AvD-Oldtimer-Grand-Prix…2008

Simplesmente fantástica a apresentação do evento. Bólidos com som ao vivo e a cores. Imagens de arrepiar o pêlo do @#$%#@…no final de semana a Meca para os amantes de automóveis históricos (8 e 10 de agosto, em Nurburgring, Alemanha). Mais de 65.000 visitantes na trigésima sexta edição do AvD-Oldtimer-Grand-Prix.
Mais de 600 exemplares raros e históricas em estado impecável.
E dica passada pelo “M”, sobre o leilão da Coys Europa, no sábado. Um leilão de requintes históricos e que movimenta vários colecionadores. No local, são cerca de 70 veículos. Vai de Mini Cooper S para a Benetton B191 da Fórmula-1 Michael Schumacher e um Porsche 911 Paris-Dakar. Marcas como a Alfa Romeo, Abarth, Arnolt Bristol, Austin Healey, BMW, Bentley, Ferrari, Jaguar, Lotus e Porsche, bem como Lagonda, Talbot, a Mercedes-Benz, Sunbeam e indianos. E nosso correspondente especial Paulo “914” Sousa, faz um relado impressionante da bagaça, colocando a galera com mais gasolina na veia e bastidores de dar inveja a qualquer mortal!

“Saloma, seguem alguns comentários para a turma do boteco… enquanto espero na sala de embarque aqui em Frankfurt:
Pessoal, vendo os comentários sobre a memória do automobilismo brasileiro que vieram com a publicação da emocionante pesquisa sobre o Fitti-Porsche pelos comparsas do blog e parabéns ao Jovino pelo empenho, fiquei motivado a dividir com vocês alguns dias de sonho vividos aqui no velho continente.
Bem, digito neste momento da sala de embarque em Frankfurt, depois de ter passado o final de semana assistindo o Old Timers Grand Prix em Nürburgring.
O evento é promovido pela AvD, como Saloma já citou acima(Automóvel Clube da Alemanha https://www.avd.de/ogpracing/english/index.html) e pela Historic Grand Prix Cars Association
(https://www.hgpca.net/index.php).
Para ter uma idéia melhor do que é o evento, basta olhar aqui: https://www.nuerburgring.de/AvD-Oldtimer-Grand-Prix.377.0.html
O programa detalhado pode ser visto em formato pdf aqui: https://www.avd.de/ogpracing/english/pdf/Zeitplan%20080430.pdf
É o segundo GP Histórico que visito (fui em Mônaco em 2002 ou 2003, não me lembro bem agora), mas a experiência aqui foi bem melhor, com muito mais carros na pista, e com acesso ao Paddock no Sábado. Bem, as fotos vão falar por si mesmas.
Vou mandando algumas aqui, e deixo os comentários por conta de vocês. À medida que eu puder (continuo de férias aí no Brasil por mais alguns dias) eu conto mais, sobre os comentários de vocês. Nem me arrisco a descrever tudo e afinal as imagens valem por mil palavras.
Vou tentar ir relatando os eventos de hoje para trás. Além do evento do final de semana, teve também a visita aos Museus da Mercedes e da Porsche em Stuttgart que são uma aventura à parte. (Principalmente o da Mercedes).
Espero que gostem, apesar da baixa qualidade das fotos.
Paulo Sousa, diretamente de Frankfurt

Centro de convivência Ferrarista

Lotus encoberto pelo protótipo Mosler MT900R e Mustang Gulf

Lotus…

Porsche 904…

Tenda dos Ford…
LS(reprodução/arq. PS)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

22 comentários em “AvD-Oldtimer-Grand-Prix…2008

  • 12 de agosto de 2008 em 13:23
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    Este 904 ficaria muito bem na minha garagem ! Ainda faço uma cagada. (só + uma…)

    Resposta
  • 12 de agosto de 2008 em 13:23
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    Este 904 ficaria muito bem na minha garagem ! Ainda faço uma cagada. (só + uma…)

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  • 12 de agosto de 2008 em 13:54
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    “M”…vamos caçar dois!

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  • 12 de agosto de 2008 em 13:54
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    “M”…vamos caçar dois!

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  • 12 de agosto de 2008 em 14:54
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    Como você, também tenho o privilégio de acompanhar provas/mostras/leilões do gênero fora do Brasil, e todas as vezes que me deparo com essas relíquias do automobilismo me vem à mente um certo sentimento terceiromundista radical-suicida pelo fato de o Brasil não guardar nada além de fotos. Com raríssimas exceções, indeed, como a carreteira do Lobo e o Copersucar Fittipaldi…

    Resposta
  • 12 de agosto de 2008 em 14:54
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    Como você, também tenho o privilégio de acompanhar provas/mostras/leilões do gênero fora do Brasil, e todas as vezes que me deparo com essas relíquias do automobilismo me vem à mente um certo sentimento terceiromundista radical-suicida pelo fato de o Brasil não guardar nada além de fotos. Com raríssimas exceções, indeed, como a carreteira do Lobo e o Copersucar Fittipaldi…

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  • 12 de agosto de 2008 em 17:11
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    Acho de uma covardia inominável alguém comparecer a um evento como esse e depois ficar esfregando na nossa cara o privilégio de poder fazer isso. E o Saloma ainda se presta a fornecer o espaço !!!! ôces querem matá a gente ?? De inveja ou frustração ? Tá bom ,tá bom vai ; bota mais fotos aí.PelamordeDeus , bota mais que nóis perdoa…
    E parabéns Paulo,valeu. Espero que voce aceite brincadeiras.

    Resposta
  • 12 de agosto de 2008 em 17:11
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    Acho de uma covardia inominável alguém comparecer a um evento como esse e depois ficar esfregando na nossa cara o privilégio de poder fazer isso. E o Saloma ainda se presta a fornecer o espaço !!!! ôces querem matá a gente ?? De inveja ou frustração ? Tá bom ,tá bom vai ; bota mais fotos aí.PelamordeDeus , bota mais que nóis perdoa…
    E parabéns Paulo,valeu. Espero que voce aceite brincadeiras.

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  • 12 de agosto de 2008 em 17:11
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    Paulo,
    Obrigado por citar o meu nome, mas foi uma pesquisa/investigação que me deu muito prazer em fazer, pois é uma das coisas que mais gosto na vida e também, pude conhecer pessoas muito legais ligadas a automobilismo que eu não conhecia.
    Quanto a este evento, o Old Timers Grand Prix em Nürburgring, imagino como você deve ter sentido assistido tudo isto ao vivo e a cores, pois através de vários filmes que vi no Youtube, já dava para ficar arrepiado, imagino ao vivo.
    Jovino

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  • 12 de agosto de 2008 em 17:11
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    Paulo,
    Obrigado por citar o meu nome, mas foi uma pesquisa/investigação que me deu muito prazer em fazer, pois é uma das coisas que mais gosto na vida e também, pude conhecer pessoas muito legais ligadas a automobilismo que eu não conhecia.
    Quanto a este evento, o Old Timers Grand Prix em Nürburgring, imagino como você deve ter sentido assistido tudo isto ao vivo e a cores, pois através de vários filmes que vi no Youtube, já dava para ficar arrepiado, imagino ao vivo.
    Jovino

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  • 13 de agosto de 2008 em 00:31
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    Saloma,
    Para caçar dois 904, antes precisamos escolher qual banco vamos assaltar !

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  • 13 de agosto de 2008 em 00:31
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    Saloma,
    Para caçar dois 904, antes precisamos escolher qual banco vamos assaltar !

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  • 13 de agosto de 2008 em 09:42
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    Grande Paulão….
    Show de fotos e aguardamos um briefing ao vivo sobre a viagem…

    Abração

    Resposta
  • 13 de agosto de 2008 em 09:42
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    Grande Paulão….
    Show de fotos e aguardamos um briefing ao vivo sobre a viagem…

    Abração

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  • 13 de agosto de 2008 em 18:12
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    Cara ABUSADA!
    compartilho do seu bem descrito “sentimento terceiromundista radical-suicida pelo fato de o Brasil não guardar nada além de fotos”. Ao ler a matéria do Jovino esse sentimento bateu forte…
    Mas pelo menos manifestações como a Superclassic nos deixam, à nossa maneira desmemoriada-tupiniquim, relembrar os clássicos, e ter carros como esse sendo usados na sua melhor maneira. Imagina que legal seria, se em todos os autódromos (caindo aos pedaços, ou se rompendo em buracos, eu sei…) do Brasil tivéssemos competições com antigos e/ou antigos modificados (para baixar os “running costs”) à moda Superclassic? Nós não temos a ” bala” ($$$) que os gringos têm, mas a paixão e vontade de competir e cultuar os clássicos é, com certeza, a mesma.

    Caro Belair:
    brincadeiras são sempre bem vindas! Dizem que tenho a cara fechada, mas é só fachada… 🙂
    Olha, ao estar naquela verdadeira Disneylândia para nós “gearheads”, que temos gasolina e etanol nas veias, me passou aquele sentimento que era injusto eu estar ali, aproveitando aquilo tudo, sabendo que existem diversos ” confrades” que iriam aproveitar aquilo tudo tanto (ou até mais) do que eu, que o mínimo que eu poderia fazer é fotografar aquilo tudo, e dividir. Abraço, e até o próximo café da manhã.

    Resposta
  • 13 de agosto de 2008 em 18:12
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    Cara ABUSADA!
    compartilho do seu bem descrito “sentimento terceiromundista radical-suicida pelo fato de o Brasil não guardar nada além de fotos”. Ao ler a matéria do Jovino esse sentimento bateu forte…
    Mas pelo menos manifestações como a Superclassic nos deixam, à nossa maneira desmemoriada-tupiniquim, relembrar os clássicos, e ter carros como esse sendo usados na sua melhor maneira. Imagina que legal seria, se em todos os autódromos (caindo aos pedaços, ou se rompendo em buracos, eu sei…) do Brasil tivéssemos competições com antigos e/ou antigos modificados (para baixar os “running costs”) à moda Superclassic? Nós não temos a ” bala” ($$$) que os gringos têm, mas a paixão e vontade de competir e cultuar os clássicos é, com certeza, a mesma.

    Caro Belair:
    brincadeiras são sempre bem vindas! Dizem que tenho a cara fechada, mas é só fachada… 🙂
    Olha, ao estar naquela verdadeira Disneylândia para nós “gearheads”, que temos gasolina e etanol nas veias, me passou aquele sentimento que era injusto eu estar ali, aproveitando aquilo tudo, sabendo que existem diversos ” confrades” que iriam aproveitar aquilo tudo tanto (ou até mais) do que eu, que o mínimo que eu poderia fazer é fotografar aquilo tudo, e dividir. Abraço, e até o próximo café da manhã.

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  • 14 de agosto de 2008 em 00:28
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    Preciso desabafar e aqui é o lugar certo. Falamos de preservação e resgate do passado. A Superclassic é, na verdade, uma tentativa válida na qual pilotos – always gentlemen drivers – obstinados acumulam funções, tais como chefes-de-equipes, mecânicos, transportadores, divulgadores…É triste! E pior, correm em autódromos mal adminstrados, sem público, sem nada! Algo salve-se quem puder.
    Estive algumas vezes em Indianápolis, Le Mans e no Festival Goodwood. Nesses locais, sim, o automobilismo não é visto apenas como “negócio”, existe paixão na bagaça. Museus preservam não réplicas, mas sim modelos campeões ou não, cada qual com sua participação devidamente documentada. É pra fazer o coração sair de giro, flutuar válvulas do comando cardíaco e sonhar acordado. E nós, brasileiros, o que temos?

    Resposta
  • 14 de agosto de 2008 em 00:28
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    Preciso desabafar e aqui é o lugar certo. Falamos de preservação e resgate do passado. A Superclassic é, na verdade, uma tentativa válida na qual pilotos – always gentlemen drivers – obstinados acumulam funções, tais como chefes-de-equipes, mecânicos, transportadores, divulgadores…É triste! E pior, correm em autódromos mal adminstrados, sem público, sem nada! Algo salve-se quem puder.
    Estive algumas vezes em Indianápolis, Le Mans e no Festival Goodwood. Nesses locais, sim, o automobilismo não é visto apenas como “negócio”, existe paixão na bagaça. Museus preservam não réplicas, mas sim modelos campeões ou não, cada qual com sua participação devidamente documentada. É pra fazer o coração sair de giro, flutuar válvulas do comando cardíaco e sonhar acordado. E nós, brasileiros, o que temos?

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  • 15 de agosto de 2008 em 11:17
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    Paulo,
    Parabéns pelas fotos e pelo desenvolvimento do seu 914 Racer. Pena aqui no Rio nosso autódromo ter virado kartódromo e daí para virar uma pista de autorama e daí para um condomínio de prédios falta pouco. Felizes vocês que têm Interlagos.

    M,
    Adoro 904. Tempos atrás acessei um site de um inglês que fazia réplicas de 904. Um amigo daqui do Rio, colecionador de Porsches, foi lá e não viu nenhum carro pronto. Vai ver que o carro que o esperto expunha fosse um original e assim tentava tirar a grana dos incautos. Gostaria de ter uma réplica de 904 GTS (motor 6 cilindros de 911), já que um original custa mais que as partes íntimas de um marajá..

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  • 15 de agosto de 2008 em 11:17
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    Paulo,
    Parabéns pelas fotos e pelo desenvolvimento do seu 914 Racer. Pena aqui no Rio nosso autódromo ter virado kartódromo e daí para virar uma pista de autorama e daí para um condomínio de prédios falta pouco. Felizes vocês que têm Interlagos.

    M,
    Adoro 904. Tempos atrás acessei um site de um inglês que fazia réplicas de 904. Um amigo daqui do Rio, colecionador de Porsches, foi lá e não viu nenhum carro pronto. Vai ver que o carro que o esperto expunha fosse um original e assim tentava tirar a grana dos incautos. Gostaria de ter uma réplica de 904 GTS (motor 6 cilindros de 911), já que um original custa mais que as partes íntimas de um marajá..

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