O INCRÍVEL PROBE 16

Construído por Dennis (designer) e Peter (engenheiro) Adams eram, antes do Probe 16, designers contribuintes dos carros da marca Marcos, sucesso em corridas.
Dos três Probe 16 construídos, o primeiro foi vendido ao músico americano Jim Webb, (AB/2), placa MJO145H e a referência é que incendiou-se. O segundo Probe 16 (AB/3), foi concluído em 1969 e exposto no “London Motor Show”.

[youtube]k22oUPkll7k[/youtube]
London Motor Show e algumas raridades, Ford Capri, Vauxhall Viva, Aston Martin, Bristol 4AA, Unicar GT, Daimler-Benz C111, Rolls Royce…

Com a intenção de dar início a um novo estilo britânico de design, o Daily Telegraph Magazine colaborou com o Instituto Britânico de Transporte e de Automóveis para mostrar o Probe 16, onde ganhou o Prêmio de Design como o melhor estilo britânico atual. Este segundo Probe foi vendido ao baixista Jack Bruce. Ele tornou-se mais tarde propriedade do colecionador e designer de carros, Dr.Clyde Kwok até 1983. Depois passou para a coleção particular de Phil Karam.

O terceiro Probe 16 (AB/4) foi apresentado no “Auto Pollock Showcase”, em E.U.A., retornou para o Reino Unido em 1990, com Colin Feyerabend, onde passou por uma completa reconstrução e recuperação, devido a um acidente que o quebrou ao meio.

E mais, o Probe 16 também estrelou o filme “A Laranja Mecânica”, 1971, do cineasta Stanley Kubrick.

Probe 16 do cadense Phil Karam, um dos únicos exemplares ainda intacto, representa uma viagem ao extremo de criação ao estilo de automóveis

Designers/construtores – Dennis e Peter Adams,
Bradford-on-Avon, U.K.
Total construídos – 3
Ano – 1970
Placa – PWV222H
Chassis numero – AB/3 (segundo carro)
Motor – 1900 CC 4cc, transversal
Carburador – Weber 45
Carroceria – fiberglass
Height 34″
Cor – laranja e interior preto
Condição – IMACULADO

LS (reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

18 comentários em “O INCRÍVEL PROBE 16

  • 16 de fevereiro de 2008 em 19:33
    Permalink

    Prefiro o Caçador de Estrelas.

    Resposta
  • 16 de fevereiro de 2008 em 19:33
    Permalink

    Prefiro o Caçador de Estrelas.

    Resposta
  • 18 de fevereiro de 2008 em 12:44
    Permalink

    Que coisa feia Saloma. Como disse Caíque, o Caçador de Estrela era mais bem resolvido que esse negócio aí.
    Olha onde colocaram a janela lateral!!!
    E os pneus brigando com o resto da carroceria. Parece que eles vão abandonar o carro na primeira curva.
    Design de carro é italiano. Carro bonito na Inglaterra SÓ O Colin Chaoman sabia fazer. A começar do Lotus Seven, passando pelo Europa até chegar no Esprit (desenhado pelo Giugiaro).
    Alguem pode falar que existiam os MG e os Jaguar. Mas vamos ponderar que eles foram fases, exceções. Fruto de um designer que quando se aposentou levou junto a criatividade.
    Já na Itália, qualquer “carrozzieri” cria coisas belas. capicci?!

    Resposta
  • 18 de fevereiro de 2008 em 12:44
    Permalink

    Que coisa feia Saloma. Como disse Caíque, o Caçador de Estrela era mais bem resolvido que esse negócio aí.
    Olha onde colocaram a janela lateral!!!
    E os pneus brigando com o resto da carroceria. Parece que eles vão abandonar o carro na primeira curva.
    Design de carro é italiano. Carro bonito na Inglaterra SÓ O Colin Chaoman sabia fazer. A começar do Lotus Seven, passando pelo Europa até chegar no Esprit (desenhado pelo Giugiaro).
    Alguem pode falar que existiam os MG e os Jaguar. Mas vamos ponderar que eles foram fases, exceções. Fruto de um designer que quando se aposentou levou junto a criatividade.
    Já na Itália, qualquer “carrozzieri” cria coisas belas. capicci?!

    Resposta
  • 18 de fevereiro de 2008 em 14:35
    Permalink

    Desculpa gente…apertei uns botões sem querer e o negócio postou por metade.
    Voltando:
    O Probe 16 da terceira foto concorreu a uma reforma promovida pelo programa Top Gear em sua quarta ou quinta temporada com outros 4 carros, cuja eleição era feita pelos teleespectadores…perdeu para um dos primeiros Mini Coopers de rali, também igualmente histórico.
    É um interessante carro que creio que hoje ocm is inchados regulamentos de segurança e outras coisas “politicamente corretas” esse carro não teria vez nas ruas.

    Abraço.

    Régis

    Resposta
  • 18 de fevereiro de 2008 em 14:35
    Permalink

    Desculpa gente…apertei uns botões sem querer e o negócio postou por metade.
    Voltando:
    O Probe 16 da terceira foto concorreu a uma reforma promovida pelo programa Top Gear em sua quarta ou quinta temporada com outros 4 carros, cuja eleição era feita pelos teleespectadores…perdeu para um dos primeiros Mini Coopers de rali, também igualmente histórico.
    É um interessante carro que creio que hoje ocm is inchados regulamentos de segurança e outras coisas “politicamente corretas” esse carro não teria vez nas ruas.

    Abraço.

    Régis

    Resposta
  • 2 de agosto de 2008 em 15:06
    Permalink

    Essas pessoas são muito novas para entenderem o que esse carro representou na época.

    Resposta
  • 2 de agosto de 2008 em 15:06
    Permalink

    Essas pessoas são muito novas para entenderem o que esse carro representou na época.

    Resposta
  • 6 de julho de 2009 em 14:38
    Permalink

    Probe 16 will have finished its full restoration this month!!

    yipeeee

    Resposta
  • 6 de julho de 2009 em 14:38
    Permalink

    Probe 16 will have finished its full restoration this month!!

    yipeeee

    Resposta
  • 13 de julho de 2011 em 15:09
    Permalink

    Hola! Estoy toltamente de acuerdo con lo que has escrito en el blog. Sigue asi de bien, ya que blogs como este no abundan demasiado en la red. Un saludo!

    Resposta
  • 13 de julho de 2011 em 15:09
    Permalink

    Hola! Estoy toltamente de acuerdo con lo que has escrito en el blog. Sigue asi de bien, ya que blogs como este no abundan demasiado en la red. Un saludo!

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2013 em 11:46
    Permalink

    A fabricante inglesa de miniaturas Corgy produziu esse carro nos anos 70 (em escala 1/43)

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2013 em 11:46
    Permalink

    A fabricante inglesa de miniaturas Corgy produziu esse carro nos anos 70 (em escala 1/43)

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights