PORSCHE XP PRIVATE ENDURANCE SERIES – 84 PILOTOS, 37 CARROS, 500 KM E PORTÕES ABERTOS AO PÚBLICO

Um mega evento com várias atrações, Jota Quest fechando os 500 Km, desfile dos Porsches uma atração à parte com todos os modelos fabricados e batendo recorde de participantes e não satisfeitos a programação foi encerrada com uma prova ciclista de endurance “Sertões Bike Night Endurance” pela pista de Interlagos à noite, dando um molho a mais ao evento.
Classificação

Em uma tomada de tempo decidida por 0.005, a dupla do Porsche #73, Enzo Elias e Jeff Giassi, cravou a pole para a corrida de 500 km que encerrou a temporada da Porsche XP Private Cup. Na classe GT3, a posição de honra ficou para o #19, da dupla Lucas Salles e Rafael Suzuki.

A julgar pelo desfecho do quali, a jornada final da Porsche Endurance Series prometia muitas disputas em todos os pelotões.

Na Carrera Cup, por exemplo, a dupla líder do campeonato, Fran Lara e Guilherme Salas, ficou a 0.005 da pole. A dupla do carro #7, Miguel Paludo e Dennis Dirani, larga em terceiro graças a 0.010 sobre o #20, de Pedro Aguiar e Ricardo Zonta.

A terceira fila foi preenchida por protagonistas de uma das mais acirradas rivalidades das pistas no Brasil e na Fórmula E. A dupla do #29, Rodrigo Mello e Nelson Piquet Jr, partia em quinto. Ao lado larga o #5, de Sylvio de Barros e Lucas di Grassi.

O sétimo no grid é o carro #8, de Werner Neugebauer e Fabio Carbone, que bateu pela margem mínima de 0.001 o #199, de Nelson Marcondes e Rubens Barrichello.

Com tantos protagonistas próximos e 500 km de prova, são múltiplos os carros candidatos – no combinado dos tempos foram nada menos que 17 dos 19 carros da Carrera Cup dentro do mesmo segundo.

Na GT3 Cup foram 12 carros no mesmo segundo. Além da grande volta estabelecida por Lucas Salles para praticamente assegurar a pole no grupo A, outro formidável destaque da sessão classificatória foi Caio Collet. O piloto da F3 Internacional faz em Interlagos a primeira corrida da vida em um carro de GT e a estreia no Autódromo de São Paulo. E fechou o dia como o mais veloz entre todos que aceleraram os carros de motor 3.8.

Além dos títulos de Endurance, a corrida do sábado definiu os campeões “Overall” nas classes Carrera Cup e GT3 Cup. Neste caso o ranking é apurado pela soma da pontuação final do certame de corridas longas com os tentos acumulados na Sprint Series após a aplicação dos descartes previstos em regulamento.


Grid de largada completo (médias das melhores voltas):

  1. #73. Enzo Elias e Jeff Giassi** 1:36.331
  2. #3. Francisco Lara e Guilherme Salas* +0.005
  3. #7. Miguel Paludo e Dennis Dirani +0.140
  4. #20. Pedro Aguiar e Ricardo Zonta +0.150
  5. #29. Rodrigo Mello e Nelson Piquet Jr* +0.242
  6. #5. Sylvio de Barros e Lucas di Grassi** +0.318
  7. #8. Werner Neugebauer e Fabio Carbone +0.329
  8. #199. Nelson Marcondes e Rubens Barrichello** +0.330
  9. #9. Franco Giaffone e Cesar Ramos** +0.375
  10. #80. Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande* +0.431
  11. #85. Eduardo Menossi, Diego Nunes e Renan Pizii** +0.466
  12. #88. Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro** +0.551
  13. #1. Alceu Feldmann e Thiago Camilo +0.559
  14. #27. JP e Felipe Fraga +0.597
  15. #11. Pedro Boesel e Sergio Sette Câmara +0.689
  16. #77. Francisco Horta e William Freire** +0.709
  17. #90. Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio* +0.737
  18. #0. Cristian Mohr e Cacá Bueno** +1.089
  19. #121. João Barbosa e João Gonçalves** +1.309
  20. #19. Lucas Salles e Rafael Suzuki +2.581
  21. #117. Guilherme Bottura e Gabriel Robe* +2.835
  22. #888. Lineu Pires, Beto Gresse e Vitor Meira* +2.853
  23. #17. Ricardo Fontanari, Matheus Iorio e Marçal Müller +2.867
  24. #87. Nelson Monteiro, Alan Hellmeister e Antonio Pizzonia +2.922
  25. #99. Edu Guedes, Caio Collet e Carlos Ambrósio** +2.977
  26. #22. Caio Castro, Betinho Valério e Tony Kanaan* +3.009
  27. #15. Leonardo Sanchez e Átila Abreu* +3.077
  28. #145. Carlos Renaux, Vitor Baptista e Marcus Peres +3.113
  29. #555. Ayman Darwich e Nicolas Costa* +3.128
  30. #32. Paulo Sousa e Galid Osman* +3.385
  31. #23. Marco Pisani, Renan Guerra e Vinicius Valle** +3.551
  32. #12. Edson dos Reis, Sergio Jimenez e Khayam Ghazzaoui** +3.577
  33. #880. Gustavo Farah e Sebastian Moreno** +3.600
  34. #45. Paulo Totaro, Marcio Mauro e Ramon Alcaraz** +4.068
  35. #190. Tom Filho e Bruno Xavier* +4.452
  36. #440. Carol Aranha, Bia Figueiredo e Bruna Tomaselli** +4.834
  37. #18. Marcos Baumgart e Fernando Rosset**+6.378

*Classe Sport **Classe Trophy Em itálico, GT3 Cup


A corrida

Largada Porsche XP Private Cup Endurance Series/500 Km Foto Luca Basani

Em uma tomada de tempo decidida por 0.005, a dupla do Porsche #73, Enzo Elias e Jeff Giassi, cravou a pole e largou na frente para os 500 km e na classe GT3, largou na frente o #19, da dupla Lucas Salles e Rafael Suzuki.

LARGADA

Enzo Elias fez valer a vantagem de sair da pole e evitou o assédio de Guilherme Salas nas primeiras curvas. Paludo e Zonta emparelharam pela terceira posição, mas prevaleceu o carro #7. Na saída do Laranjinha, Paludo e Salas tiveram contato e os dois carros perderam rendimento, sendo imediatamente engolidos pelo pelotão.

No fim da primeira volta a ordem era Elias, Casagrande, Zonta, Di Mauro e Barrichello. Na segunda, os carros de Cristian Mohr, com pneu furado, e os de Leo Sanchez e Caio Castro sofreram danos.

Então foi acionado o safety-car. O top5 da corrida era: Elias (liderando também nas classes Sport e Trophy), Casagande, Di Mauro, Barrichello e Ramos. Renan Guerra, com uma tocada bem segura, era o líder na GT3 geral, Sport e Trophy com 13º lugar no geral.


Disputa entre Mello e Casagrande Foto Luca Basani

Elias sustenou a liderança na relargada da volta 8 e logo atrás Di Mauro passou Casagrande na freada do S do Senna. Logo atrás, Cesar Ramos passou Barrichello pelo quarto lugar. Na abertura da volta 10, Ramos superou Casagrande no S do Senna. Com a disputa intensa entre segundo e quinto colocados, Enzo Elias conseguiu livrar alguma distância em primeiro. Na volta 11, por exemplo, Ramos avançou para segundo, e Barrichello para quarto. A vantagem do #73 era de 1.5s.

Na volta 12, o carro #12, de Sergio Jimenez, deixou muito óleo na pista no Laranjinha. Houve então um verdadeiro balé atrás dele, com nada menos que cinco carros rodando e interrompendo a pista. Edu Guedes foi hábil ao escapar por dentro.


Nelson/Barrichello, Giaffone/Ramos, Frangulis/Di Mauro, Feldmann/Thiago Foto Luca Basani

Com o traçado demandando limpeza, o safety-car novamente precisou ser acionado –o que precipitou uma verdadeira corrida aos pits. Alguns carros, que já estavam fazendo o primeiro serviço de box naquela volta, tiveram vantagem, casos do #90, #32, e #145.

A saída do safety-car coincidiu com o retorno dos carros à pista. O #199 saiu na frente do #73, mas na pista Giassi passou Nelson Marcondes.


Werner Neugebauer também atacou Giassi, mas o catarinense fechou a porta para o carro #8 Foto Luca Basani

A cem voltas da bandeirada, Ricardo Mauricio liderava com o #90. Em segundo aparecia Galid Osman, o GT3 mais bem colocado naquele momento. Mas ambos acusavam na tela de cronometragem tempos de pits mais curtos que o mínimo de 6 minutos previsto em regulamento e foram posteriormente punidos, bem como o #3 e o #199.

Ricardinho pagou o drive-thru e mesmo assim saiu dos pits com mais de 18s de vantagem sobre o segundo colocado, Carlos Renaux com o #145 liderando na GT3. Osman também pagou punição e voltou em terceiro. Neugebauer era quarto, com Giassi e Giaffone completando o top5.

Logo atrás Mello superou Feldmann no fim da reta oposta para ser sexto na volta 25. Mas na abertura da 26 o #1 deu o troco na freada do S do Senna.



Com uma hora de prova e 31 voltas percorridas, o #90 seguia com folgada liderança, seguido pelo #145, com mais margem ainda para o segundo colocado na GT3 Cup. Neugebauer era terceiro, pressionado por Giassi. E Giaffone completava o top5 8s atrás do #73.

Neugebauer e Giassi passaram o #145 na volta 34, ocasião em que alguns carros já realizavam o segundo pit mandatório. Giassi entrou nos pits na volta 37, Neugebauer no giro seguinte.

Ricardinho entrou no box na volta 40. Feldmann então assumiu a liderança, com Mello em segundo. Renaux era terceiro e líder na GT3 Cup. Paludo e Salles completavam o top5.

Na marca de 1h:30 de corrida, Feldmann e Mello permaneciam na liderança ainda com um pit realizado. Paludo vinha em terceiro, Salles em quarto. Com duas paradas, Azevedo era sexto, com formidável margem de 38s sobre Cesar Ramos, que, a exemplo de Sergio Sette Câmara havia ultrapassado tanto Werner quanto Giassi.

Feldmann entrou nos pits no fim da volta 49. Mello acompanhou. Em outra janela de estratégia depois do incidente na volta 1 e o drive-thru, Paludo era terceiro. E na volta 50 sofreu pneu furado enquanto liderava com o carro #7.

Azevedo então reassumiu a dianteira, com 31s de vantagem sobre Cesar Ramos, 38s sobre Sette Câmara e 47s sobre Felipe Fraga. Thiago Camilo vinha em sétimo com o #1 no lugar de Feldmann, mais de um minuto atrás do líder. Na GT3 Cup a liderança seguia com o #145, naquele momento com Vitor Baptista.

Ramos entrou nos pits na volta 57, depois de reduzir a vantagem para o carro #90 em mais de 6s. Sette Câmara vinha rápido e assumiu o segundo lugar. Caio Collet estava perto do #11 e era o GT3 mais veloz na pista naquela altura, responsável por alçar o #99 à segunda posição na classe GT3 e liderança na Sport e Trophy.

Na marca de duas horas de corrida, o #90 liderava com folga de 42s sobre o #80. Camilo era terceiro com o #1, Piquet quarto com o #29 e Dirani quinto com o #7. Em sexto, Suzuki liderava a classe GT3 Cup.

Azevedo entrou nos pits na volta 64, bem como Casagrande. Camilo veio na volta seguinte, deixando a liderança para Piquet Jr. O #29 entrou no box a 50 voltas do final.

Ricardinho reassumiu o #90 disposto a não deixar escapar a segunda vitória consecutiva em Intelagos depois da OAKBERRY All-Star Race 2021. Ele veio catapultado por duas voltas mais rápidas em sequência. A margem para o #9 era de 20s. Mas logo Franco Giaffone escapou da pista e Enzo Elias ultrapassou para ser sexto.

Na volta 71 Ambrosio rodou com o carro #99 que liderava na GT3 Sport e Trophy. Mas seguiu sem perder posições. Na liderança geral da categoria dos carros 3.8 vinha Rafael Suzuki, em terceiro na prova, mas ainda com apenas dois pit-stops realizados.

Três voltas mais tarde, contato entre Darwich e Bia Figueiredo foi inevitável após o contorno da Junção. Eles perderam tempo e seguiram sem maiores danos. O #555 acabou punido por drive-thru pela manobra. Na volta 77, Camilo passou Enzo na freada do S do Senna e o #73 entrou para os pits na sequência.

Na volta 80, Hellmeister passou Peres para tomar a liderança na GT3 e o sétimo lugar no geral. Mas entrou nos pits na sequência para a quarta parada.

Faltando 30 voltas, Ricardinho liderava com o #90 e vantagem superior a uma volta sobre Dennis Dirani. O carro #85 era terceiro com Diego Nunes. Peres, no #145 e Suzuki, no #19, completavam o top5.

Os ponteiros então entraram nos pits e Ricardo Azevedo reassumiu o #90. Camilo vinha atrás e depois Sette Câmara, Piquet e Cesar Ramos. Com 90 voltas percorridas, o #145 seguia liderando na GT3, naquele momento com Marcus Peres.

A 25 voltas do fim, o pega da prova era entre os carros #1 e #29, depois de Piquet alcançar Camilo. Os dois haviam passado Sette Câmara. Camilo então levou para sua quinta e última parada. A diferença do #90 para Piquet era de 33s.

Camilo voltou dos pits e logo cruzou o carro #3, que vinha quatro voltas atrás dele. Mas houve disputa com toques em dois trechos da pista, e Gui Salas teve que recolher para mais uma parada. Na cabeça do pelotão, Piquet vinha tirando a margem do #90 na razão de mais de 1s por volta. Mas a vantagem de Azevedo era de 23s a 19 voltas do fim.

Edu Azevedo entrou nos pits na liderança depois de 103 voltas completadas.

Na pista, a atração era Piquet tentando aplicar mais uma volta sobre o carro #5, na ocasião com Lucas di Grassi. Eles emparelharam na Junção e o primeiro campeão mundial da Fórmula E acabou espremido para fora pelo terceiro a conquistar aquele título.

Ricardinho então deixou os pits e tinha 15s de margem sobre Piquet. Este levava 2.5s sobre Camilo, que tinha cerca de 1s sobre Sette Câmara. Depois Cesar Ramos também colou para a disputa.

A briga pelo terceiro lugar foi intensa na reta final da prova. Sette Câmara emparelhou com Camilo na volta 109 na tomada do S do Senna. O #1 defendeu. Forçado a tirar o pé, Sette Câmara perdeu posição para Cesar Ramos. Então na subida do Café o #9 e o #1 tiveram contato, com Camilo acertando o muro em alta velocidade. O safety-car foi imediatamente acionado e, voltas depois, o #9 excluído da prova pela batida.

A relargada veio a três voltas para o fim. Ricardinho saltou bem, Piquet passou apenas um dos dois GT3 que havia entre ele e o líder. Dentro do top5 Carbone atacava Elias. Na GT3 Cup, Hellmeister liderava com 11º no geral, o suficiente para levar o título inclusive.


Carol Aranha, Bia Figueiredo e Bruna Tomaselli, o trio fez bonito e pegou pódio Foto Luca Basani

Ricardinho venceu, com Piquet em segundo, Sette Câmara em terceiro, Elias em quarto e Carbone em quinto. Título para o #73 no geral, Sport e Trophy.

Na GT3 Cup a vitória e o título ficaram com o #87 de Hellmeister e Monteiro. O #888 foi segundo no geral, vencendo na Sport. Já o #99 ergueu a vitória na Trophy.

CHEGADA

“Primeiro quero agradecer ao Dener e a categoria, ao Luiz também, meu engenheiro na Stock. Ao Dudu, meu parceiro aqui nos últimos 12 anos. Duas vitórias consecutivas para nós, no All-Star Race e agora nos 500km, uma prova onde você tem muito mais estratégia, mais paradas no box. Tivemos uma penalização, mas hoje a estratégia foi perfeita na corrida. O ritmo do Dudu foi fundamental para nossa vitória, ele foi muito constante e entregou o carro em ótimo estado para mim. O safety assustou um pouco pois nossa vantagem de 15s desapareceu, os dois retardatários foram importantes para ajudar a garantir a vitória.” Ricardo Maurício

“Corremos com o carro branco na All-Star e deu certo, preferi a superstição e mantive ele branco para a Endurance. Classifiquei mal ontem e hoje fui para o all-in na prova, larguei para cima e isso nos ajudou muito. Agora é só comemorar nossa vitória.” Eduardo Azevedo

“Deu tudo certo, que corrida maluca foi essa! Lideramos o primeiro stint inteiro, nos envolvemos nas disputas e no final deu tudo certo. Terminei o ano com quatro títulos, Overall, e todos da Endurance, Geral, Sport e Trophy. Esse ano é da Farben. Foi um ano perfeito, infelizmente não veio o título na Sprint, mas muito contente em vencer meus primeiros campeonatos na Carrera. ” Enzo Elias

“Quem começou a carreira no virtual sabe como é difícil, quem está no real também passou por dificuldades. Hoje minha carreira nas pistas completa 20 anos e finalmente veio meu primeiro título no automobilismo real. A espera foi longa demais. A corrida foi muito boa, me envolvi em brigas, pensei no campeonato e trouxe o carro para casa. Nossa principal disputa era o título aqui em Interlagos.” Jeff Giassi

“Estratégia foi a definição dessa corrida. Quero dividir aqui o prazer que foi correr junto com esses dois caras incríveis, o Pizzonia e o Hellmeister. Essa vitória é para todos que nos apoiaram nessa temporada.” Nelson Monteiro

“Muito honrado pelo convite de integrar o carro deles. Estava parado há dois anos, é difícil voltar a andar depois de tanto tempo parado. Tive alguma dificuldade no começo, mas consegui me adaptar bem e ajudar eles a conquistar o título. Antonio Pizzonia

“Missão mais do que cumprida. Conseguimos ser campeões que buscávamos há muito tempo. O nível era muito alto, nos levou ao limite e isso foi ótimo.” Alan Hellmeister

“A largada foi muito complicada, alguns acidentes no começo dificultaram muito nossa jornada. Tive que ter muita cabeça para conseguir escapar e entregar o carro para o Carlos e para o Caio em boas condições. Quero parabenizar a corrida do Collet. Ele foi fundamental para conquistarmos essa vitória no final.” Edu Guedes

“Foi uma prova bem legal e muito difícil. O safety no final ajudou muito a vencer a corrida, eramos segundo no momento e consegui passar depois disso. Agradeço a oportunidade de poder andar aqui com eles e conquistar essa vitória na classe.” Caio Collet

“Foi demais a corrida, com muita emoção no final. Essa entrada do safety no final foi para animar ainda mais a prova. Conseguimos fechar com chave de ouro vencendo nas últimas voltas, o Caio foi incrível, esse menino é gigante.” Carlos Ambrósio


O primeiro trio feminino na história da Porsche Cup! Juntas, a equipe de mulheres do carro #440 disputa a grande final da Endurance Series pela GT3 Cup e pegaram pódio

A decisão da Endurance Series da Porsche XP Private Cup ganhou mais uma atração de peso para a etapa de Interlagos.

Além dos já tradicionais nomes que tripulam os carros da categoria e alguns dos principais pilotos do automobilismo nacional que se juntam ao certame. A tripulação do #440 é uma das mais celebradas no autódromo. Composta 100% por integrantes mulheres, desde a mecânica até as três pilotos que compõem o bólido.

Carol Aranha, regular do grid dos carros de competição mais produzidos do planeta recebe Bia Figueiredo, principal expoente do automobilismo feminino nacional, Bruna Tomaselli, representante brasileira na W-Series.

Bia Figueiredo é a principal pilota que já passou pelo território nacional, com passagens pela Fórmula Indy e pela Stock Car. Foi a primeira mulher a vencer uma prova da Indy Lights na história.

Bruna Tomaselli atualmente disputa a WSeries, principal categoria de Fórmula dedicada a mulheres. Tem passagem por categorias nacionais e internacionais em seu currículo.

Carol Aranha está em seu primeiro ano de Porsche XP Private Cup, é a única mulher no grid da categoria, mas se engana quem pensa que ela não acumula experiência nos carros de corrida. Foi um dos principais destaques dos programas de treinamento da montadora alemã no Brasil e na Europa.

Quem lidera o carro é a experiente engenheira Tamires Lustosa, a especialista em provas longas está em seu primeiro contato com uma tripulação completa formada por mulheres. Ela é velha conhecida da categoria, começou sua carreira no motorsport nos boxes da Porsche Cup, em 2014. Passou por outras categorias nacionais, até arriscar a vida na Europa, atualmente é engenheira de dados e estrategista em competições de longa duração na Europa, especialista em carros de GT3.

“É minha primeira vez trabalhando com uma equipe inteira formada por mulheres, desde as pilotas até as mecânicas. Não sabia o tamanho do desafio que estava enfrentando, achei que fosse sofrer para deixar todas focadas, mas todas estão sendo incríveis. As meninas têm trocado informações o tempo todo e se ajudando em todos os momentos.”

Tamires ressaltou o conforto de todas em trabalhar com uma equipe inteiramente feminina, onde, em um mundo dominado pelos homens, elas se entenderam muito bem.

Paula Mascari é quem comanda a equipe de mecânicas do carro e salientou a experiência em participar da equipe.

“Já trabalhava com mecânica no motorsport antes, mas em uma tripulação toda composta por mulheres é a primeira vez. Muito feliz em estar junto com elas, estamos muito entrosadas. A Bia é uma grande referência para nós, a Bruna é nossa principal estrela hoje e a Carol a única mulher no grid. Todas elas são muito especiais, como pilotas por desbravarem esse mundo e como mulheres fora das pistas.”


Foto Luca Basani

“Sempre muito difícil andar, nos concentramos em fazer o melhor de nós aqui. Muito orgulhosa em fazer parte dessa equipe e levar o automobilismo para outras mulheres. Concentração e entregar o máximo foram chave para chegar no pódio. Tivemos que pegar o carro reserva ao longo da prova, mas conseguimos imprimir um bom ritmo.” Carol Aranha

“Foi uma ótima corrida, falei para as meninas que a Endurance é questão de calma, constância e se livrar das encrencas. Não conseguimos escapar de todas, mas sobrevivemos a grande maioria delas, foi demais ter esse time só de meninas comigo. Quem sabe não reunimos essa mesma equipe na próxima temporada.” Bia Figueiredo

“Foi uma jornada muito bacana e de muito aprendizado, com o carro e com as meninas. Foi muito bom mesmo e a etapa ainda acabou com um troféu indo pra casa, espero poder voltar mais vezes.” Bruna Tomaselli


Porsche Endurance Series – 500 km
  1. #90. Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio* 3h53:47.314
  2. #29. Rodrigo Mello e Nelson Piquet Jr* +2.650
  3. #11. Pedro Boesel e Sergio Sette Câmara +4.346
  4. #73. Enzo Elias e Jeff Giassi** +11.382
  5. #8. Werner Neugebauer e Fabio Carbone +11.668
  6. #77. Francisco Horta e William Freire** +11.668
  7. #80. Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande* +17.811
  8. #7. Miguel Paludo e Dennis Dirani -1 volta
  9. #85. Eduardo Menossi, Diego Nunes e Renan Pizii** -1 volta
  10. #27. JP e Felipe Fraga -2 voltas
  11. #87. Nelson Monteiro, Alan Hellmeister e Antonio Pizzonia -2 voltas
  12. #888. Lineu Pires, Beto Gresse e Vitor Meira* -2 voltas
  13. #17. Ricardo Fontanari, Matheus Iorio e Marçal Müller -2 voltas
  14. #145. Carlos Renaux, Vitor Baptista e Marcus Peres -2 voltas
  15. #121. João Barbosa e João Gonçalves** -2 voltas
  16. #19. Lucas Salles e Rafael Suzuki -2 voltas
  17. #117. Guilherme Bottura e Gabriel Robe* -2 voltas
  18. #99. Edu Guedes, Caio Collet e Carlos Ambrósio** -3 voltas
  19. #190. Tom Filho e Bruno Xavier* -3 voltas
  20. #45. Paulo Totaro, Marcio Mauro e Ramon Alcaraz** -4 voltas
  21. #88. Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro** -4 voltas
  22. #555. Ayman Darwich e Nicolas Costa* -4 voltas
  23. #880. Gustavo Farah e Sebastian Moreno** -4 voltas
  24. #440. Carol Aranha, Bia Figueiredo e Bruna Tomaselli** -5 voltas
  25. #32. Paulo Sousa e Galid Osman* -5 voltas
  26. #18. Marcos Baumgart e Fernando Rosset**-6 voltas
  27. #1. Alceu Feldmann e Thiago Camilo -8 voltas
  28. #5. Sylvio de Barros e Lucas di Grassi** -10 voltas
  29. #12. Edson dos Reis, Sergio Jimenez e Khayam Ghazzaoui** -10 voltas
  30. #23. Marco Pisani, Renan Guerra e Vinicius Valle** -12 voltas
  31. #3. Francisco Lara e Guilherme Salas* -18 voltas

DNF
#199. Nelson Marcondes e Rubens Barrichello**
#22. Caio Castro, Betinho Valério e Tony Kanaan*
#20. Pedro Aguiar e Ricardo Zonta
#15. Leonardo Sanchez e Átila Abreu*
#0. Cristian Mohr e Cacá Bueno**

DQ
#9. Franco Giaffone e Cesar Ramos**
*Classe Sport

**Classe Trophy Em itálico, GT3 Cup


Campeonatos – Endurance Series

Carrera Cup
1. Enzo Elias e Jeff Giassi 201
3. Eduardo Azevedo e Ricardo Maurício 182
5. Rodrigo Mello 173
6. Francisco Lara e Guilherme Salas 155
8. Pedro Boesel 151
9. Werner Neugebauer e Fabio Carbone 145
11. Nelson Piquet Jr. 144
12. Sérgio Sette Câmara 139
13. Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande 136
15. Miguel Paludo e Dennis Dirani 124
17. Francisco Horta e William Freire 106
19. Renan Pizii 95
20. Eduardo Menossi e Diego Nunes 92
22. Pedro Aguiar e Ricardo Zonta 83
24. Georgios Frangulis e Gaetano Di Mauro 78
26. João Barbosa e João Gonçalves 74
28. Franco Giaffone e Cesar Ramos 72
30. Nelson Marcondes 59
31. Cacá Bueno 49
32. Danilo Dirani, Rubens Barrichello, JP Mauro, Felipe Fraga 45
36. Alceu Feldmann e Thiago Camilo 39
38. Sylvio de Barros, Pietro Fittipaldi, Marcelo Franco, Lucas di Grassi 29
42. Renan Guerra 26
43. Daniel Schneider 20

Carrera Sport
1. Enzo Elias e Jeff Giassi 200
3. Eduardo Azevedo 180
4. Rodrigo Mello 172
5. Francisco Lara e Guilherme Salas 154
7. Nelson Piquet Jr. 148
8. Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande 126
10. Renan Pizii 92
11. Francisco Horta e William Freire 82
13. Franco Giaffone, Cesar Ramos e Ricardo Maurício 72
16. Eduardo Menossi e Diego Nunes 62
18. Nelson Marcondes 54
19. Danilo Dirani, Georgios Frangulis e Gaetano Di Mauro 42
22. João Barbosa e João Gonçalves 40
24. Rubens Barrichello 36
25. Cacá Bueno e Marcelo Franco 30
27. Pietro Fittipaldi 24
28. Sylvio de Barros e Lucas di Grassi 20
30. Renan Guerra 18

Carrera Trophy
1. Enzo Elias e Jeff Giassi – 264
2. Francisco Horta e William Freire – 160
3. Eduardo Menossi e Diego Nunes – 146
4. Georgios Frangulis e Gaetano Di Mauro – 126
5. Franco Giaffone e Cesar Ramos – 120
6. João Barbosa e João Gonçalves – 118
7. Nelson Marcondes – 96
8. Renan Pizii – 80
9. Sylvio de Barros e Lucas di Grassi – 50
10. Renan Guerra e Rubens Barrichello – 48
11. Marcelo Franco e Cacá Bueno – 42


GT3 Cup
1. Nelson Monteiro e Alan Hellmeister, 238
3. Lucas Salles e Rafael Suzuki, Lineu Pires e Beto Gresse, 199
7. Matheus Iorio, 191
8. Marçal Müller, 162
9. Carlos Renaux e Vitor Baptista, 146
11. Ricardo Fontanari, 123
12. Antonio Pizzonia, 116
13. Paulo Totaro, 114
14. Guilherme Bottura e Gabriel Robe, 112
16. Vitor Meira, 104
17. Caio Castro e Tony Kanaan, 100
19. Ayman Darwich e Nicolas Costa, Márcio Mauro, 90
22. Edu Guedes e Carlos Ambrósio, Edson dos Reis e Sérgio Jimenez 88
26. Marcus Peres, 85
27. Paulo Sousa e Galid Osman, 78
29. Ramon Alcaraz, 74
30. Gustavo Farah e Sebastian Moreno, 73
32. Carol Aranha, 72
33. Caio Collet, 62
34. Leonardo Sanchez e Átila Abreu, 58
36. Tom Filho e Bruno Xavier, 56
38. Marco Pisani e Vinicius Valle, 53
39. SangHo Kim, Vitor Genz, Raphael Abbate, Bia Figueiredo e Bruna Tomaselli, 36
44. Sergio Laurentys e Henrique Tielas, 34
46. Marcos Baumgart e Fernando Rosset, 29
48. Khayam Ghazzaoui, 26
49. Renan Guerra, 23

GT3 Sport
1. Lineu Pires e Beto Gresse, 240
3. Caio Castro e Tony Kanaan, 132
5. Ricardo Fontanari e Matheus Iorio, 130
7. Vitor Meira, 120
8. Paulo Totaro, 116
9. Guilherme Bottura e Gabriel Robe, 104
11. Ayman Darwich e Nicolas Costa e Marçal Müller 100
14. Márcio Mauro, 98
15. Edu Guedes e Carlos Ambrósio, 94
17. Caio Collet, 70
18. Ramon Alcaraz, 68
19. Edson dos Reis e Sérgio Jimenez, Gustavo Farah e Sebastian Moreno, 66
23. Tom Filho e Bruno Xavier, 60
25. Leonardo Sanchez e Átila Abreu, 54
27. SangHo Kim e Vitor Genz, 42
29. Paulo Sousa e Galid Osman, 40
31. Carol Aranha, 26
32. Bia Figueiredo e Bruna Tomaselli, 20
34. Sergio Laurentys e Henrique Tielas e Raphael Abbate, 6

GT3 Trophy
1. Paulo Totaro 194
2. Edu Guedes e Carlos Ambrósio 168
4. Márcio Mauro 152
5. Edson dos Reis e Sérgio Jimenez 148
7. Gustavo Farah e Sebastian Moreno 142
9. Carol Aranha 126
10. Ramon Alcaraz 122
11. Caio Collet 120
12. Tom Filho e Bruno Xavier 100
14. Marco Pisanie Vinicius Valle 90
16. Sergio Laurentys e Henrique Tielas 72
18. Raphael Abbate 66
19. SangHo Kim, Vitor Genz, Bia Figueiredo e Bruna Tomaselli 60
23. Marcos Baumgart e Fernando Rosset 50
25. Khayam Ghazzaoui 40
26. Renan Guerra 30


Enzo Elias é campeão Overall 2021 da Carrera Cup! Tendo terminado a Sprint Series em 5° lugar, e fechado o ano pela Endurance Series em P1 o mais jovem campeão da história da Porsche agora chega ao seu 3° título na Porsche Cup Brasil


Drivers of the Weekend Michelin

A dupla de pilotos Hugo Boss Edu Azevedo e Ricardo Maurício foi a grande vencedora pela Carrera Cup na final da Endurance Series

O trio Nelson Monteiro, Alan Hellmeister e Antônio Pizzonia campeão Overall da GT3 fez bonito nos 500km e garantiram a vitória pela GT3 Cup



Porsche Sportscar Together Day 2021

Participaram do maior evento Porsche de todos os tempos, cliente ou fã, tiveram uma experiência única. Na Grande final da Porsche XP Private Cup Brasil – o Porsche Parade. Diversas áreas de entretenimento- Food & Drinks All Inclusive- Porsche Bus Experience – Maior exposição de Porsche do Brasil – Show de encerramento da banda Jota Quest, foi um evento único com recorde de 727 Porsche reunidos!


Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.