TCR SOUTH AMERICA – NUMERÁLIA DE 2022 IMPRESSIONA, CATEGORIA COM POTENCIAL SULAMERICANO

O balanço do TCR South America é espetacular desde o seu nascimento e a categoria pôde confirmar seu potencial que tem na região, mostrando os diferentes circuitos da América do Sul, a presença de pilotos internacionais e um novo campeão que defenderá o “1” no ano que vem.

A paridade no novo conceito “TCR de automobilismo” é marcada por estatísticas. O TCR South America teve nove vencedores diferentes, entre os quais se destaca o argentino Juan Ángel Rosso, que levou a última do ano e três das quatro corridas que foram disputadas em solo uruguaio. O campeão Fabricio Pezzini somou duas vitórias, assim como o compatriota Jorge Barrio com o novíssimo Toyota Corolla e os brasileiros Raphael Reis e Alceu Feldmann, ambos com o CUPRA da W2 Pro GP.

Convidados internacionais também não passaram despercebidos. O argentino Esteban Guerrieri, junto com Fabio Casagrande, conquistaram o primeiro lugar no Endurance de Termas de Rio Hondo (Santiago del Estero). Na mesma etapa, o campeão mundial do WTCR, o espanhol Mikel Azcona, dividiu carro e pódio com Pedro Aizza, após terminar em segundo. Néstor Girolami foi outro dos internacionais que esteve em Santiago, neste caso em conjunto com o jovem argentino Ignacio Montenegro que já confirmou a sua participação em 2023.

A lista de pilotos está repleta de argentinos, brasileiros e uruguaios. A eles se juntam os irmãos Scuncio do Chile, Azcona e Roy Block, que carrega a bandeira dos Estados Unidos apesar de suas raízes argentinas.

Alguns detalhes já foram confirmados para o próximo ano. Uruguai e Brasil já têm seus autódromos e datas para a passagem do TCR South America e para a Argentina ainda faltam algumas definições. Além disso, as equipes já se preparam para alistar as diferentes empresas automóveis presentes e confirmar o plantel completo de pilotos.

PILOTOS TCR SOUTH AMERICA 2022

Argentina (26): Fabricio Pezzini, Juan Ángel Rosso, Manuel Sapag, Franco Farina, Ricardo Risatti, Bernardo Llaver, Javier Merlo, Esteban Guerrieri, Carlos Okulovich, Marcelo Ciarrocchi, Matías Milla, Ignacio Montenegro, Gastón Iansa, Pablo Otero, Walter Hernández , Matías Cravero, Figgo Bessone, Juan Pablo Bessone, Néstor Girolami, Javier Manta, Gonzalo Fernández, Isidoro Vezzaro, Facundo Marques, Franco Coscia, Martín Chialvo e Jorge Barrio

Brasil (26): Raphael Reis, Pedro Aizza, Fabio Casagrande, Alceu Feldmann, Gabriel Lusquiños, Marcio Basso, Bia Figueiredo, Guilherme Reischl, Vitor Genz, Rodrigo Sperafico, Guga Lima, Adalberto Baptista, Pedro Nunes, Antonio Junqueira, Edson Reis, Sergio Ramalho, Felipe Papazissis, Renato Braga, Fernando Croce, Antonella Bassani, Raphael Texeira, Roberto Possas, Alessandro Marchini, Pablo Alves, André Bragantini e Thiago Camilo

Uruguai (8): Juan Manuel Casella, Enrique Maglione, Frederick Balbi, Rodrigo Aramendia, Santiago Urrutia, Fernando Rama, Hernán Giuria e Mauricio Lambiris

Chile (2): Javier Scuncio e Martin Scuncio

Espanha (1): Mikel Azcona

Estados Unidos (1): Roy Block


ESTATÍSTICAS 2022

Vitórias: Juan Ángel Rosso (4), Raphael Reis (2), Fabricio Pezzini (2), Alceu Feldmann (2), Jorge Barrio (2), Javier Merlo, Manuel Sapag, Fabio Casagrande e Esteban Guerrieri

Poles position: Raphael Reis (2), Juan Ángel Rosso (2), Guga Lima, Alceu Feldmann, Manuel Sapag, Santiago Urrutia, Jorge Barrio e Fabricio Pezzini

Registro de retorno: Juan Ángel Rosso (3), Raphael Reis (3), Pedro Aizza (2), Jorge Barrio (2), Alceu Feldmann (2), Fabricio Pezzini, Rodrigo Sperafico, Manuel Sapag e Mikel Azcona


TCR South America e TCR Brasil apresentam calendário da temporada 2023

O campeonato começa em março e termina em dezembro. O Uruguai segue no calendário, com duas etapas como em 2022. Também permanecem no calendário duas etapas de endurance, uma na Argentina e outra no Brasil. Elas formarão uma Copa, com premiação independente.
As etapas de sprint do TCR South America seguem com o formato consagrado nas duas temporadas inaugurais, com duas provas.

A temporada inaugural do TCR Brasil por sua vez será composta por cinco fins de semana e 11 corridas (dez de sprint e uma de endurance). Na jornada programada para 22 de outubro no Brasil, será realizada uma rodada dupla do TCR Brasil –no sábado, acontecem duas corridas valendo apenas para o campeonato brasileiro e, no domingo, outras duas corridas válidas pelo TCR Brasil e pelo TCR South America.

Dos cinco fins de semana em pistas brasileiras, três serão conjuntas com o evento Turismo Nacional no marco da recém-anunciada sociedade entre os promotores do TCR South America e TCR Brasil com a Vicar.

Confira o calendário dos eventos de TCR na América do Sul em 2023


TCR South America anuncia naming rights para o BRB e adoção de pneus Kumho em 2023

A partir de 2023, o campeonato passa a se chamar TCR South America BRB, com o banco assumindo os naming rights do evento e ampliando sua plataforma de patrocínios no esporte a motor. Outra novidade é adoção dos pneus da marca sul-coreana Kumho, que tem sede na cidade de Gwangju, no país asiático. Em linha com o fornecimento aos principais eventos de TCR na Europa, a fabricante terá exclusividade em todos os campeonatos do TCR na América do Sul, o que, de acordo com Slaviero, irá facilitar ainda mais o intercâmbio entre pilotos e equipes da região nos grandes eventos internacionais.


Copyright © 2022 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights