21º ANUAL MOTUL PETIT LE MANS – FELIPE NASR DOIS TÍTULOS EM UM FINAL DE SEMANA
Num dia de outono perfeito em frente a uma enorme multidão em Road Atlanta, cinco campeonatos do IMSA foram conquistados nas emocionantes horas finais do Motul Petit Le Mans, o final da temporada 2018 tanto para o Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar quanto para o Tequila Patrón North American Endurance Cup.
O #31 da Whelen Engineering Cadillac DPi com os pilotos Eric Curran e Felipe Nasr garantiram o quinto Patrón Endurance Cup consecutivo da Action Express Racing quando Nasr foi apontado como o líder da corrida na marca de quatro horas da corrida. A liderança levou cinco pontos para a Patrón Endurance Cup, com o total da equipe do carro 31, para 36 pontos.
A menor quantidade de pontos que poderiam ganhar combinados nos dois segmentos restantes era de quatro, enquanto os pilotos do carro #7 – Acura Team Penske DPi, Helio Castroneves e Ricky Taylor, somariam seu atual total de 28 pontos. Isso dava o título da equipe do #31 AXR e aos pilotos Curran e Nasr.
“Foi ótimo”, disse Nasr. “Foi um ótimo trabalho de Eric quando pilotando. Ele pegou o carro na frente e já estávamos pensando sobre a marca de quatro horas. Mais uma vez, as chamadas da Action Express para o pit na hora certa nos colocaram em posições melhores. Eu pude fazer boas voltas rápidas. O carro da Whelen estava muito bem, especialmente nas condições de temperaturas quentes. Nós conseguimos manter um equilíbrio muito melhor e foi bom. ”
A Action Express ganhou os quatro títulos anteriores de equipe na Patrón Endurance Cup e os títulos de pilotos de 2014 a 2017, com a entrada #5 – Mustang com os pilotos Christian Fittipaldi e João Barbosa.
Uma crônica, uma verdade, um exemplo a seguir de perseverança e foco – Nunca Desista – nas teclas do mestre “Lua” (Carlos Mauro) assessor de imprensa do Felipe Nars:
Um conto de dois títulos
“Foi a melhor das corridas, foi a pior das corridas, foi a corrida da sabedoria, foi a corrida da insensatez, foi a corrida da crença, foi a corrida da incredulidade, foram dois Campeonatos brilhantes! “ Cito Charles Dickens na sua abertura do “Um conto de duas cidades” para descrever este fantástico Campeonato de 2018 da IMSA e da TPNAECPD (Tequila Patron North America Endurance Cup Prototype Drivers) conquistado por Felipe Nasr e Eric Curran no AXR # 31 Whelen Cadillac no final da 10 horas de Road Atlanta, a Petit Le Mans!
Eles começaram na 9ª posição, mas estavam dominando e liderando a corrida na marca das 4 horas. E continuaram fazendo um trabalho muito bom, na marca de 8 horas conquistando o Campeonato Tequile Patrón. Um na caçapa! Manter-se à frente de seu principal (e único) carro rival o #54 CORE era parte do plano e eles estavam seguindo o plano passo a passo. Uau! De repente, os corações bateram em falso quando Felipe Nasr no rádio, a menos de uma hora do fim veio com o terrível “Estamos perdendo potência, difícil de ultrapassar até mesmo os carros da GTLM”
Então veio o pedido decisivo do box para Nasr economizar combustível nos últimos 48 minutos de prova. Decisão de sangue frio de todos na AXR, na esperança de economizar combustível suficiente e fazer um pit stop a menos que o rival que estava fugindo com o campeonato. A decisão aparentemente arriscada foi conduzida com perfeição e no final o # 31 conquistou o seu segundo título no mesmo dia! A perda de potência que quase arruinou os planos at[e então perfeitos? Pedaços, pedaços grandes de borracha que teimosamente estavam bloqueando a entrada de ar do motor que fica em cima do carro !! Que corrida, que conto, que resultado, para ser falado e comemorado até o início de 2019 e muito mais. Parabéns Felipe Nasr, dois títulos para o Brasil de uma cajadada só!
“Lua” (Carlos Mauro)
O resultado depois de 10 horas de corrida:
O campeonato de 2018:
Voltas na liderança #31 | |
Voltas | Carro |
---|---|
1-19 | 22 |
20-31 | 55 |
32-32 | 2 |
33-55 | 55 |
56-78 | 7 |
79-89 | 31 |
90-104 | 7 |
105-105 | 22 |
106-129 | 31 |
130-138 | 7 |
139-139 | 10 |
140-165 | 31 |
166-169 | 7 |
170-171 | 55 |
172-181 | 31 |
182-200 | 7 |
201-204 | 77 |
205-210 | 31 |
211-234 | 7 |
235-240 | 77 |
241-245 | 85 |
246-259 | 7 |
260-273 | 77 |
274-276 | 85 |
277-296 | 7 |
297-302 | 10 |
303-306 | 77 |
307-308 | 55 |
309-357 | 10 |
358-373 | 5 |
374-404 | 22 |
405-409 | 10 |
410-419 | 22 |
420-442 | 5 |
443-443 | 10 |
1-42 | 3 |
43-51 | 912 |
52-73 | 24 |
74-93 | 66 |
94-99 | 912 |
100-127 | 66 |
128-140 | 3 |
141-142 | 67 |
143-167 | 66 |
168-185 | 67 |
186-200 | 66 |
201-226 | 67 |
227-228 | 3 |
229-237 | 66 |
238-241 | 911 |
242-244 | 62 |
245-267 | 912 |
268-271 | 67 |
272-283 | 911 |
284-294 | 4 |
295-305 | 912 |
306-307 | 911 |
308-326 | 912 |
327-347 | 911 |
348-350 | 912 |
351-376 | 67 |
377-382 | 24 |
383-419 | 911 |
1-35 | 63 |
36-37 | 14 |
38-38 | 33 |
39-39 | 44 |
40-50 | 48 |
51-73 | 15 |
74-98 | 48 |
99-102 | 64 |
103-128 | 33 |
129-136 | 48 |
137-137 | 63 |
138-168 | 33 |
169-173 | 48 |
174-176 | 63 |
177-186 | 33 |
187-196 | 29 |
197-229 | 48 |
230-231 | 58 |
232-249 | 33 |
250-264 | 86 |
265-267 | 58 |
268-290 | 33 |
291-298 | 48 |
299-303 | 33 |
304-335 | 58 |
336-340 | 48 |
341-348 | 58 |
349-366 | 48 |
367-367 | 63 |
368-377 | 86 |
378-407 | 63 |
Com quase três horas de prova as disputas estavam estrategicamente colocadas na economia de combustível e duração dos jogos de pneus:
httpss://youtu.be/BFS6s-4t13k
[reprodução]