UMA PROVA VALENDO POR TRÊS…

O Rally Internacional de Curitiba, recoloca o Brasil no cenário do rally mundial. Será a primeira passagem da categoria pela América do Sul – quarto continente a entrar no campeonato.
Dezenove países, Irlanda, Noruega, Chipre, Portugal, Argentina, Itália, Grécia, Polônia, Finlândia, Austrália, Espanha, Grã-Bretanha, Mônaco, Quênia, Bélgica, Rússia, República Tcheca e Japão. Alguns recebem apenas um, outros recebem os dois ralis internacionais promovidos com a supervisão da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA. E o Brasil não recebia nem um, nem outro. Estava fora dessa lista havia um bom tempo. A espera terminou em 2009. Pela primeira vez na história, o Intercontinental Rally Challenge, o IRC, vai passar por aqui.
A segunda etapa desta temporada está marcada para os dias 6 e 7 de março em Curitiba. Será uma oportunidade histórica para os fãs brasileiros verem de perto alguns dos melhores carros de rali do mundo. Que pelo que se comenta no exterior são a plataforma dos modelos que o irmão mais velho e famoso do campeonato, o World Rally Championship, ou WRC, deve adotar a partir do próximo ano. Apesar da diferença de equipamento e principalmente de idade (o IRC está apenas na quarta temporada), ambos se assemelham pelas dimensões.
O objetivo de incluir o Brasil na programação do IRC foi atingido em dezembro do ano passado. O que deu até um novo nome ao 29º Rally da Graciosa – agora chamado Rally Internacional de Curitiba. A prova terá a presença dos principais pilotos da categoria e equipes oficiais de fábrica. Depois da primeira etapa disputada sob asfalto e neve em pleno inverno europeu, com o Rally de Monte Carlo, em Mônaco, agora os desafios serão a poeira e o cascalho. Numa prova preparada com 13 especiais, divididas em sete trechos diferentes, percorridos em dois dias.
A chegada do IRC a Curitiba complementa uma festa que inclui outra grande categoria do automobilismo mundial. No mesmo fim de semana, a cidade recebe o World Touring Car Championship, ou WTCC. As duas categorias são promovidas pela Eurosport e terão suas estruturas montadas no Autódromo Internacional de Curitiba.
Já adiantando para galera que a largada promocional do rali será às 15h00 de quinta-feira (5) na rua XV de novembro, no centro da cidade. Os carros partem para as primeiras especiais às 08h00 de sexta-feira (6).
OS FAVORITOS PARA O RALLY INTERNACIONAL DE CURITIBA

Kris Meeke, de 29 anos, nasceu na Irlanda do Norte, Peugeot 207 S2000, Peugeot UK. Por pouco não ficou fora da corrida do Brasil. Bateu forte no pilar de uma ponte e capotou cinco vezes numa das especiais do rali que abriu a temporada, em janeiro, em Mônaco. Ele e seu navegador, Paul Nagle, nada sofreram, mas o carro ficou destruído. Como o carro não teria condições de ser reparado para a segunda etapa, no Brasil, pegou emprestado o modelo que ganhou aquela corrida – então pilotado por Sebastien Ogier (que não virá para o Rally Internacional de Curitiba).

Anton Alen (FIN), Abarth Fiat Grande Punto S2000, Abarth & C. Spa – o sobrenome diz muito. Ele é filho de Markku Alen, piloto finlandês que venceu a primeira exibição do WRC no Brasil, em 1979, ainda de forma extra-campeonato. Na época, o pai de Anton Alen era o campeão mundial de rali. Aos 28 anos de idade, o filho vem ao Brasil para tentar repetir a história na estréia do IRC. Vitória para ele não seria necessariamente uma novidade, mas já é uma necessidade. Precisa voltar a ganhar para se colocar na disputa pelo título deste ano. Antes de chegar ao IRC, também teve breve passagem pelo WRC.

Oswaldo Scheer (BRA), Mitsubishi Evo 9, Intercontinental-Motul – representante brasileiro na principal categoria do IRC, a N4. Sabe que suas chances são limitadas em função do equipamento, mas conta com a experiência no rali nacional para brigar por um bom resultado. Mostrou força na temporada anterior chegando ao vice-campeonato nacional. Resultado que poderia ter sido ainda melhor não fosse a arrancada final de seu adversário na disputa, Édio Füchter. Oswaldo Scheer chegou a penúltima etapa com chances de ser campeão antecipado, mas a sequencia de resultados, incluindo um acidente na etapa final, lhe tirou o título.

PROGRAMAÇÃO DO RALLY INTERNACIONAL DE CURITIBA

Quinta-feira (05/03)
15h30 Largada Promocional (rua XV de novembro)
Sexta-feira (06/03)
09h00 SS1, Campo Magro, 18 km
10h10 SS2, Ouro Fino, 12 km
10h40 SS3, Curitiba, 12 km
11h00 SS4, Campo Magro, 18 km
14h30 SS5, Curitiba, 12 km
14h45 SS6, Campo Magro, 18 km
15h15 SS7, Ouro Fino, 12 km

Sábado (07/03)
09h00 SS8, Bocaiúva, 28 km
09h30 SS9, Rio Pesqueiro, 14 km
10h00 SS10, Dom Pedro, 19 km
12h45 SS11, Bocaiúva, 28 km
13h25 SS12, Dom Pedro, 19 km
14h45 SS13, Campina, 23 km
16h30 Premiação

TODOS OS VENCEDORES DO RALLY IINTERNACIONAL DE CURITIBA
2008 Édio Füchter/Gilvan Jablonski (BRA) Mitsubishi Lancer Evo 9
2007 Édio Füchter/Lelo Perdigão (BRA) Mitsubishi Lancer Evo 9
2006 Juliano Sartori/Rafael Sartori (BRA) Subaru Impreza
2005 Ulysses Bertholdo/Gilberto Barricati (BRA) Mitsubishi Lancer EVO VIII
2004 Ulysses Bertholdo/Armando Miranda (BRA) Mitsubishi Lancer EVO VII
2003 Juliano Sartori/Rafael Sartori (BRA) Mitsubishi Lancer EVO V
2002 Tino Vianna/Edu Paula (BRA) Subaru Impreza
2001 Federico Villagra/Javier Villagra (ARG) Mitsubishi Lancer EVO VI
2000 Marcos Ligato/Ruben Garcia (ARG) Subaru Impreza
1999 Christian Rosiak/Hugo Thomas (ARG) Mitsubishi Lancer EVO IV
1998 Francisco Gorostiaga/Victor Aguilera (PAR)Lancia Delta Integrale
1997 Gabriel Mendez/Carlos Villete (URU) Toyota Celica
1996 Gabriel Rais/José Volta (ARG) Renault Clio Williams
1995 Marco Dario Galanti/Ivan Dumont (PAR) Toyota Celica
1994 Marco Dario Galanti/Ivan Dumont (PAR) Toyota Celica
1993 Gabriel Mendez/Felipe Mercader (URU) VW Gol GTI
1992 Gustavo Pisano/Felipe Mercader (URU) VW Gol GTI
1991 Paulo Lemos/Ricardo Costa (BRA) VW Gol GTI
1990 Reinaldo Varela/Sergio Lima (BRA) VW Gol GTI
1989 Édio Füchter/Ricardo Costa (BRA) VW Gol GTI
1988 Édio Füchter/Ricardo Costa (BRA) VW Gol GTI
1987 Paulo Lemos/Arthur Cezar Carvalho (BRA) VW Gol GTI
1985 Claudio Antunes/Olavo Barbour (BRA) VW Passat
1984 Cesar Vilela/José Baranovisk (BRA) GM Monza
1983 Paulo Lemos/Arthur Cezar Carvalho (BRA) VW Voyage
1982 Sady Bordin/Dario Araújo (BRA) VW Voyage
1981 Jorge Fleck/Sylvio Klein (BRA) VW Gol

CALENDÁRIO IRC, INTERCONTINENTAL RALLY CHALLENGE, 2009
1ª etapa, 21 – 24 de janeiro, Rallye Monte Carlo, Mônaco
2ª etapa, 5 – 7 de março, Rally Internacional de Curitiba, Brasil
3ª etapa, 3 – 4 de abril, Safari Rally, Quênia
4ª etapa, 7 – 9 de maio, Sata Rally Açores, Portugal
5ª etapa, 18 – 20 de junho, Ypres Westhoek Rally, Bélgica
6ª etapa, 9 – 11 de julho, Rally Russia, Rússia
7ª etapa, 30 de julho e 1º de agosto, Rali Vinho Madeira, Portugal
8ª etapa, 21 – 23 de agosto, Barum Rally Zlín, República Tcheca
9ª etapa, 10 – 12 de setembro, Rally Principe de Asturias, Espanha
10ª etapa, 24 – 26 de setembro, Rally Sanremo, Itália
11ª etapa, 22 – 24 de outubro, Rally Japan, Japão
12ª etapa, 19 – 21 de novembro, RAC MSA Rally of Scotland, Escócia

Curiosidades: seis etapas com piso de asfalto, Mônaco, Bélgica, segunda prova em Portugal, República Tcheca, Espanha e Itália. Em cascalho, Brasil, Quênia e a primeira prova em Portugal, Rússia, Japão e Escócia.

OS CAMPEÕES DOINTERCONTINENTAL RALLY CHALLENGE
2008 Nicolas Vouilloz (FRA)/Nicolas Klinger (FRA) Peugeot 207 S2000
2007 Enrique García-Ojeda (ESP)/Jordi Barrabés (ESP) Peugeot 207 S2000
2006 Giandomenico Basso (ITA)/Mitia Dota (ITA) Fiat Punto Abarth S2000

CLASSIFICAÇÃO

PILOTOS
1 Sebastien Ogier (FRA) 10 pontos
2 Freddy Loix (BEL) 8 pontos
3 Stephane Sarrazin (FRA) 6 pontos
4 Jan Kopecky (RTC) 5 pontos
5 Giandomenico Basso (ITA) 4 pontos
6 Frederic Romeyer (FRA) 3 pontos
7 Olivier Burri (FRA) 2 pontos
8 Patrick Atrtru (CHP) 1 ponto

MONTADORAS

1 Peugeot 18 pontos
2 Abarth 6 pontos
3 Skoda 5 pontos
4 Mitsubishi 4 pontos

Da neve de Mômaco para o cascalho do Brasil…
(reprodução/Dinho Leme Comunicação)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

10 comentários em “UMA PROVA VALENDO POR TRÊS…

  • 2 de março de 2009 em 17:58
    Permalink

    Eu vou ! O pessoal da Agatur, agência oficial de lá, tem um esquema para levar até ao local das etapas do Rally. Quem for, por favor entre em contato, para nos encontrarmos lá. samuel_mandelbaum@hotmail.com

    Resposta
  • 2 de março de 2009 em 17:58
    Permalink

    Eu vou ! O pessoal da Agatur, agência oficial de lá, tem um esquema para levar até ao local das etapas do Rally. Quem for, por favor entre em contato, para nos encontrarmos lá. samuel_mandelbaum@hotmail.com

    Resposta
  • 2 de março de 2009 em 23:15
    Permalink

    E o Lancer bicampeao da prova esta a venda….tratar comigo mesmo….hehhehehehehehee

    Resposta
  • 2 de março de 2009 em 23:15
    Permalink

    E o Lancer bicampeao da prova esta a venda….tratar comigo mesmo….hehhehehehehehee

    Resposta
  • 3 de março de 2009 em 08:06
    Permalink

    E o boleto é em dóllar, euros ou permuta…huaaaaaaaaaaaaa!

    Resposta
  • 3 de março de 2009 em 08:06
    Permalink

    E o boleto é em dóllar, euros ou permuta…huaaaaaaaaaaaaa!

    Resposta
  • 3 de março de 2009 em 09:33
    Permalink

    Nada…..em reais mesmo…..faço em 10 vezes.se juntarmos uns 30,dá para pagar R$ 500,00 por mês…..

    Resposta
  • 3 de março de 2009 em 09:33
    Permalink

    Nada…..em reais mesmo…..faço em 10 vezes.se juntarmos uns 30,dá para pagar R$ 500,00 por mês…..

    Resposta
  • 23 de março de 2009 em 12:54
    Permalink

    A noticia q eu tenho e sobre o falecimento do Jiquica Varanda de Petropolis no ultimo dia 28/02 perdemos um amigo q Deus o tenha em bom lugar com certeza estaram outroa la com ele abraçiossssssss

    Resposta
  • 23 de março de 2009 em 12:54
    Permalink

    A noticia q eu tenho e sobre o falecimento do Jiquica Varanda de Petropolis no ultimo dia 28/02 perdemos um amigo q Deus o tenha em bom lugar com certeza estaram outroa la com ele abraçiossssssss

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights