LE MANS #8
Carroll Shelby, recorda a vitória em Le Mans, com Aston Martin, em 1959
Cartaz oficial das 24 Horas de Le Mans 1959, ilustrando o procedimento de largada que ficou famoso…
Há cinquenta anos atrás, Carroll Shelby, lendário piloto americano, formou como o inglês Roy Salvadori a dupla vencedora das 24 Horas de Le Mans desse ano ao volante do Aston Martin DBR1. Nas suas palavras, Shelby recorda essa histórica experiência que ele próprio define como o ponto alto da sua carreira desportiva.
“Foi uma experiência espantosa a que tive com a Aston Martin, marca pela qual sempre tive um especial afeto. Em particular, guardo imensas memórias de 1959, e todas elas bem diferentes. Gastámos litros e litros de óleo, por exemplo. No final da corrida, David Brown (o então dono da equipa) entrou no carro para volta de consagração. O quanto aquilo significava para ele; julgo aliás que ganhar em Le Mans era o que ele mais queria da vida. Quando ele percebeu que iríamos ganhar, se aprumou todo a carácter. Mas mal entrou no carro, sentou-se na poça de óleo! Fiquei destroçado, vendo-o tão bem aprumado e já todo sujo de óleo! Mas julgo que, dadas as circunstâncias, ele não se tenha importado muito…
Naquela época, o nosso orçamento era de 150.000 libras para a temporada completa.
O larga da prova, sendo visível o Aston Martin #5, em 6º lugar…
Muita coisa mudou desde então. Julgo que hoje dificilmente reconheceria a pista. Hoje, Le Mans é mais uma corrida de sprint que dura 24 horas. Naquela época era tudo muito diferente; era tudo um conjunto de compromissos. Não havia limitadores automáticos de rotações – apenas os nosso pés – e o câmbio não era resistente0. Era mesmo de resistência que se tratava. Qualquer erro podia custar o motor.
É impossível comparar 1959 com 2009. Eu costumo dividir a história das corridas em eras, e não se pode dizer que uma era foi mais fácil ou difícil que a seguinte ou a anterior. É como comparar maçãs com laranjas. Mas a vontade de vencer, essa, tenho a certeza que não mudou assim tanto!
O Aston Martin DBR1/2 #5 vencedor das 24 Horas de Le Mans 1959…
Fisicamente, essa corrida de 1959 foi para mim muito difícil, uma vez que tive problemas de disenteria durante toda a prova – devo ter comido algo que me fez mal! Esse foi um dos meus maiores problemas, mas em Le Mans consegue-se passar por cima de qualquer desconforto e esquecer tudo o resto. É assim porque quando se tem uma hipótese de vencer em Le Mans essa é a hipótese de uma vida. Mas olhando agora para trás, deve ter sido bem perigoso pois não comi nada durante essas 24 Horas a não ser tabletes para a disenteria. E quando ganhamos a corrida – meu Deus – enfiaram-me tão repente uma garrafa de champanhe pela goela abaixo que fiquei logo zonzo! Estava tão cansado que mal me conseguia manter de pé ou pensar. Lembro-me de me ter ido abaixo logo a seguir e ter dormido durante 12 horas.
Os tempos mudaram mas de certeza adoraria conduzir um moderno LMP1. Os pilotos de corridas adaptam-se a qualquer máquina e vão aprendendo à medida que vão praticando. Foi sempre assim e sempre assim será. Para a corrida de 1959 não treinamos muito, porque não precisávamos. Já conhecíamos o circuito e, além disso, tínhamos 24 horas para responder a quaisquer questões que fossem surgindo. A prioridade era ir andando e não cometer erros. Acreditem, havia muito por onde as coisas nos pudessem correr muito mal. Ou alguém fazê-las correr mal por nós.
Nessa época, chovia provavelmente todos os anos, durante a corrida. Depois havia o nevoeiro, durante a noite, e os carros mais lentos, rodando a cerca de 130 km/h, que deviam seguir pela direita da pista – essa era a regra – enquanto nós seguíamos pela esquerda, entre os 250 e os 260 km/h. Só nos restava esperar que tudo corresse bem. E em 1959 correu mesmo.
O que não mudou, certamente, entre essa época e os dias de hoje, é o fato de Le Mans continuar a ser tão diferente de qualquer outra corrida em qualquer sítio do mundo. As 24 Horas são lendárias porque apresentam sempre um conjunto de problemas novos e diferentes comparativamente com quaisquer outras corridas. Estou convencido que ainda hoje é assim.
A minha mensagem pessoal para os pilotos da Aston Martin, antes de iniciarem a corrida do próximo fim-de-semana, é muito simples: transportem a bandeira. Roy Salvadori e eu estamos ambos orgulhosos de vocês. Oxalá esta maravilhosa equipe perdure por mais 50 anos e boa sorte para todos.”
O Aston Martin DBR1/2 vencedor das 24 Horas de Le Mans 1959, embora ostentando na imagem um número diferente.
IMAGEM: Aston Martin Racing
Cockpit do Aston Martin DBR1/2.
IMAGEM: Wouter Melissen/Ultimatecarpage.com
Motor do Aston Martin DBR1/2.
IMAGEM: Wouter Melissen/Ultimatecarpage.com
A Aston Martin agradece a Carroll Shelby a sua simpática participação nesta entrevista.
Press release da Aston Martin Racing
Vítor Ribeiro,
Junho 2009/www.lemansportugal.com
Saloma tá inspirado e com gasolina nas veias….
Saloma tá inspirado e com gasolina nas veias….
Essa é a semana…vou pipocar o que achar mais interessante e pinga muita coisa bacana na caixa postal!
Essa é a semana…vou pipocar o que achar mais interessante e pinga muita coisa bacana na caixa postal!
E este é verdinho !
E este é verdinho !
Hoje acho a corrida meio tedioso, meio monotona. Culpa daqueles carros fechados acho, todos com cara de protótipos.
Mas quando eram abertos e lindos como estes das fotos deveria ser muito mais atraente.
De qualquer forma é Le Mans, e isto não tem preço e nem data de validade. A pista é a mesma e a velocidade só aumentou.
Hoje acho a corrida meio tedioso, meio monotona. Culpa daqueles carros fechados acho, todos com cara de protótipos.
Mas quando eram abertos e lindos como estes das fotos deveria ser muito mais atraente.
De qualquer forma é Le Mans, e isto não tem preço e nem data de validade. A pista é a mesma e a velocidade só aumentou.
Não deve ter sido fácil,,, o macacão deve ter ficado um nojo. Mas, como foi dito por ele, era Le-Mans e ele deveria seguir. Agora, que cartaz magnífico… sensacional…
Não deve ter sido fácil,,, o macacão deve ter ficado um nojo. Mas, como foi dito por ele, era Le-Mans e ele deveria seguir. Agora, que cartaz magnífico… sensacional…
Saloma, teu mail tá bravo, amanhã ligo. Mas a cobertura on line vai ser de arrepiar. Começa sexta hahaha. Abração.
Só falta uma ao vivo do Restaurant des Hunaudières, onde Bird, Greco, Luizinho, Wilsinho sentaram décadas atrás…….
Saloma, teu mail tá bravo, amanhã ligo. Mas a cobertura on line vai ser de arrepiar. Começa sexta hahaha. Abração.
Só falta uma ao vivo do Restaurant des Hunaudières, onde Bird, Greco, Luizinho, Wilsinho sentaram décadas atrás…….
Adoro essas fotos de largada de Le Mans ,em 59 os principais adversarios do Aston Martin eram Tojeiro-Jaguar da Ecosse (numero 8) os Lister-Jaguar (numeros 1 e 2) e a Ferrari 250TR ,eram os carros mais fortes da classe 3 litros ,mas eles ficaram pelo caminho .
E o relato do Carroll Shelby é sensacional ,valeu Saloma!
Adoro essas fotos de largada de Le Mans ,em 59 os principais adversarios do Aston Martin eram Tojeiro-Jaguar da Ecosse (numero 8) os Lister-Jaguar (numeros 1 e 2) e a Ferrari 250TR ,eram os carros mais fortes da classe 3 litros ,mas eles ficaram pelo caminho .
E o relato do Carroll Shelby é sensacional ,valeu Saloma!
Jonny’O,
Eu, fã de carros ingleses que sou, adoro ver essa maravilha de Aston Martin contra Lister-Jaguar e Tojeiro-Jaguar. Um dia vou ter um Jaguar, mas por enquanto meu MG B Roadster me encanta, não só pelo carro em si, mas pelo que fez na edição de 1965 das 24 Horas de Le Mans, fazendo voltas a 100 mph de média.
Vicente
PS: os motores Jaguar DOHC são lindíssimos
Jonny’O,
Eu, fã de carros ingleses que sou, adoro ver essa maravilha de Aston Martin contra Lister-Jaguar e Tojeiro-Jaguar. Um dia vou ter um Jaguar, mas por enquanto meu MG B Roadster me encanta, não só pelo carro em si, mas pelo que fez na edição de 1965 das 24 Horas de Le Mans, fazendo voltas a 100 mph de média.
Vicente
PS: os motores Jaguar DOHC são lindíssimos
Nossa são belos carros, não a nem o que dizer, muito bom!Não se vê carros como esses, bem que o tempo poderia voltar, não é mesmo?
Nossa são belos carros, não a nem o que dizer, muito bom!Não se vê carros como esses, bem que o tempo poderia voltar, não é mesmo?