PORSCHE MOBIL 1 SUPERCUP – É OFICIAL, PRIMEIRO BRASUCA A BAIXAR A BOTA NO PORSCHE 911/GERAÇÃO 992 EM PISTA INTERNACIONAL

O piloto regular da Porsche Carrera Cup Brasil, Georgios Frangulis, acelerou o novíssimo carro da montadora alemã no Redbull Ring, em Spielberg na Áustria, no campeonato da FIA/Porsche Mobil 1 Supercup.

Mais de 60 anos de Porsche Motorsport encapsulam uma série de histórias de sucesso. Uma dessas histórias empolgantes começou em 1992 com a Porsche Mobil 1 Supercup. Apenas um ano depois de ter começado, a Porsche Mobil 1 Supercup tornou-se parte do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA – sempre realizada diretamente antes das corridas do Grande Prêmio nas principais pistas europeias e internacionais. A Porsche Mobil 1 Supercup, a mais competitiva da série mundial monomarca, da Porsche, proporcionou um palco fascinante para a emoção e disputas de pilotar até o limite. Isso desperta o entusiasmo dos pilotos, equipes, parceiros e patrocinadores e, além disso, oferece uma excelente plataforma de negócios. A Porsche Mobil 1 Supercup é organizada diretamente pela Porsche AG. Com isso, a Porsche garante um serviço profissional em todas as questões organizacionais e técnicas. Para garantir que todos os pilotos tenham exatamente as mesmas chances, todas as equipes competem em veículos idênticos com base na sétima geração da Taça 911 GT3. Os especialistas da Porsche Motorsport fornecem suporte profissional em todas as áreas – da assistência técnica ao serviço de peças de reposição, à imprensa e eventos de hospitalidade. A organização central e supervisão constante da Porsche Mobil 1 Supercup com seus regulamentos desportivos e técnicos consistentes garantem a máxima transparência e previsibilidade. O princípio básico da Porsche Mobil 1 Supercup garante uma competição justa ao mais alto nível esportivo, oferecendo assim as melhores condições para uma competição emocionante. Isso é a Porsche Mobil 1 Supercup, que temos aqui ao vivo a Porsche Carrera Cup Brasil reinando a 16 anos com supremacia alemã nas pistas!

Com 103.824m percorridos ao longo de 24 voltas no traçado austríaco, Georgios Frangulis pode sentir pela primeira vez as diferenças entre as gerações do icônico Porsche 911 GT3 Cup. Ele se entendeu com o traçado austríaco e aprendeu um pouco mais sobre o bólido que iria pilotar nesta etapa da Porsche Mobil 1 Supercup e na temporada de 2022 da Porsche Carrera Cup Brasil.


Georgios Frangulis
“É um carro muito diferente do que estamos acostumados no 991.2, inclusive achei mais difícil de pilotar. Acredito que vai ser um desafio para todos quando ele chegar no Brasil. Mas, é um carro sensacional de se pilotar, muito rápido, mas não assustador. Senti muita diferença nos ajustes de asa e barra que estou usando aqui para o que uso no Brasil. Virei junto com o pelotão durante boa parte do treino, estava no bolo. Estava apenas com um jogo de pneu, contra dois dos outros carros. Amanhã no quali acredito que a gente ainda tenha 1s para tirar com carro leve e pneu zero.” Foto Beto Issa

Resultados treinos livres, Spielberg


A segunda jornada de Georgios Frangulis na Porsche Mobil 1 Supercup terminou com surpresa para o piloto e os membros da equipe Molitor Racing Systems.

Com apenas 40 minutos registrados dentro do novíssimo Porsche 911 GT3 Cup geração 992, Frangulis melhorou quase um segundo da sua melhor marca do treino livre da véspera em Spielberg.

O resultado surpreendeu pela disparidade de experiência dentro do cockpit do 992. Georgios chegou na classificação com 100km rodados nova máquina da Porsche, contra pilotos com mais de 5.000km rodados neste mesmo carro, sem contar a adaptação a pista. Para Frangulis é a primeira vez acelerando na pista austríaca da Fórmula 1. Já os pilotos regulares do grid correram no mesmo traçado na semana passada em evento suporte ao GP da Estíria da Fórmula 1 e muitos outros também na semana anterior, pelo campeonato alemão da Porsche Cup, outro evento que utiliza os modelos 992.

Com a marca de 01:33.629 Gerogios alinhou a máquina #30 na 31ª posição para a terceira etapa da Porsche Mobil 1 Supercup.


“Hoje foi um dia que sofri um pouco mais dentro do carro. Ainda estou batalhando para achar o melhor acerto em um carro que é muito diferente do que eu estava acostumado no Brasil. Outro fator que tem dificultado um pouco é a adaptação na pista. Me deixa feliz estar no mesmo bolo que gente que anda na pista e no carro há mais tempo. Amanhã na corrida tudo pode acontecer, ainda mais pela previsão de chuva na hora da corrida.” Foto Beto Issa

Classificação de largada, Spielberg


A corrida – Georgios Frangulis finalizou no domingo a etapa da Áustria da Porsche Supercup com seu principal objetivo cumprido, receber a bandeira quadriculada na etapa preliminar da Fórmula 1 e ganhar quilometragem no novo modelo 992.

Competindo pela primeira vez na categoria, Georgios teve 40 minutos para entender a pista e o carro que iria utilizar em Spielberg. Entre o treino livre e o classificatório o piloto da Oak Racing Team evoluiu quase um segundo, classificando em 31º entre os 32 carros do grid e neste domingo ganhou seis posições, fechando a corrida em 25º lugar.

Na largada Frangulis foi cauteloso e conseguiu escapar das confusões na primeira curva, em uma corrida de apenas 14 voltas era importante se mantes na pista. No decorrer da prova o piloto do carro #30 seguiu a estratégia de manter a regularidade e rapidamente chegou ao 25º lugar.

A estratégia de se manter ileso aos acidentes funcionou e nas últimas voltas Georgios Frangulis tentou por várias vezes ultrapassar Michael Fassbender, o piloto teve a porta fechada e preferiu evitar um acidente, completando a prova em 25º, seis posições melhor do que a largada.

Nos dias 17 e 18 de julho, em Interlagos, na Porsche Carrera Cup Brasil, Frangulis retornará ao grid com uma experiência a mais, ter acelerado o Porsche 911 GT3 Cup geração 992!


Classificação da corrida, Spielberg


Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.