FÓRMULA 1 – O GP DE EMERSON VENCIDO NAS PONTAS DOS DEDOS

Dessa prova vencida por Emerson Fittipaldi, com o Lotus 72E, pode-se dizer que as voltas fionais foram feitas nas pontas dos dedos.
Imagina vc na liderança e faltando algumas voltinhas para a quadriculada, e de derrepente a barata fica instável de traseira e vê um dos pneus se esvaziando “vai ser na manha, mas tambem com a faca nos dentes, porque essa é minha!“
O “Rato” sabia e sabe ter contrôle de situações adversas…e vamos por aqui contando as cenas passadas pelo “brother” Divila nessa sua peregrinação automomobilÃstica pelo mundinho afora.
Cenas da prova de Montjuich, 29/4/1973.

Largada da prova, Ronnie Peterson, Lotus 72E a esquerda e Denny Hulme, McLaren M23 a direita.

O Brabham BT42, de Wilson Fittipaldi.

O Brabham BT42, de CarlosReutemann.



Carlos Pace – um dos maiores pilotos que já passaram pela categoria e pelo cenário mundial, “Hall da Fama” – e o monoposto do Team Surtees, com Mike Hailwood, nos boxes de Montjuic.

Emerson nas voltas finais, “Um dia histórico para a equipe Lotus, que conquistava sua 50ª vitória na Fórmula 1“
Classificação final, que marcaram pontos. Na época a pontuação vigorava da seguinte forma: 9, 6, 4, 3, 2 e 1
1 #1 Emerson Fittipaldi – Ford Lotus – 75 voltas
2 #4 François Cevert – Ford Tyrrell – 75 voltas
3 #20 George Follmer – Ford Shadow – 75 voltas
4 #6 Peter Revson – Ford McLaren – 74 voltas
5 #15 Jean-Pierre Beltoise – BRM – 74 voltas
6 #5 Denny Hulme – Ford McLaren – 74 voltas
E Wilson e Pace chegaram respectivamente em:
10 #17 Wilson Fittipaldi – Ford Brabham – 69 voltas
20 #10 Carlos Pace – Ford Surtees – Ford – saiu na 13 volta por quebra. E Carlos Reutman tambem quebrou na volta 66.
E vale dizer que dois anos depois em 1975, Emerson foi protagonista de
um GP que foi marcado pela tragédia. Muitos pilotos sentiram que o circuito era inseguro, e Emerson Fittipaldi, já com dois tÃtulos mundiais, retirou-se em protesto antes do inÃcio da prova. Na volta 26 a barata de Rolf Stommelen saiu da pista. Matando cinco pessoas. A corrida foi interrompida na metade do caminho e metade dos pontos foram dadas, com Jochen Mass como o vencedor. A F1 não retornou ao circuito após o acidente.
Olhando as fotos e lembrando desse Gp da Espanha, me ocorre que 1973 foi um ano de derrotados.
Peterson perdeu e fez Emerson perder o titulo, porque Chapman nao administrou as disputas entre os dois. Perdeu o Chapman tambem.
Stewart foi campeao, mas perdeu: morreu Cevert, seu amigo e pupilo e Stewart nem correu assua centesima corrida: parou em 99 Gps.
No grid, inumeros derrotados ou nao-vencedores,.
A Ferrari foi um grande fiasco.
Foi uma temporada de transicao entre os idolos da decada de 60 e as promessas da decada de 70.
Olhando as fotos e lembrando desse Gp da Espanha, me ocorre que 1973 foi um ano de derrotados.
Peterson perdeu e fez Emerson perder o titulo, porque Chapman nao administrou as disputas entre os dois. Perdeu o Chapman tambem.
Stewart foi campeao, mas perdeu: morreu Cevert, seu amigo e pupilo e Stewart nem correu assua centesima corrida: parou em 99 Gps.
No grid, inumeros derrotados ou nao-vencedores,.
A Ferrari foi um grande fiasco.
Foi uma temporada de transicao entre os idolos da decada de 60 e as promessas da decada de 70.
Saloma,
BelÃssimas fotos e uma grande variedade de modelos, designs e soluções na época.
Hoje, a F1 lembra as montadoras: “carros cinzas onde só muda o logotipo”, com rarÃssimas exceções…
1abraço,
Henry
Saloma,
BelÃssimas fotos e uma grande variedade de modelos, designs e soluções na época.
Hoje, a F1 lembra as montadoras: “carros cinzas onde só muda o logotipo”, com rarÃssimas exceções…
1abraço,
Henry
Legal Henry…esse material é a ponta do iceberg que está avançando em direção ao nosso boteco. Vem muita coisa boa por aÃ…vamos editar e colocar para a galera!
Legal Henry…esse material é a ponta do iceberg que está avançando em direção ao nosso boteco. Vem muita coisa boa por aÃ…vamos editar e colocar para a galera!