FÓRMULA 1 – “AS ASAS DE ÍCARO – A VERDADEIRA HISTÓRIA DA EQUIPE FITTIPALDI”
O filme, uma realização da ITOBY FILMES, é um documentário com duração de aproximadamente duas horas, onde a história da iniciativa e empreendimento desta equipe, a Equipe Fittipaldi, é contada pelos personagens que dela fizeram parte.
Um caminho muito rico em história e acontecimentos importantes para o automobilismo da terrinha, que começou sua saga no GP da Argentina em 1975. E mesmo com dificuldades, o carro ficou pronto a tempo da estreia, Wilsinho (abaixo) ficou a quase 12 segundos do tempo da pole position na qualificação para a prova de abertura do Mundial de 1975, largando na 23° posição.
E como ironia do destino, Emerson Fittipaldi que seria piloto Copersucar, venceu de McLaren na sua 13º vitória e também da equipe. E uma curiosidade a volta ms rápida teve sócios, Emerson e James Hunt, 01:50.910.
Classificação final após 53 voltas – GP da Argentina/1975
Pos
|
No
|
Piloto | Equipe |
Tempo
|
Voltas
|
Líder
|
Grid
|
Pts
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
01
|
1
|
Emerson Fittipaldi | McLaren |
1:39:26.290
|
53
|
19
|
5
|
9
|
02
|
24
|
James Hunt | Hesketh |
+5.910
|
53
|
9
|
6
|
6
|
03
|
7
|
Carlos Reutemann | Brabham |
+17.060
|
53
|
25
|
3
|
4
|
04
|
11
|
Clay Regazzoni | Ferrari |
+35.790
|
53
|
0
|
7
|
3
|
05
|
4
|
Patrick Depailler | Tyrrell |
+54.250
|
53
|
0
|
8
|
2
|
06
|
12
|
Niki Lauda | Ferrari |
+1:19.650
|
53
|
0
|
4
|
1
|
07
|
28
|
Mark Donohue | Penske |
+1 volta
|
52
|
0
|
16
|
0
|
08
|
6
|
Jacky Ickx | Lotus |
+1 volta
|
52
|
0
|
18
|
0
|
09
|
9
|
Vittorio Brambilla | March |
+1 volta
|
52
|
0
|
12
|
0
|
10
|
22
|
Graham Hill | Lola |
+1 volta
|
52
|
0
|
21
|
0
|
11
|
3
|
Jody Scheckter | Tyrrell |
+1 volta
|
52
|
0
|
9
|
0
|
12
|
16
|
Tom Pryce | Shadow |
Transmissão
|
51
|
0
|
14
|
0
|
13
|
23
|
Rolf Stommelen | Lola |
+2 voltas
|
51
|
0
|
19
|
0
|
14
|
2
|
Jochen Mass | McLaren |
+3 voltas
|
50
|
0
|
13
|
0
|
NC
|
8
|
Carlos Pace | Brabham |
Motor
|
46
|
0
|
2
|
0
|
NC
|
20
|
Arturo Merzario | Williams Racing Cars |
Abandono
|
44
|
0
|
20
|
0
|
NC
|
27
|
Mario Andretti | Parnelli |
Transmissão
|
27
|
0
|
10
|
0
|
NC
|
14
|
Mike Wilds | BRM |
Motor
|
24
|
0
|
22
|
0
|
NC
|
5
|
Ronnie Peterson | Lotus |
Motor
|
15
|
0
|
11
|
0
|
NC
|
21
|
Jacques Laffite | Williams Racing Cars |
Câmbio
|
15
|
0
|
17
|
0
|
NC
|
30
|
Wilson Fittipaldi | Fittipaldi |
Acidente
|
12
|
0
|
23
|
0
|
DES
|
18
|
John Watson | Surtees |
Desclassificado
|
6
|
0
|
15
|
0
|
NL
|
17
|
Jean-Pierre Jarier | Shadow |
Transmissão
|
0
|
0
|
1
|
0
|
Para o GP Brasil, alterações, o Copersucar-Fittipaldi FD02 mostrou progressos. Wilsinho classificou-se com o 21º tempo do grid – 2’36″47, e terminou em 13º lugar, uma volta atrasado, mas a saga estava se desenhando.
Vamos falar um pouco do documentário que está num momento único, os fans ansiosos e uma parte importante da história automobilistica do Brasil a ser contada para várias gerações, preservando nossa cultura.
Os irmãos Fittipaldi fundaram a Fittipaldi Team em 1974, a primeira e única equipe sul-americana a construir um carro de Fórmula 1. Eles correram 104 grandes prêmios e acumularam 44 pontos no Campeonato Mundial até a equipe chegar ao fim em 1982. O filme conta esse momento do automobilismo brasileiro e mundial. Esta história é contada por seus protagonistas que, pela primeira vez, estão reunidos para recordar esta era de luta e realização.
O projeto
O filme, em processo de finalização, é um documentário completo no qual a história da Fittipaldi Team e seus anos de atividade na Fórmula 1 são contadas pelos personagens que fizeram parte dela: Wilson Fittipaldi Júnior, Emerson Fittipaldi e Ricardo Divila. Eles foram os criadores dessa equipe e do primeiro carro brasileiro que competiu por anos na categoria, correndo ao lado de times tradicionais como Ferrari, Lotus, McLaren, entre outros.
Com mais de 6° horas de entrevistas e 4 anos dedicados ao projeto, o diretor investiga as memórias dos entrevistados e tece uma narrativa emocionante, trazendo à luz a determinação inabalável dessas pessoas na construção de seus sonhos, que muitos no Brasil considerou impossível. Após cuidadosa pesquisa, encontramos fotos inéditas e imagens raras de corridas e bastidores.
A história
As equipes de Fórmula 1 mais conhecidas são inglesas, alemãs, francesas e italianas. O Brasil juntou-se à história do automobilismo através de personalidades como os campeões mundiais Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna, entre outros.
Emerson foi o primeiro brasileiro a ter uma vitória nessa categoria enquanto competia em 1970. Naquela época, seu irmão Wilson, também piloto, e o engenheiro Ricardo Divila já haviam competido nas Fórmulas 2 e 3. Essa experiência foi fundamental para a equipe. fundação e a criação de seu primeiro carro, modelo FD01, em 1974. O carro foi considerado revolucionário para a época, sendo referência para outras equipes anos depois.
O trabalho dos irmãos Fittipaldi estava começando a ser reconhecido na Europa. Ao mesmo tempo, no Brasil, a imprensa local estava ignorando os assuntos internos da Fórmula 1 e não perdeu a ocasião de fazer críticas contra a equipe pioneira.
A falta de jornalistas especializados para cobrir as corridas e a pressão da mídia e do público para resultados imediatos abalou o prestígio da equipe de corrida, levando ao descrédito e inibição dos patrocinadores. Quando a equipe de Fittipaldi alcançou um bom nível de tecnologia, os recursos financeiros foram esgotados, dificultando os investimentos necessários para a continuação do projeto, até o final de 1982.
Quem é a Itoby Filmes comandada pelo Fernando Dourado
A Itoby Filmes é uma produtora brasileira de documentários, que nasceu da aspiração de desenvolver um pensamento político-social independente de nossa realidade, com o objetivo de gerar conteúdo que desencadeie reflexões sobre as questões que enfrentamos hoje no mundo.
O que precisamos para finalizar o grandioso projeto de resgate de uma parte da história automobilistica do Brasil
Para finalizar o filme com a qualidade exigida, é necessário pagar aos proprietários filmagens originais dos anos 70, trilha sonora, correção de cores, cópias digitais, legendas em inglês, francês, espanhol e alemão, distribuição, publicidade e pagamento de profissionais envolvidos o projeto.
Se o valor total não for atingido, o valor arrecadado será usado principalmente para o pagamento de direitos autorais de metragem de arquivo, direitos autorais e finalização de trilhas sonoras.
Nós podemos ajudar a financiar parte do projeto, ajudando a divulgar o mesmo e compartilhar este link:
httpss://www.indiegogo.com/projects/as-asas-de-icaro-cars#/
Em anexo, algumas imagens raras, do fotógrafo Claudio Larangeira, um mestre:
httpss://youtu.be/vemLDEcG458
(reprodução)