O SIMCA-ACHCAR, ONDE ESTÁS?

Na sequência da história da barata, não nos contentamos só com os relatos, tentamos montar os quebra-cabeças e esse é um deles. O nosso atento empreendedor dos assuntos históricos, Jovino do Planalto, manda imagens colidas na web de uma possível Berlineta, que seria, com alterações para outra mecânica, o Simca-Achcar, mas será?
Bom, infelizmente, não temos uma foto do danado de frente na época, para ter uma comparação melhor. Mas, com essa legião de matuzas, aficcionados e estudiosos e seguidores do boteco, esperamos avançar mais uma etapa nessa empreitada! Aguardaremos então…

Saloma/Jovino(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

22 comentários em “O SIMCA-ACHCAR, ONDE ESTÁS?

  • 30 de janeiro de 2009 em 21:12
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    Se for a própria, está bem descaracterizada. Vidrinho lateral traseiro, lanternas, “grelha” lateral bem diferentes da foto. Mas vai saber…
    A propósito, Saloma: Esqueceu de liberar os comentários dos posts abaixo? Tem uma série deles pendurados…
    Abraços.

    Resposta
  • 30 de janeiro de 2009 em 21:12
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    Se for a própria, está bem descaracterizada. Vidrinho lateral traseiro, lanternas, “grelha” lateral bem diferentes da foto. Mas vai saber…
    A propósito, Saloma: Esqueceu de liberar os comentários dos posts abaixo? Tem uma série deles pendurados…
    Abraços.

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  • 30 de janeiro de 2009 em 21:51
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    Obrigado Cerega, foi a correria como nos falamos a tarde! Mas foi tubo bem com D. Mariah.
    abs

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  • 30 de janeiro de 2009 em 21:51
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    Obrigado Cerega, foi a correria como nos falamos a tarde! Mas foi tubo bem com D. Mariah.
    abs

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  • 30 de janeiro de 2009 em 22:27
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    Não tá parecendo a original, não…A frente era mais mexida, com tomada de ar inclusive. Me lembro bem dela, e de como era apelidada no autódromo, de “ascaril”. (mistura de Achcar com Pqp…) A turma era maldosa, né?

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  • 30 de janeiro de 2009 em 22:27
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    Não tá parecendo a original, não…A frente era mais mexida, com tomada de ar inclusive. Me lembro bem dela, e de como era apelidada no autódromo, de “ascaril”. (mistura de Achcar com Pqp…) A turma era maldosa, né?

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  • 31 de janeiro de 2009 em 08:33
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    De todo o jeito, está bem próximo do original do achcar, e para quem se aventurar a tê-lo, seria de pouco trabalho para reconstruir um dos clássicos do automobilismo brasileiro.
    Jovino

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  • 31 de janeiro de 2009 em 08:33
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    De todo o jeito, está bem próximo do original do achcar, e para quem se aventurar a tê-lo, seria de pouco trabalho para reconstruir um dos clássicos do automobilismo brasileiro.
    Jovino

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  • 31 de janeiro de 2009 em 08:58
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    Concordo…a idéia está aí. O conteúdo, pode ser pego com o mestre e a empreitada já está encaminhada…

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  • 31 de janeiro de 2009 em 08:58
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    Concordo…a idéia está aí. O conteúdo, pode ser pego com o mestre e a empreitada já está encaminhada…

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  • 31 de janeiro de 2009 em 09:58
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    Bem a frente não é a mesma não, pois a do Achcar estava bem alterada para colocação do radiador, creio que inclusive tendo sido cortada, lembrando um pouco as tomadas de ar de frontais do Lamborghini e Ferrari atuais.

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  • 31 de janeiro de 2009 em 09:58
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    Bem a frente não é a mesma não, pois a do Achcar estava bem alterada para colocação do radiador, creio que inclusive tendo sido cortada, lembrando um pouco as tomadas de ar de frontais do Lamborghini e Ferrari atuais.

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  • 31 de janeiro de 2009 em 10:19
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    Felipe tenho absoluta certeza que já me deparei com uma foto de frente deke…mas aonde?

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 10:19
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    Felipe tenho absoluta certeza que já me deparei com uma foto de frente deke…mas aonde?

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  • 31 de janeiro de 2009 em 12:33
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    A entrada de ar, se não me engano, começava onde tinha aquele vinco, abaixo dos faróis…

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2009 em 12:33
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    A entrada de ar, se não me engano, começava onde tinha aquele vinco, abaixo dos faróis…

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  • 31 de janeiro de 2009 em 16:04
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    Me parece um Interlagos modificado.
    A janela traseira é dele,com certeza.

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  • 31 de janeiro de 2009 em 16:04
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    Me parece um Interlagos modificado.
    A janela traseira é dele,com certeza.

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  • 1 de fevereiro de 2009 em 00:05
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    Também acho que a frente é de Interlagos.

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  • 1 de fevereiro de 2009 em 00:05
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    Também acho que a frente é de Interlagos.

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  • 28 de janeiro de 2011 em 21:19
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    senhores:com certeza este não foi ou é o simca Achcar.me parece que é uma tentativa de transformação estética alusiva ao carro de competição original criado por Ricardo Achcar que foi visualmente inspirado em uma Lola Ford mk6 GT 63 que corria em pistas como Le Mas .o carro que aí está tem a frente nada ou quase nada modificada do interlagos berlineta da nota-se uma abertura frisada no paralamas traseiro[possivel aeração necessária a motor VW.refrigerado a ar.]observo ainda as rodas traseiras com visível cambagem positiva o que nos remete mais uma vez ao fusca e seus irmãos.o apelido que lembro foi dado ao carro era “pode vir quente que estou fervendo’sucesso do Erasmo Carlos na época.ascaril…é talvez,na época entre os carros brasileiros era um dos, senão o mais veloz em velocidade final,então quando passava,PQP lá vai o Achcar! aqui neste blog o Achcar já contou a história do protótipo e sua construção.

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  • 28 de janeiro de 2011 em 21:19
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    senhores:com certeza este não foi ou é o simca Achcar.me parece que é uma tentativa de transformação estética alusiva ao carro de competição original criado por Ricardo Achcar que foi visualmente inspirado em uma Lola Ford mk6 GT 63 que corria em pistas como Le Mas .o carro que aí está tem a frente nada ou quase nada modificada do interlagos berlineta da nota-se uma abertura frisada no paralamas traseiro[possivel aeração necessária a motor VW.refrigerado a ar.]observo ainda as rodas traseiras com visível cambagem positiva o que nos remete mais uma vez ao fusca e seus irmãos.o apelido que lembro foi dado ao carro era “pode vir quente que estou fervendo’sucesso do Erasmo Carlos na época.ascaril…é talvez,na época entre os carros brasileiros era um dos, senão o mais veloz em velocidade final,então quando passava,PQP lá vai o Achcar! aqui neste blog o Achcar já contou a história do protótipo e sua construção.

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