FÓRMULA 1 – DE VOLTA À EUROPA COM OS COMPOSTOS MAIS DURO DA GAMA

A Pirelli traz os pneus mais duros da gama 2022 para a corrida onde é patrocinadora principal na Espanha, com o C1 como o P Zero Branco duro, o C2 como o P Zero Amarelo médio e o C3 como o P Zero Vermelho macio. 

É uma escolha bastante direta – que é a mesma do ano passado, embora usando uma família de pneus totalmente nova – com as demandas do circuito de Barcelona sendo extremamente conhecidas dos testes e corridas anteriores. Isso inclui a longa curva 3 e a curva 9: curvas que colocam muita energia nos pneus.

As equipas estiveram em Barcelona em fevereiro, há três meses, para testes de pré-temporada. No entanto, existem três grandes diferenças a serem consideradas: primeiro, as equipes se concentraram em testar compostos no meio da gama na época, e não os duros; em segundo lugar, as condições meteorológicas eram muito mais frias; e em terceiro lugar, os novos carros estavam em suas especificações de lançamento mais básicas. Os carros evoluíram consideravelmente desde então, e será interessante ver o quanto realmente é essa melhoria com as atualizações mais recentes.

Com Barcelona sendo um circuito muito usado, não haverá uma grande evolução da pista esperada ao longo do fim de semana, graças também a uma agenda lotada de corridas de apoio. As temperaturas devem ser secas e quentes, aumentando as altas exigências impostas aos pneus. A pista em si está inalterada em relação ao ano passado, quando a curva 10 foi modificada, aumentando ligeiramente o comprimento total do circuito.

A estratégia vencedora do ano passado foi a de duas paradas, que é tradicional para Barcelona, ​​com Lewis Hamilton, da Mercedes, triunfando da pole usando uma estratégia de pneus macio-médio-médio. Macio-médio-macio foi a estratégia usada por todos os que completaram a prova de 2º a 8º.



“É difícil falar algo sobre Barcelona que já não tenha sido dito, pois é possivelmente o circuito mais conhecido do calendário para os pilotos, com seu amplo layout que o torna um local perfeito para testes. Tem um pouco de tudo, com o setor final muito técnico sendo particularmente importante quando se trata de cuidar dos pneus. Como resultado, as equipes terão uma boa oportunidade de avaliar o progresso que fizeram com seus carros desde o início da temporada, embora as condições climáticas sejam muito mais quentes e provavelmente haverá muito mais uso dos pneus duros do que houve nos testes, que talvez sejam a chave para a corrida. No passado, Barcelona era tradicionalmente uma prova de duas paradas, por isso será interessante ver se a nova geração de pneus este ano leva alguém a mirar uma parada única”.



  • Os pneus P Zero Branco duro e o P Zero Vermelho macio foram indicados para a quarta rodada da temporada da Fórmula 2, na Espanha. Esta é a mesma indicação das últimas corridas do campeonato no circuito em 2020, e que já foi vista este ano na primeira rodada no Bahrein e no teste em Barcelona no mês passado. Cada piloto tem cinco conjuntos de pneus slick (três duros e dois macios) para usar durante o fim de semana, que inclui uma corrida sprint de 26 voltas no sábado à tarde e uma corrida de 37 voltas no domingo de manhã, quando ambos os compostos devem ser usados​​se o piso estiver seco.
  • O pneu P Zero Branco duro é o nomeado para a terceira etapa da temporada de Fórmula 3. Os pilotos terão três conjuntos de compostos duros mais um conjunto de pneus P ​​Zero Amarelo médio trazidos da rodada anterior em Ímola para uso apenas nos treinos livres. O pneu duro também foi usado pela F3 em Barcelona no ano passado, bem como na primeira rodada de 2022 no Bahrein e nos testes realizados em Jerez e Barcelona no mês passado. A corrida sprint, com duração de 20 voltas, acontece no sábado de manhã e a corrida principal, com duração de 24 voltas, no domingo de manhã.

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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