PODEMOS CHAMAR DE TYRREL…OU NÃO!
Derek Gardner, projetista da Tyrrel na década de 1970, (19 de Agosto de 1931 – 7 de Janeiro de 2011), ingressou na Fórmula 1 pela equipe Matra, em 1969, então fazendo parte da equipa de desenvolvimento do sistema de tração integral, o MS84, um fracasso. Depois Gardner desenhou o modelo com que Jackie Stewart se sagrou campeão mundial, em 1969 (MS80).
Em 1970 foi parar na Tyrrell. Assim surgiu o Tyrrell 001, depois evoluído para o 003, com o qual Jackie Stewart teve o seu segundo campeonato. Em 1973, o 006, decisivo para a conquista do título de Stewart .
Mas nesse meio tempo veio uma curiosidade que não foi avante, criada na segunda metade de 1971 para ingressar no campeonato seguinte, essa…
…enviada pelo brother Divila. Notem as asas, não sei o que ele queria com isso, mas se era instabilidade, ele conseguiu! Podemos chamar de Tyrrel?
Apagando “isso” da memória, consideramos, ele pai, de uma das maiores inovações técnicas da F1: o Tyrrell P34_Ford Cosworth/V8. Este caracterizava-se pelas suas seis rodas…
…projeto que conquistou um triunfo por intermédio de Jody Scheckter no GP da Suécia de 1976. O potencial do P34 acabou por nunca se concretizar totalmente, porque a fornecedora Goodyear, se recusava em desenvolver pneus mais pequenos para os eixos dianteiros.
Aposentado da F1 em 1977, não deixou de lado seus projetos e juntou-se à empresa de componentes e transmissões automotivas Borg-Warner. Podemos ver o P34 em demonstrações ou participando de provas de F1 Históricas, pelas mãos, primeiro, de Martin Stretton e, depois, Mauro Pane.
(reprodução)