OLD STOCK RACE – O TEMPERO QUE FALTAVA PARA ESQUENTAR A NOITE DE SÁBADO EM INTERLAGOS
A noite é um desafio a mais, tornando a corrida mais emocionante e desafiadora. A quarta etapa, nomeada Troféu Irmãos Clemente, homenageia Bird e Nilson Clemente, os primeiros vencedores de provas de longa duração com um Opala, nas 24 Horas de Interlagos de 1970.

Nos treinos Rafael Lopes #54 vinha sendo o rápido com o tempo de 1m59s036 em sua melhor volta, ainda no primeiro treino diurno. Ricardo Alvarez #3 no segundo treino já anoitecendo e debaixo de uma fina garoa, fez 2m07s840. No terceiro treino, já totalmente a noite, Rafael Lopes foi novamente o mais rápido, porém acima dos 2 minutos, com 2m01s352.


Para sábado, a programação prometia muita disputa nas categorias Old Stock e Opala 250, com o diferencial de competir a noite:
16h45 – Treino Classificatório Old Stock Race
19h20 – Treino Classificatório Opala 250
19h45 – Desfile de Opalas e Caravans
20h15 – Largada Primeira Prova Old Stock Race
22h05 – Largada Opala 250
23h00 – Largada Segunda Prova Old Stock Race
Os boxes começavam a expor os Old para a classificação e a formação se fez na saída de box pontualmente as 16h45. A classificação foi ainda com dia claro na Old mas não menos disputada como habitualmente acontece.







httpss://youtu.be/9uo0dFrUalw
No treino classificatório, de sábado (16) a primeira colocação fico com o de Pedro Pimenta #51 com o tempo de 1m58s968, marca que não se via já desde 2017, mostrando que a troca de preparador surtiu efeito e trouxe Pimenta novamente para a disputa do campeonato, após uma desclassificação na terceira etapa. Rodrigo Giordano #38 fez o segundo melhor tempo com 1m59148, ocupando o segundo lugar no grid. Mais dois pilotos também fizeram tempos abaixo de dois minutos, João Ometto Neto #75 com 1m59s838 e o atual líder do campeonato Rafael Lopes #54 com 1m59s896. formaram a segunda fila do grid para a primeira prova marcada para as 20h15.
Grid da corrida 1:





Corrida 1 – Old Stock Race
httpss://youtu.be/SM97CLnaFG4

httpss://youtu.be/zdx9spKIL48
httpss://youtu.be/okg3facvS-I
httpss://youtu.be/Mwbs-nOmQ-E
Pimenta manteve a ponta Rodrigo Giordano segurou a segunda posição e Rodrigo Helal, que largou em sexto, ultrapassa Zappelini, Lopes e Ometto assumindo já na segunda volta a terceira colocação, indo atrás de Giordano.
httpss://youtu.be/TzZECk0vomM
Enquanto isso Pimenta na liderança abriu uma boa distancia do pelotão que disputava a segunda colocação, rumando para uma vitória importante para se manter vivo no campeonato.
httpss://youtu.be/Xni-YKfG8Ug
Na disputa pelo segundo lugar, Helal conseguiu a ultrapassagem sobre Giordano na sétima volta enquanto Rafael Lopes não conseguia manter a quinta posição, caindo para sétimo colocado, sendo ultrapassado por Fabio Franzoni #23 e Jorge Schuback #25, porém o líder do campeonato recuperou sua posição em mais duas voltas fechou a prova em quinto lugar.
httpss://youtu.be/CdiUW1KHYUM
httpss://youtu.be/q4BfTYiDQmQ
Pos | Num | Piloto | Total | Dif | Volta | Tempo |
1 | 51 | P. Pimenta (M) | 24:20.587 | 0.000 | 12 | 2:00.586 |
2 | 113 | Rodrigo Helal | 24:21.723 | 1.136 | 12 | 2:00.452 |
3 | 38 | Rodrigo Leite | 24:26.506 | 5.919 | 12 | 2:00.249 |
4 | 75 | João Ometto Neto | 24:29.799 | 9.212 | 12 | 2:00.793 |
5 | 54 | Rafael Lopes | 25:01.955 | 41.368 | 12 | 2:01.585 |
6 | 87 | Luiz Carlos Zappelini (M) | 25:02.154 | 41.567 | 12 | 2:01.934 |
7 | 25 | Jorge Schuback (M) | 25:02.375 | 41.788 | 12 | 2:03.415 |
8 | 3 | Ricardo Alvarez | 25:02.756 | 42.169 | 12 | 2:01.695 |
9 | 23 | Fabio Franzoni | 25:04.098 | 43.511 | 12 | 2:03.250 |
10 | 9 | Marco Maragno | 25:11.638 | 51.051 | 12 | 2:03.824 |
11 | 45 | Daniel Kelemen | 25:18.717 | 58.130 | 12 | 2:04.567 |
12 | 21 | Everson de Paula | 26:05.773 | 1:45.186 | 12 | 2:07.225 |
13 | 22 | Alex Fabiano Silva (M) | 24:44.281 | 0.000 | 11 | 2:09.560 |
14 | 31 | Glauco Barros | 25:21.162 | 36.881 | 11 | 2:13.296 |
15 | 79 | Daniel Alberici | 19:39.194 | 0.000 | 9 | 2:03.802 |
16 | 10 | Karim Machata Neto | 15:41.026 | 0.000 | 7 | 2:08.759 |
17 | 12 | Fabio Mencarelli | 16:26.509 | 45.483 | 7 | 2:15.351 |
18 | 18 | Georges Lemonias (M) | 4:23.758 | 0.000 | 2 | 2:05.198 |
DQ | 5 | Carlos Gomes (M) | 24:33.470 | 0.000 | 11 | 2:10.690 |
Pos | Num | Piloto | Total | Dif | Volta | Tempo |
1 | 51 | P. Pimenta (M) | 24:20.587 | 0.000 | 12 | 2:00.586 |
2 | 87 | Luiz Carlos Zappelini (M) | 25:02.154 | 41.567 | 12 | 2:01.934 |
3 | 25 | Jorge Schuback (M) | 25:02.375 | 41.788 | 12 | 2:03.415 |
4 | 22 | Alex Fabiano Silva (M) | 24:44.281 | 0.000 | 11 | 2:09.560 |
5 | 18 | Georges Lemonias (M) | 4:23.758 | 0.000 | 2 | 2:05.198 |
DQ | 5 | Carlos Gomes (M) | 24:33.470 | 0.000 | 11 | 2:10.690 |
Opala 250
A quarta etapa da categoria de acesso a Old Stock mostrou mais uma vez que todos estão unidos, para o sucesso da “Opala 250“, ali ainda rola um romantismo ao esporte e é muito bom ver o empenho de todos! E na classificação todos contra a “Dama da Noite” do piloto Betinho a Caravan #316. E a rádio paddock anuncia mais quatro co-irmãs chegando!
Grid da Opala 250:




httpss://youtu.be/TEZAB2yruN0
httpss://youtu.be/A_XfSdQd_PU
httpss://youtu.be/IZbAX7xdy8I
httpss://youtu.be/8EJGQFsG0kE
httpss://youtu.be/94Q2D-SsynU
E a “Dama da Noite” com todo seu charme especial leva mais um P1 para sua garage!
Classificação final da Opala 250:
Corrida 2 – Old Stock Race
Nos boxes o aquecimento dos Olds atraiam todos e se anunciava uma corrida que iria esquentar o clima frio da noite em Interlagos!





Ás 23h00 os Olds voltaram ao grid para a disputa da segunda corrida da noite e com o grid formado pelo resultado da primeira prova, Pimenta novamente ocupou o primeiro lugar tendo ao seu lado agora, Rodrigo Helal.
Antes da largada, Bird e Nilson Clemente deram uma volta pelo circuito nos Opalas do Clube do Opala de São Paulo como “Carro Madrinha” para em seguida, cumprimentar os pilotos no grid, revendo antigos amigos como Vicente Leite #38, uma das lendas do nosso automobilismo acelerando muito nesta prova especial.
httpss://youtu.be/i9eW0uHCZzI
No Opala Comodoro bege Bird Clemente e Reinaldo Gaudêncio e Nilson Clemente e Adilson Forte no Opala Diplomata branco, algumas voltas pela pista de Interlagos.





Sinal verde e Pimenta com problemas no diferencial passou lento na reta abandonando ainda no S do Senna, deixando caminho livre para Rodrigo Helal que abriu boa vantagem do segundo colocado Zappelini, seguido por Ometto em terceiro e Ricardo Alvarez em quarto.


Na segunda volta Helal manteve a ponta abrindo uma ótima vantagem deixando a briga para o pelotão de trás, que a partir promoveu a melhor disputa da noite, com muitas ultrapassagens e disputas de posições, tendo destaque Ometto e Zappelini passando lado a lado em toda a reta dos boxes na briga pelo segundo lugar, até o piloto do Opala #75 conseguir realizar a ultrapassagem e assumir a segunda posição.

Rafael Lopes travou uma batalha particular com Ricardo Alvarez que, com problemas abandonou e foi ultrapassado pelo líder do campeonato na quarta volta, enquanto Everson de Paula #21 e Amauri Biem #9 se chocaram e o opala numeral 9 ficou parado no S do Senna, ocasionando a entrada do Safety Car e uma bandeira amarela normalização da pista.


httpss://youtu.be/sGw58X0iIIU
Na relargada Helal manteve a posição com Zappelini em segundo, Ometto em terceiro e Daniel Alberici em quarto. No pelotão de trás, Vinicius Pimentel foi tocado pelo Opala #45 rodando e em seguida sofreu um choque destruindo boa parte da traseira, mas se manteve na pista ate o final. A direção de provas ainda puniu por queima de largada os opalas 87 de Zappelini e o 54 de Rafael Lopes, acrescendo 20 segundos de tempo para cada um. Rafael Lopes ainda recolheu seu Opala para os boxes abandonando a prova faltando apenas uma volta para o final.
httpss://youtu.be/J8ay6nuu_BQ
httpss://youtu.be/octHzuQUmF4
httpss://youtu.be/VsFSO4rX9ok
No final Rodrigo Helal, depois de passar algumas etapas sem muita sorte, venceu sua primeira corrida no ano com ótimo desempenho. Em segundo ficou João Ometto Neto e completando o pódio em terceiro Daniel Alberici na quarta posição o veterano Jorge Schuback e em quinto Daniel Kelemen.
Pos | Num | Piloto | Total | Dif | Volta | Tempo |
1 | 113 | Rodrigo Helal | 27:37.603 | 0.000 | 12 | 2:01.139 |
2 | 75 | João Ometto Neto | 27:40.039 | 2.436 | 12 | 2:02.162 |
3 | 79 | Daniel Alberici | 27:57.295 | 19.692 | 12 | 2:04.240 |
4 | 25 | Jorge Schuback (M) | 28:00.526 | 22.923 | 12 | 2:05.297 |
5 | 45 | Daniel Kelemen | 28:03.214 | 25.611 | 12 | 2:04.380 |
6 | 21 | Everson de Paula | 28:09.357 | 31.754 | 12 | 2:06.473 |
7 | 38 | Vinicius Leite (M) | 28:12.659 | 35.056 | 12 | 2:03.692 |
8 | 5 | Carlos Gomes (M) | 28:18.358 | 40.755 | 12 | 2:08.965 |
9 | 31 | Glauco Barros | 28:43.115 | 1:05.512 | 12 | 2:14.596 |
10 | 78 | Fausto Camacho (M) | 29:07.189 | 1:29.586 | 12 | 2:16.762 |
11 | 3 | Ricardo Alvarez | 28:16.502 | 0.000 | 11 | 2:01.843 |
12 | 54 | Rafael Lopes | 28:32.367 | 15.865 | 11 | 2:01.716 |
13 | 9 | Amaury Biem | 28:40.186 | 23.684 | 11 | 2:06.080 |
14 | 10 | Karim Machata Neto | 19:29.224 | 0.000 | 8 | 2:08.836 |
15 | 51 | P. Pimenta (M) | 0.679 | 0.000 | – | 0.000 |
DQ | 87 | Luiz Carlos Zappelini (M) | 28:02.043 | 0.000 | 12 | 2:02.767 |
Pos | Num | Piloto | Total | Dif | Volta | Tempo |
1 | 25 | Jorge Schuback (M) | 28:00.526 | 22.923 | 12 | 2:05.297 |
2 | 38 | Vinicius Leite (M) | 28:12.659 | 35.056 | 12 | 2:03.692 |
3 | 5 | Carlos Gomes (M) | 28:18.358 | 40.755 | 12 | 2:08.965 |
4 | 78 | Fausto Camacho (M) | 29:07.189 | 1:29.586 | 12 | 2:16.762 |
5 | 51 | P. Pimenta (M) | 0.679 | 0.000 | – | 0.000 |
DQ | 87 | Luiz Carlos Zappelini (M) | 28:02.043 | 0.000 | 12 | 2:02.767 |
A comemoração junto com a galera, derretendo a borracha no asfalto de Interlagos produzindo “fog” !!!!







Drops:
A família Opala estava a milhão no reservado para os clubes e aficionados da marca, churrasco, cervejada e muita mas muita animação! E os pilotos foram até o palco da diversão dos opaleiros e se formou aí uma grande festa e fogos coloriram a noite de Interlagos.

Na sala Vip da Old Stock as homenagens aos irmãos Clemente, reunidos com outros pilotos e fans. Muita história eles tem para contar e vitórias em Interlagos!




A temporada da Old Stock Race 2018, volta em agosto para a disputa da quinta etapa de 2018 em Interlagos.
Os opalas da Old Stock Race utilizam Pneus Pirelli, Comandos de Válvulas Kuir, Discos de Freio Fremax, Pistôes e Bielas AFP e Embreagens Ceramic Power.
(reprodução)