PROWESS F FORD…

Esses papos de boteco, são maravilhosos e num desses Ricardo Divila, manda essa (acredito que já tenha saido por aí, mas de qualquer forma é muito interessante), fala Divila…
Esse Fórmula Ford, exemplar único, o PROWESS, construído e pilotado por Hugo Spowers (o mesmo que correu com um F3 com o slogan “Pare de Fumar”), era uma figurinha.

Foi com ele que fui para o meu primeiro salto com cordão elástico, em Oxford, pulando da ponta de uma lança de guindaste de 50 metros num estacionamento, que loucura, isso por volta de 1983. O cara era ele era membro do “Oxford Dangerous Sport Club” praticantes de esportes alternativos, tipo saltar de aeroplanos em vôos suícidas, em crateras de vulcao ou surf em mar muuuito bravo (fantasiado de Papai Noel ou uma sereia…agh!). Mas isso tudo tem seu reverso, um dia terminou mal, pois na sua vez de saltar, ele calculou o comprimento do cordão elástico errado e ao invez de parar a alguns metros do asfalto, bateu com a funça, quebrando um braco duas pernas, várias costelas e vertebras. Hilário hoje, mas na época deu preocupação e na próxima corrida que apareceu, em convalescenca, foi uma figurinha de cair na gargalhada, inteiramente envolvido em gesso, com o braco na ponta de um suporte ancorado no gesso em torno do busto.

Esse é o Hugo Spowers, abracos RD
Saloma
(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

24 comentários em “PROWESS F FORD…

  • 19 de março de 2009 em 15:10
    Permalink

    Grande Hugo… Mas o carro é estranho pra caramba. Tem até parabrisa…

    Saloma hoje é aniversário do Blig Groo, passa por lá para tomar umas tequilas…
    E sobre suas solicitações no Sonico… Poxa eu não uso aquela rede, mas o Orkut…
    Abraço

    Resposta
  • 19 de março de 2009 em 15:10
    Permalink

    Grande Hugo… Mas o carro é estranho pra caramba. Tem até parabrisa…

    Saloma hoje é aniversário do Blig Groo, passa por lá para tomar umas tequilas…
    E sobre suas solicitações no Sonico… Poxa eu não uso aquela rede, mas o Orkut…
    Abraço

    Resposta
  • 19 de março de 2009 em 16:46
    Permalink

    Parabéns Groo…e continuamos no Orkut tb!

    Resposta
  • 19 de março de 2009 em 16:46
    Permalink

    Parabéns Groo…e continuamos no Orkut tb!

    Resposta
  • 19 de março de 2009 em 17:36
    Permalink

    O automobilismo tinha que ter parado nos anos 80 ,de 90 para cá a coisa desandou .

    Desapareceu totalmente os projetos curiosos ,e eram muitos ,uma pena.

    Resposta
  • 19 de março de 2009 em 17:36
    Permalink

    O automobilismo tinha que ter parado nos anos 80 ,de 90 para cá a coisa desandou .

    Desapareceu totalmente os projetos curiosos ,e eram muitos ,uma pena.

    Resposta
  • 19 de março de 2009 em 20:36
    Permalink

    TKS Luciano…apareça sempre! Aberto 24 hs…he…he…he…

    Resposta
  • 19 de março de 2009 em 20:36
    Permalink

    TKS Luciano…apareça sempre! Aberto 24 hs…he…he…he…

    Resposta
  • 19 de março de 2009 em 22:03
    Permalink

    Vixe…..esse Divila!
    Essa foi do fundo do baú, e eu me lembro bem do Hugo Spowers, por incrível que pareça cheguei a competir contra ele, só não me recordo se ele usava essa trapizonga aí. Creio que o ano foi 1985, em Brands Hatch, ou Castle Coombe, faz tempo! Mas que ele era figura rara, isso eu posso atestar….rs

    Resposta
  • 19 de março de 2009 em 22:03
    Permalink

    Vixe…..esse Divila!
    Essa foi do fundo do baú, e eu me lembro bem do Hugo Spowers, por incrível que pareça cheguei a competir contra ele, só não me recordo se ele usava essa trapizonga aí. Creio que o ano foi 1985, em Brands Hatch, ou Castle Coombe, faz tempo! Mas que ele era figura rara, isso eu posso atestar….rs

    Resposta
  • 20 de março de 2009 em 10:26
    Permalink

    Se o Bica Votnamis visse esse carro teria idéias mirabolantes. Se perceberem bem, o Prowess tem um leve “ar” de “Caçador de Estrelas”.

    Resposta
  • 20 de março de 2009 em 10:26
    Permalink

    Se o Bica Votnamis visse esse carro teria idéias mirabolantes. Se perceberem bem, o Prowess tem um leve “ar” de “Caçador de Estrelas”.

    Resposta
  • 20 de março de 2009 em 23:14
    Permalink

    Ricardo Divila
    Obrigado, não conhecia esse carro.

    Vicente Miranda
    Pô, rapaz, sentimos a mesma coisa, pois assim que bati o olho no carro me veio à mente o “Caçador de Estrelas do Bica Votnamis e ia fazer um comentário falando sobre certa semelhança dos dois.

    Resposta
  • 20 de março de 2009 em 23:14
    Permalink

    Ricardo Divila
    Obrigado, não conhecia esse carro.

    Vicente Miranda
    Pô, rapaz, sentimos a mesma coisa, pois assim que bati o olho no carro me veio à mente o “Caçador de Estrelas do Bica Votnamis e ia fazer um comentário falando sobre certa semelhança dos dois.

    Resposta
  • 21 de março de 2009 em 18:30
    Permalink

    Sidney,
    Vamos fazer uma ameaça ao Sahib Saloma. Que tal ameaçarmos não mai escrever aqui se ele não promover uma pizza no Rio de Janeiro. O empreendimento Saloma & Brimos anda de vento em popa e, segundo dizem, tem fundos suficientes para dar uma força aos blogueiros cariocas.
    Voltando ao assunto do post, tão esquisito quanto esse Fornmula Ford, talvez o Saloma ainda tenha uma foto de outro Formula Ford, de motor dianteiro, não me lembro se numa prova que o Achcar ou o Emerson participou.

    Resposta
  • 21 de março de 2009 em 18:30
    Permalink

    Sidney,
    Vamos fazer uma ameaça ao Sahib Saloma. Que tal ameaçarmos não mai escrever aqui se ele não promover uma pizza no Rio de Janeiro. O empreendimento Saloma & Brimos anda de vento em popa e, segundo dizem, tem fundos suficientes para dar uma força aos blogueiros cariocas.
    Voltando ao assunto do post, tão esquisito quanto esse Fornmula Ford, talvez o Saloma ainda tenha uma foto de outro Formula Ford, de motor dianteiro, não me lembro se numa prova que o Achcar ou o Emerson participou.

    Resposta
  • 22 de março de 2009 em 17:56
    Permalink

    Vic, esse Prowless é posterior ao Caçador de Estrelas, portanto foi o “seo” Spowers que chupou o nosso Bica…ehehe

    Resposta
  • 22 de março de 2009 em 17:56
    Permalink

    Vic, esse Prowless é posterior ao Caçador de Estrelas, portanto foi o “seo” Spowers que chupou o nosso Bica…ehehe

    Resposta
  • 23 de março de 2009 em 21:02
    Permalink

    Romeu,

    Um pouco de besteirol no blog …. Ajuda a desopilar o fígado! Esse papo de evolução do design dá pano p´ra manga.
    Se olharmos bem para o nosso passado automobilístico, veremos que nos anos 60 tivemos alguns exemplos de rara feiúra, como os Patinhos Feios, carros que, a partir de um corpo central, muitas vezes derivados de monopostos alargados, foram incorporados paralamas para cumprir o regulamento de protótipos. Depois apareceu “aquele” Avallone que nada mais era que um Formula 5000 alargado com paralamas. Se você continuar observando a evolução do design, chegue aos tempos atuais em que, muitos dos protótipos que correm os campeonatos internacionais de Endurance são também carros com bico de formula e paralamas dianteiros agregados ao corpo central do carro. Donde se conclui, a partir de um mero exercício de indução finita, que os criadores dos nossos Patinhos Feios nos anos 60 fizeram escola.

    Em tempo, o espírito de Colin Chapman está reinvindicando autoria do estilo Pátinho Feio por ter criado o Lotus Seven bem antes….

    Resposta
  • 23 de março de 2009 em 21:02
    Permalink

    Romeu,

    Um pouco de besteirol no blog …. Ajuda a desopilar o fígado! Esse papo de evolução do design dá pano p´ra manga.
    Se olharmos bem para o nosso passado automobilístico, veremos que nos anos 60 tivemos alguns exemplos de rara feiúra, como os Patinhos Feios, carros que, a partir de um corpo central, muitas vezes derivados de monopostos alargados, foram incorporados paralamas para cumprir o regulamento de protótipos. Depois apareceu “aquele” Avallone que nada mais era que um Formula 5000 alargado com paralamas. Se você continuar observando a evolução do design, chegue aos tempos atuais em que, muitos dos protótipos que correm os campeonatos internacionais de Endurance são também carros com bico de formula e paralamas dianteiros agregados ao corpo central do carro. Donde se conclui, a partir de um mero exercício de indução finita, que os criadores dos nossos Patinhos Feios nos anos 60 fizeram escola.

    Em tempo, o espírito de Colin Chapman está reinvindicando autoria do estilo Pátinho Feio por ter criado o Lotus Seven bem antes….

    Resposta
  • 23 de março de 2009 em 23:46
    Permalink

    Vicente…bem lembrado! Nossos idolos visionários, nas devidas proporções, criaram em outros tempos o que agora são sensações.

    Resposta
  • 23 de março de 2009 em 23:46
    Permalink

    Vicente…bem lembrado! Nossos idolos visionários, nas devidas proporções, criaram em outros tempos o que agora são sensações.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights