SALOMA'S BLOG RACING DAY…(3)

É um ronco ensurdecedor o potente Ford V8 que pertenceu à hoje lendária Equipe Hollywood de inúmeras vitórias na igualmente inesquecível Divisão 3. Um bólido imbatível nas pistas.
O Maveco ano 74 foi rodando até a Argentina para ser preparado pelo mago dos motores Oreste Berta – ainda hoje o maior preparador do continente. Em Córdoba, o Maveco foi transformado em um dos mais bem-sucedidos carros da Divisão 3 que já atuaram no Brasil. Os 500 km de Interlagos, 1974, venceu a prova com uma diferença de nada menos que oito voltas para o segundo colocado, mantendo uma velocidade média de 173 km/h. Essa barata leva a marca do grande Luiz Pereira Bueno, um dos maiores pilotos da terrinha, e hoje perpetuada pelo mestre Paulo Trevisan, onde repousa no Museu do Automobilismo Brasileiro, prontinho para ir à pista, sempre que é convidado é bom deixar bem claro!
Bom, um textinho introdutório, para o material que vem a seguir…

Agora, matuzas, blogueiros de plantão, e felizardos que o virão voar, nos digam o que era a transferência de potência para o asfalto! Pricipalmente Trevisan e Mestre Joca.
LS(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

32 comentários em “SALOMA'S BLOG RACING DAY…(3)

  • 15 de janeiro de 2009 em 12:40
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    Como queria ver esse Maveco Berta pessoalmente… Tenho que ir a esse museu, urgente…

    Resposta
  • 15 de janeiro de 2009 em 12:40
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    Como queria ver esse Maveco Berta pessoalmente… Tenho que ir a esse museu, urgente…

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  • 15 de janeiro de 2009 em 13:45
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    Esse carro é de babar….aquelas rodas epneus de F1 na traseira é lindo demais….a suspensão traseira,fiz questão de deitar lá embaixo para ver e afirmo….que coisa de louco…motorzão…..os reforços de suspensão dianteira.

    E é claro,tiramos fotos dentro do bicho……

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  • 15 de janeiro de 2009 em 13:45
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    Esse carro é de babar….aquelas rodas epneus de F1 na traseira é lindo demais….a suspensão traseira,fiz questão de deitar lá embaixo para ver e afirmo….que coisa de louco…motorzão…..os reforços de suspensão dianteira.

    E é claro,tiramos fotos dentro do bicho……

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  • 15 de janeiro de 2009 em 17:39
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    Caro Eric. Voce que teve a oportunidade de examinar a suspensão traseira desta joia, por favor esclareça se é, conforme me consta, o conjunto eixo traseiro de uma Mercedes 280 (ponte De Dion), com o diferencial fixo ao chassis e braços oscilantes independentes.
    Abç Edu Castro

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  • 15 de janeiro de 2009 em 17:39
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    Caro Eric. Voce que teve a oportunidade de examinar a suspensão traseira desta joia, por favor esclareça se é, conforme me consta, o conjunto eixo traseiro de uma Mercedes 280 (ponte De Dion), com o diferencial fixo ao chassis e braços oscilantes independentes.
    Abç Edu Castro

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  • 15 de janeiro de 2009 em 17:39
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    Caro Eric. Voce que teve a oportunidade de examinar a suspensão traseira desta joia, por favor esclareça se é, conforme me consta, o conjunto eixo traseiro de uma Mercedes 280 (ponte De Dion), com o diferencial fixo ao chassis e braços oscilantes independentes.
    Abç Edu Castro

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  • 15 de janeiro de 2009 em 17:39
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    Caro Eric. Voce que teve a oportunidade de examinar a suspensão traseira desta joia, por favor esclareça se é, conforme me consta, o conjunto eixo traseiro de uma Mercedes 280 (ponte De Dion), com o diferencial fixo ao chassis e braços oscilantes independentes.
    Abç Edu Castro

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  • 15 de janeiro de 2009 em 17:39
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    Caro Eric. Voce que teve a oportunidade de examinar a suspensão traseira desta joia, por favor esclareça se é, conforme me consta, o conjunto eixo traseiro de uma Mercedes 280 (ponte De Dion), com o diferencial fixo ao chassis e braços oscilantes independentes.
    Abç Edu Castro

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  • 15 de janeiro de 2009 em 17:39
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    Caro Eric. Voce que teve a oportunidade de examinar a suspensão traseira desta joia, por favor esclareça se é, conforme me consta, o conjunto eixo traseiro de uma Mercedes 280 (ponte De Dion), com o diferencial fixo ao chassis e braços oscilantes independentes.
    Abç Edu Castro

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  • 15 de janeiro de 2009 em 21:06
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    Esse vi andar, ao vivo, cores e sons em Interlagos nas mãos de Luis Pereira Bueno.
    É um monstro de nascença, de pai e mãe – Orestes Berta e Anísio Campos, e quando pilotado por um genio contornava a antiga ferradura com um estilo de mestre. O som do motor, me lembro bem, soava alto e encorpado até quando o carro sumia pela reta oposta e curva do sol, atrás do morro da curva do sargento.
    Quando o vi novamente aqui em Sampa, nos Clássicos de Competição travei de vez. Esperava ve-lo andar de novo pelas mãos do Paulo Trevisan, mas um acidente bôbo quando o tiravam da carreta estragou o sonho.
    Essa ainda quero ver, quem sabe quando. O quase quarentão Maverick Hollywood roncando pelo Templo, algum dia.

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  • 15 de janeiro de 2009 em 21:06
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    Esse vi andar, ao vivo, cores e sons em Interlagos nas mãos de Luis Pereira Bueno.
    É um monstro de nascença, de pai e mãe – Orestes Berta e Anísio Campos, e quando pilotado por um genio contornava a antiga ferradura com um estilo de mestre. O som do motor, me lembro bem, soava alto e encorpado até quando o carro sumia pela reta oposta e curva do sol, atrás do morro da curva do sargento.
    Quando o vi novamente aqui em Sampa, nos Clássicos de Competição travei de vez. Esperava ve-lo andar de novo pelas mãos do Paulo Trevisan, mas um acidente bôbo quando o tiravam da carreta estragou o sonho.
    Essa ainda quero ver, quem sabe quando. O quase quarentão Maverick Hollywood roncando pelo Templo, algum dia.

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  • 15 de janeiro de 2009 em 21:25
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    Devemos dizer que a grande vitoria nos 500 KM de 1974 citada na reportagem acima foi de TITE CATAPANI. Merece uma homenagem. ABRAÇOS.

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  • 15 de janeiro de 2009 em 21:25
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    Devemos dizer que a grande vitoria nos 500 KM de 1974 citada na reportagem acima foi de TITE CATAPANI. Merece uma homenagem. ABRAÇOS.

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  • 16 de janeiro de 2009 em 08:50
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    Edu Castro…o eixo traseiro é rigido,com algumas barras longitudinais a mais do que o Maveco original…não acho que seja da mercedes não….

    Agora,o diferencial é sim fixo ao chassi do carro,com uma barra oscilante laranja que entrava e era fixada onde seria o banco traseiro.

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  • 16 de janeiro de 2009 em 08:50
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    Edu Castro…o eixo traseiro é rigido,com algumas barras longitudinais a mais do que o Maveco original…não acho que seja da mercedes não….

    Agora,o diferencial é sim fixo ao chassi do carro,com uma barra oscilante laranja que entrava e era fixada onde seria o banco traseiro.

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  • 16 de janeiro de 2009 em 09:02
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    Edu…apesar de que eu estva pensando aqui….não tenho certeza agora dos braços oscilantes….tenho a imagem do eixo rigido com uma especie de barras de torção a frente dele,mas não braços oscilantes como uma De Dion.

    Resposta
  • 16 de janeiro de 2009 em 09:02
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    Edu…apesar de que eu estva pensando aqui….não tenho certeza agora dos braços oscilantes….tenho a imagem do eixo rigido com uma especie de barras de torção a frente dele,mas não braços oscilantes como uma De Dion.

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  • 17 de janeiro de 2009 em 15:45
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    Nunca vi o Maverick Berta pessoalmente, mas pelo que vocês dizem, as barras da suspensão traseira devem ser dois sistemas: as barras longitudinais ajudam a conter o “wheel hop”, fenômeno que o eixo traseiro começa a quicar raso e repetidamente em transferências muito fortes de potência ao solo (principalmente em pisos irregulares). Os MGB V8 usavam umas barras assim. As barras transversais, além da estabilizadora, devem compor um sistema Watts Link ou Panhard, para contenção da movimentação lateral do eixo.

    Tudo isso porque também tem muito mais massa envolvida com estas rodas imensas e pneus grandalhões.

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  • 17 de janeiro de 2009 em 15:45
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    Nunca vi o Maverick Berta pessoalmente, mas pelo que vocês dizem, as barras da suspensão traseira devem ser dois sistemas: as barras longitudinais ajudam a conter o “wheel hop”, fenômeno que o eixo traseiro começa a quicar raso e repetidamente em transferências muito fortes de potência ao solo (principalmente em pisos irregulares). Os MGB V8 usavam umas barras assim. As barras transversais, além da estabilizadora, devem compor um sistema Watts Link ou Panhard, para contenção da movimentação lateral do eixo.

    Tudo isso porque também tem muito mais massa envolvida com estas rodas imensas e pneus grandalhões.

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  • 23 de janeiro de 2009 em 17:37
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    Às vezes não é censura, é controle de qualidade. Não há espaço para idiotas por aqui que confundem opinião com politicagem.

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  • 23 de janeiro de 2009 em 17:37
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    Às vezes não é censura, é controle de qualidade. Não há espaço para idiotas por aqui que confundem opinião com politicagem.

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  • 24 de janeiro de 2009 em 08:03
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    Saloma, este blog deveria começar a ter “restrições”a comentários medíocres como desse Carlos Cunha.Ele que vá procurar a turma dele,dos desiquilibrados e recalcados,que só sentem prazer na crítica destrutiva.Os milhares de blogueiros que aqui acessam não estão afim de perder tempo com quem nada acrescenta e é absolutamente um zero no meio do antigomobilismo histórico.O blog tem direito sim de selecionar seus frequentadores e isso acontece através de quem tem comentários inteligentes e agrega cultura boa e positiva.De maus humorados já estamos cheios no dia a dia.

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  • 24 de janeiro de 2009 em 08:03
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    Saloma, este blog deveria começar a ter “restrições”a comentários medíocres como desse Carlos Cunha.Ele que vá procurar a turma dele,dos desiquilibrados e recalcados,que só sentem prazer na crítica destrutiva.Os milhares de blogueiros que aqui acessam não estão afim de perder tempo com quem nada acrescenta e é absolutamente um zero no meio do antigomobilismo histórico.O blog tem direito sim de selecionar seus frequentadores e isso acontece através de quem tem comentários inteligentes e agrega cultura boa e positiva.De maus humorados já estamos cheios no dia a dia.

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  • 24 de janeiro de 2009 em 19:10
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    TKS Trevisan…é porrada de todo lado. Quando nos matamos para levar ao povo um pouco da história “tão carcomida” do nosso automobilismo, vem um cumpadre de não sei onde, e ainda libero seus comentários…deve estar com algum problema mal resolvido!

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  • 24 de janeiro de 2009 em 19:10
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    TKS Trevisan…é porrada de todo lado. Quando nos matamos para levar ao povo um pouco da história “tão carcomida” do nosso automobilismo, vem um cumpadre de não sei onde, e ainda libero seus comentários…deve estar com algum problema mal resolvido!

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  • 24 de janeiro de 2009 em 22:10
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    Trevisan, falando com o Saloma hj., posso garantir com 99%, que o malaca que está postando, foi infeliz em usar o nome do Carlos Cunha. O Carlos é um entusiasta do automobilismo, empresário, dono de várias concessionárias GM. É gente fina. Tem chapéu de couro na parada.

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  • 24 de janeiro de 2009 em 22:10
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    Trevisan, falando com o Saloma hj., posso garantir com 99%, que o malaca que está postando, foi infeliz em usar o nome do Carlos Cunha. O Carlos é um entusiasta do automobilismo, empresário, dono de várias concessionárias GM. É gente fina. Tem chapéu de couro na parada.

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  • 1 de fevereiro de 2009 em 10:22
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    NA PRIMEIRA CORRIDA QUE ASSISTI EM INTERLAGOS,LEMBRO DO TITE E O MAVERICÃO EM ULTIMO NA LARGADA.NA PRIMEIRA VOLTA ERA SEGUNDO ATRAS DO OPALINHA ATÉ NO FINAL DA RETA OPOSTA QDO DESPACHOU A TURMA.TINHA ENTRE SETE E OITO ANOS MAS É IMPOSSIVEL ESQUECER ESTE MONSTRO DAS PISTAS.

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  • 1 de fevereiro de 2009 em 10:22
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    NA PRIMEIRA CORRIDA QUE ASSISTI EM INTERLAGOS,LEMBRO DO TITE E O MAVERICÃO EM ULTIMO NA LARGADA.NA PRIMEIRA VOLTA ERA SEGUNDO ATRAS DO OPALINHA ATÉ NO FINAL DA RETA OPOSTA QDO DESPACHOU A TURMA.TINHA ENTRE SETE E OITO ANOS MAS É IMPOSSIVEL ESQUECER ESTE MONSTRO DAS PISTAS.

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