BERLINETA DO MR. BIRD CLEMENTE

O primeiro número de Autoesporte chegou às bancas em novembro de 1964, trazendo na capa uma modelo de capacete e macacão ao lado de uma Berlineta Interlagos que era pilotada por Bird Clemente, piloto oficial da Equipe Willys.

Foi em 1961, no II Salão do Automóvel em São Paulo, realizado nas dependências do pavilhão internacional do Parque do Ibirapuera com cerca de 150 expositores,  que as Berlinetas foram apresentadas e viraram as vedetes do evento. Com início no dia 24 de Novembro, o evento durou 16 dias e levou quase 300 mil apaixonados e curiosos automobilistas.

O estande da Willys Overland do Brasil (acima), foi disparado o mais visitado, e apresentou três modelos Renault esportivos (abaixo), na versão brasileira foram denominados de Willys Interlagos.

 

E ele retorna ao Salão, no mesmo estande da Renault, mas em versão esportiva de pista, em homenagem ao piloto que a conduziu a inúmeras vitórias, Mr. Bird Clemente. A versão réplica, com adereços em homenagem ao Bird, seu numeral #22, cores que a Equipe Willys usava na época de ouro do nosso automobilismo, adesivos da Greco, de  Luiz Antônio Greco (chefe e piloto que participou de provas com o Renault Gordini #40, abaixo))…

…foi idealizada pelo piloto e empresário Denísio Casarini, que irá participar do Campeonato da Classic Cup. A barata é um primor nos acabamentos. Todos realizados com muito carinho e de muita qualidade. A performance da Berlineta é ainda um segredo guardado pelo Casarini, mas pelo seu histórico automobilistico, ela deverá voar na pista…será uma agradável retorno na história do automobilismo da terrinha!

As fotos tiradas no estande da Renault no Salão do Automóvel. Vejam o capricho que a barata foi feita…

 

Agora o interior…

 A Presidenta Dilma Roussef visitou o estande da Renault e foi conferir com Emerson Fittipaldi um pouco da história da marca aqui na terrinha!

Agora é aguardar a Berlineta na pista…

(reprodução/arquivo pessoal, assessoria Renault)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

8 comentários em “BERLINETA DO MR. BIRD CLEMENTE

  • 25 de outubro de 2012 em 15:55
    Permalink

    Sabem qual é a mecânica ?

    Resposta
  • 26 de outubro de 2012 em 00:33
    Permalink

    Ficou lindo demais, mas queria ver o original. Melhor dizendo, queria ver o original fazendo a curva 1 e 2. Sem dúvida, vou direto no estande da Renault.

    Resposta
  • 26 de outubro de 2012 em 19:08
    Permalink

    Sim!!! qual a mecânica utilizada ? Comente, mestre também como foi feita a réplica … Com certeza o Casarini deve ter feito fotos do projeto….

    Resposta
  • 1 de novembro de 2012 em 23:07
    Permalink

    Verdade que a mecânica é VW a ar ? Pelo que vi pea fresta, parecia… E as rodas tb !!!

    Resposta
  • 5 de novembro de 2012 em 08:46
    Permalink

    A mecânica é um AP 2.0 trabalhadíssimo. Falta acertar o chão da barata. Foi convidada pra fazer uma estréia numa prova fora campeonato, mas não dará tempo…

    Resposta
  • 27 de novembro de 2012 em 15:19
    Permalink

    O projeto ficou muito legal. Eu particularmente preferia que tivesse sido usada uma mecanica Renault ou derivada, como o CHT (como a berlineta com que o Aguia ganhou o primeiro campeonato de Classic, que tinha uns 140CV). Isso a aproximaria mais dos Alpines franceses. Mas assim como está deve dar muito trabalho nas provas de antigos. Bem que o Águia podia colocar a dele prá correr de novo…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights