CAMPEONATO MUNDIAL DE RESISTÊNCIA & IMPÉRIO ENDURANCE BRASIL EM CONEXÃO FAMILIAR

Guto Negrão corre em Goiânia torcendo pelo filho André Negrão, que integra a equipe Alpine em Spa-Francorchamps na categoria Hypercars

Eles estarão ao volante de carros de competição no mesmo dia, pilotando na mesma modalidade e até nos mesmos horários. Mas em continentes distintos. Guto Negrão e seu filho André farão neste sábado (1º) suas respectivas estreias em campeonatos de endurance disputados por supercarros. Enquanto André correrá pela primeira vez na categoria Hypercars defendendo a equipe francesa Alpine nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, Guto abrirá sua temporada no Império Endurance Brasil, que inicia sua temporada em Goiânia com uma etapa de quatro horas de duração.



André Negrão durante pit stop nos treinos desta sexta-feira em Spa
(José Filipe/DPPI/Alpine)


“Muito legal que meu pai esteja seguindo com a carreira dele também”, diz André. “Ele foi o meu grande incentivador e se hoje estou aqui é por que eu acompanhava desde pequeno as corridas dele em várias categorias importantes, como a Stock Car. Daqui da Bélgica, vou mandar boas energias pra ele lá em Goiânia. E é lógico que ele vai estar torcendo por mim aqui. Que seja um grande final de semana pra nós dois”, completa André, de 28 anos, que já soma um título de campeão no Mundial de Endurance e duas vitórias em Le Mans, principal prova do campeonato – títulos conquistados na categoria LMP2.


A prova em Spa será disputada das 8h às 14h30 no horário de Brasília, enquanto a abertura do Endurance Brasil em Goiânia terá início às 13h, fazendo com que por uma hora e meia os dois pilotos estejam competindo simultaneamente.



Guto Negrão junto do Protótipo Giaffone nesta sexta-feira, em Goiânia
(Bruno Terena)


“É uma coincidência curiosa e fico imaginando que, se o André vencer em Spa, a minha equipe aqui no Brasil vai me avisar. Se estiver ao volante, vou ter que segurar a emoção”, diz Guto Negrão. “Mas a verdade é que este será um dia especial para a gente, com o André lá na Europa no auge de sua carreira e eu aqui, fazendo o que gosto e que sempre nos uniu como pai e filho. Melhor que isso seria estarmos no mesmo carro. Espero que isso aconteça no futuro”, completa Guto Negrão.


André Negrão é o único não-francês da equipe Alpine, que também conta com os pilotos Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière. O brasileiro conduzirá um modelo Alpine A480 LMP1 com motor Gibson V8 aspirado de 4,5 litros e 625 cv. 



André conduz o Alpine A480 durante os treinos desta sexta-feira
(José Filipe/DPPI/Alpine)


“É um carro muito eficiente, em especial na parte aerodinâmica. Por exemplo, mesmo com 900kg de peso, se houvesse um túnel que possibilitasse que o Alpine subisse por suas paredes e chegasse ao teto, ele seria capaz de andar de ponta-cabeça ao atingir apenas 160km/h. É surpreendente”, revela André.


Juntamente com Allan Helmeister, Guto Negrão conduzirá o Protótipo Giaffone Racing preparado pela JDavid Team. Utilizando tecnologia da empresa que constrói os Stock Cars, este carro fará sua estreia em corridas utilizando um motor V8 aspirado de 6,8 litros, capaz de produzir 550cv. 



Guto Negrão ao volante do Protótipo Giaffone, nesta sexta-feira, em Goiânia (Bruno Terena)

“É um carro rápido e será incrível ser um dos pilotos escolhidos para conduzi-lo em sua primeira corrida. Estamos otimistas para essa prova”, diz Guto Negrão.


Classificação

A Alpine largará da segunda fila nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, etapa que abre a temporada 2021 do World Endurance Championship (WEC), o Campeonato Mundial de Resistência. O time liderou o primeiro treino livre desta sexta-feira (30) com André Negrão, e apresentou um bom desempenho ao longo do dia, se garantindo na quarta posição do grid após o francês Nicolas Lapierre ser o responsável por classificar o Alpine A480 LMP1.

A corrida no icônico circuito localizado na Bélgica representa a estreia da Alpine na classe dos Hypercars, a mais importante do WEC. Para o único brasileiro inscrito nesta divisão no final de semana, há condições de o time francês, que também conta com Matthieu Vaxivière, lutar pela vitória em Spa, mesmo com a superioridade técnica da Toyota.

Os carros da marca japonesa possuem tração 4×4, gerando grande vantagem no contorno das curvas, além de utilizarem motores híbridos, gerando maior economia de combustível – um fator decisivo em provas de longa duração como as do Mundial de Resistência. Os Toyota GR010 Hybrid conquistaram a pole position com o trio Kamui Kobayashi, Mike Conway e José María López e o segundo posto com Kazuki Nakajima, Sébastien Buemi e Brendon Hartley.

Além de André Negrão, a corrida contará com outros quatro pilotos brasileiros, todos nas classes de Grã-Turismo. Daniel Serra partirá da segunda posição com uma Ferrari da AF Corse na LMGTE-Pro. A classe LMGTE-AM teve um domínio brasileiro: Felipe Fraga largará da pole position com um Aston Martin da equipe TF Sport, enquanto Augusto Farfus e Marcos Gomes conseguiram o segundo lugar com o Aston Martin da equipe oficial de fábrica.

A largada para as 6 Horas de Spa-Francorchamps está marcada para 8h30, pelo horário de Brasília. O aplicativo Watch ESPN transmite a corrida ao vivo.


  • # TOYOTA GAZOO RACING 1 #7 TOYOTA GAZOO RACING – 2:00.747 – Piloto – Mike CONWAY
  • # TOYOTA GAZOO RACING 2 #8 TOYOTA GAZOO RACING – 2:01.266 – Piloto – Sébastien BUEMI
  • # UNITED AUTOSPORTS USA 3 #22 UNITED AUTOSPORTS US… – 2:02.404 – Piloto – Philip HANSON
  • # ALPINE ELF MATMUT 4 #36 ALPINE ELF MATMUT – 2:02.652 – Piloto – André NEGRÃO
  • # G-DRIVE RACING 5 #26 G-DRIVE RACING – 2:02.984 – Piloto – Roman RUSINOV
  • # RACING TEAM NEDERLAND 6 #29 RACING TEAM NEDERLAN… – 2:03.435 – Piloto – Giedo VAN DER GARDE
  • # REALTEAM RACING 7 #70 REALTEAM RACING – 2:03.475 – Piloto – Esteban GARCIA
  • # G-DRIVE RACING 8 #25 G-DRIVE RACING – 2:03.485 – Piloto – John FALB
  • # JOTA 9 #28 JOTA – 2:03.516 – Piloto – Stoffel VANDOORNE
  • # JOTA 10 #38 JOTA – 2:03.625 – Piloto – Roberto GONZALEZ
  • # DRAGONSPEED 11 #21 DRAGONSPEED – 2:03.816 – Piloto – Juan Pablo MONTOYA
  • # PR1 MOTORSPORTS 12 #24 PR1 MOTORSPORTS – 2:03.869 – Piloto – Patrick KELLY
  • # TEAM WRT 13 #31 TEAM WRT – 2:03.915 – Piloto – Robin FRIJNS
  • # INTER EUROPOL COMPETITION 14 #34 INTER EUROPOL COMPET… – 2:04.207 – Piloto – Alex BRUNDLE
  • # RICHARD MILLE RACING TEAM 15 #1 RICHARD MILLE RACING… – 2:05.284 – Piloto – Beitske VISSER
  • # HIGH CLASS RACING 16 #20 HIGH CLASS RACING – 2:05.522 – Piloto – Anders FJORDBACH
  • # ARC BRATISLAVA 17 #44 ARC BRATISLAVA – 2:07.051 – Piloto – Miroslav KONOPKA
  • # PORSCHE GT TEAM 18 #92 PORSCHE GT TEAM – 2:11.219 – Piloto – Kevin ESTRE
  • # AF CORSE 19 #52 AF CORSE – 2:12.351 – Piloto – Miguel MOLINA
  • # PORSCHE GT TEAM 20 #91 PORSCHE GT TEAM – 2:12.370 – Piloto – Richard LIETZ
  • # AF CORSE 21 #51 AF CORSE – 2:12.443 – Piloto – Alessandro PIER GUIDI
  • # CORVETTE RACING 22 #63 CORVETTE RACING – 2:13.106 – Piloto – Antonio GARCIA
  • # TF SPORT 23 #33 TF SPORT – 2:14.660 – 23rd Driver – Ben KEATING
  • # ASTON MARTIN RACING 24 #98 ASTON MARTIN RACING – 2:15.615 – Piloto – Paul DALLA LANA
  • # DEMPSEY - PROTON RACING 25 #88 DEMPSEY – PROTON RAC… – 2:16.319 – Piloto – Andrew HARYANTO
  • # AF CORSE 26 #54 AF CORSE – 2:16.367 – Piloto – Thomas FLOHR
  • # AF CORSE 27 #83 AF CORSE – 2:17.560 – Piloto – François PERRODO
  • # CETILAR RACING 28 #47 CETILAR RACING – 2:17.719 – Piloto – Roberto LACORTE
  • # IRON LYNX 29 #85 IRON LYNX – 2:18.452 – Piloto – Manuela GOSTNER
  • # GR RACING 30 #86 GR RACING – 2:18.813 – Piloto – Michael WAINWRIGHT
  • # IRON LYNX 31 #60 IRON LYNX – 2:20.356 – Piloto – Claudio SCHIAVONI
  • # TEAM PROJECT 1 32 #56 TEAM PROJECT 1 – Piloto – Matteo CAIROLI
  • # DEMPSEY - PROTON RACING 33 #77 DEMPSEY – PROTON RAC… – Piloto – Matt CAMPBELL
  • # D'STATION RACING 34 #777 D’STATION RACING – Piloto – Tomonobu FUJII

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights