PAPOS COM WALTER HAHN
O brother recebeu as imagens piracicabanas e já foi identificando a bagaça para nós, humildes mortais. Então vai…
“Vou tecer comentários sobre algumas das fotos recebidas e na verdade são de duas ou três corridas e não uma só, portanto vou ver o que dá pra fazer. E já tinha algumas nos meus arquivos e já enviadas para o blog anteriormente…
DKW 15 fazendo o cotovelo da linha do trem, o piloto é o Jaime Rosenthal, esportista piracicabano e que na prova em que consegui vencer, foi o terceiro colocado, o segundo foi o Afonsinho Giafone, que fez dupla comigo numa 12 Horas de Interlagos…
Logo após a chegada, os cumprimenntos pela vitória: da esquerda para a direita, meu saudoso pai, ao lado dele o então prefeito de Piracicaba Com. Luciano Guidotti , grande esportista tambem, o da Coca Cola sou eu (19 anos) e a meu lado o grande Eloy Gogliano, Presidente da Federação Paulista de Automobilismo…
Ultrapassagem com o meu Rally azul,(um canhão de motor de fábrica com dupla carburação, etc) sobre um JK retardatário…
Os vencedores da prova do Grupo 3 Marinho e Chiquinho com Malzonis, deram um passeio sobre os outros, o Dalpont fez o terceiro…
O Marivaldo carregado pelo Greco, ele correu com um Porsche 356 azul marinho, fez dupla com o nosso saudoso Chico Landi, dividiram 1 bateria cada um, mas foi apertado pelo Marinho com um DKW grupo 3, que nessa corrida andou demais, vou te mandar uma foto mais tarde, onde voce pode ver o Porsche, o Marinho e meu carro em terceiro deixando o resto do grupo para traz…
Nessa corrida, entre uma bateria e outra, pude andar com o mesmo carro que eu acabara de vencer a primeira corrida, porém estreando no grupo 3, o Alvorada tinha sido homologado dias antes. Apenas trocamos o coletor simples por um com dupla carburação e a diferença de tempo enorme, o carro andava MUITO mais.
Porém, no meio da prova (25 voltas) fiquei totalmente sem freio no fim de uma grande reta e para não atropelar muita gente, tive que enfiar o carro no jardim de uma casa. O carro subiu por cima de uma grade, entrou no gramado e a grade voltou no lugar, o carro ficou literalmente “preso” dentro dessa casa, foi muito engraçado…pelo menos para eu!
Nessa prova tambem consegui um primeiro lugar com o Simca Alvorada que nesse cotovelo dava volta num bolo de retardatários (passando todos por fora), foram 4 ou 5 carros após fazer a famosa curva, que ficaram vendo a traseira do Simca que liderou desde o inicio…
Essas corridas deram o que falar, eram ruas estreitas, e as ultrapassagens arriscadas pois o público assistia de pé ao lado, uma saida qualquer…imaginem o estrago.
Numa das provas num pega violento com o Macks Weiser meu grande amigo, ele ficou irritado por ter sido atrapalhado por um outro carro e tomei a dianteira, ele veio atrás feito um doido e numa curva de esquina bateu uma roda traseira numa guia e subiu na calçada, foi gente pra todo lado. Ele perdeu a roda e um segundo garantido. Ficou louco da vida, mas era a última edição das corridas em Piracicaba, e não pudemos passar a limpo e acabamos fazendo dupla em outras corridas no Sul. Somos grandes amigos até hoje.
Deixo um abração a todos…
Walter Hahn
(reprodução)
A família da minha esposa é de Piracicaba, e certa vez o pai dela veio de carona para SP com o Walter Hahn. Foi pé embaixo o tempo todo, deixando o meu sogro literalmente sem palavras e branco como uma folha. E mesmo sendo um cidadão de hábitos moderados, respeitador dos limites de velocidade, acho que no fundo, no fundo ele curtiu a experiência e virou um admirador da perícia do Waltinho.
Parabens Valter e obrigado por dividir estas belas histórias.
Abs
Rui
tempos ingênuos (mas não tranquilos) Sempre me pergunto como é que não morreu tanta gente que se encarapitava em td quanto lugar a centimetros da “pista”.
Fotos e histórias muito boas e merecem sempre serem resgatadas.
Abraço Walter. Está devendo um caféGP conosco.
Bela história…
Foi uma coincidencia encontrar essa reportagem do Valtinho, meu grande amigo da juventude, com quem dividi muitas aventuras. Gostaria de encontra-lo novamente, depois de tantos anos. Sera que alguem consegue me mandar o seu endereço???
Jatyr
“Valtinho” como carinhosamento era chamado, na década de 60 foi um piloto inigualável. Com sua capacidade e sangue frio, elevou o nome de Piracicaba, pelos seus bons resultados. Pilotos, eramos nós, que faziamos corridas de rua, com o povo na calçada sem nenhuma proteção. Também, nossos carros eram precários e desprovidos de equipamentos de segurança.O freio era lona, depois de algumas voltas, virava um “sabão”. O banco do meu DKW era inteiro(para 3 pessoas na frente)e não tinha cinto de segurança.Nas curvas,quase saia pelo outro lado. Hoje, a segurança é total e só apertar botão.
“Valtinho”, nosso tempo passou, más ficou a lembrança da nossa garra e responsabilidade quando participavamos de uma próva de rua.E, com a graça de DEUS, nunca provocamos acidentes com o público.
Obrigado por sermos amigos.
“Valtinho” como carinhosamento era chamado, na década de 60 foi um piloto inigualável. Com sua capacidade e sangue frio, elevou o nome de Piracicaba, pelos seus bons resultados. Pilotos, eramos nós, que faziamos corridas de rua, com o povo na calçada sem nenhuma proteção. Também, nossos carros eram precários e desprovidos de equipamentos de segurança.O freio era lona, depois de algumas voltas, virava um “sabão”. O banco do meu DKW era inteiro(para 3 pessoas na frente)e não tinha cinto de segurança.Nas curvas,quase saia pelo outro lado. Hoje, a segurança é total e só apertar botão.
“Valtinho”, nosso tempo passou, más ficou a lembrança da nossa garra e responsabilidade quando participavamos de uma próva de rua.E, com a graça de DEUS, nunca provocamos acidentes com o público.
Obrigado por sermos amigos.
“Valtinho” como carinhosamento era chamado, na década de 60 foi um piloto inigualável. Com sua capacidade e sangue frio, elevou o nome de Piracicaba, pelos seus bons resultados. Pilotos, eramos nós, que faziamos corridas de rua, com o povo na calçada sem nenhuma proteção. Também, nossos carros eram precários e desprovidos de equipamentos de segurança.O freio era lona, depois de algumas voltas, virava um “sabão”. O banco do meu DKW era inteiro(para 3 pessoas na frente)e não tinha cinto de segurança.Nas curvas,quase saia pelo outro lado. Hoje, a segurança é total e só apertar botão.
“Valtinho”, nosso tempo passou, más ficou a lembrança da nossa garra e responsabilidade quando participavamos de uma próva de rua.E, com a graça de DEUS, nunca provocamos acidentes com o público.
Obrigado por sermos amigos.
“Valtinho” como carinhosamento era chamado, na década de 60 foi um piloto inigualável. Com sua capacidade e sangue frio, elevou o nome de Piracicaba, pelos seus bons resultados. Pilotos, eramos nós, que faziamos corridas de rua, com o povo na calçada sem nenhuma proteção. Também, nossos carros eram precários e desprovidos de equipamentos de segurança.O freio era lona, depois de algumas voltas, virava um “sabão”. O banco do meu DKW era inteiro(para 3 pessoas na frente)e não tinha cinto de segurança.Nas curvas,quase saia pelo outro lado. Hoje, a segurança é total e só apertar botão.
“Valtinho”, nosso tempo passou, más ficou a lembrança da nossa garra e responsabilidade quando participavamos de uma próva de rua.E, com a graça de DEUS, nunca provocamos acidentes com o público.
Obrigado por sermos amigos.
“Valtinho” como carinhosamento era chamado, na década de 60 foi um piloto inigualável. Com sua capacidade e sangue frio, elevou o nome de Piracicaba, pelos seus bons resultados. Pilotos, eramos nós, que faziamos corridas de rua, com o povo na calçada sem nenhuma proteção. Também, nossos carros eram precários e desprovidos de equipamentos de segurança.O freio era lona, depois de algumas voltas, virava um “sabão”. O banco do meu DKW era inteiro(para 3 pessoas na frente)e não tinha cinto de segurança.Nas curvas,quase saia pelo outro lado. Hoje, a segurança é total e só apertar botão.
“Valtinho”, nosso tempo passou, más ficou a lembrança da nossa garra e responsabilidade quando participavamos de uma próva de rua.E, com a graça de DEUS, nunca provocamos acidentes com o público.
Obrigado por sermos amigos.
“Valtinho” como carinhosamento era chamado, na década de 60 foi um piloto inigualável. Com sua capacidade e sangue frio, elevou o nome de Piracicaba, pelos seus bons resultados. Pilotos, eramos nós, que faziamos corridas de rua, com o povo na calçada sem nenhuma proteção. Também, nossos carros eram precários e desprovidos de equipamentos de segurança.O freio era lona, depois de algumas voltas, virava um “sabão”. O banco do meu DKW era inteiro(para 3 pessoas na frente)e não tinha cinto de segurança.Nas curvas,quase saia pelo outro lado. Hoje, a segurança é total e só apertar botão.
“Valtinho”, nosso tempo passou, más ficou a lembrança da nossa garra e responsabilidade quando participavamos de uma próva de rua.E, com a graça de DEUS, nunca provocamos acidentes com o público.
Obrigado por sermos amigos.
Meu estimado Jaime ,
Fico honrado e agradecido pelas palavras tão singelas e como voce disse , graças a Deus tivemos a sorte de nunca ter causado acidentes nessas corridas de rua .
Não havia noção de segurança , e portanto dependia de uma boa dose de sorte não causar tragédia por uma simples bobeada ou um problema mecanico que poderia ocorrer sim , pois os carros eram de rua ou de uso pessoal az vezes .
Jaime , voce fez parte tambem da história das corridas de Piracicaba que nunca será esquecida , fomos grandes heróis dessa época de ouro do automobilismo do Brasil .
Recentemente recebi uma dedicatória do querido Reginaldo Leme onde ele me honrou muito me incluindo num artigo como A”geração que começou tudo” , eramos 15 no total , muitos já não estão entre nós .
Um forte abraço
Waltinho
Meu caríssimo amigo Jatyr ,
Fiquei muito feliz e não esperava te reencontrar dessa forma , alias providencial e nunca poderia me esquecer das nossas aventuras , curtimos muita coisa juntos .
Tenho perguntado por voce sempre quando me aproximo de pessoas de Pira e sei um pouco da sua trajetória de vida . Vai aí meu e mail e espero sua resposta quem sabe um dia desses a gente se ve , seria um grande reencontro
Abração
Waltinho walterhahn1@hotmail.com
Tive um grande amigo nadador,moramos juntos em São Paulo-se alguém souber do seu endereço-meu email é-remyjacomassi@hotmail.com e quem eu procuro é o JATYR MASTRIANI DE GODOY.abraços