Dessa prova vencida por Emerson Fittipaldi, com o Lotus 72E, pode-se dizer que as voltas fionais foram feitas nas pontas dos dedos.
Imagina vc na liderança e faltando algumas voltinhas para a quadriculada, e de derrepente a barata fica instável de traseira e vê um dos pneus se esvaziando…putssss, vai ser na manha, mas tambem com a faca nos dentes, porque essa é minha!
O “Rato” sabia e sabe ter contrôle de situações adversas…e vamos por aqui contando as cenas passadas pelo “brother” Divila nessa sua peregrinação automomobilística pelo mundinho afora.
Cenas da prova de Montjuich, 29/4/1973…

Largada da prova, Ronnie Peterson, Lotus 72E a esquerda e Denny Hulme, McLaren M23 a direita…

O Brabham BT42, de Wilson Fittipaldi…

O Brabham BT42, de CarlosReutemann…

Carlos Pace – na minha modesta opinião, um dos maiores pilotos que já passaram pela terrinha e pelo cenário mundial, “Hall da Fama” – e a barata do Team Surtees, com Mike Hailwood, nos boxes de Montjuic…

Emerson nas voltas finais…”Um dia histórico para a equipe Lotus, que conquistava sua 50ª vitória na Fórmula 1

Classificação final, que marcaram pontos. Na época a pontuação vigorava da seguinte forma…9, 6, 4, 3, 2 e 1…
1 #1 Emerson Fittipaldi – Ford Lotus – 75 voltas
2 #4 François Cevert – Ford Tyrrell – 75 voltas
3 #20 George Follmer – Ford Shadow – 75 voltas
4 #6 Peter Revson – Ford McLaren – 74 voltas
5 #15 Jean-Pierre Beltoise – BRM – 74 voltas
6 #5 Denny Hulme – Ford McLaren – 74 voltas

E Wilson e Pace chegaram respectivamente em…
10 #17 Wilson Fittipaldi – Ford Brabham – 69 voltas
20 #10 Carlos Pace – Ford Surtees – Ford – saiu na 13 volta por quebra. E Carlos Reutman tambem quebrou na volta 66…
E vale dizer que dois anos depois em 1975, Emerson foi protagonista de
um GP que foi marcado pela tragédia. Muitos pilotos sentiram que o circuito era inseguro, e Emerson Fittipaldi, já com dois títulos mundiais, retirou-se em protesto antes do início da prova. Na volta 26 a barata de Rolf Stommelen saiu da pista…

…matando cinco pessoas. A corrida foi interrompida na metade do caminho e metade dos pontos foram dadas, com Jochen Mass como o vencedor. A F1 não retornou ao circuito após o acidente.
(reprodução)
Saloma

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

6 comentários em “

  • 18 de abril de 2009 em 11:49
    Permalink

    Olhando as fotos e lembrando desse Gp da Espanha, me ocorre que 1973 foi um ano de derrotados.
    Peterson perdeu e fez Emerson perder o titulo, porque Chapman nao administrou as disputas entre os dois. Perdeu o Chapman tambem.
    Stewart foi campeao, mas perdeu: morreu Cevert, seu amigo e pupilo e Stewart nem correu assua centesima corrida: parou em 99 Gps.
    No grid, inumeros derrotados ou nao-vencedores,.
    A Ferrari foi um grande fiasco.
    Foi uma temporada de transicao entre os idolos da decada de 60 e as promessas da decada de 70.

    Resposta
  • 18 de abril de 2009 em 11:49
    Permalink

    Olhando as fotos e lembrando desse Gp da Espanha, me ocorre que 1973 foi um ano de derrotados.
    Peterson perdeu e fez Emerson perder o titulo, porque Chapman nao administrou as disputas entre os dois. Perdeu o Chapman tambem.
    Stewart foi campeao, mas perdeu: morreu Cevert, seu amigo e pupilo e Stewart nem correu assua centesima corrida: parou em 99 Gps.
    No grid, inumeros derrotados ou nao-vencedores,.
    A Ferrari foi um grande fiasco.
    Foi uma temporada de transicao entre os idolos da decada de 60 e as promessas da decada de 70.

    Resposta
  • 18 de abril de 2009 em 21:41
    Permalink

    Saloma,
    Belíssimas fotos e uma grande variedade de modelos, designs e soluções na época.

    Hoje, a F1 lembra as montadoras: “carros cinzas onde só muda o logotipo”, com raríssimas exceções…

    1abraço,
    Henry

    Resposta
  • 18 de abril de 2009 em 21:41
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    Saloma,
    Belíssimas fotos e uma grande variedade de modelos, designs e soluções na época.

    Hoje, a F1 lembra as montadoras: “carros cinzas onde só muda o logotipo”, com raríssimas exceções…

    1abraço,
    Henry

    Resposta
  • 18 de abril de 2009 em 21:44
    Permalink

    Legal Henry…esse material é a ponta do iceberg que está avançando em direção ao nosso boteco. Vem muita coisa boa por aí…vamos editar e colocar para a galera!

    Resposta
  • 18 de abril de 2009 em 21:44
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    Legal Henry…esse material é a ponta do iceberg que está avançando em direção ao nosso boteco. Vem muita coisa boa por aí…vamos editar e colocar para a galera!

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