FÓRMULA 1 – O ESTRANHO TRAÇADO DE ALONSO NA CURVA DA JUNÇÃO NO GP DE SÃO PAULO DE F1

Em sua defesa contra Sergio Perez nas últimas voltas do GP São Paulo de F1, foi o toque de gênio que assegurou o seu pódio

Análise de Juliano Barata, muito pertinente sobre as voltas finais destes dois pilotos, Fernando Alonso e Sergio Perez.

“Alonso optou por realizar um traçado mais aberto, distante da zebra interna, com velocidade mínima mais elevada.

A Junção é uma curva de média-baixa de importância crítica. Exige muita capacidade de tracionamento dos pneus para se desenvolver uma boa velocidade na reta dos boxes e conseguir atacar, ou no caso de Alonso, se defender de um rival.

No fim da prova, com pneus desgastados, Alonso optou por este traçado aberto e de velocidade mínima maior para usar mais grip aerodinâmico dos difusores e das asas, diminuindo um pouco a dependência da capacidade de tração dos pneus traseiros.

Quanto mais baixa a velocidade inicial da reaceleração, mais você depende dos pneus. Do grip mecânico.

Para algo tão inusitado funcionar, além de se adaptar o timing de reaceleração, é preciso que esse traçado externo ainda apresente bom emborrachamento e que o diferencial traseiro seja configurado de acordo, com menor índice de bloqueio para se favorecer uma maior velocidade média de passo de curva. Precisa estar com uma dianteira muito boa. E claro, isso só funciona em um carro como um Fórmula 1, com uma carga aerodinâmica extremamente eficaz mesmo em velocidades relativamente baixas; e em uma curva que esteja justamente neste limiar entre o grip mecânico e o aerodinâmico terem importâncias quase equivalentes.


Reprodução FORMULA 1

Mais do que a teoria por trás disso, me impressiona a leitura de Alonso de realizar uma adaptação deste nível, contra uma Red Bull, no final de uma corrida. Que piloto. Mas pensando bem, é por isso que ele está lá atrás do volante de um F1 e eu estou aqui atrás de um teclado!”


JULIANO BARATAJornalista Automotivo, Embaixador @continentalpneus, ?️ Apresentador @cclbrasil, ? Founder @flatoutbrasil, ? Alfa Romeo GTAm 72, ? Baixista da @halderium www.flatout.com.br

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights