FÓRMULA 1 – GP DA TURQUIA, RESULTADOS VOLTA A VOLTA

Pelo segundo ano consecutivo, o GP da Turquia reaparece para compensar as deserções devido à crise da Covid-19. Este evento foi originalmente agendado para meados de junho, para substituir o GP do Canadá, mas foi cancelado devido às restrições leoninas que o governo britânico então impôs aos seus cidadãos da Turquia. 

Está chovendo de novo na manhã de domingo No autódromo de Istambul, então a situação é exatamente a mesma de onze meses antes, por ocasião do Grande Prêmio da Turquia de 2020: uma pista escorregadia, com umidade variada e um céu incerto de nuvens. Todos os pilotos partiram com pneus intermediários. Porém, a adesão está muito melhor do que há um ano devido às modificações feitas no pavimento da pista. A aquaplanagem será, portanto, menos temível.

LARGADA: Bottas teve uma excelente largada e manteve o primeiro lugar. Verstappen e Leclerc o seguem. Na primeira curva, Alonso tenta contornar Gasly pelo lado de fora, mas este está imprensado porque Pérez o ultrapassa pela esquerda. Alonso e Gasly se tocam. Alonso pode, no entanto, se recuperar rapidamente e recomeçar no meio do pelotão.

1ª volta: A pista está molhada e os salpicos de água são relativamente altos. Hamilton consegue ultrapassar Vettel na entrada da chicane. No final da volta, Bottas lidera na frente de Verstappen, Leclerc, Pérez, Gasly, Norris, Stroll, Tsunoda Hamilton e Vettel. No final do pelotão, Sainz passou Ricciardo à custa de uma boa disputa. Latifi sai da décima esquina e termina em último lugar.

2º: Bottas tem um segundo e meio à frente de VerstappenHamilton tropeça em TsunodaAlonso bateu com Schumacher na curva 4 e mandou o Haas rodar. O alemão revive na frente de Latifi.

3º: Bottas é o mais rápido e escapa com bastante facilidade. Leclerc permanece em contato com Verstappen.

5º: Bottas é o primeiro à frente de Verstappen (1.6s.), Leclerc (3.6s.), Pérez (6s.), Gasly (8.6s.), Norris (12.8s.), Stroll (13.8s.), Tsunoda ( 14.9s.) S.), Hamilton (15.3s.), Vettel (17.4s.), Ocon (20.3s.), Giovinazzi (21.7s.). Sainz fica em 14º lugar na frente de Russell.

6: Sainz continua sua subida: passa Räikkönen e se livrará de Giovinazzi na seguinte passagem.

7º: Bottas assume a liderança sobre Verstapen por mais de dois segundos. Leclerc em quatro segundos. Hamilton ainda não consegue passar Tsunoda, que está se defendendo muito bem … de acordo com a Red Bull, é claro.

8º: Hamilton passou Tsunoda na curva 3 e conquistou o oitavo lugar. Sainz passa OconGasly recebe uma penalidade de cinco segundos por acertar Alonso no início. A mesma punição é aplicada ao espanhol devido à colisão com Schumacher.

9º: Se não chover, os pilotos lutam com o ressecamento do asfalto. Hamilton venceu Stroll na curva 4. Norris será seu próximo alvo.

10: Hamilton ultrapassou Norris por dentro na entrada da chicane, aproveitou e fez a volta mais rápida (1’34”206 ” ‘).

11: Bottas precede Verstappen (2.6s.), Leclerc (4.6s.), Pérez (8.1s.), Gasly (14.2s.), Hamilton (18.6s.), Norris (21.7s.), Stroll (24.8s.) ..), Tsunoda (26.4s.), Vettel (29.1s.), Sainz (30s.) E Ocon (34s.).

13º: Bottas aumenta sua vantagem sobre Verstappen para três segundos e meio. Hamilton agora vira 1’33 ” e aperta Gasly a um segundo por volta. Sainz parte para o ataque de Vettel: atrasando a frenagem na chicane, o madrilenho sobe no acelerador e empurra o Aston Martin com a roda dianteira direita.

14º: Hamilton ultrapassa Gasly sem dificuldade na reta que leva à chicane. Está em quarto.

15: Os pneus dianteiros direitos começam a se deteriorar, o que era esperado. No entanto, o asfalto permanece muito úmido e mudar para slicks não é um problema. Bottas lidera Verstappen (3.5s.), Leclerc (5.7s.), Pérez (11s.), Hamilton (17.5s.), Gasly (19.5s.), Norris (26.2s.), Stroll (29.7s.), Tsunoda (32.6s.) E Sainz (34.2s.).

17: Verstappen agora é mais rápido que Bottas, vira 1’33”282 ” ‘e volta três segundos atrás do finlandês. Sainz passa por Tsunoda na chicane.

18: Bottas responde a Verstappen (1”33”146 ” ‘). Hamilton vai a busca de Pérez.

19: Bottas escorrega na primeira curva. Este erro permite que Verstappen volte a dois segundos e meio.

21: Bottas precede Verstappen (2.7s.), Leclerc (5.3s.), Pérez (13.8s.), Hamilton (17s.), Gasly (23.5s.), Norris (29.3s.), Stroll (34.8s.). ), Sainz (37,8 s.), Tsunoda (43 s.), Vettel (45,4 s.) E Ocon (46,5 s.). Ricciardo no box para colocar pneus intermediários.

22: Tsunoda escorrega na curva 9 e gira. O jovem japonês voltou a pista na décima terceira posição e assim perdeu pontos preciosos.

23: Leclerc faz o melhor tempo (1’32”931 ” ‘) e volta menos de cinco segundos do Bottas. Seus pneus parecem aguentar melhor do que os dos líderes. Hamilton volta três segundos atrás de PérezSainz aproxima-se de Stroll.

25: Bottas e Verstappen dão uma volta dos pilotos da Haas. Dois segundos e meio os separam.

27: Bottas é o primeiro à frente de Verstappen (3s.), Leclerc (5,8s.), Pérez (13,4s.), Hamilton (16s.), Gasly (25,8s.), Norris (33,4s.), Stroll (37,1 s..), Sainz (39.3s.), Vettel (52.3s.), Ocon (53.4s.), Giovinazzi (1m.), Tsunoda (1m. 03s.) E Räikkönen (1m. 04s.).

28: Mazepin corta perigosamente a trajetória em Hamilton na rápida curva n ° 11. O russo parte logo em seguida e não será repreendido por essa nova pegadinha.

29: Vettel e Ocon lutam pelo décimo lugar. O alemão continua à frente dos franceses, apesar da severa deterioração de seus pneus.

30: Está chovendo na parte mais rápida do circuito. 

31: Alonso leva seu Alpine para cumpri sua penalidade e colocar pneus verdes. Ele sai décimo oitavo.

32º: A garoa se intensifica. Bottas tem quatro segundos de margem em Verstappen, seis segundos em Leclerc. Hamilton gruda em Pérez.

33: Leclerc está se aproximando de VerstappenHamilton vai na esteira de Pérez.

34: Hamilton aperta Pérez por fora ao frear na chicane e os dois cruzam roda a roda. Hamilton mantém sua trajetória, mas Pérez, muito habilidoso, continua na luta. Os dois pilotos juntos começam a reta final e na aceleração o Mercedes V6 parece fazer a diferença.

35: Mas Pérez, por dentro, atrasa a frenagem na primeira curva e consegue ultrapassar Hamilton novamente. Norris e Latifi vão aos boxes para pegar pneus médios.

36º: Bottas precede Verstappen (6s.), Leclerc (8s.), Pérez (26s.), Hamilton (27s.), Gasly (31s.), Stroll (46s.), Sainz (47s.), Norris (1m. 02s.), Vettel (1m. 08s.) E Ocon (1m. 09s.). Raikkonen, Tsunoda, Russell e Mazepin trocam os pneus.

37º: Verstappen parou e colocou os pneus intermediários (2.1s.). Ele conseguiu voltar à pista na frente de Pérez e HamiltonSainz com a Ferrari teve sua troca de pneus por oito segundos. Vettel para na Aston Martin e opta por pneus médios. Uma aposta insana porque o asfalto ainda está muito molhado!

38º: Bottas no pit e retoma os pneus intermediários (2,5s.). Ele começou em segundo e Leclerc assumiu a liderança. No entanto, o monegasco bloqueou as rodas ao travar na chicane e teve que dar uma guinada para voltar ao circuito. Pérez também foi para os boxes (2,5s.) E voltou na sexta posição. Sem surpresa, Vettel fez duas excursões off-road, felizmente sem nenhum dano.

39º: A chuva parou. Leclerc está sete segundos à frente de Bottas, onze sobre VerstappenVettel recuperou os boxes em um trote lento e ofereceu-se um meio giro entrando no pit-lane. Ele ainda consegue alcançar seu camarote para retomar os intermediários.

40º: Gasly vai para os boxes, cumpre sua punição e calça pneus verdes (9.2s.). Stroll recomeça entre Giovinazzi e Ricciardo.

41º: Leclerc pergunta a seu engenheiro Jock Clear se ele pode terminar a corrida sem trocar os pneus. A hipótese não está descartada, mas os pneus do Monegasque são quase lisos. Troca de pneus para Giovinazzi e Schumacher.

42º: Peter Bonnington chama Hamilton de volta às boxes para trocar os pneus, mas o inglês se recusa. Segundo ele, seus pneus continuam bons para o ritmo. Como Leclerc, ele acalenta a esperança de terminar a corrida sem passar pela caixa de estandes.

43: Leclerc novamente perde a frenagem na chicane. No entanto, ele lidera na frente de Bottas (3s.), Verstappen (10s.), Hamilton (14s.), Pérez (28s.), Gasly (39s.), Norris (48s.), Ocon (1m.), Sainz ( 1m. 01s.). Apenas Leclerc, Hamilton e Ocon ainda não trocaram os pneus.

44º: Bottas está dois segundos atrás de Leclerc. Este ainda hesita quanto ao comportamento a adotar: se não parar, talvez consiga vencer a corrida. Sainz segue atrás de Ocon que decidiu não parar.

45º: Bottas chega em LeclercSainz ultrapassou Ocon na primeira curva e subiu para a oitava linha.

46: Os pneus de Leclerc estão gastos. Bottas se aproxima.

47º: Bottas passa Leclerc na reta e perde na primeira curva. O escandinavo recupera o comando.

48º: Leclerc nos boxesi para colocar pneus mistos (3.1s.) E reinicia na quarta posição.

49º: Sete segundos separam Bottas e VerstappenHamilton, terceiro, ainda se recusa a trocar seus pneus, embora eles tenham quase perdido todas as ranhuras. Sainz leva o melhor tempo (1’31”921 ” ‘).

50: O asfalto finalmente seca, mas ninguém se atreverá a colocar as manchas a alguns voltas do gol, porque ainda está garoando aqui e ali.

51º: Bonnington finalmente convence Hamilton a trocar os pneus sem dizer a ele que ele perderá duas posições. O heptacampeão mundial se apresenta com relutância (2.3s.). Ele entrou na pista atrás de Leclerc e Pérez, mas à frente de Gasly, que era o objetivo da Mercedes. Pérez juntou-se a Leclerc e passou a Ferrari por fora ao frear na chicane.

52º: Bottas lidera à frente de Verstappen (7,5 s.), Pérez (27 s.), Leclerc (29,6 s.), Hamilton (30,2 s.), Gasly (34,6 s.), Norris (38 s.), Sainz (49,6 s.) .), Ocon (1m. 15s.), Stroll (1m. 16s.), Ricciardo (1m. 21s.) E Giovinazzi (-1t.).

53º: Stroll ultrapassa facilmente Ocon, que continua seu caminho com os pneus completamente mortos.

54: Leclerc sofre de oversteer com seus novos pneus. Hamilton segue na esteira do Peréz, mas, está furioso porque sua opinião não foi levada em consideração.

55º: Hamilton não pode mais seguir Leclerc, mas ainda pior vê Gasly e Norris alcançá-lo em alta velocidade.

56º: Bottas termina a corrida dez segundos à frente de Verstappen. Os pneus de Ricciardo acabam. O australiano terá de deixar os Alfa Romeo passarem.

57º: Hamilton mantém um segundo de margem sobre GaslyGiovinazzi rola cinco segundos por volta mais rápido que Ocon, mas não consegue roubar a décima colocação do jovem francês.

58ª e última volta: Valtteri Bottas obtém a sua décima vitória e acaba por levar o recorde da volta (1’30”432 ” ‘). A Red Bull-Honda de Verstappen e Pérez fecham o pódio. Leclerc terminou em quarto. Insatisfeito com o final da corrida, Hamilton terminou em quinto. Gasly (6º) embolsa oito pontos. Norris conclui um fim de semana ruim para a McLaren em sétimo lugar. Sainz terminou sua recuperação na oitava posição. Stroll é o nono. Ocon (10º) arrebata um ponto e termina esta corrida sem passar pelos boxes: a primeira desde Mika Salo no GP de Mônaco de 1997! Em seguida, vêm Giovinazzi, Räikkönen, Ricciardo, Tsunoda, Russell, Alonso, Latifi, Vettel, Schumacher e Mazepin. 


Classificação do GP
PosPilotoEquipeMotorVoltasPts
177Valtteri BOTTASMercedesMercedes5826
233Max VERSTAPPENRed BullHonda5818
311Sergio PEREZRed BullHonda5815
416Charles LECLERCFerrariFerrari5812
544Lewis HAMILTONMercedesMercedes5810
610Pierre GASLYAlphaTauriHonda588
74Lando NORRISMcLarenMercedes586
855Carlos SAINZFerrariFerrari584
918Lance STROLLAston MartinMercedes582
1031Esteban OCONAlpineRenault571
1199Antonio GIOVINAZZIAlfa RomeoFerrari57
127Kimi RAIKKONENAlfa RomeoFerrari57
133Daniel RICCIARDOMcLarenMercedes57
1422Yuki TSUNODAAlphaTauriHonda57
1563George RUSSELLWilliamsMercedes57
1614Fernando ALONSOAlpineRenault57
176Nicholas LATIFIWilliamsMercedes57
185Sebastian VETTELAston MartinMercedes57
1947Mick SCHUMACHERHaasFerrari56
209Nikita MAZEPINHaasFerrari56

Campeonatos

Piloto
1.Max VERSTAPPEN262.50
2.Lewis HAMILTON256.50
3.Valtteri BOTTAS177
4.Lando NORRIS145
5.Sergio PEREZ135
6.Carlos SAINZ116.50
7.Charles LECLERC116
8.Daniel RICCIARDO95
9.Pierre GASLY74
10.Fernando ALONSO58
11.Esteban OCON46
12.Sebastian VETTEL35
13.Lance STROLL26
14.Yuki TSUNODA18
15.George RUSSELL16
16.Nicholas LATIFI7
17.Kimi RAIKKONEN6
18.Antonio GIOVINAZZI1
ConstrutorPts
1.Mercedes433.50
2.Red Bull Honda397.50
3.McLaren Mercedes240
4.Ferrari232.50
5.Alpine Renault104
6.AlphaTauri Honda92
7.Aston Martin Mercedes61
8.Williams Mercedes23
9.Alfa Romeo Ferrari7

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.