O TEAM PALMA

Fala João Pedro Fonseca e Costa…
Gostei da reportagem sobre as Mil Milhas de 1967 e o Team Palma. Sou neto do Manuel Palma, fundador e dono do Team Palma e distribuidor autorizado Ferrari, Maserati, Lamborghini e Lotus naquela época em Portugal. Fico contente que aqui esteja relatada as memórias da scuderia do meu avô que teve vitórias e feitos incriveis, tais como um segundo lugar na geral do Rallye de Monte Carlo, várias participações nas Mille Miglia na Itália; campeão nacional de velocidade por vários anos em Portugal; participação no campeonato europeu de F3 entre tantas outras. Eu tinha 7 anos de idade na época e me recordo de o Emerson ter visitado a nossa concessionária junto com o Colin Chapman e também o Jackie Stewart. Enfim memórias que ficam para sempre. Os meus sinceros votos de parabéns pela reportagem fiel que bem me recordo de meu avô e tio terem contado.
E vou tentar encontrar matéria para lhe enviar sobre todos os carros do Team Palma desde 1959 até á ultima corrida em 1972, quando o meu avô morreu em um acidente de carro em um Jaguar XJ6 4.2 com overdrive, perto de Lisboa.

Em 17 e 18 de Junho de 1967 realizou-se o I Circuito Granja do Marquês/GT e Esporte, TE e Protótipos (Gr3 a 5). Os reis da festa foram os quatro Lotus 47 do Team Palma. Assim que chegaram, causaram um frisson nos espectadores com o desempenho dos quatro Lotus 47, que dominaram a prova, com largada tipo Le Mans, nesta ordem: Luís Fernandes, Carlos Santos, Mané Nogueira Pinto e José Lampreia.

O Team Palma teve na escuderia, 2 Lotus Elan, 2 Lotus 47, 1 Lotus 69, 1 Chevrolet Camaro Z28, 3 chassis GRD Ford V8 Cosworth, 2 Cortina Lotus com motor Ford Cosworth BDA, comprados diretamente do Jim Clark 3 Porsches, 1 Ford Escort motor Lotus Cosworth,2 Porsche 911S e o Team Palma fundou a Formula V em Portugal, que tinha o nome de Palma V, chassi tubular monolugar com mecânica toda Volkswagen, era considerada uma categoria barata e boa para descobrir talentos. O Team Palma em 1971 comprou um Formula 3 para participar do Campeonato Europeu, infelizmente o meu avô morreu em 72 e o Team Palma morreu ali mesmo e o meu tio Augusto Palma não deu continuidade, depois disso veio a revolução em 1974 e perdemos todas as concessionárias e as licenças Ferrari, Lamborghini, Maserati, Jaguar, Daimler, Lotus e Jensen Healey.
Irei lhe enviar as fotos em breve, onde não faltará oportunidade de trocarmos mais impressões.
Um forte abraço,
JP
(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

16 comentários em “O TEAM PALMA

  • 17 de julho de 2009 em 08:40
    Permalink

    Que legal o depoimento do neto do Palma e espero que tenhamos muita coisa boa mostrada aqui.
    Jovino

    Resposta
  • 17 de julho de 2009 em 08:40
    Permalink

    Que legal o depoimento do neto do Palma e espero que tenhamos muita coisa boa mostrada aqui.
    Jovino

    Resposta
  • 17 de julho de 2009 em 13:42
    Permalink

    Bela pauta Saloma. E que testemunho! Lembro dos carros do Team Palma aqui nas Mil Milhas e da “depenada” infelizmente sofrida por um deles durante a madrugada.

    Resposta
  • 17 de julho de 2009 em 13:42
    Permalink

    Bela pauta Saloma. E que testemunho! Lembro dos carros do Team Palma aqui nas Mil Milhas e da “depenada” infelizmente sofrida por um deles durante a madrugada.

    Resposta
  • 17 de julho de 2009 em 15:23
    Permalink

    Bom saber do interesse do neto do amigo Palma. Hà pouco tempo tive uma troca de informaçoes e fotos com o amigo Sidney Cardoso justamente a respeito dos velhos tempos (67) em que os portugueses estiveram conosco para a Mil Milhas e outra corrida no Rio de Janeiro.
    As historias sao tantas, mas a mais interessante é a de que està comigo o Porsche 911R do Mané Nogueira Pinto.
    Se o Joao Pedro quiser me contactar tenho estado em Lisboa com frequencia onde nao perco oportunidade de encontrar com o Peixinho, Chico Santos, Bernardo Sà Nogueira e outros do “Jurassic Park”.
    um abraço a todos
    Massimo Pedrazzi

    Resposta
  • 17 de julho de 2009 em 15:23
    Permalink

    Bom saber do interesse do neto do amigo Palma. Hà pouco tempo tive uma troca de informaçoes e fotos com o amigo Sidney Cardoso justamente a respeito dos velhos tempos (67) em que os portugueses estiveram conosco para a Mil Milhas e outra corrida no Rio de Janeiro.
    As historias sao tantas, mas a mais interessante é a de que està comigo o Porsche 911R do Mané Nogueira Pinto.
    Se o Joao Pedro quiser me contactar tenho estado em Lisboa com frequencia onde nao perco oportunidade de encontrar com o Peixinho, Chico Santos, Bernardo Sà Nogueira e outros do “Jurassic Park”.
    um abraço a todos
    Massimo Pedrazzi

    Resposta
  • 6 de agosto de 2009 em 23:29
    Permalink

    Tive a sorte de emigrar para Lisboa no final dos anos 60 e meus pais sendo muito amigos da familia Palma, acabei crescendo no meio do team Palma cujas oficinas alias ficavam perto da nossa casa, na praca de Espanha.
    Sou 3 anos mais velho que o Joao Pedro mas me lembro muito de acompanhar o team `as provas de Vila Real de `69 e `70 onde brilharam os Lotus 47, o Lotus 62 ( um dos 2 unicos fabricados !), o Escort nas maos do Nene’ Neves, o Porsche 906 do Miguel Rau ( preparado pelas oficinas Palma) etc…

    Tenho ainda guardados ( ou seja: semi-perdidos !) alguns filmes dessa corridas filmados em 8mm pelas tremulas maos de um garoto de 10 anos apaixonado pela velocidade!

    Montes Claros tambem teve participacoes vencedoras do team Palma, de novo o Nene’ em um Lotus Formula Ford ( seria um 61 ?) e me deixaram memorias muito marcantes.

    O DNA da velocidade foi herdado pelo Joao Pedro que correu ai’ no Brasil, em Sao Paulo…mas isso ja’ e’ outra historia, …e ele pode contar melhor que qualquer um !

    Abracos, de Miami,

    Sergio Barbosa

    Resposta
  • 6 de agosto de 2009 em 23:29
    Permalink

    Tive a sorte de emigrar para Lisboa no final dos anos 60 e meus pais sendo muito amigos da familia Palma, acabei crescendo no meio do team Palma cujas oficinas alias ficavam perto da nossa casa, na praca de Espanha.
    Sou 3 anos mais velho que o Joao Pedro mas me lembro muito de acompanhar o team `as provas de Vila Real de `69 e `70 onde brilharam os Lotus 47, o Lotus 62 ( um dos 2 unicos fabricados !), o Escort nas maos do Nene’ Neves, o Porsche 906 do Miguel Rau ( preparado pelas oficinas Palma) etc…

    Tenho ainda guardados ( ou seja: semi-perdidos !) alguns filmes dessa corridas filmados em 8mm pelas tremulas maos de um garoto de 10 anos apaixonado pela velocidade!

    Montes Claros tambem teve participacoes vencedoras do team Palma, de novo o Nene’ em um Lotus Formula Ford ( seria um 61 ?) e me deixaram memorias muito marcantes.

    O DNA da velocidade foi herdado pelo Joao Pedro que correu ai’ no Brasil, em Sao Paulo…mas isso ja’ e’ outra historia, …e ele pode contar melhor que qualquer um !

    Abracos, de Miami,

    Sergio Barbosa

    Resposta
  • 7 de agosto de 2009 em 23:47
    Permalink

    Quero agradecer ao amigo Salomão pelo texto e a matéria, como no momento estou no Brasil em Salvador e poucas fotografias tenho aqui das corridas e do Team Palma, já pedi á minha irmã para tratar do assunto, mas como é verão e férias na europa fica dificil, mas vão acabar por chegar e enviarei logo ao amigo Salomão. Agradeço as palavras de todos e em especial ao Massimo, a quem posso dizer que conheço todas essas pessoas desde miúdo, pois me tratavam por Pepe e eles concerteza se lembram de mim o filho da Maria Fernanda Palma, filha do Palma. Agradeço também ao Sergio Barbosa que é um amante da velocidade, vive em Miami e acompanhamos recentemente via telefone, email e sms as 24hrs de Le Mans, tamanha a nossa paixão por velocidade.

    Um forte abraço a todos.
    JP (PP)

    Resposta
  • 7 de agosto de 2009 em 23:47
    Permalink

    Quero agradecer ao amigo Salomão pelo texto e a matéria, como no momento estou no Brasil em Salvador e poucas fotografias tenho aqui das corridas e do Team Palma, já pedi á minha irmã para tratar do assunto, mas como é verão e férias na europa fica dificil, mas vão acabar por chegar e enviarei logo ao amigo Salomão. Agradeço as palavras de todos e em especial ao Massimo, a quem posso dizer que conheço todas essas pessoas desde miúdo, pois me tratavam por Pepe e eles concerteza se lembram de mim o filho da Maria Fernanda Palma, filha do Palma. Agradeço também ao Sergio Barbosa que é um amante da velocidade, vive em Miami e acompanhamos recentemente via telefone, email e sms as 24hrs de Le Mans, tamanha a nossa paixão por velocidade.

    Um forte abraço a todos.
    JP (PP)

    Resposta
  • 7 de agosto de 2009 em 23:50
    Permalink

    João Pedro estaremos aguardando ansiosamente o material e faremos história com ele!
    abs

    Resposta
  • 7 de agosto de 2009 em 23:50
    Permalink

    João Pedro estaremos aguardando ansiosamente o material e faremos história com ele!
    abs

    Resposta
  • 12 de outubro de 2011 em 08:28
    Permalink

    BOAS
    TENHO UMAS FOTOS DA TEAM PALMA ONDE O MEU PAI FUI MECANICO. DAVID
    ONDE DAVA ASESTENCIA AO SR NENE E OUTROS
    POSSO ENVIAR PARA O MAIL?

    Resposta
  • 12 de outubro de 2011 em 08:28
    Permalink

    BOAS
    TENHO UMAS FOTOS DA TEAM PALMA ONDE O MEU PAI FUI MECANICO. DAVID
    ONDE DAVA ASESTENCIA AO SR NENE E OUTROS
    POSSO ENVIAR PARA O MAIL?

    Resposta
  • 12 de outubro de 2011 em 08:31
    Permalink

    BOAS
    TENHO UMAS FOTOS DA TEAM PALMA ONDE O MEU PAI FUI MECANICO. DAVID
    ONDE DAVA ASESTENCIA AO SR NENE E OUTROS
    POSSO ENVIAR PARA O MAIL

    Resposta
  • 12 de outubro de 2011 em 08:31
    Permalink

    BOAS
    TENHO UMAS FOTOS DA TEAM PALMA ONDE O MEU PAI FUI MECANICO. DAVID
    ONDE DAVA ASESTENCIA AO SR NENE E OUTROS
    POSSO ENVIAR PARA O MAIL

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights