DEKABRAS…2 TEMPOS

Olhando para a foto, dá para viajar … fachada de concessionária Vemag, DEKABRAS, em sampa, mas de quem era? Alguns dos carros mais nervosos de corrida passou por lá e o Mazoni em frente, linda barata, do José Ramos.  Tem história aí nesse covil!!!

E o Malzoni em ação em Interlagos, já com o numerak #73…

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Foto gentilmente postada na turma dos dois tempos, pelo Carlos Zavataro, que está guardada no fantástico acervo fotográfico do nosso amigo (embaixador intinerante) José Ma2Tos.
(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

28 comentários em “DEKABRAS…2 TEMPOS

  • 6 de agosto de 2008 em 23:47
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    Rua Augusta em frente a Rua Fernando de Albuquerque, no trecho
    Alguns anos depois, esse ponto foi comprado pela Sandako-Dacon uma importadora que trouxe alguns BMWs, Era a fase Dacon, pré Porsche.
    O Malzone #3 não sei a quem pertencia.

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  • 7 de agosto de 2008 em 01:00
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    Noossa Romeu, eu ia chutar algum lugar em Sto. Amaro ou Móoca, sei lá,nunca a Augusta,já que eu realmente não sabia onde era a Dekabrás. Mas serviu pra relembrar como eram as setas de sinalização, com rabicho… Agora, essa fiação de alta tensão( Augusta mesmo?), sem trilho de bonde na rua, sol de 13:30 , 14:00 hrs.,portas fechadas,me parece um sábado de véspera de corrida, o Malzoni já pronto, esperando o piloto para ir ao templo, mostrem essa foto p/ o FG, o cara vai chorar de emoção…

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  • 7 de agosto de 2008 em 04:59
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    Putz Romeu !!! , matou a pau , quando ví de prima , pensei que fosse lá pros lados da Rua Piratininga . Eu andava muito por êsses lados , mas não lembrava da Dekabras alí . Só acho que você se enganou com a Sandaco Dacon , acho que a Sandaco nunca teve nada a ver com a Dacon , lembro depois disso a Bino Sandaco , mas éra na Consolação , quando éra só Sandaco , lembro que êles importavam uns carros diferêntes ,aquêle Amphicar que éra anfíbio , lembra ? Tinha também uns NSU , aquêle que parecia um pouco com o Zé do Caixão que o Flávio Gomes gosta , se não me engano tinham motor Wankel . Depois importaram os Triumph TR4 e TR6 . Os BMW você tambèm fez confusão , pois néssa época já existia a CEBEM do Agnaldo que éra na Paulista com Al.Campinas . Éssa foto já é 66/68 e a Dacon embóra não fôsse naquêle prédião de hoje mas já éra no mesmo local e já éra representante Porsche . Você lembra que descendo a Fernando Albuquerque , depois da Hadock Lôbo , antes da Augusta , tinha uma ruazinha sem saída , mínima que só passava um carro ? Pois é , néssa rua tinha um prédio que o irmão de um amigo tinha um ABATEDOURO rsrs e êle quando estava de bom humor nos emprestava e éra lá que fazíamos nóssas farras . Muito bom lembrar éssa época . Outra coisa , do lado da Dekabras , dá pra ver na foto , tem uma sapataria , fiz muito mocassim lá , éra a La Pisanina . E um pouco mais pra cima éra o Spinelli . Êsse portão grande a esquerda , acho que tem até hoje , é uma sub estação da Light . E do lado da sapatária foi onde o Gilberto montou a primeira loja Rodão . Agora o Malzoni , posso estar enganado mas acho que éra do Zé Ramos .
    Éssa foto valeu mesmo . Agora vou dormir que são 5 da matina e amanhã o bicho pega .
    Abs .

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  • 7 de agosto de 2008 em 10:36
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    Se não me engano, José Ramos venceu uma prova em Interlagos, corrida em sentido inverso (horário), prova essa em que Nelson Marcilio vinha liderando com sua carretera Ford F-600 e, quase no final, perdeu a roda traseira esquerda e cruzou a linha de chegada, andando em cima do tambor de freio, e ainda chegou em segundo lugar. Essa prova foi logo depois das Mil Milhas de 1967, daí ter sido chamada de “A Vingança dos Malzonis”.

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  • 7 de agosto de 2008 em 11:13
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    O Vicente Miranda acertou – José carlos ramos e seu irmão Armando ramos pilotavam este Malzone espartano de corrida adquirido por eles do fabricante Lumimari que depois virou Puma.
    A dekabrás era do Luis carlos e ficava na Vila Mariana proximo da Av.Domingos de Moraes e ali frequentava principalmente o Flodoaldo Arouka (Volante 13) com o seu Mickey Mouse adquirido da equipe Vemag após o encerramento das atividades da equipe oficial.
    Forte ab a todos

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  • 7 de agosto de 2008 em 11:14
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    O Vicente Miranda acertou – José carlos ramos e seu irmão Armando ramos pilotavam este Malzone espartano de corrida adquirido por eles do fabricante Lumimari que depois virou Puma.
    A dekabrás era do Luis carlos e ficava na Vila Mariana proximo da Av.Domingos de Moraes e ali frequentava principalmente o Flodoaldo Arouka (Volante 13) com o seu Mickey Mouse adquirido da equipe Vemag após o encerramento das atividades da equipe oficial.
    Forte ab a todos

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  • 7 de agosto de 2008 em 11:16
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    caraca, acerto duplo…Vicente, matou o piloto da bagaça e Jan completou com méritos. Mas aí é covardia, uma lenda viva como Jan só saí histórias fantásticas…
    abs a todos,
    LS

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  • 7 de agosto de 2008 em 11:35
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    Saloma, Tenho um depoimento do Luiz Braidatto, que foi dono desta revenda DKV aí em São Paulo em que ele relata toda a história dele com o Flodoaldo Arouca que compraram o Mickey Mouse e as provas que ele fez quando derrotou um fusca com motor Porsche, não me lembro por quem era pilotado, mas a volkswagem teria investido muito para melhorar a imagem da marca, mas não reveleram que o carro estava com motor Porsche e mesmo assim, o volante 13 conseguiu vencer eles e houve uma decepção muito grande por parte do pessoal da Volkswagem. Temposdepois, o Volante 13 morreria de enfarto. O Luiz ficou com o carro por algum tempo, mas aí a familia do Volante 13 o procurou e levaram o Mickey Mouse e ele não teve mais contato com o carro.
    Uma vez teria tentado ser atendido pelos Aroucas, mas ele não conseguiu nada e desistiu, pois intenção dele era de colocar um motor no carro e dar umas voltas em interlagos para fazer uma homenagem a Volante 13.
    Jovino

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  • 7 de agosto de 2008 em 11:43
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    Jovino, a carretera do “13”, foi toda reformada pelos “Batista” em sampa, colocada em exposição no Citibank a alguns anos atrás. E esse foi a última vez que a
    vi. Não sei do seu paradeiro, mas acredito que ainda está com a família do Arouca, mas sem motor e câmbio…parada dura essa. Uma preciosidade com esta mofando em algum quanto por aí. Podendo estar dando umas bandas pelos autódromos da terrinha e transmitindo um pouco da sua rica história…
    é isso,
    LS

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  • 7 de agosto de 2008 em 11:54
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    Este carro estava, segundo o Braidatto, na sala do escritório dos Aroucas guardada, quando ele tentou contato com eles. Depois, foi restaurada e também não tive mais notícias dela, mas com certeza, deve estar com eles mesmos.
    Jovino

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  • 7 de agosto de 2008 em 12:31
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    Saloma:
    A idade tá te pesando, meu amigo…
    Não se lembra dos “Clássicos de Competição”, com a DKW #13 exposta?
    Demos uma volta juntos por todos os boxes, vendo todos os carros, inclusive a tal, no mesmo dia que nosso amigo Sidney Cardoso veio e mostrou as primeiras imagens em CD do Fitti-Porsche em movimento, esqueceu?
    Segue abaixo link:

    http://www.velocidadeonline.com.br/fotos/displayimage.php?album=105&pos=55

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  • 7 de agosto de 2008 em 12:42
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    Cerega, é isso mesmo. Tô ficando louco…pois andei com o KG-Porsche que está com o Trevisam! Caraca meu, que coisa…
    LS

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  • 7 de agosto de 2008 em 16:25
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    Depois do show de cultura, viu Belair, só falta confirmar. Pensei ser na Augusta, onde vira e mexe explode, mas e a seta de mão única? Trilhos de bonde!
    Agora fodheu tudo, o Google mostrou…….
    http://74.125.45.104/search?q=cache:RdzNr8pQx5sJ:colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2006/06/06/dekabras/+dekabras&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br

    Romeu, tbm pensei ser, mas a do dia foi agora no Santo Google vendo que o FG havia tirado a Déca e colocado Pequim, e tirou a balaclava e tá com uma cara de poucos amigos!

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  • 7 de agosto de 2008 em 21:02
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    O Mickey Mouse, estava guardado em uma propriedade dos Arouca, na rua Vergueiro, onde recebeu a visita dos amigos do alheio, segundo consta, foram roubados o motor e o cambio, tendo sido tambem o carro vitima de depredação, por parte dos assaltantes.
    O Flodoardo realmente faleceu porem não de infarte..

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  • 7 de agosto de 2008 em 21:48
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    A Samdaco-Dacon existiu por breve período na rua da Consolação, onde depois foi a Jolly Gancia.

    Antes, o representante dos Jaguares, Armstrongs Sidleys e outras bombas inglesas de luxo era a firma Godwin-Cocozza, o Godwin ficava no Rio de Janeiro e o Cocozza ficava na loja do Edifício Nazarian na Av. Ipiranga ao lado de onde muito tempo depois fizeram o Hotel Hilton, também já desfenestrado.

    A Godwin-Cocozza vendia os carros como tinham chegado da Inglaterra, não havia a menor tropicalização. Meu pai tinha seu negócio no Edifício Nazarian e era amigo do Cocozza. Comprou um Armstrong enorme, os faróis pareciam um Wok de Cozinha, o carro era lindo, mas uma verdadeira merda. A merda fervia parada, pois tinha um motor de 6 cilindros e um radiador menor que o de um Gordini. Fora os fios encapados com pano e o sistema elétrico Lucas. A embreagem era automática, um primor de engenharia, nunca funcionou.

    Talvez a Samdaco fosse a sucessora da Godwin-Cocozza e tenha se juntado à Dacon que deveria ser uma empresa nova.

    A empresa do Pai do Paulo Goulart da Dacon e de onde devem ter saido os recursos tinha outro nome, era a Metalúrgica Ramson, uma metalúrgica especializada em fundição de metais não ferrosos, se não me engano os primeiros a fazeram ligas de magnésio e alumínio.

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  • 8 de agosto de 2008 em 10:33
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    Luca, esse ponto que me referi da Rua Augusta, ao lado da substação da Light (que ainda está lá) e tendo do outro lado as lojas La Pisanina e Altemio Spinelli, (onde a moda eram os mocassins cor de vinho esfumaçados em preto),era uma espécie de show-room da Samdaco-Dacon, que tambem tinha loja (e se não me engano oficinas) na Consolação.
    O forte da Samdaco era a importação dos carros ingleses mesmo, e a novidade eram os Tryumphs, Spitfire, TR4 e TR6.
    Lá conheci um raríssimo Tryumph Equip Bond e (tenho certeza), ví pela primeira vez, um BMW 2002 (carroceria igual ao modelo 1600, 2 portas com o motorzão 2000, um canhão na época).
    A CEBEM do Agnaldo e do Eugeninho na Paulista já importava oficialmente as BMs, e talvez nenha colocado lá alguns exemplares.
    Estamos falando dos anos 67/68, eu morava na Rua Avanhandava e passei a minha infancia/adolescencia perambulando assiduamente por todo esse pedaço.

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  • 8 de agosto de 2008 em 15:52
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    Oh Romeu , você só me faz passar vergonha !!!
    Contei meus pecados , até achei a La Pisannina , só faltou dizer que eu tinha comprado um carro na Dekabras . Assim não dá né meu , você acaba com a minha reputação . rsrsrs
    O que confundiu mesmo foi o portão da sub estação que é igualzinho , mais a sapataria do lado … Mas foi falta de atenção , porque a Augusta com uma mão só e trilhos de bonde , nunca teve mesmo . Tinha um amigo na época , que comprou um Triumph na Sandaco , o carro éra uma graça , mas logo vimos que não éra tudo isso , éra muito frágil , em uma viagem à Itanhaem o coitado se desmanchou , aquêle éra o original Leite Glória . Tenho quase certeza que o Milton Bononi conheceu éssa DUPLA , Salcicha e Triumph TR4 Vermelho . Miltão , manifeste-se . Agora , tenho um outro amigo , Élvio Divani que o irmão dêle o Emílio comprou um TR6 , o Élvio estava sempre com êle , êsse éra legal , outro carro , éra maior , outro luxo , andava bem , carrão mesmo . O TR4 fóra o sucesso “CAS MINA” meu , não valia a gasolina que consumia . Já que perambulavas pelo pedaço néssa época , sem dúvida deve ter conhecido o Hot Rod na Consolação . Alí éra o POINT , lembra ? O sanduba éra temperado com gasolina e graxa . até o Jim Russell levamos lá , quase matamos o vélho . História boa tambèm .
    Bom , tchau pro cêis que eu preciso trabalhar , êsse BOTÉCO ainda vai me levar a falência , acho que vou PICAR êsse PC .
    FUI !!!!!!!

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  • 8 de agosto de 2008 em 17:56
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    Luca, conheci (e muito) o Hot Rod.
    Consolação quase em frente ao Teatro Record.
    Eu estava lá na noite em que o teatro pegou fogo, mas saí um pouco antes de tudo virar cinzas…
    Na época das corridas de estreantes e novatos, era lá que o pessoal se encontrava para contar as “bravatas” do final de semana.

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  • 10 de agosto de 2008 em 18:04
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    olá salomão velho amigo se vc tiver coragem edite este email pois meu pai o velho wladimir dos DKWS que vc conhece muito bem tambem trabalhou na DEKABRAS como vc sabe o jorge grande amigo dele fazia carros para a fábrica e ele preparava os carros das concessionarias embora fossem grandes amigos coisa rara na época competiam nas pistas segundo ele esta empresa ficava na vila mariana esquina com não sei o que que ele não me disse mas éra esquina já ta bom um abraço do velho companheiro luis kliem

    Resposta
  • 10 de agosto de 2008 em 22:30
    Permalink

    Não entendi a frase…”se vc tiver coragem”…aqui é um espaço democrático como vc pode observar, se não seu comentário não estaria aqui para a galera ver e se tiver algo mais atrás desta frase, diga para os comparsas do blog e eu se interarem do assunto…
    LS

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  • 18 de agosto de 2008 em 22:54
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    Rua Afonso Celso, chegando na Domingos de Morais, quase esquina com a Francisco Cruz na Vila Mariana.
    Perto, mas não muito, do ponto de encontro do pessoal da Escuderia Araça na Lins de Vasconcelos.

    Abraços a todos.

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  • 25 de agosto de 2008 em 13:39
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    CARLOS FERRARI VIEIRA ( MIURINHA )

    V.V ESTA ENGANADO , LÁ NÃO HAVIA ESTAÇÃO DA
    ELETROPÁULO . O PESSOAL DA ARAÇÁ TINHA PONTO DE ENCONTRO NA AV. LINS DE VASVONCELOS ESQ.COM A
    RUA DR. DOLZANI . LEMBRO QUE A TURMA DA ARAÇÁ
    ERA MUITO GRANDE.
    ABRAÇOS A TODOS

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  • 26 de agosto de 2008 em 12:28
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    A Bino Samdaco ficava na Rua da Consolação, próximo ao cemitério, exatamente no local onde será a futura estação do metrô. Tinha outro endereço na Rua Cesário Ramalho – Cambuci.

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  • 29 de outubro de 2008 em 20:37
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    Memórias que valem uma época.Vamos cntinuar.E viva a Dekabrás!

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  • 20 de novembro de 2009 em 13:51
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    Aí galera, qual a origem e o ano do 2T, quem foi seu criador? Manda alguma dica. Valeu.

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  • 17 de janeiro de 2010 em 22:14
    Permalink

    Comentários sobre a Godwin-Cocozza:

    Meu avô foi o resposável pela oficina da Jaguar durante algum tempo aqui em São Paulo, na época em que os carros da Jaguar eram trazidos pela Godwin-Cocozza. Meu avô era sobrinho do Alberto Cocozza, o Cocozza da Godwin-Cocozza. Alberto, filho de um descendente de imigrante italiano, brigou com o pai e foi ser estivador no porto de Santos. Certo dia, ouviu uma notícia que houvera uma geada na flórida acabando com toda a produção de laranjas dos EUA e saiu pelo interior do Estado comprando produção de laranjas para exportar para aquele país. Ganhou tanto dinheiro com isso, que virou negócio e ficou conhecido com o homem que colocava o preço na laranja no Brasil. Na década de 30, alcançou a marca de 1 milhão de caixas de laranjas exportadas para EUA e Europa. Na Europa se associou ao Goldwin que, para aproveitar os navios que levavam laranjas e voltariam vazios, mandava Jaguares. No entanto, conforme o Roberto Zullino corretamente afirma, esses automóveis não sofriam modificação alguma, causando transtornos diversos aos seus proprietários e ao meu avô, que assim contava, não aguentou e deixou o negócio do tio. Dizia que além dos carros não serem adaptados ao nosso clima, não haviam estradas aqui próprias para os Jaguares.

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  • 24 de novembro de 2011 em 13:40
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    Existiu sim a Sandaco-Dacon. Tenho até um raro emblema de metal dela. Gostaria de saber mais informações sobre essa firma, pelo que entendi era uma empresa que se dividiu em duas.

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  • 1 de abril de 2012 em 11:33
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    Poderia me informar o nome dos donos da loja La Pisaina?
    Grata

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