NELSON WEISS…de Juiz de Fora para o mundo!
Homenageado, material de “primeira”. Fotos de Nelson Weiss, isso rima com cevada, enviadas pelo brother Luiz Carlos Braga, nosso Braguinha. E vem mais coisa da boa aí, uaí!
Nelson contornando a Av.Independência, esquina com Rio Branco, Outubro, 1968
Essa imagem é de um dos pilotos que levaram o nome de Petrópolis e J.Varanda, aos quatro cantos da terrinha, Aylton Varanda
Em corrida em Brasília, 1967
Largada da prova, 100 Milhas de BH, 1971…
…e chegando em segundo lugar, nas 100 Milhas do Mineirão
Prova Duas Horas de Velocidade em BH, 1971, grid…
…treinando no Mineirão para a prova, 1971…
Volta de presentação para a prova Duas Horas Velocidade, BH
Treinando em Snetterton, Inglaterra, 1975
É isso…
(reprodução)
Belas fotos Saloma. Particularmente, gostei da foto de Brasíla. Este circuito é o invertido da prova dos mil quilômetros que sobe pela contra-mão e deve descer pela W3 norte, geralmente, provas de curta duração tipo 200 milhas.
Interessante, as meninas atravessando a pista de olho do gordininho que estava fazendo a tomada da curva.
Jovino
Fotos historicas, material digno de registro e preservação…parabens!
Tks…tentamos manter acesa a chama do nosso automobilísmo histórico para as gerações! Um elogio é sempre um plus a mais…
Belos carros e bons tempos.
abs
Sensacional a foto de Brasília.
E a turma esperando o carro passar pra cruzar a Avenida…
Deveria ser um barato!!!
Saloma,
Esta foto me faz ter grandes recordações.
Quando era realizada a prova dos mil quilômetros de Brasília, eu ainda menino, nos meus 13, 14 anos, a largada era realizada mais ou menos onde o gordininho está fazendo a tomada de curva, mas só que eles largaram no sentido contrário a este, ou seja, descendo a rua em direção ao bacião da rodoviária.
Eu ficava mais pro lado esquerdo da foto, na parte norte superior da rodoviária e quando dava a largada na fria madrugada, ouvíamos a paulera dos carros cantando pneus, roncando e o som das máquinas iam aumentando quando se aproximava da gente, criando uma grande expectativa de quem apareceria primeiro, pois não dava para ver os carros, eles faziam o bacião da rodoviária e a primeira coisa que víamos eram os faróis trêmulos dos carros batendo no paredão da rodoviária até aparecer o primeiro, geralmente, as alfas GTA de nº 27 e 28 virando a direita e descendo a asa norte. Depois, apareciam tudo que é tipo de protótipos, Câmber, ACs, BMW Sguif, Fuscas, Gordines, Simcas … e as endiabradas DKWs oficiais de fábrica branquinhas com os pára-lamas cortados zunindo nos ouvidos da gente e o seu som se destacando dos demais carros.
Época em que a criatividade rolava a torto e direito com criações distintas e as mais absurdas também, como o protótipo DKW do Marcos Jardim com a carroceria feita de gesso.
Belos momentos que ficaram bem guardados na minha mente.
Jovino
CLAP CLAP CLAP
Só dá pra agradecer para quem compartilha essas preciosidades…
Bravo!
Saloma… valeu a força para as recordações de nossa cidade.Aqui era bom de corridas deste 1946 vou lhe provar isto mais uns dias.No calendário do ano passado tem uma foto do Ailton Varanda no mes de novembro está melhor do que esta que já é histórica e maravilhosa,esta corrida quem ganhou foi o Mário Olivetti de Petrópolis com uma GTV vermelha,só que ainda não consegui fotos desta parte da corrida.
abraços obrigado
Braguinha
E se não me engano Braga, essa corrida que o Olivetti ganhou, que participaram da prova alguns petropolitanos, foi no início da GTV…
Sensacionais fotos! Ainda bem que tem gente que guarda, e outras que as publica…..rs
Em 1982 estive em Brasilia e registrei uma corrida da Stock Car cheia de novidades: Weber, pneus slick, comando importado Iskenderian (eu acho) e não consigo encontrar as danadas da fotos. São muitas! Uma pena. Se eu achar, mandarei.
Eu estava lá ,em JF,quando o Olivetti venceu com a GTA #65.
Sergio Hingel, testemunha viva da história automobilistica…
Aí!! o Ségio Hingel tem memória melhor que a minha pois eu não lembrava o n° da alfa.
O numeral da Alfa do Olivetti é covardia Braguinha. Só me lebro de duas únicas vezes em que Olivetti usou outros numeros. Foi de Berlineta em Petrópolis e Brasília; e de Jk no Rio…A Berlineta era #18 e o Jk tenho minhas dúvidas em dois numeros #1 ou #7. Mas patrocínio era da Corsa…
Pois é:mas em conversa com o Cantanhede,ele me falou que o n° do JK é que era 65,em uma alusão à volta do presidente no ano de 65,por isso a confusão de n°s das alfas.
braguinha
Saloma, em J.Fora/MG existiu uma cervejaria Chamada Weiss(bairro fabrica…adivinha porque do nome???),que tinha um Chopp com o mesmo nome , portanto o “fotografo ” Nelson Weiss tem cevada no sangue sim …
Parabens pelo Blog .
Tks, Fernando e apareça sempre…
abs
Luiz o Mário correu pela Equipe oficial da FNM, Equipe Veloz, os JKs eram vermelhos com faixas verde e amarelas, lembra?
Os carros eram pilotados por:
Mário Olivetti, “Chico” Landi e Amilcar Baroni.
E os numerais eram 1, 3 e 5.
Um abraço.
P.S. Automobilismo romantico. “O Alvaro Varanda me contou que foi convidado para dirigir um dos JKs em Brasilia.
Ele disse que nunca havia dirigido um carro daqueles, no que foi contraargumentado que teria tempo para se adaptar, pois iria dirigindo até Brasilia. Dito e feito.
Na ultima volta, disputando a posição com o “Chico” Landi, na entrada da curva tentou reduzir para terceira, entrou uma quinta, (A alavanca de marchas ainda era na coluna de direção) perdendo assim a posição para o “Chico”.
Luiz, fomos para Juiz de Fora, querida cidade vizinha, em 1968 ou 1969, não me recordo (é a pv, p… da velhice, rs). O Erwin Keuper participaria da prova de Estreantes e Novatos, com um Fusca 1200 preparado pelo “Juca” Macedo.
Não havia treinos classificatórios, era sorteio e, por azar o Ervim largou em ultimo, rs, mas mesmo assim conseguiu chegar em segundo, debaixo de chuva, o que valeu um comentário do Nelson Weiss: “Êh 1200 “andão” sô!”
Abração.
Se vc está falando do Juca do Valparaíso, conheci muito bem…mas estou preparando um post sobre lembranças de Petropolis, aí nos vamos mostrar para os cabras aonde andavam as feras…
abs
GENTE,ALLÕÕÕ. EU NÃO SOU O FOTOGRAFO,ESTOU TOCANDO ESTES CARROS.ABRAÇOS.
GENTE,ALLÕÕÕ. EU NÃO SOU O FOTOGRAFO,ESTOU TOCANDO ESTES CARROS.ABRAÇOS.