ABB FIA FORMULA E WORLD CHAMPIONSHIP – PORSCHE MOTORSPORT DESCARTA SEGUNDA EQUIPE DE FÁBRICA NA ESTREIA DA GEN4

A marca alemã do campeão Paschal Wehrlein replanejou sua estratégia na Fórmula E e não trará um segundo time de fábrica para a temporada 2026/27 da categoria, ano que estreia o Porsche 975 RSE e a tão aguardada Gen4 mas terá seis carros no grid

Por Márcio de Luca

Time oficial da Porsche permanecerá com dois carros Foto Márcio de Luca

A PorscheMotorsport revisou o plano anunciado originalmente para a temporada 2026/27 da Fórmula Ee ao invés de criar uma segunda equipe oficial de fábrica, a fabricante alemã seguirá com uma única estrutura oficial, aPorsche Formula E Team, mantendo a possibilidade de colocar até seis carros equipados com sua tecnologia no grid.

O projeto inicial apresentado em novembro de 2025, previa a aquisição de uma licença adicional (que chegou a ser obtida) e a criação de uma segunda equipe oficial. Com a mudança, os dois carros extras serão administrados por uma nova estrutura independente, provisoriamente chamada de “NewCo Formula E Team”, que terá status de equipe cliente da Porsche.


Wehrlein em prova da a Fórmula E com a Porsche Foto Márcio de Luca

Assim, aPorsche Formula E Team continuará sendo a única equipe de fábrica da marca na categoria, com dois carros. A Porsche, porém, manterá uma presença tecnológica ampliada por meio do fornecimento de seus sistemas para equipes clientes, estratégia que já faz parte de seu programa na Fórmula E.

A CupraKiro continuará como cliente Porsche na temporada 2026/27 e entrará na era Gen4 mantendo a parceria técnica iniciada na temporada 2024/25. Com o conjunto motriz Porsche 99X Electric a equipe conquistou uma vitória e duas pole positions durante o período de colaboração.


Cupra Kiro vai para a terceira temporada em parceria com a marca alemã Foto Márcio de Luca

Por outro lado, a parceria entre a Porsche e a Andretti chegou ao fim após a temporada 2025/26. A equipe norte-americana fechou acordo com a Nissan para a nova era Gen4 e passará a utilizar unidades de potência da fabricante japonesa, deixando de usar a tecnologia alemã.

A nova estrutura cliente que administrará os dois carros adicionais terá, portanto, papel importante na presença da Porsche no grid. Embora operada externamente, a equipe utilizará a tecnologia desenvolvida pela fabricante para a nova geração de carros da Fórmula E.


Paschal Wehrlein, campeão da temporada 2025/26 Foto Márcio de Luca

A chegada do Gen4 representa uma grande transformação técnica para a categoria. O novo Porsche 975 RSE terá até 600 kW, equivalentes a 816 cv, tração integral permanente e velocidade máxima superior a 330 km/h. O carro também servirá como plataforma para o desenvolvimento de tecnologias destinadas aos futuros modelos elétricos de produção da Porsche.

Desta forma, a temporada 2026/27 marcará, portanto, uma nova fase do programa da Porsche na Fórmula E: aPorsche Formula E Team seguirá como equipe oficial, a Cupra KIRO continuará como cliente e os dois carros adicionais serão administrados pela nova estrutura independente. A estratégia mantém o investimento de fábrica concentrado, ao mesmo tempo em que amplia a utilização da tecnologia Porsche no campeonato.


Calendário de 2027 (Temporada 13)

O campeonato será o mais longo da história da categoria, contando com um recorde de 21 corridas espalhadas por 13 cidades. A temporada começará com uma rodada dupla noturna em Jedda em dezembro de 2026 e terminará em Tóquio em julho de 2027.

O E-Prix de São Paulo acontecerá no dia 13 de março de 2027 no Sambódromo do Anhembi.

A temporada é composta por 21 rodadas distribuídas em diversas etapas internacionais:

  • Jeddah, Arábia Saudita: Rodadas 1 e 2 (18 e 19 de dezembro de 2026)
  • Cidade do México, México: Rodada 3 (16 de janeiro de 2027)
  • Austin, Estados Unidos: Rodada 4 (6 de fevereiro de 2027)
  • Miami, Estados Unidos: Rodada 5 (20 de fevereiro de 2027)
  • São Paulo, Brasil: Rodada 6 (13 de março de 2027)
  • Sanya, China: Rodada 7 (17 de abril de 2027)
  • Mônaco: Rodadas 8 e 9 (1 e 2 de maio de 2027)
  • Berlim, Alemanha: Rodadas 10 e 11 (8 e 9 de maio de 2027)
  • Londres, Reino Unido: Rodadas 12 e 13 (29 e 30 de maio de 2027)
  • Zandvoort, Holanda: Rodadas 14 e 15 (18 e 19 de junho de 2027)
  • Madri, Espanha: Rodadas 16 e 17 (26 e 27 de junho de 2027)
  • Xangai, China: Rodadas 18 e 19 (10 e 11 de julho de 2027)
  • Tóquio, Japão: Rodadas 20 e 21 (24 e 25 de julho de 2027

Formato das Provas

  • E-Prix Unleashed: A primeira corrida do fim de semana de rodada dupla, com duração de 30 minutos (sem paradas)
  • E-Prix: A segunda prova, com 45 minutos e parada obrigatória nos boxes

As opiniões refletidas no texto, são de responsabilidade do autor, não refletindo a opinião do Blog
Copyright © 2026 Márcio de Luca – colunista

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights