GASTÓN + HUAYRA FORD [2]

Material enviado pelo nosso blogueiro portenho “Gastón”, sobre um impressionante carro de corridas argentino, Pronello Huayra Ford, 1969.

Competiu nas décadas de 60 e 70 na Argentina, participando do “Campeonato de Sport Prototipos da Argentina”, entre 1969 e 1973. Usina V8 com 400 hp, 4,2 litros e Heriberto Pronello, preparador e contrutor deu nome ao protótipo. Pronello fêz outro protótipo com nome bem peculiar, mas aí é outra história.



“Material enviado por nuestro local blogger “Gastón” en la restauración de un impresionante coche de carreras, la Argentina, Pronello Ford Huayra, 1969. Competiu en las décadas del 60 y 70 en Argentina, que participan en el “Campeonato de Sport Prototipos de la Argentina,” entre 1969 y 1973. Usina V8 con 400 caballos, 4,2 litros. Y Heriberto Pronello, preparador de contrutor y dio nombre al prototipo. Pronello hizo otro prototipo con nombre y peculiar, pero hay otra historia …


Carlos Alberto Reutemann com o Huayra-Ford V8 de H. Pronello
grande potência, pouca confiabilidade Foto reprodução

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

14 comentários em “GASTÓN + HUAYRA FORD [2]

  • 6 de janeiro de 2009 em 22:21
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    O mais engraçado é que como o regulamento exigia uma altura mínima os carros tinha essa capota oval. Me lembro de um, que, para atingir a altura regulamentar, colocou uma ciaxa de alumínio no teto, que lembrava uma tv. O apelido do carro era “El televisor”…

    Resposta
  • 6 de janeiro de 2009 em 22:21
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    O mais engraçado é que como o regulamento exigia uma altura mínima os carros tinha essa capota oval. Me lembro de um, que, para atingir a altura regulamentar, colocou uma ciaxa de alumínio no teto, que lembrava uma tv. O apelido do carro era “El televisor”…

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  • 6 de janeiro de 2009 em 22:38
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    Vimos os “calombos” do Trueno e do Baufer (Isaura), na Copa Brasil.

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  • 6 de janeiro de 2009 em 22:38
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    Vimos os “calombos” do Trueno e do Baufer (Isaura), na Copa Brasil.

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  • 7 de janeiro de 2009 em 01:21
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    E pensar que os hermanos faziam esses protótipos, cujo regulamento limitava a altura e obrigava o uso de motor dianteiro, nos anos 60! Enquanto isso aqui no Brasil, até o início dos anos 70, quando se falava em protótipo, era quase que regra geral o uso de motores VW a ar, eixo dianteiro de barras de torção oriundo de VW e suspensão traseira com semi-eixos oscilantes, também VW.
    Por essas e outras é que o automobilismo argentino está mil anos luz à frente do nosso.

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  • 7 de janeiro de 2009 em 01:21
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    E pensar que os hermanos faziam esses protótipos, cujo regulamento limitava a altura e obrigava o uso de motor dianteiro, nos anos 60! Enquanto isso aqui no Brasil, até o início dos anos 70, quando se falava em protótipo, era quase que regra geral o uso de motores VW a ar, eixo dianteiro de barras de torção oriundo de VW e suspensão traseira com semi-eixos oscilantes, também VW.
    Por essas e outras é que o automobilismo argentino está mil anos luz à frente do nosso.

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  • 7 de janeiro de 2009 em 08:39
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    É um protótipo muito bem feito e bem acabado. Agora, ele é bonito e feio ao mesmo tempo, pois este teto alto o deixa meio esquisito.
    Jovino

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  • 7 de janeiro de 2009 em 08:39
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    É um protótipo muito bem feito e bem acabado. Agora, ele é bonito e feio ao mesmo tempo, pois este teto alto o deixa meio esquisito.
    Jovino

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  • 7 de janeiro de 2009 em 10:52
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    Um detalhe os brasileiros faziam protótipos com mecanica v.w. adicionavam um preparo a la “Okrasa” e mais uns truquinhos tupiniquins e davam o maior pau nos Hermanos com os V.oitão …Se os hermanos estão a nossa frente é porque já estão tomando a segunda volta…

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  • 7 de janeiro de 2009 em 10:52
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    Um detalhe os brasileiros faziam protótipos com mecanica v.w. adicionavam um preparo a la “Okrasa” e mais uns truquinhos tupiniquins e davam o maior pau nos Hermanos com os V.oitão …Se os hermanos estão a nossa frente é porque já estão tomando a segunda volta…

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  • 7 de janeiro de 2009 em 11:34
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    O fabricante chegou a apresentar um Huayra nos anos 70 como um esportivo para as ruas ,acreditem ,esse carro sem essa capota ovalada era lindo ,o proprio Ricardo Zunino correu com um Huayra sem essa capota em 70 ou 71 ,quando não tinha mais um limite de altura .

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  • 7 de janeiro de 2009 em 11:34
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    O fabricante chegou a apresentar um Huayra nos anos 70 como um esportivo para as ruas ,acreditem ,esse carro sem essa capota ovalada era lindo ,o proprio Ricardo Zunino correu com um Huayra sem essa capota em 70 ou 71 ,quando não tinha mais um limite de altura .

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