COLUNA – DO AUTORAMA AO PROTÓTIPO DO REI
Meados dos anos 60. A garotada de classe média do Rio de Janeiro vivia a febre do autorama. Os mais competitivos viviam enfiados nas pistas da Tijuca e em Copacabana na pista da Hobby Center, no subsolo do antigo Cinema Bruni-Copacabana.
Somente escala 1/32, não havia 1/24 em nossas terras. Lá se digladiavam os Ford GTs, Cheetahs, Lolas GT e T-70, Cooper-Ford, Ferraris GTO e 275P, Porsche 904, etc, fabricados na sua quase totalidade pela Monogram e pela Cox. Nos intervalos das corridas, íamos babar nas vitrines da saudosa Hobby Center, ao lado da hoje também extinta Modern Sound, sempre repleta de novidades vindas dos Estados Unidos. As carrocerias de bolha começavam a aparecer no mercado, e o interesse maior era pelos modelos não produzidos pelas supracitadas fábricas. Dentre esses modelos, um spider me chamou atenção, não pela forma, mas pelo fato de ter um filtro de ar, enquanto todos os outros carros aparentavam as cornetas dos carburadores. Como tratava-se de algo que eu não via em nenhuma revista de automobilismo da época, perguntei que carro seria aquele:
Dias depois apareceram alguns Zerex-Hussein (ninguém se referia à carroceria pelo nome completo, mais longo que letra de samba-enredo) nas pistas de autorama, das mais variadas cores. E nada na Autoesporte. Anos se passaram, os tempos daquele autorama romântico desapareceram na fumaça que apaga grande parte das recordações do passado, mas alguns carros volta e meia voltavam à minha cabeça.
Considerado o mais possante carro de competição dos Estados Unidos naquela época, o “Hussein” possuía um chassi Cooper Monaco, na verdade derivado de monoposto devidamente alargado, como os Avallone A11, Lolas Formula 5000 transformadas em bipostos. Este chassi foi especialmente encomendado pelo milionário texano, John Mecom Jr., um apaixonado por competições automobilísticas, em cuja equipe haviam carros como Ferrari, Scarab, Lola GT, Lola T-70. Este chassi fazia parte de um projeto de dar a A.J. Foyt um rojão, mais veloz que os outros carros que tinha em sua equipe, com o qual o grande piloto fosse invencível. E para tanto encomendou o chassi à Cooper com características especiais para receber motores V8 Big Block traseiros e “transaxle” para transferir a “cavalaria” para as rodas. Apesar de ter o motor Ford substituído pelo Chrysler Hemi, alguns historiadores inferem que tenham havido dois carros, mas apenas um foi construído. O Hussein 1/Dodge Zerex Special é um filho único de mãe viúva que recolheu-se ao celibato.
Last but not least, vamos a um resumo da participação do Hussein 1/ Dodge Zerex Special na 1964 Nassau Speed Week. Foi um evento internacional nas Bahamas, do qual participaram Jim Hall, Hap Sharp, Roger Penske, Bruce McLaren, Dan Gurney, A.J. Foyt pilotando o Hussein 1/ Dodge Zerex Special, dentre outras feras. Jim Hall levou dois Chaparral com motor Corvette 327, para ele próprio, Hap Sharp e Roger Penske.
Penske com o Chaparral #6 venceu a “Nassau Governor´s Trophy” seguido de Foyt no Hussein.
Resultado final da prova em Nassau:
1. #6 Chaparral 2A Chevy (Chaparral) 003 Roger Penske 1.S/P 25 voltas
2. #1 Hussein Mk1 Dodge (Mecom) CM/2/64 A.J. Foyt 2.S/P 25 voltas
3. #2 Scarab Mk.IV Chevy (Mecom) MkIV Walt Hansgen 3.S/P 25 voltas
4. #10 Ferrari 275P (NART) 0820 Pedro Rodriguez 4.S/P 25 voltas
5. #155 Cooper Monaco T61(Comstock) Ludwig Heimrath 5.S/P 24 voltas
6. #64 Brabham BT8 Climax (pr) SC-2-64 Hugh Dibley 6.S/P 24 voltas
7. #90 Ferrari 250 LM (Sc Bear) 5909 Bob Grossman 7.S/P 24 voltas
8. #17 Elva Mk.7S BMW (J Scott) James Scott 8.S/P 23 voltas
9. #73 Shelby Cobra 289 (Shelby A) CSX2430 Tom Payne 1.GT3 23 voltas
10.#00 Chevrolet Corvette GS (Mecom) 003 Jack Saunders 9.S/P 23 voltas
11.#76 Harrison Special Ford (pr) 19-954 Charlie Kolb 10.S/P 22 voltas
12.#55 Porsche 904 GTS (Ch Kolb) 086 Lee Cutler 1.GT2 22 voltas
13.#47 Porsche 904 GTS (Brumos) 051 David Lane 2.GT2 22 voltas
14.#14 Porsche 904 GTS (P H Gregg) 018 Peter Gregg 4.GT2 22 voltas
15.#34 Lotus 26R Elan (Duchess) 26-R-9 Peter Pulver 5.GT2 20 voltas
20.#77 Abarth-Simca 1300 Bialbero Jody H. Porter 1.GT1 21 voltas
Não finalizaram…
40.#12 Chevry Corvette GS (Wintersteen) 005 Geo Wintersteen S/P 12 voltas
43.#9 Lotus 19B Ford 966 Dan Gurney S/P 11 voltas
59. #70 Ferrari 250 GTO (NART) 3767GT Tom Fleming GT3 2 voltas
60. #3 Ferrari 250 LM (Mecom) 6047 Phil Hill S/P 0 voltas
Nas 3 Horas de Nassau, Penske tem a suspensão de seu Chaparral #6 quebrada no início da corrida. No meio da prova, quando Hap Sharp para seu Chaparral #66 nos boxes para reabastecer, cede o posto de pilotagem a Penske. Foyt, que estava andando no bloco dianteiro, abandona a prova na volta 48 após a quebra do motor Hemi do Hussein após assumir por instantes a dianteira da competição.
1. #66 Chaparral 2A Chevy (Chaparral) 002 Hap Sharp/R Penske 1.S/P 56 voltas
2. #5 McLaren M1A Oldsmobile (McLaren) Bruce McLaren 2.S/P 56 voltas
3. #10 Ferrari 275P (NART) 0820 Pedro Rodriguez 3.S/P 54 voltas
4. #90 Ferrari 250 LM (Scuderia Bear) 5909 Bob Grossman 4.S/P 53 voltas
5. #65 Kelly Porsche Special (W Kelly) Grant Clark 5.S/P 52 voltas
6. #17 Elva Mk.7S BMW (J Scott) James Scott 6.S/P 52 voltas
7. #155 Cooper Monaco T61(Comstock) Ludwig Heimrath 7.S/P 52 voltas
8. #2 Scarab Mk.IV Chevy (Mecom) MkIV Walt Hansgen 8.S/P 50 voltas
9. #68 Porsche 904 GTS (Brumos) 043 Jack Ryan 1.GT2 50 voltas
10.#43 Lotus 30 Ford Anson Johnson 9.S/P 50 voltas
11.#11 Ferrari 250 GTO-64 (NART) 5571GT Phil Hill 1.GT3 50 voltas
12.#77 Abarth-Simca 1300 Bialbero Ray Cuomo 1.GT1 49 voltas
13.#30 Genie Mk.8 Ford (Skogmo) Don Skogmo 10.S/P 49 voltas
14.#70 Ferrari 250 GTO (NART) 3767GT Tom Fleming 2.GT3 49 voltas
15.#58 Austin Healey Sptite (D Healey) Clive Baker 11.S/P 49 voltas
16.#199 Ford Mustang (Alan Mann) Skip Scott 3.GT3 49 voltas
17.#83 Alpine M63 Renault (P Richards) Paul Richards 12.S/P 49 voltas
18.#64 Brabham BT8 Climax (private) SC-2-64 Tommy Hitchcock 13.S/P 48 voltas
19.#1 Hussein Mk1 Dodge (Mecom) CM/2/64 A.J. Foyt 14.S/P 48 voltas
20.#166 Lotus 23B Ford (G Hollinger) George Hollinger 15.S/P 48 voltas
21.#61 Lotus Elan (F Ashplant) Fred Ashplant 2.GT2 48 voltas
22.#14 Porsche 904 GTS (P H Gregg) 018 Peter Gregg 3.GT2 48 voltas
23.#12 Chevrolet Corvette GS (Wintersteen) 005 Geo Wintersteen 16.S/P 48 voltas
24.#26 Porsche 356B Carrera Abarth (pr) Mike Kurkjian 4.GT2 48 voltas
25.#73 Shelby Cobra 289 (Shelby Ameri) CSX2430 Tom Payne 4.GT3 47 voltas
27.#55 Porsche 904 GTS (Ch Kolb) 086 Lee Cutler 5.GT2 47 voltas
31.#34 Lotus 26R Elan (Duchess) 26-R-9 Peter Pulver 8.GT2 46 voltas
33.#47 Porsche 904 GTS (Brumos) 051 David Lane 9.GT2 45 voltas
34.#76 Harrison Special Ford (pr) 19-954 Charlie Kolb 17.S/P 45 voltas
36.#9 Lotus 19B Ford 966 Dan Gurney 18.S/P 41 voltas
40.#98 Shelby Cobra 427 (Shelby) CSX2196 Ken Miles 19.S/P 41 voltas
Não finalizaram…
44.#92 Shelby Cobra 289 (Shelby Ameri) CSX2189 Bob Johnson GT3 39 voltas
52.#43 Lotus 30 Ford Newton Davis S/P 28 voltas
52.#6 Chaparral 2A Chevy (Chaparral) 003 Roger Penske S/P 6 voltas
62. #64 Brabham BT8 Climax (pr) SC-2-64 Hugh Dibley S/P 0 voltas
65.#00 Chevrolet Corvette GS (Mecom) 003 Jack Saunders S/P DNQ
Fiquem com as imagens das 3 Horas de Nassau:
httpss://www.youtube.com/watch?v=iK8BtzGLYZs
httpss://www.youtube.com/watch?v=PWnSESiWggI
COLUNISTA – Luiz Vicente Miranda, engenheiro mecânico, antigomobilista, possui um MGB Roadster 1967 e um Porsche 914 1974, entusiasta de esportes a motor, ex-kartista e motociclista apaixonado por máquinas inglesas, como Triumph, HRD-Vincent, Norton e BSA…
(reprodução)