FÓRMULA CLASSIC…
Quem se lembra, foi uma época bem bacana! Fizemos várias provas com os carros, na década de 80, na recente categoria criada, denominada de Fórmula Classic e regida pela Apcah – Associação de Pilotos de Carros Antigos e Históricos – e vinha a galera carioca direto, Paulo Lomba, Roberto Aranha, Dinho e era uma tremenda festa. Essa prova, com largada Le Mans, foi um delírio as primeiras voltas, porque a fuca preparada pelo Geraldinho Jafett (fuca prata), largou no encalço do De Tomaso, acho que era levado pelo Lomba ou Aranha, e ignorou outros concorrentes mais fortes e com pedigree, como Porsche, Alfas…bom, vamos as imagens da prova, cedidas do “baú” do brother Fábio Jaqueire.
Largada Le Mans, De Tomaso, Porsche, Hot beetle…
Datsu 240z parando, Alfa GTAm, Porsche e Hot beetle…
Um Protótipo Amato, em meio de Alfas GTV…
DKW F93, Opel, Malzoni (fregueses do Okrasinha…rs), Alfa GTV…
Placa de 3 minutos…pilotos de um lado, carros de outro. Automobilísmo clássico…
A fuca já colocando o De Tomaso na alça de ataque…
Depois do show, o descanso merecido do “guerreiro”…
(reprodução do arquivo pessoal do Fábio Jaqueire)
Que delírio essa sequência de imagens, heim? Chama a atenção o alto nível dos carros, imagino que o cavalheirismo imperou nas curvas do traçado antigo. Participaste dessa prova? E a flecha de prata, por onde andará hoje em dia?
Grande abraço Saloma
Do cacete! Só carrão.
E, como falou o Rafinha, pela qualidade dos carros deve ter sido bem respeitosa a corrida. Será que alguém tem um filme perdido por aí?
Abraço,
Marcelo.
Essa prova aconteceu em 97 na volta dos 500Km, essa prova na primeira bateria teve belos duelos entre De Tomaso e o Fusca turbo, pela terceira posição era de um Hofstetter e o um Alfa, e lá do fundo um Camaro com uma bela preparação vinha dando show. Bom o De Tomaso não aguentou e pra segunda bateria a briga foi entre o Fusca e o Camaro, ai foi uma pena o Fuca acendeu a luz de óleo e ai o piloto resolveu parar. O detalhe na foto do Motor o óleo no chão misturando com a baba do papai.
E de se reparar que a fuca não tinha perfil largo de pneu para a façanha. As rodas eram de ferro, aro 15 e no máximo 6 polegadas e radiais se não me engano de altura 6.5 cm…
Muito bom o grid !
Impressionante saber que o fusquinha andou na frente.
Em 73 eu andei em um fuscão 1500 standard equipado com um compressor Judson, e o bichinho impressionava. Era muito esperto !!!
Antonio
Saloma, na grande maioria os carros não tinham nem “Santo Antonio”. O DKW começou a corrida em ritimo de passeio. Lembro do meu pai dizendo que ele não ia aguentar muito tempo com os carros passando por ele acelerando. Não deu outra ele começõu a acelerar, acelerar, entrou nos S muito forte derrapou e que chegou a levantar as rodas. Passado o susto o piloto resolveu voltar para o ritimo anterior.
Essas maquinas hj todas guardadas em suas garagens , seria bonito ve-las andando novamente numa categoria para elas . O Camaro era do falecido Renato Gouveia lá de Santana.
carlos…vc lembrou bem do piloto do Camaro, gde cara! E o De Tomaso, posso lhe assegurar que se vc o visse atualmente, não o reconheceria, de tanta modificação que fou feita! Pelo que sei, só dá para andar em circuito fechado com ele. Na rua, não mais.
Aquele numeral 72 é o Meta 20?
Arrepiei-me ao ver estas imagens.Estive no Templo neste dia,e estes Clássicos fizeram a preliminar dos 500 Km de Interlagos.Lembro-me que no dia,as arquibancadas estavam vazias.Tenho o video.Agora só falta eu aprender a postar no Vocetubo.Avisarei quando conseguir.
Estive no Templo no dia desta prova.Quando cheguei a largada já havia sido dada.A prova foi preliminar dos 500 Km,e chamou-me a atenção,que as arquibancadas estavam vazias,não condizente com a tradição da prova.Tenho o video.Agora só falata eu aprender a postar no Vocetubo.Avisarei quando conseguir.
Não João…protótipo Amato (fechado)!
Se precisar de ajuda é só falar!
Valeu, Saloma. Isoo mesmo, confundi aqueles faróis centrais. Gostaria de saber por onde ele anda atualmente.
João o Meta está com o Paulo Trevisan, em Passo Fundo! Ele foi apresentado a alguns anos por aqui, qdo da sua recuperação, no Bar Mercedes, que hj não existe mais!
No vigia da fuca prata tem um adesivo que parece da finada Colector’s Magazine. Fotografei para esta revista durante algumas edições: Nacionais, Olds 58, Rolls 37, Puma, JK, LTD 67…
Que saudades dessa época! Abraços à família Pagotto.
Rodrigo, o Pagotto é um cabra do bem….parceiro!
Achei uma foto dos 500Km que mostra na largada o Camaro do Renato Gouveia Largando em terceiro. O bicho andava muito!