HISTÓRICO – 12 HORAS DE SEBRING #1966

Jackie Stewart em Sebring? Sim, e em dupla com Graham Hill no Ford GT40 MK I #24, na foto fazendo uma ultrapassagem dupla no Cobra Shelby, de  John Bentley, Arte Latta e Herb Byrne e no Porsche 904 de Jacques Duval e Horst Kroll. Este seria o primeiro e único ano em Sebring, nas 12 Horas, com 8,3 quilômetros (5,2 milhas ) que Jackie Stewart participaria como piloto.

Racing at Sebring in 1966

O Cobra Shelby da trinca  americana, terminou em 22 posição com 166 voltas. O Porsche 904, da dupla canadense terminou em 16 posição com 188 voltas.  A dupla não completou a prova, das 228 voltas finalizadas pelo vencedor, completou 142 das voltas totais.

Mas a prova teve seus momentos tristes, e ficou caracterizada com as 12 hs mais sangrentas da história de Sebring. Com 14:40 e prova, a tragédia se abateu. O GT40 Mk.I pilotado pelo canadense Bob McLean  quando se aproxima o famoso hairpin, o a redução de marcha não aconteceu por problemas no câmbio, os freios traseiros travaram, virou o carro para uma área de segurança e serviço, mas colidiu com um poste de telefone, a ponto de um dos tanques de combustível explodir em chamas. McLean ficou preso e o os bombeiros não tinham equipamento adequado para enfrentar as chamas e o piloto morreu nas ferragens destorcidas.  Ele tinha 32 anos. Quando a notícia da morte de McLean chegou aos boxes da Comstock Racing, retiraram o outro GT40 Mk.I da corrida.

Outro momento triste na prova, foi quando Mario Andretti fazendo dupla com Pedro Rodriguez / Ferrari 365P2, em quarto, na redução do hairpin, encavalou as marchas, e veio de quarta para primeira, travando imediatamente as rodas traseiras e saindo da pista descontroladamente, tentando evitar algo mais sério, mas foi colidido pelo Porsche 906 pilotado por Dom Wester e esse perdeu o controle, saiu da pista, e depois foi parar em um grupo de espectadores em pé em uma área não autorizada, e finalmente bateu forte em um armazém, destruindo o carro.  Quatro espectadores morreram neste tragedia, Willis Edenfield de 46 anos e seus dois filhos,  Willis Jr. de 20 anos de idade e Mark de 9anos morreram instantaneamente, e Patricia Heacock de 38 anos morreu dos ferimentos horas mais tarde. Wester ficou inconsiente, mas sobreviveu com ferimentos leves. E detalhe, este horrível incidente não era conhecido do público até o dia seguinte da prova.  Andretti, ainda levou a Ferrari na escuridão, porque ficou sem os faróis depois de bater num banco de areia, até aos boxes, mas uma pane comprometeu bastante o carro e abandonando a prova.

Com a retirada da Ferrari das primeiras colocações, abriu o caminho para a Ford dominar mais uma vez, com Shelby GT40 fazendo 1-2. Gurney e Grant viam na liderança e na última volta, com Gurney ao volante, teve pane no motor. Todos aguardando Gurney para receber a quadriculada mas foi Ken Miles que cruzou a linha de chegada em primeiro no GT40 X-1. Gurney chegou à linha de chegada empurrando seu GT40 Mk.II.

Vídeos da prova:

 

A relação dos concorrentes que terminaram a prova:

Pos Class No Equipe Pilotos Carro Motor Voltas
1 P
+5.0
1 United States Shelby-American Inc. United Kingdom Ken Miles
United States Lloyd Ruby
Ford GT40 X-1 Roadster Ford 7.0L V8 228
2 P
+5.0
3 United States Holman & Moody United States Mark Donohue
United States Walt Hansgen
Ford GT40 Mk.II Ford 7.0L V8 216
3 S
5.0
19 United States Essex Wire Corporation United States Skip Scott
United States Peter Revson
Ford GT40 Mk.I Ford 4.7L V8 213
4 P
2.0
52 Germany Porsche System Engineering Germany Hans Herrmann
United States Joe Buzzetta
Germany Gerhard Mitter
Porsche 906 Porsche 2.0L Flat-6 209
5 P
2.0
46 Italy SpA Ferrari SEFAC Italy Ludovico Scarfiotti
Italy Lorenzo Bandini
Ferrari 206 S Ferrari 2.0L V6 206
6 P
2.0
49 Switzerland Charles Vögele Switzerland Jo Siffert
Switzerland Charles Vögele
Porsche 906 Porsche 2.0L Flat-6 206
7 S
2.0
46 Germany Porsche Germany United States George Follmer
United States Peter Gregg
Porsche 904 GTS Porsche 2.0L Flat-6 205
8 P
2.0
50 United States Ed Hugus United States Lake Underwood
United States Ed Hugus
Porsche 906 Porsche 2.0L Flat-6 204
9 GT
+5.0
9 United States Roger Penske United States George Wintersteen
United States Ben Moore
Chevrolet Corvette StingRay Chevrolet 7.0L V8 201
10 S
+5.0
6 United States Scuderia Bear United States Bob Grossman
United States Ed Lowther
Shelby Cobra Ford 7.0L V8 197
11 GT
+5.0
8 United States Harold C. Whims United States Don Yenko
United States Dave Morgan
United States Harold Whims
Chevrolet Corvette StingRay Chevrolet 7.0L V8 197
12 P
+5.0
4 United States Holman & Moody United States A.J. Foyt
United States Ronnie Bucknum
Ford GT40 Mk.II Ford 7.0L V8 192
13 S
5.0
23 United States Scuderia Bear United States Bruce Jennings
United States Richard Holquist
Ford GT40 Mk.I Ford 4.7L V8 189
14 S
1.6
63 Italy Autodelta SpA Italy Giacomo Russo
Switzerland Gaston Andrey
Alfa Romeo Giulia TZ2 Alfa Romeo1.6L I4 189
15 S
5.0
80 United States Tom Payne United States Bob Said
United States Ray Cuomo
United States John Addison
Shelby Cobra Ford 5.0L V8 191
16 S
2.0
56 Canada Jacques Duval Canada Jacques Duval
Canada Horst Kroll
Porsche 904 GTS Porsche 2.0L Flat-6 188
17 GT
2.0
59 United Kingdom British Motor Co. United Kingdom Roger Mac
Australia Peter Manton
MG B BMC 1.8L I4 178
18 P
2.0
67 United Kingdom Donald Healey Motor Co. Australia Paul Hawkins
Finland Timo Mäkinen
Austin-Healey Sprite BMC 1.3L I4 175
19 GT
2.5
41 United Kingdom Standard Triumph Motor Co. United States Steve Froines
United States Bill Pendleton
Triumph TR4A Triumph 2.2L I4 172
20 GT
2.5
51 United States RBM Motors United States Jack Ryan
United States E. Linley Coleman
Porsche 911 Porsche 2.2L Flat-6 168
21 S
1.3
65 United States Fred J. Baker United States Fred Baker
United States Bill Kurtley
Alpine M65 Renault 1.3L I4 168
22 S
+5.0
7 United States Space Science Service United States John Bentley
United States Arthur M. Latta
United States Herb Byrne
Shelby Cobra Ford 7.0L V8 166
23 GT
2.5
40 United Kingdom Standard Triumph Motor Co. United States Dick Gilmartin
United States Mike Rothschild
Triumph TR4A Triumph 2.2L I4 162
24 S
1.3
69 United States Capt. Kenneth Sellers United States Kenneth Sellers
United States Robert Shaw
Alpine M65 Renault 1.1L I4 162

 

(Foto de abre:Sam Rosenthall ; Wikipedia e canais YouTube)

 

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.