabendo-se que o modelo cupê foi lançado pela GM em 72, constata-se que talvez o auto seja um dos únicos remanescentes SS 71 modelo 72, está com a mecanica OK e parte da pintura ainda originais( inclusive as faixas decorativas), embola um pneu que só vendo! Até o relógio de horas do console funciona perfeitamente. Vamos agora restaurar a tapeçaria e parte de funilaria, já que nosso sistema de restauração é esse: primeiro mecânica e elétrica totalmente feita, com pneus novos e rodas restauradas, depois tapeçaria, por último se desmancha o auto e se faz a funilaria, depois é so montar o quebra cabeças de novo. Lá pelo final do ano que vem vai estar pronto, se santo Expedito dos Funileiros assim o quizer…

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2009 em 08:45
    Permalink

    Ei, não estava comendo poeira…como sou tímido para falar da minha “criança”, peça ao Eric para relatar, o que acontece quando nervoso ele fica! Isso é poeira…abração e depois vou fazer um post com a galeria que vc enviou!

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2009 em 08:45
    Permalink

    Ei, não estava comendo poeira…como sou tímido para falar da minha “criança”, peça ao Eric para relatar, o que acontece quando nervoso ele fica! Isso é poeira…abração e depois vou fazer um post com a galeria que vc enviou!

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2009 em 16:25
    Permalink

    Saloma,

    Duas Coisas:

    • Arranjei, a muito custo, uma camisa do Circuito Imperial, tamanho G, mas será tua.

    • Arranjei um Jogo de Rodas pro OKRASA, identicas as do P5, mas tala 6. O Preço está muito salgado, mas estou negociando.

    Abração à Você a aos Amigos todos.

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2009 em 16:25
    Permalink

    Saloma,

    Duas Coisas:

    • Arranjei, a muito custo, uma camisa do Circuito Imperial, tamanho G, mas será tua.

    • Arranjei um Jogo de Rodas pro OKRASA, identicas as do P5, mas tala 6. O Preço está muito salgado, mas estou negociando.

    Abração à Você a aos Amigos todos.

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2009 em 16:32
    Permalink

    Caíque ma fale o custo da camisa que acertamos a fatura…e quanto as rodas, estão em estado legal para uso de rua?

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2009 em 16:32
    Permalink

    Caíque ma fale o custo da camisa que acertamos a fatura…e quanto as rodas, estão em estado legal para uso de rua?

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2009 em 07:44
    Permalink

    SALOMA

    MINHAS SAUDAÇÕES A FAMILIA GRAEFF.
    ESPECIALMENTE OPALAS…… E CHURRASCO É ASSUNTO SÉRIO.
    A FAMILIA GRAEFF AO LADO DO PAULO TREVISAN FORMAM A PARCERIA AUTOMOBILISTICA DE PASSO FUNDO.
    SUPER ABRAÇO MA TODOS
    JAN

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2009 em 07:44
    Permalink

    SALOMA

    MINHAS SAUDAÇÕES A FAMILIA GRAEFF.
    ESPECIALMENTE OPALAS…… E CHURRASCO É ASSUNTO SÉRIO.
    A FAMILIA GRAEFF AO LADO DO PAULO TREVISAN FORMAM A PARCERIA AUTOMOBILISTICA DE PASSO FUNDO.
    SUPER ABRAÇO MA TODOS
    JAN

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2009 em 09:36
    Permalink

    Saloma,

    Custo ZERO. Ela já está comigo.
    Quanto as Rodas, estão em exceloente estado.

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2009 em 09:36
    Permalink

    Saloma,

    Custo ZERO. Ela já está comigo.
    Quanto as Rodas, estão em exceloente estado.

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2009 em 10:49
    Permalink

    Luiz fernando…o Fusca do saloma é muito,mais muito mais rápido que o meu….a placa preta dele é enfeite só…..hehehehheehe

    O meu é 100 % original,inclusive 6 volts.

    Abração

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2009 em 10:49
    Permalink

    Luiz fernando…o Fusca do saloma é muito,mais muito mais rápido que o meu….a placa preta dele é enfeite só…..hehehehheehe

    O meu é 100 % original,inclusive 6 volts.

    Abração

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2009 em 11:50
    Permalink

    Obrigado Comparsa…daqui a pouco irão falar que a
    barata é turbo também!

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2009 em 11:50
    Permalink

    Obrigado Comparsa…daqui a pouco irão falar que a
    barata é turbo também!

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2009 em 14:01
    Permalink

    Eric, placa preta é coisa séria, não levante suspeitas sobre o fusca do comparsa… Manda o teu 1200 aqui para casa que eu resolvo o problema de potência. hahahahhaah … abraços…

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2009 em 14:01
    Permalink

    Eric, placa preta é coisa séria, não levante suspeitas sobre o fusca do comparsa… Manda o teu 1200 aqui para casa que eu resolvo o problema de potência. hahahahhaah … abraços…

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2009 em 17:20
    Permalink

    Família Graeff,

    Parabéns pelas relíquias.

    Avise quando forem mostrar estas belezinhas em PF.

    Abraço,

    Rafael Aun

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2009 em 17:20
    Permalink

    Família Graeff,

    Parabéns pelas relíquias.

    Avise quando forem mostrar estas belezinhas em PF.

    Abraço,

    Rafael Aun

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2009 em 22:29
    Permalink

    Eric, falando sério agora, voce mencionou a tal placa preta, pois aqui pelos pampas vemos tantas “aberrações” com a tal placa que nem dá vontade de ter uma no carro, acho que as tais vistorias deveriam ser mais rigidas, levando o regulamento ao pé da letra, para dai sim obter o certificado de ORIGINALIDADE. Nos encontros de carros antigos por aqui, vejo veiculos que não atendem várias exigências do regulamento e como voce sabe sou muito crítico e detalhista, a tal placa deixou de ser um fator diferencial para veiculos antigos,nenhum carro nosso tem apesar de vários estarem em condições para tal. Amigo Saloma e comparsas, acho que este seria um bom ponto de debate para tentarmos melhorar e moralizar esta “prostituição” que virou a tal placa. abraços.

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2009 em 22:29
    Permalink

    Eric, falando sério agora, voce mencionou a tal placa preta, pois aqui pelos pampas vemos tantas “aberrações” com a tal placa que nem dá vontade de ter uma no carro, acho que as tais vistorias deveriam ser mais rigidas, levando o regulamento ao pé da letra, para dai sim obter o certificado de ORIGINALIDADE. Nos encontros de carros antigos por aqui, vejo veiculos que não atendem várias exigências do regulamento e como voce sabe sou muito crítico e detalhista, a tal placa deixou de ser um fator diferencial para veiculos antigos,nenhum carro nosso tem apesar de vários estarem em condições para tal. Amigo Saloma e comparsas, acho que este seria um bom ponto de debate para tentarmos melhorar e moralizar esta “prostituição” que virou a tal placa. abraços.

    Resposta
  • 3 de fevereiro de 2009 em 09:19
    Permalink

    Mas o carro do saloma é tão original na essencia quanto o meu….todos os acessórios dele(fora os bancos)são de época.
    O que não tira no meu ver o merito da placa.

    Resposta
  • 3 de fevereiro de 2009 em 09:19
    Permalink

    Mas o carro do saloma é tão original na essencia quanto o meu….todos os acessórios dele(fora os bancos)são de época.
    O que não tira no meu ver o merito da placa.

    Resposta
  • 3 de fevereiro de 2009 em 13:03
    Permalink

    Eric, não me referi ao carro do Saloma, e sim aproveitando a deixa, quis abrir uma discussão em cima do que chamei de prostituição da placa preta, existem muitos carros que vemos por ai que, se fosse o regulamento levado ao pé da letra, não mereceriam a tal placa ok! abração…

    Resposta
  • 3 de fevereiro de 2009 em 13:03
    Permalink

    Eric, não me referi ao carro do Saloma, e sim aproveitando a deixa, quis abrir uma discussão em cima do que chamei de prostituição da placa preta, existem muitos carros que vemos por ai que, se fosse o regulamento levado ao pé da letra, não mereceriam a tal placa ok! abração…

    Resposta
  • 6 de fevereiro de 2009 em 17:03
    Permalink

    Dudu, pelo jeito até sua herdeira vai ser uma aficcionada!!! Quantas vezes em Passo Fundo e ainda não tive o prazer de conhecer os brinquedos… Dia desses, quem sabe. Achei aqui em Londrina uma mina de Opalinhas e Caravanzinhas. Quando tiver um tempo fotografo e te envio, ok? Abraços do amigo companheiro de garimpo pelas estradas gaúchas.

    Resposta
  • 6 de fevereiro de 2009 em 17:03
    Permalink

    Dudu, pelo jeito até sua herdeira vai ser uma aficcionada!!! Quantas vezes em Passo Fundo e ainda não tive o prazer de conhecer os brinquedos… Dia desses, quem sabe. Achei aqui em Londrina uma mina de Opalinhas e Caravanzinhas. Quando tiver um tempo fotografo e te envio, ok? Abraços do amigo companheiro de garimpo pelas estradas gaúchas.

    Resposta
  • 9 de julho de 2009 em 21:35
    Permalink

    prezados, vi uma reportagm dos seus carros dos anos 20 numa revista. tenho um chvrolet 27 e faltam me determinados detalhes. meu carro não tem radiador nem sei com ele é colocado naão tem o painel instrumentos, arrumei o motor troquei segmentos e fiz ajustagem , coloquei reio a oleo de opala e não tnho as rodas de madeira seria dificil conseguir pelo mnos uma para eu fazer as ouras? ha possibilidaades de me ajudarem com alguma coisa? fotos etc. as peças de madeira como seriam os moldes para o chassis da lata que é de madeira? por favor ajudem me .agradecido

    Resposta
  • 9 de julho de 2009 em 21:35
    Permalink

    prezados, vi uma reportagm dos seus carros dos anos 20 numa revista. tenho um chvrolet 27 e faltam me determinados detalhes. meu carro não tem radiador nem sei com ele é colocado naão tem o painel instrumentos, arrumei o motor troquei segmentos e fiz ajustagem , coloquei reio a oleo de opala e não tnho as rodas de madeira seria dificil conseguir pelo mnos uma para eu fazer as ouras? ha possibilidaades de me ajudarem com alguma coisa? fotos etc. as peças de madeira como seriam os moldes para o chassis da lata que é de madeira? por favor ajudem me .agradecido

    Resposta
  • 8 de março de 2010 em 11:20
    Permalink

    Olá, sou de Passo Fundo também, primeiramente tenho de parabenizar os Graeff por possuirem estas maravilhas. Ainda me lembro que a muitos anos atrás vi pessoalmente no pátio do Bourbon Shopping aqui da cidade o Opala SS vermelho desde então passei a ser um grande entusiasta do Opala, e ve-lo agora novamente aqui no blog foi algo muito interessante para min. Algum tempo atrás antes mesmo de completar 18 anos adquiri, meu primeiro carro, um Opala 89 Diplomata 6 cil., preto. Se ocorrer algum encontro aqui em Passo fundo peço que me informem, certamente estarei lá. Muito Obrigado e mais uma vez parabéns.

    Resposta
  • 8 de março de 2010 em 11:20
    Permalink

    Olá, sou de Passo Fundo também, primeiramente tenho de parabenizar os Graeff por possuirem estas maravilhas. Ainda me lembro que a muitos anos atrás vi pessoalmente no pátio do Bourbon Shopping aqui da cidade o Opala SS vermelho desde então passei a ser um grande entusiasta do Opala, e ve-lo agora novamente aqui no blog foi algo muito interessante para min. Algum tempo atrás antes mesmo de completar 18 anos adquiri, meu primeiro carro, um Opala 89 Diplomata 6 cil., preto. Se ocorrer algum encontro aqui em Passo fundo peço que me informem, certamente estarei lá. Muito Obrigado e mais uma vez parabéns.

    Resposta
  • 12 de abril de 2012 em 19:29
    Permalink

    Eu sou sobrinha neta de Oscar Graeff , minha vó é a Cacilda , sou irma do Victor Graeff e moro em Luís Eduardo Magalhães – Bahia .

    Resposta
  • 12 de abril de 2012 em 19:29
    Permalink

    Eu sou sobrinha neta de Oscar Graeff , minha vó é a Cacilda , sou irma do Victor Graeff e moro em Luís Eduardo Magalhães – Bahia .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights